Antes de mais nada e, desde já, peço desculpa por esta introdução abrupta mas quero primeiro esclarecer que não escrevo isto com o intuito de enxovalhar quem quer que seja (jogadores, staff, direcção, adeptos,…) nem sou pelo Varandas, Bruno de Carvalho, Godinho Lopes,… EU SOU PELO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL. Este texto consiste apenas numa mensagem que eu quero passar a todos os sportinguistas e, talvez quem sabe, ao próprio Sporting Clube de Portugal.

Com 25 anos posso considerar-me afortunado por ter visto o Sporting Clube de Portugal ser campeão. Desde muito cedo que me interessei por futebol, chegando a jogar num clube aqui da terra e, no entanto, sempre soube que nunca atingiria outros patamares devido à minha falta de habilidade técnica. Mas isso nunca me impediu de jogar, sempre dei o meu máximo e, por saber das minhas debilidades técnicas, sempre procurei compensar isso com dedicação, rigor, garra e força, dando o litro durante a semana de treinos para que, ao fim de semana, pudesse jogar nem que fossem os últimos 5 minutos. Atualmente e, para matar o bichinho do futebol, dedico-me ao Football Manager, jogando desde a edição de 2006. Mas vamos lá ao que interessa!

Tenho perfeita consciência de que o Football Manager é apenas um simulador e que na vida real o futebol é muito mais complexo, mas permitam-me um pequeno exercício.

Após uma pré-época que não convenceu e aqueles 2 primeiros jogos oficiais, o alarme já soa e este ano vem mais cedo. Desde já, posso tirar as seguintes ilações:
1) Equipa completamente dependente de Bruno Fernandes (a defender, a atacar, a passar, a rematar,…) sem qualquer tipo de fio de jogo. Claro está que, pondo 2 jogadores a marcar o nosso melhor jogador, o Sporting perde tudo.
Porque não voltar ao 4-4-2 e fazer uso da máquina goleadora que é o pinheiro holandês que temos lá na frente? Ou, para surpreender, o habitual 4-3-3 que Marcel Keizer gosta tanto mas com Acuña a defesa, fazendo a ala toda, e Vietto na esquerda a fugir para o meio para fazer companhia ao Dost ficando a equipa a atacar numa espécie de 3-2-3-1 e a defender no habitual 4-3-3?

2) Equipa completamente desequilibrada na hora de defender, vendo várias vezes 1 jogador nosso a marcar 2 (às vezes apenas com os olhos).

3) A falta de opções em algumas posições leva a que a competitividade seja zero vendo jogadores demasiado confortáveis. EU apenas vos peço que suem a verde e branca que trazem no corpo e que se lembrem de todas as crianças e adultos que gostavam de estar no vosso lugar a representar a grande instituição que é o Sporting Clube de Portugal.

4) Falta de sangue novo na equipa e aqui refiro-me aos miúdos que temos. Lancem-nos às feras e que eles provem o que valem! Sei bem que aliado a estes miúdos vem a inexperiência mas vem uma outra coisa que falta nesta equipa: atrevimento. Sem nos esquecermos que, se não fosse um tal de Boloni, talvez o mundo, hoje, não conhecesse Cristiano Ronaldo por aquilo que é.

ESTE POST É DA AUTORIA DE… Um simples adepto
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]