Depois de uma brisa de ar fresco com a apresentação de Silas como treinador, a nação leonina sentou-se à hora do jantar para ver a entrevista do seu presidente! Eram muitas as expectativas para se ouvirem as explicações sobre a pior pré-época dos últimos 50 anos, a pior final dos 113 anos de história do clube, pior sério de derrotas em casa desde 1910, enfim, uma série de recordes negativos que a todos “preocupam”.

Frederico Varandas aquando da despedida de Marcel Keizer já tinha afirmado com todas as letras que, ipsis verbis, “Eu não sou estúpido!”

Pois bem, o nosso presidente que não é estúpido, como médico “Ás” a passar atestados. E que atestados são esses? Ele de uma assentada só, sábado à noite, passou 3,5 milhões de atestados de estupidez! Durante a entrevista à SIC (diga-se que com uma entrevistadora de fraquíssimos conhecimentos futebolísticos e com laivos de falta de respeito para com o presidente do Sporting Clube de Portugal), Frederico Varandas subestimou em muito a inteligência dos sócios e adeptos verde e brancos!

Passemos aos atestados de estupidez que Frederico Varandas passou aos sócios e adeptos do Sporting, com o devido destaque ao minuto da entrevista:

1:07 – “Houve um treinador que me disse: Eu não estou para aturar um clube de malucos! Isto é a visão que muitos treinadores têm do Sporting”
Frederico Varandas abre a entrevista, como tantas vezes já o fez, a menorizar o Sporting Clube de Portugal. Para ele o Sporting não é um clube apelativo para os treinadores pois é um clube de malucos! Desta forma, ele descupabiliza-se das suas escolhas vitimizando-se pelo ambiente externo à volta do Sporting. Por outro lado, de forma não muito inteligente, fragiliza e de que maneira a escolha de Silas! É impressão minha ou um dos mais mais em voga treinadores espanhóis Quique Setién afirmou recentemente que gostaria muito de treinar o Sporting? Alguém acredita que desde que Keizer saiu o Sporting não recebeu pelo menos 50 propostas de empresários a oferecerem treinadores? Tivemos o presidente do Sporting a desvalorizar a marca ao vivo e a cores em prime time!

1:55 – “José Mourinho elogiou o trabalho feito e fica perplexo”
Varandas diz que salvou o Sporting da falência, mas pelos vistos tinha disponibilidade financeira para contratar José Mourinho. Aliás, José Mourinho só não é hoje treinador do Sporting porque quer a Champions, já que se fartou de elogiar a estrutura do Sporting. Claramente Varandas a navegar na parceria com Jorge Mendes, mas neste caso só como forma de limpar a sua imagem tal como tinha saído nas páginas do Record!

5:26 e 10:30 – “Entendo muito bem o descontentamento genuíno dos sócios que vão a Alvalade, o Sporting perde um jogo, esse sócio está descontente”, “é legitimo ao 1º minuto da 1ª jornada do campeonato os adeptos gritarem joguem à bola?”
Ele entende muito bem, que palavras bonitas! Porém depois de uma pré-época sem derrotas, derrota 0-5 com o benfica e uma entrada completamente em falso no campeonato, quem são os adeptos para gritarem “joguem à bola”? Bruno Fernandes num dos áudios de WhatsApp acho que já deu a resposta!

13:00 – “Eu ando na rua, muitas vezes os adeptos do Sporting dizem: presidente olhe para a máquina que o nosso rival da 2a circular tem montada! E eu olho, já vi já, quantos anos demoraram eles a montar essa máquina?”
Mas alguém acredita que um adepto do Sporting alguma vez pediu a Varandas para copiar a estrutura encarnada? Com esta lenga lenga Varandas acaba de elogiar uma estrutura que venceu o seu primeiro campeonato indo jogar com o Estoril ao Algarve e que agora é acusada de e-toupeira, mala ciao, vouchers, etc.. Inacreditável, repugnante mesmo! Menoriza o nosso clube e enaltece a estrutura do benfica!

15:05 – “A maior vitória para mim, foi evitar a falência deste clube!”
Vejamos, três foram as fontes de receitas para que esta direção fizesse face aos compromissos financeiros do clube: 1º Um empréstimo obrigacionista que NÃO correu bem.
2º antecipação de receitas de contrato da NOS.
3º vendas de jogadores. Tirando o empréstimo obrigacionista que não foi um sucesso, tanto o contrato com a NOS como os jogadores vendidos já lá estavam desde a última direção. O maior contrato televisivo de sempre e jogadores como Bas Dost, Raphinha, Thierry Correia. Depois, alguém vai achar que os valores das vendas de Patricio, Gelson, Podence foram fruto de uma excelente capacidade negocial da direção? Realmente foi uma herança muito pesada!

19.55 – “Quando Marcel Keizer sai houve inúmeras decisões em cima da mesa, a escolha da lista foi do treinador obviamente, mas não é por ai que as coisas vão correr mal!”
Já disse que para mim, e expliquei o porquê, Keizer demitiu-se depois do fecho do mercado e não foi demitido. E isso explica muita coisa, inclusive a lista. Porém fica uma dúvida, e a lista enviada para a liga europa sem Battaglia 4 dias depois de Keizer ter saído? Também é culpa de Keizer? Varandas tinha muitas decisões em cima da mesa, e Hugo Viana? Beto? Rodolfo? Leonel Pontes?

