Varandas já foi. Ele pode achar que não, mas já foi. Não vai acabar este ano desportivo, tenho isso como certo. E quanto mais tempo ficar, maior vai ser o estrago.

O Varandas vai ficar para a história como um erro de casting brutal. Ao fim de um ano de mandato todos, mas mesmo TODOS percebem que ele não é o homem certo, que o clube está à deriva e que o estrago feito é muito grande. Um erro claro e evidente, uma grande oportunidade perdida. Não vale a pena estar aqui com grandes balanços…percebeu-se tão rapidamente os inaptos que eram os membros deste CD, que fazer balanços é só mesmo para quem quiser justificar mudanças de opinião abruptas provocadas por resultados desportivos. Como a minha divergência com eles é gigantesca, muito maior do que resultados desportivos e começou tão cedo…não preciso disso. Foi uma merda cagada. É o balanço. A questão que eu coloco a mim mesmo é…e agora?

Sinceramente no meio disto tudo não foi apenas o Varandas a perder. Assisti a uma presidência completamente obtusa e caótica sem uma única palavra do candidato em que votei. Silencio absoluto numa gestão de imagem preocupada só com isso e não com o Sporting, que se foi afundando e afundando com gravidade. Que assistiu a um EO falhado, a uma RF rasgada, a um empréstimo com o contrato da NOS como colateral de 65M, aos “acordos” com os rescisores…sem uma única palavra. Até podia não ter falado do futebol… mas disto tinha de falar! Não pode assistir ao afundar do Sporting impávido e sereno! A não ser que ele tenha um plano que no seu amago é tão frágil com o do Varandas e por isso não tenha nada a apresentar de soluções e por isso fica calado para não ser visto como só criticar. De qualquer das formas…só terá o meu voto se a corrida for ele vs Ricciardi…e mesmo assim…

Eu começo por dizer que vou SEMPRE votar. Não vou alhear-me da decisão e depois mandar vir se correr mal e culpar quem votou. Eu vou sempre dar o meu contributo para o Sporting. Saltar fora, rescindir com o Sporting não faz o meu estilo. Nem que tenha de ir apenas votar no menos mau, mas vou votar. No entanto o que é que eu vou à procura nestas eleições?!

Sportinguismo. Paixão. Uma candidato que me mostre que vive de Sportinguismo e não de nomes. Uma candidatura que me mostre que vai pôr o Sporting acima de todos. Uma candidatura que diga “o que eu quero ouvir” e que mostre que as suas soluções vão ao encontro dos problemas que eu como Sportinguista identifico. Não vou votar num candidato que seja claramente movido por uma agencia de imagem, um candidato de plástico que eu veja que está a representar e o crl.

Uma candidatura que venha sem vontade de remexer em feridas internas, que venha com vontade de esquecer as guerrilhas, que venha com vontade de liderar todos os Sportinguistas e que fale de todos com respeito.

Uma candidatura que me mostre que tem a garra necessárias para ir contra o Status Quo. Seja empresários, seja adversários, seja árbitros. Alguém que na campanha mostre ter uma estratégia clara de luta contra as forças envolventes e que mostre que sabe fazer essa guerra. Quem me vier com a treta de reformar por dentro e ter gente nos locais certos e o crl bem pode enfiar essa converseta no cu, porque estou careca (ou quase) de saber que isso é impossível.

Resolução do problema financeiro: A candidatura que me apresentar todo um programa em torno desta questão. Estamos a falar de uma candidatura que se proponha uma redução substancial do passivo, que tenha um plano para apresentar resultados financeiros positivos constantes, que seja a primeira a dizer “estou-me a cagar se sou reeleito ou não, quem receber o Sporting vai receber este problema resolvido”. O Sporting, como qualquer clube, tem a resolução deste problema na sua mão. Basta querer. É um clube que movimenta milhões, gera milhões, tem recursos que nunca mais acabam. E para isto o que precisa de ter como “plano”:

– Primeiro lugar, aproveitamento dos recursos disponíveis. O Sporting tem uma barbaridade de jogadores com contrato. É pegar neles. Aproveitar o talento disponível…

– Segundo lugar: Academia, academia, academia. Aproveitamento dos putos da academia para fazer um plantel curto, com um orçamento muito mais baixo (mas mesmo MUITO mais baixo) e daí retirar o dinheiro para a resolução do problema financeiro.

– Terceiro lugar: Academia, academia, academia. Não é obras. É Scouting. É musculo para ir buscar putos de qualidade e para os manter. Obras é conversa para boi se entreter. É prometer aos putos que terão uma carreira.

– Quarto lugar: Treinador. Não é qualquer um. É dizer…o treinador é peça chave e aqui sim…não haverá poupanças. Tem de ser um treinador habituado a trabalhar com putos, um treinador que saiba o que fazer para lançar jogadores e que esteja disponível para trabalhar com o que há. Pode não ser ganhador mas tem de saber construir uma equipa e uma estrutura.

– Quinto lugar: O gajo que me vier com a conversa do scouting profissional e trinta por uma linha pode esquecer…não quero Scouting para a equipa principal! As pérolas a preços baixos estão na academia…

– Sexto lugar: Meter nos estatutos a proibição do passivo ultrapassar 60% do activo, a obrigatoriedade de até lá chegar, nunca apresentar resultados negativos e depois de lá chegar, a obrigatoriedade de apresentar um total de mandato de lucro. A obrigatoriedade de uma auditora ao mandato, focada essencialmente no património e movimentos financeiros nas compras e vendas de jogadores. Obrigatoriedade de comunicar todos os encargos com compras e vendas. Bem…e muito mais…acho que estão a perceber a ideia.

Alguém que se proponha chamar os adeptos. Chamar os adeptos a sério. Não é com grandes megalomanias…preços de bilhetes, bilhetes combinados com o pavilhão, luta intransigente pelo horário dos jogos, iniciativas para o jogo fora, proximidade com os núcleos, etc…

Eu acredito que só assim é que podemos sair do buraco em que nos metemos de há 2 anos para cá.

Uma palavra apenas para o pessoal que está a “gozar o prato”. Ou o Sporting está acima disso, querem uma solução e vão lutar por uma solução, ou então dão razão aos Rigas desta vida… sejam superiores a isso… sejam maiores que isso. Isto está nas nossas mãos. Ou isto serve para ser um tropeção no crescimento e o fim definitivo dos croquetes no Sporting ou isto é a ultima pedra no caixão. Agora escolham se querem meter a pedra ou dar a mão e reerguer o Sporting…

ESTE POST É DA AUTORIA DE… Tiago Coração de Leão
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]