Antes de falar na data mencionada no título deste post, peço aos leitores da Tasca que recuem até 6 de Agosto de 2006. Que crl é que aconteceu nesta data? Bom, neste lindo dia de Verão, Co Adriaanse, treinador campeão nacional pelo porto na eṕoca 2005/2006 foi posto a andar. Porquê? Porque a direcção do Porto e os jogadores perceberam que com ele a treinador a época ia acabar em desgraça. Já estão a perceber onde eu quero chegar não é?

No Sporting Clube de Portugal, depois de jogada a pré-época (0 vitórias), de jogada a Supertaça (derrota por 0-5 e podiam ter sido mais) e de jogada a primeira jornada (empate sofrido a 1-1) já mais ou menos toda a gente percebeu que com Marcel Keizer não vamos a lado nenhum. Pelo menos a lado nenhum condizente com os nossos objectivos.

Keizer teve um impacto extraordinário na equipa, começámos a jogar para frente, a apostar em jovens, a marcar muitos golos e a entusiasmar os adeptos. Deste 2016 que ninguém se divertia a ver o Sporting jogar e isso teve um impacto muito forte. Impacto esse que acabou por ofuscar o ocaso gradual desse futebol entusiasmante, que se iniciou com a derrota em Guimarães. Na altura argumentou-se que com o avolumar do número de jogos a equipa foi perdendo rotinas. O problema foi que quando voltámos a ter tempo para treinar a qualidade exibicional pouco melhorou. Ganhámos a Taça da Liga e Taça de Portugal e naturalmente toda a gente encarou como normal a continuidade de Keizer.

Com tempo para preparar a época, seria de esperar que o futebol do Sporting se aproximasse daquele futebol atacante que vimos quando Keizer chegou. O problema foi que voltámos iguais ou piores, não integrámos verdadeiramente nenhum reforço, nem nenhum miúdo da formação. O Thierry Correia acabou a titular literalmente por exclusão de partes e por isso não o incluo nesta categoria. Se lermos as avaliações dos “analistas de futebol” que escrevem em jornais e no Twitter, não vemos nenhuma avaliação positiva do trabalho de Keizer. Vejam o Twitter do Tomás da Cunha, do Tiago Teixeira (ex Domínio Táctico) e do Sporting Táctico, a página do Lateral Esquerdo, ou as análises do Rui Malheiro na imprensa escrita. Não sabemos defender em condições, atacamos mal e de forma previsível. Não se observa nenhuma evolução futebolística em nenhum jogador do Sporting.

Ao nível do futebol profissional foram implementadas uma série de medidas que considero muito positivas. Como por exemplo, a integração do Alirezza Rabbani, especialista em fisiologia do desporto, na equipa técnica. E a criação de uma unidade de performance dirigida pelo Francisco Tavares. Aliás, desconfio que as melhorias de rapidez e de potência que se observam no Wendel, Luiz Phyllype e no Idrissa Doumbia se devem ao trabalho destes senhores. Em termos de camadas jovens, vários miúdos foram transferidos dos juniores e juvenis directamente para os sub-23, onde poderão encontrar os estímulos competitivos adequados, em vez de se andarem a arrastar em escalões inferiores (tipo Diogo Brás). Ontem um amigo meu que viu o jogo dos sub23 contra o Braga mandou-me uma mensagem a dizer “fdx, até os sub23 defendem melhor que os A”. Liguei a TV e pude constatar o mesmo que ele viu. E também que não se percebe porque é que o Plata não joga nos A…quando a concorrência é o Raphinha.

O que de bom foi feito no futebol profissional está a ser desaproveitado por Marcel Keizer, que é obviamente um erro de casting. Pese a falta de qualidade que temos no plantel, há coisas que deveriamos saber fazer como deve ser e que não fazemos. Como por exemplo, defender a merda de um canto, encurtar espaços, pressionar de forma coordenada e jogar de uma forma que potencie os melhores jogadores. E isto não é culpa do Presidente, dos adeptos ou dos jogadores. É do treinador.

Portanto, Marcel Keizer tem de sair do Sporting já. Estaremos a perder tempo e pontos até isso acontecer. Não sei quanto a vocês, mas eu estou farto como crl de me sentar a ver um jogo do Sporting e ficar mal disposto ao fim de 5 minutos.

img

ESTE POST É DA AUTORIA DE… Shark
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]