soldado3Meus caros, como sabem o meu mundo é mais oval, e é sobre esse mundo que vos costumo falar. Desta vez será diferente e falo de um nosso atleta, o João Soldado.

Já conhecia o “João” de ouvir falar dele, e conheci-o numa acção do Departamento Paralímpico do Sporting Clube de Portugal, em que vários atletas das várias modalidades aprendiam ” o Mundo Sabe Que…” em Língua Gestual Portuguesa. O meu Gui foi o “professor desses alunos” e o João chamou-me a atenção pelo esforço e concentração que estava a colocar na tarefa. O que podia a um olhar mais desatento parecer dificuldade, era esforço e empenho em fazer perfeito… e que perfeito saiu.

Dias depois fomos a um treino do Ténis de Mesa e vi o João a treinar. Aquela bola era o seu mundo, o toc toc, o batimento de coração… Era o seu mundo, e ele estava naquele Mundo a fazer o seu melhor. Entretanto, o João ganhou mais prémios e medalhas, e tudo. Fiquem então com uma pequena conversa…

Parabéns por mais uma conquista, João! Fala-nos um pouco de ti.
Muito obrigado pelos vossos parabéns. Também por estarem contentes com as minhas vitórias. Tenho 24 anos e gosto muito de desporto e do Sporting.

Como apareceu o ténis de mesa, e já jogas há quantos anos?
Sempre gostei de jogar ténis de mesa. Comecei a jogar na escola. Havia umas mesas no pátio e eu estava sempre a jogar com os meus colegas, ás vezes até faltava ás aulas, o que não era muito bom…. Na competição estou desde 2013. Eu estava na natação de competição no Sporting e fui a um mundial a Itália, no hotel havia umas mesas e eu fui jogar e os técnicos acharam que tinha jeito e pediram para começar a treinar e a jogar. Falámos com o Sporting, que concordou em me treinar! Ganhei logo o primeiro campeonato a que fui!

Sei que, além do ténis de mesa, praticas outros desportos. Queres-nos dizer quais?
Sim adoro desporto! Gosto de correr, faço sempre a corrida do Tejo e as das localidades em Oeiras! Gosto de nadar, na piscina de Barcarena e fui a primeira pessoa com Trissomia e acho que a única até agora a fazer os 3 segmentos de triatlo: nadei 300m, (no mar), 10km de bicicleta e 2,5km a correr. Também já fiz várias vezes a travessia Bessone Bastos, 1000m a nadar no Tejo.

João, sei que tens um foco enorme, já te vi a treinar. Como te preparas para todas estas competições?
Gosto muito de treinar no Sporting. Treino quase todos os dias das 15.30 às 19h. Treino com todos os atletas e treinadores na sala de ténis de mesa e também só com o Marco Paulo Pereira Rodrigues, que é quem me acompanha. É preciso treinar muito e estar muito concentrado no que ele me diz!!! Na mesa sou só eu, o Marco, a minha menina (a raquete) e a bola!

Podes fazer-nos um resumo dos títulos que conquistaste?
Sou campeão nacional desde a época 2013/2014. Em 2015 fui campeão mundial na África do Sul. Em 2016 nos Trissome Games ganhei 3 medalhas de bronze. Em 2017 fui campeão europeu em Gaia. Em 2018 na Madeira ganhei medalha de prata por países e a de bronze em pares masculinos. E agora em 2019 ganhei as 4 medalhas de ouro no campeonato da Europa em Tampere, na Finlândia, foi espetacular, foi muito cansativo, mas adorei, foi o MÁXIMO!!! Ganhei pares mistos e masculinos, países e singulares masculinos, ou seja, campeão europeu!!!

Sendo um atleta do Sporting Clube de Portugal, como te sentes a representar-nos a tão alto nível?
Eu adoro o Sporting Clube de Portugal! Gosto muito de representar o Sporting, é uma grande honra e quero sempre representar este clube. Gosto de tudo no Sporting, das festas, dos prémios, Stromp, Rugido do Leão, dos equipamentos, das pessoas. Estou sempre a dizer o Sporting é a minha segunda casa! Por isso sinto muita honra e alegria a representar o Sporting, que é um dos 3 maiores clubes de Portugal e da Europa.

Sei que tens um trabalho e além desse trabalho treinas diariamente. Explica-nos um pouco essa tua rotina?
De manhã trabalho na marina de Oeiras, das 9.30 ás 12.30. Depois almoço em casa e tenho explicação com a Margarida, professora 3x por semana e 2x por semana trabalho com a Rute, técnica de psicomotricidade. Depois vou para o Sporting treinar muito e 3x por semana vou à piscina de Barcarena nadar. Chego a casa depois das 21.30. Janto, gosto de ver um bocadinho de tv e tenho de ir dormir. Ao fim de semana vou ao ginásio e correr com o meu pai. Gosto muito de ter o meu corpo em forma!

Como não podia deixar de ser, a família tem um peso enorme. Também contas sempre com a tua família e amigos a apoiar?
A minha família ajuda muito. Para fazer isto tudo preciso que o meu pai e mãe me levem de carro, a minha professora e a Rute também ajudam, quando os meus pais não podem ou estão a trabalhar. O meu irmão também me ajuda. Eu preciso e adoro o apoio deles nas competições, eles vão comigo e fico muito mais feliz. Vai a minha família e amigos, a Rute, a Paula. Ficam comigo e dão me abraços quando ganho e também se não corre tão bem. Sem eles não era tão bom, nem conseguia fazer tudo. Família, amigos, treinadores, outros atletas, são muito importantes. Sem eles não dava! E claro sem o Sporting também não! VIVA O SPORTING!!!

soldado2

João o nosso obrigado pelo teu empenho. És um exemplo de esforço, dedicação, devoção e Glória. Um grande abraço.

Entrevista realizada pelo Escondidinho.