Fundado em 1966, o Union Berlin nunca havia conseguido subir à principal divisão alemã de futebol, a Bundesliga. No final da época passada, nova oportunidade de mudar a história: jogo entre o terceiro classificado da 2. Bundesliga (Union) e o 16º classificado da primeira divisão (Stuttgart).

Depois de um empate a 2 na primeira mão, em Estugarda, os berlinenses lotaram o seu pequeno An der Alten Försterei, com capacidade para 22 mil adeptos, e ergueram a imagem de duas mãos segurando um coração, numa alusão à expressão “Eisern Union”, qualquer coisa como “união de ferro”. E foi com muito coração que o Union aguentou o 0-0 até final e celebrou uma inédita promoção.

Mas o capítulo seguinte desta história foi ainda mais incrível. No primeiro jogo alguma vez realizado em casa para a Bundesliga, centenas de adeptos do Union Berlin levaram para o estádio fotos xl de amigos e familiares que não viveram tempo suficiente para ver o seu clube pela primeira vez na divisão maior. E, mais do que o erguer bem alto dessas fotos enquanto lágrimas corriam, os adeptos fizeram questão de pagar um bilhete por cada uma delas e o clube contabilizou cada uma dessas fotografias, transformando este momento incrível num recorde de assistência que volta a lembrar-nos que #NuncaSeráSóFutebol

p.s. – quando recuperarem, percam dez minutos do vosso dia a ver isto