As nossas equipas de juniores e de sub-23 começaram os respectivos campeonatos com vitórias.

Na Liga Revelação 2019/2020, o Sporting recebeu e bateu o SC Braga por 1-0 no Estádio Aurélio Pereira. Os Leões, que contaram com alguns elementos da equipa principal na bancada a assistir à partida (Bruno Fernandes, Neto, Thierry Correia e Luís Maximiano), bem como com a presença de Aurélio Pereira, entraram melhor no jogo, numa primeira parte onde os extremos Gonzalo Plata e Joelson Fernandes estiveram em destaque e tornaram a vida dos adversários complicada. E foi na sequência de um cruzamento de Joelson que Samuel faria um autogolo e daria a vantagem aos verde e brancos.

Numa partida em que Eduardo Quaresma e Nuno Mendes também foram titulares, a segunda parte foi bastante mais repartida, com oportunidades de lado a lado, mas o resultado não se alterou. No final, Leonel Pontes, técnico dos sub-23 leoninos, afirmou que “Acabámos por vencer com algum mérito defensivo, mas com algum demérito ofensivo em alguns momentos do jogo. O resultado acaba por ser um resultado normal na primeira parte, que evidencia a nossa qualidade. Na segunda parte, contra o vento, tivemos algumas dificuldades. Soubemos segurar o resultado e acabámos por ter uma oportunidade de golo. Acabámos por justificar bem a vantagem e ganhar bem o jogo”, afirmou.

Houve alguns momentos de jogo que foram muito positivos, na opinião de Leonel Pontes: “Houve duas ou três saídas na construção do jogo em que conseguimos chegar desde o guarda-redes até a zonas de finalização com qualidade. Gostei do processo defensivo, onde a equipa teve paciência, ocupou espaços defensivos e fez a aproximação ao portador da bola. Também gostei da responsabilidade da equipa na seriedade com que enfrentou o jogo e essa questão é fundamental para o crescimento dos jogadores.”
O regresso ao banco dos Leões foi algo que também orgulhou o treinador verde e branco: “Foi com orgulho que acompanhei a equipa do banco. Foi também um regresso após muitos anos que me satisfaz.” Leonel Pontes dedicou ainda a vitória a Aurélio Pereira, que esteve presente na bancada: “Esta vitória é um pouco para aquilo que ele tem deixado nesta instituição e no futebol de formação. Hoje tivemos o prazer da sua presença e esta vitória vai para ele, porque toda a gente reconhece aquilo que tem dado ao SCP.”

Para memória futura, o Sporting CP alinhou com Diogo Sousa, Pedro Mendes (Diogo Brás, 88’), Joelson Fernandes (Bruno Tavares, 75’), Gonzalo Plata (Tiago Tomás, 88’), Nuno Mendes (Echedey Verde, 45’), João Silva, João Oliveira, Eduardo Quaresma, Matheus Nunes, Nuno Moreira (Bernardo Sousa, 45’) e Tomás Silva (cap.)
Suplentes não utilizados: Anthony Walker, João Goulart, João Ricciulli, Tiago Rodrigues, Dimitar Mitrovski e Heverton Santos

sub19jornada1

À noite, também no Aurélio Pereira, a equipa sub-19 do Sporting Clube de Portugal estreou-se no Campeonato Nacional de juniores A, impondo uma goleada por 4-0 à UD Vilafranquense.

Os Leões, que se mostraram superiores durante todo o primeiro tempo, chegaram com naturalidade aos três golos de vantagem, todos através de bolas paradas. O primeiro chegou pelos pés de Geny Catamo: o atleta do emblema de Alvalade marcou um canto curto para André Gonçalves, que passou novamente ao número 11 Leonino, que, num remate de belo efeito e fora da área, inaugurou o marcador. O segundo tento começou novamente através de canto, também este batido por Geny Catamo, que colocou a bola no centro da área, onde apareceu o central Rafael Fernandes para, de cabeça, fez o 2-0.

Já nos minutos finais do primeiro tempo, André Gonçalves sofreu uma falta dentro da área e o árbitro prontamente assinalou pontapé de penálti. Gonçalo Batalha foi chamado a bater e, apesar de ter falhado a marcação (rematou para o centro da baliza e o guarda-redes da equipa ribatejana defendeu com os pés), não perdoou na recarga, fazendo assim o terceiro tento.

Já no segundo tempo, os Leões limitaram-se a gerir a vantagem, aproveitando para a aumentar mais uma vez por Gonçalo Batalha, aos 51 minutos, que, de frente para a baliza, rematou colocado para o fundo das redes. A formação de Pedro Coelho ainda desperdiçou algumas oportunidades, mas a vitória não fugiu aos seus jogadores, deixando assim os primeiros três pontos em casa.