É verdade que os problemas futebolísticos do Sporting vão muito além de quem se senta no banco para dirigir a equipa, mas não é menos verdade que manter Leonel Pontes como treinador da equipa principal do Sporting Clube de Portugal será atirar sal para uma ferida. E, assim sendo, vale mais tentar encontrar uma qualquer pomada milagrosa e espetar-lhe um penso que fique bem à vista, rezando para que a mezinha controle a infecção até final da época.

Ora, face a este cenário, tudo o que é jornal tem material de sobra para fazer capas. Basta atirar nomes de treinadores, tenham ou não tenham clube actualmente. Vamos a isso, então.

Abel Ferreira
o homem que marcou um golo em Old Trafford quando queria centrar, que treinou os nossos juniores e que parece ter saído do reino do Leão guardando o rancor de nunca ter sido aposta para treinar a equipa principal. Fez um bom trabalho em Braga, mesmo rindo muito depois de levar seis na peida do Rui Vitória, e está actualmente no Paok clube que, diz-se, exige sete milhões para libertar o técnico. O valor parece-me um pequeno grande disparate e não sei como iria digerir a chegada do “bou’mbora” a nossa casa.

Arsène Wenger
Quem me dera, meus amigos e minhas amigas. Quem me dera… há quem diga que está acabado, há quem garanta que seria entalado pelos José Motas da vida, há quem afirme que vinha para cá para ficar a viver em Cascais. Eu vejo um gajo extremamente competente, a quem poderia ser dado o papel de manager e que poderia ter um olhar e um pensar transversal sobre o nosso futebol desde os iniciados. Acontece que nós não temos dinheiro para mandar cantar um cego e, mesmo pedindo ajuda, não sei se Wenger aceitaria aquele que poderia ser o último grande desafio da sua carreira.

Claude Puel
O L’Équipe já o colocou como podendo estar na rota de Alvalade. Homem que treinou Mónaco, Lille, Lyon, Nice ou Southampton, está sem clube depois de ter sido despedido do Leicester City e conta no currículo com alguns apontamentos interessantes: foi campeão francês e vencedor da supertaça do mesmo país, com o Mónaco; no Lille ajudou a formar vários talentos como é o caso de Eden Hazard que ainda hoje elogia o treinador; conduziu o Lyon à sua primeira presença nas meias finais da Champions. Não sei se é muito, se é pouco. Sei que me parece um treinador cujo perfil pode encaixar no Sporting.

Claudio Ranieri
alguém chame o Pedro Madeira Rodrigues!

Domenico Tedesco
Melhor aluno da sua turma na Hennes-Weisweiler-Akademie, a academia germânica que forma treinadores, 33 anos e uma curta carreira onde conseguiu levar o Shalke ao segundo lugar da Bundesliga. Antes, observador de talentos no Estugarda, onde também treinou os sub17 antes de se mudar para os sub19 do 1899 Hoffenheim. Aposta perfeita para quem sonha encontrar o próximo Julian Nagelsmann (eu sou um deles).

Huub Stevens
Se varandas mantiver a paixão pelos holandeses, este já teria feito bem mais sentido do que Marcel Keizer. Enorme experiência numa carreira que foi caindo a pique desde 2014, deixando esquecidos os bons trabalhos como treinador de Colónia, Hamburgo, Shalke e Paok.

José Mourinho
Nem sei bem que sentimentos me provoca esta ideia, por isso prefiro escrever “só se o Mendes quiser”.

José Pekerman
É um homem muito mais de selecções do que de clubes. É um homem que qualquer formação lover sabe admirar. Mais um que poderia pensar o futebol transversalmente.

Laurent Blanc
Deixem lá isso

Luciano Spalletti
O seu percurso fala por si. Duvido que tenhamos dinheiro para lhe pagar, duvido que o gajo tenha vontade de enfiar-se neste campeonato onde até já o Braga pede para se acabar com competições.

Luiz Felipe Scolari
Gosto da ideia de um Portugal cheio de bandeiras verde e brancas nas janelas. Depois lembro-me que precisamos de um treinador.

Massimiliano Allegri
Sim, sim… nem que o Ronaldo lhe peça.

Miguel Cardoso
O problema é passar da teoria à prática

Pablo Machín
Nunca confiem num ex-defesa direito que não seja o Cafú.

Pedro Caixinha
Guardo com carinho o Juanito, mascote do México 86, mas do país dos sombreros já me chegou Saltillo…

Pedro Martins
só se a Macron investir em camisas cintadas… (outro que ficou com azia por nunca ter treinado o Sporting)

Quique Setién
posso ir buscar o senhor ao aeroporto já hoje. Só tenho pena que possamos estar a queimar um treinador a sério ao rodeá-lo de uma estrutura incompetente que, por certo, nem iria entender a vontade de implementar o estilo de jogo tão atractivo.

Rudi Garcia
seria uma escolha muito interessante, considerado por Aimé Jacquet como um dos mais promissores treinadores franceses. Depois de ter terminado em segundo lugar como treinador do Lille, mas com o melhor ataque (72 golos) da prova, Garcia partiu para uma época de sonho, fazendo a dobradinha (2011) e conquistando um campeonato que o clube não ganhava desde 1953/1954. Em Roma só não conseguiu acompanhar a super Juventus, mas, uma vez mais, o seu futebol ofensivo deu nas vistas e foi com ele que atingiu a final da Liga Europa, ao serviço do Marselha, onde acabaria por perder com o Atletico Madrid.

Silas
Ter como treinador o gajo que estava ao meu lado, no Rossio, a festejar o título de 2002? A ideia é gira. Tem personalidade como homem e como treinador e isso passa para as suas equipas, que não abdicam da implementação de um processo. Entre Silas e Abel nem pestanejaria.

Vítor Pereira
Não gosto, mas o homem tem currículo, conhece o futebol português e, diz-se, é bom condutor de balneários. Não estou a vê-lo deixar a mina de ouro chinesa para vir para Alvalade.