21:15 e 26.43 – “O que eu devia de ter dito era: Leonel Pontes vai ser o treinador até eu escolher outro? Aí era mais bonito.” e “Esta direção teve duas apostas de treinadores: Marcel Keizer e Silas.”
Resumindo, afinal Leonel Pontes nunca teve a real chance de ficar como treinador principal do Sporting. As suas afirmações em várias conferências de imprensa onde disse que era treinador do Sporting e estava dependente dos resultados como outro qualquer treinador da liga foram fruto de da mente megalómana de Leonel Pontes! Nem nós como adeptos vimos claramente que o Sporting só partiu para a contratação de um novo treinador depois da derrota com o Famalicão. Estas declarações para além de querer nos fazer de estúpidos é de uma falta de ética e de hombridade sem tamanho para com Leonel Pontes. Varandas foi um cretino para com o madeirense. Vamos ver se Leonel Pontes continuará no Sporting, aposto que não!

21:53 – “este jogadores merecem não ter paz? Merecem preferir jogar fora de Alvalade do que jogar em Alvalade?”
O que se tem visto em Alvalade é que 70% da contestação é à direção e 30% aos jogadores! Será que Varandas prefere ser presidente do Sporting fora de Alvalade? Esta transferência da cisão dos sócios de si para a equipa profissional não é coisa de líder. Varandas tinha tudo, mas tudo, para resguardar a equipa e não o fez!

22.35 e 25:45 – “Há uma ferida aberta enquanto as pessoas não quiserem fechar essa ferida!” e “(A desunião) no Sporting é pior, infelizmente se calhar é o nosso código genético.”
Simples e grosso: o que varandas fez desde que chegou há um ano para #unirosporting? São só desculpas com o passado, atirar para todos os lados, vitimização e miserabilismo.

23.40, 24:40 e 24:48 – “As pessoas insultarem-me ou fazerem elogios vale zero, vale zero, vale zero!”, “E até são burros”, “o que o Sporting precisa é de uma direção que ouça a bancada respeite a bancada mas que não governe para a bancada e ai volto a dizer, insultarem-me ou dizerem que sou o maior vale zero porque não vai mudar nada do rumo que nós temos para o Sporting.”

Chegámos à parte do autismo! Ele é o presidente do Sporting porque nós sócios lhe conferimos esse privilégio segundo as suas promessas em campanha eleitoral! Vir agora dizer que não governa para a bancada é só (não vou dizer estúpido) palerma, uma vez que o cargo dele o obriga de ser a mais alta figura representativa dessa mesma bancada e a honrar os votos que recebeu! Tudo isto é exponenciado pelo facto de ter sido eleito sem ser o candidato com o maior número de votantes!

30:17 – “Eu não tive culpa do abandono que a formação sofreu nos últimos 5 anos.”
Esta é uma frase que tem sido muito batida e não tem merecido a devida reflexão! Olhemos para a equipa de sub 23, o orgulho de Varandas: B. Tavares, Joelson, Quaresma, P. Mendes, Mitrovski, N. Mendes, João Silva entre tantos outros, e outros que podiam lá jogar como Thierry Correia, Max, D. Bragança. Olhemos também para a equipa de juniores, juvenis e iniciados, o que não falta ali são talentos. Foi Varandas que os semeou? Isto não é fruto do trabalho da anterior direção? O trabalho de varandas na formação vais ser visto daqui a 5 anos, assim como o trabalho da anterior direção está a ser visto agora!

32:40 – “E nem falo do caso e-toupeira, esse é caso menos importante porque não tem impacto desportivo”
Resumindo, depois de como assistentes não terem recorrido do facto da SAD encarnada não ter sido constituída arguida no processo, ainda vêm corroborar com a narrativa dos mesmos. Aplausos!

Assim, como quem não quer a coisa Frederico Varandas passou 12 atestados de estupidez aos 3,5 milhões de Sportinguistas em apenas 33 minutos de entrevista! É obra!

Incrível como o presidente 24 horas depois de apresentar o novo treinador, treinador com o qual as bancadas tem uma relação de afetividade, se mostrou novamente incapaz de ter um discurso aglutinador, motivador, instigador de uma esperança renovada e de unir as tropas. Pelo contrário, conseguiu esvaziar o balão de expectativas e energias positivas que se tinha criado em volta da apresentação de Silas. Varandas foi o primeiro adversário de Silas mesmo sem este ainda ter entrado em campo para o seu primeiro jogo oficial.

No dia seguinte, Silas “deu um banho de bola” comunicacional e de orgulho Sportinguista ao presidente, tendo que para isso dizer que não acredita em algo que foi dito pelo mesmo na malograda entrevista! Esperemos que Varandas tenha mesmo a tão apregoada humildade e que saiba aprender com quem é a sua última tábua de salvação!

PS. Caso alguma vez chegue a ler isto, deixe que lhe diga senhor presidente, o senhor não é O Presidente do Sporting Clube de Portugal, o senhor ESTÁ presidente do Sporting Clube de Portugal e isso obriga-o a respeitar muitíssimo mais a inteligência dos Sócios e Adeptos porque nós é que somos VERDADEIRAMENTE o Sporting Clube de Portugal.

ESTE POST É DA AUTORIA DE… Lyonne
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]