No final da época de 2017/2018 foram muitos os que suspiraram pela saída do Lourenço Martins do Sporting. Um ano depois é evidente que foi a melhor decisão para o atleta. Estes jogadores jovens não podem ficar como 3ª ou 4ª opção de equipas de topo, devem jogar muito para continuarem a evoluir. O nosso jogador chega agora ao Sporting muito mais jogador do que era há um ano e com seríssimas possibilidades de agarrar a titularidade.

Esta época que terminou correu-lhe muito bem. No histórico Sporting Clube de Espinho, o nosso craque conseguiu ser um dos melhores jogadores do campeonato. A nível estatístico houve dois indicadores onde se destacou:

– Na recepção foi o melhor. Número 1. No ranking que a Federação Portuguesa de Voleibol partilha, o único jogador do Sporting que aparecia era o Hugo Ribeiro na 10ª posição. Este é um dado muitíssimo relevante pela importância que este momento tem num jogo de voleibol. Podemos esperar uma recepção segura e confiante por parte deste internacional português. Curioso será, também, dizer quem era o 2º classificado neste ranking. O nome que nos aparece é Gil Pereira, a nossa aquisição para a posição de líbero.

– Um outro indicador que namora bem com a recepção num atacante de zona 4 é o ataque. O Lourenço, confirmando a boa época que fez, aparece também neste ranking na 10ª posição. Um jogador que chega muito alto no ataque, juntando a isso um movimento rápido e potente. O bloco adversário tem sempre grandes dificuldades de o marcar, proporcionando uma grande eficácia a este jogador.

Apesar dos 22 anos é, a par de do Gil Pereira ou do Francisco Pombeiro, dos jogadores já referenciados desde muito novos. Relembro, por exemplo, que em Maio de 2014, aquando do estágio de preparação da nossa seleção para o Campeonato da Europa de 2015, o Lourenço Martins estava nessa equipa. Apenas com 16 anos e a representar o seu clube de formação, Leixões Sport Clube, já participou nesse estágio, jogando contra a poderosa Espanha.

Interessante perceber que esta convocatória surge apenas 4 anos depois do nosso craque ter começado a praticar voleibol. É realmente um pouco tardio começar a jogar aos 12 anos, no entanto percebe-se, pela sua qualidade, que foi muito a tempo. Jogou numa das melhores equipas de formação do país, o Leixões Sport Clube, tendo seguido o seu percurso pelo Castelo da Maia GC, Sporting CP, SC Espinho e, novamente, Sporting CP.

Numa entrevista recente foi-lhe perguntado quem eram os seus jogadores favoritos e que mais admirava. É daquelas perguntas que dão para “tirar logo a pinta” da pessoa e da sua personalidade. A resposta foi muito interessante. “Jogadores nacionais, admiro alguns, com os quais já tive o prazer de partilhar o balneário. Entre eles, destaco o Alexandre Ferreira, que sem dúvida está entre os melhores jogadores do mundo, pelas suas capacidades físicas, mas também pela sua frieza em momentos decisivos. O João Fidalgo, que me mostrou como deve ser um jogador profissional desde a postura nos treinos, no quotidiano e em campo. E o Miguel Maia, que ano após ano continua a surpreender tudo e todos e continua a ser, para mim, o passador mais imprevisível e mais dotado que já conheci”.

O Lourenço falou em 3 nomes, 2 deles são nossos atletas. Gostei particularmente da referência ao João Fidalgo. Se falar no Miguel Maia é consensual, este já não aparece tantas vezes como referência e isso deve ser destacado. O João Fidalgo é um daqueles jogadores que passam despercebidos pela posição de libero que ocupa em campo e também pela sua personalidade mais reservada. No entanto, respira Sporting e profissionalismo por todos os poros que tem. É um grande jogador e fiquei muito contente por ter ficado. Espero, em breve, conseguir dar-lhe o destaque que merece porque ele também é um bonito serviço.

Concluo dizendo que, para mim, uma das posições de zona 4 titular está entregue ao Lourenço Martins. Espero que corresponda com trabalho, entrega, dedicação, garra, raça, explosão, sacrifício, profissionalismo e classe. Espero que seja um dos pilares deste novo Sporting e nos ajude a resgatar o que é nosso.

Força Lourenço! Força Voleibol! Viva o Sporting!

*às terças, o Adrien S. puxa a bola bem alto e prega-lhe uma sapatada para ponto directo (ou, se preferires, é a crónica semanal sobre o nosso Voleibol)