Os dias vão passando e a malta vai dividindo o Sporting em bocados cada vez mais pequenos, distribuem-se insultos, discutem-se pessoas e acções quando na verdade deveríamos estar todos a discutir projectos.

O Sporting está dividido e vai continuar a estar enquanto acharmos que somos grandes como os maiores da Europa… Não somos! No que diz respeito a futebol não passamos de um clube mediano com alguma história no futebol europeu e esse paradigma não vai mudar cometendo os mesmos erros que vimos cometendo nos últimos 20/30 anos. Gastar Milhões e milhões e deixar o destino nas mãos da bola que entra ou que bate na trave não se chama ter um projecto, fazer um ‘All in’ qualquer um faz e é o que temos feito independentemente de ter sido o Joaquim, o Ramiro ou o António. A meu ver o nosso grande problema é que todas as direcções quando lá chegam querem ganhar de um dia para outro e depois constatam que o campo está inclinado e que afinal não basta gastar tantos ou mais milhões do que os outros para vencer… A pressão e o passivo vão aumentando de época para época e no final de contas todos os projectos resumem-se ao mesmo, endividar o clube.

Gerir um clube por maior que seja não é diferente de gerir a vida pessoal, uma família ou uma pequena empresa. Quantos de vocês tiveram sucesso instantâneo na vida? Quantos de vocês obtiveram sucesso gastando mais do que ganham? Eu nunca tive e se hoje posso-me considerar bem sucedido em algumas pequenas coisas esses pequenos sucessos foram fruto de muito trabalho contínuo, persistência e de um acreditar à prova de bala.

Não somos campeões há 18 anos, que tal interiorizarmos que não vamos voltar a ser nos próximos 3 ou 4 anos e nos prepararmos para sermos os favoritos ano após ano? Teremos nós tomates para eleger alguém que não prometa campeonatos mas que prometa uma aposta a 100% na formação? Que tal vendermos tudo o que não for atleta formado na academia com excepção de atletas experientes como o Mathieu, ou Coates que possam servir como referência em termos morais e profissionais? Temos coragem para isso? Teremos coragem de apoiar os nossos miúdos do início ao fim? Teremos paciência de vê-los crescer? Será que essa aposta iria correr pior do que a presente temporada?

Que tal votarmos num projecto que não prometa títulos mas que prometa um ideal, um legado que nos possamos orgulhar de deixar aos nossos filhos e netos? Um Sporting que se foque na formação de jovens preparando-os para a vida desportiva e não só, um clube que promova a entre-ajuda entre Sportinguistas para que possam vencer na vida, um clube que promova o empreendedorismo entre os jovens leões para que se possam ajudar a si e ajudar o clube a aumentar as receitas apostando em projectos inovadores? Porque não promover a marca Sporting como nunca nenhum clube promoveu em Portugal?

Era muito bom que se parasse de discutir o Joaquim, o Ramiro ou o António e que se começasse a pensar o que vai ser o Sporting do futuro. Teremos nós o que é preciso para votar num projecto que pense fora da caixa? Será que vai aparecer um projecto realmente interessante ou será que se formos a eleições vai ser mais do mesmo?

ESTE POST É DA AUTORIA DE… Peacetool
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]