A 81.ª edição da Volta a Portugal arranca hoje, em Viseu, passando depois por 10 etapas e um dia de descanso, em pontos ‘míticos’ como a Torre (quarta etapa) ou a Senhora da Graça (nona etapa) antes de terminar num contrarrelógio entre Vila Nova de Gaia e o Porto, que acolhe um final de etapa pela primeira vez em 30 anos.

A equipa do Sporting/Tavira não terá Rinaldo Nocentini, pro problemas de saúde, mas leva uma equipa forte à Grandíssima, procurando melhorar o segundo posto de 2018, na altura obtido por Jóni Brandão, agora na Efapel.

Frederico Figueiredo, Alejandro Marque e Tiago Machado encabeçam a equipa e serão protegidos por Livramento, Alexsandr Grigoriev, Alvaro Trueba e José Mendes, este último campeão nacional.

Tiago Machado (Sporting-Tavira) pretende voltar ao melhor nível da carreira e “dar o melhor” na 81.ª Volta a Portugal, que arranca na quarta-feira em Viseu, e elogiou a “equipa forte” em seu redor. “Tenho uma equipa forte, com ciclistas muito bons, e eles estão do meu lado e eu deles. Em outros anos, tinha equipas que dependiam só de mim, e agora sei que há outros ciclistas que podem fazer melhor ou igual”, reiterou, em declarações à margem da apresentação das equipas, em Viseu, cidade que acolhe um prólogo de seis quilómetros na quarta-feira.

De regresso a Portugal após quase uma década a correr no pelotão internacional e no escalão WorldTour, o mais alto do ciclismo mundial, o ciclista de Vila Nova de Famalicão quer “dar o melhor” e “voltar àquelas exibições”. “Gostava de voltar a esse nível, porque quem me apoiou merece”, atirou o ciclista, uma das apostas dos leões, ao lado do campeão português José Mendes e do espanhol Alejandro Marque, campeão em 2013.

Vamos, Leões, que se há modalidade onde nos falta voltar a rugir é no ciclismo!