Ao oitavo jogo oficial, a primeira derrota. Foi um Sporting muito aquém das suas capacidades o que perdeu por claros 29-24 frente ao IK Savehof.

Apesar de jovem, a equipa sueca tem processos muito bem definidos e trabalhados. Atuou com uma defesa bastante subida, sempre a defender para lá dos sete metros e por vezes até mesmo dos nove metros. Penso que isto, conjugado com a agressividade que impunham em cada jogada, surpreendeu a nossa equipa que desde cedo se viu em desvantagem no marcador por mais do que um golo. Thierry Anti era um homem descontente com a equipa e fazia questão de mostrar o seu desagrado aos jogadores. Em dia não, o Sporting acumulava ‘erros não forçados’ no ataque com perdas de bola desnecessárias. Ao intervalo, a equipa leonina perdia por 13:10, sendo que era obrigatório subir o nível se queríamos trazer a vitória para Portugal.

No segundo tempo, o Sporting começou melhor e aos sete minutos poderia mesmo ter empatado o jogo. Tal não se verificou e o Savehof voltou novamente a descolar. No timeout, Anti voltava a pedir aquilo que todos os sportinguistas sentiam: “Temos que estar mais unidos e fechados, eles conseguem sempre ficar em condições de 1vs1 para rematar à baliza!” Esforço inglório. A equipa terminou o jogo como começou, sem se conseguir encontrar e jogar o seu melhor andebol! O resultado final foi 29-24, uma diferença de cinco golos que será muito difícil (mas não impossível!) de inverter no João Rocha, ficando assim o Sporting em desvantagem no confronto direto. É clicar e ver os highlights!

Principais destaques:
– Tiago Rocha e Pipo; Tiago Rocha tem sido a 2ª opção para Pivô, muito por culpa do excelente momento de forma de Luís Frade, mas neste jogo esteve a um bom nível. Edmilson Araújo tem vindo a subir de forma e será um jogador muito importante na equipa ao longo da época;
– Cudic e Ghionea; Têm sido os ‘abonos de família’ do Sporting neste início de temporada, mas passaram ao lado deste encontro e a equipa ressentiu-se (e muito) disso;
– Agust Eli Björgvinsson; O keeper do Savehof rubricou uma excelente exibição tendo, inclusivamente, defendido 3 livres de sete metros;

Na sua conta do Twitter, Ruesga não se escondeu (como é apanágio de alguns!) e deu o mote: “Fizemos o pior jogo da época. Agora corrigir os erros e continuar a trabalhar para melhorar nos próximos jogos. Seguimos juntos #AndebolSCP!”

Já na terça feira, o Sporting foi até à Madeira defrontar o Madeira SAD, num jogo a contar para a 6ª jornada do Campeonato Placard. Numa deslocação sempre complicada, o Sporting venceu por claros 22:31. Ghionea com 9 golos e Pedro Valdés com 7, destacaram-se na equipa leonina. O meu grande destaque neste jogo vai para os adeptos leoninos presentes no encontro! Incansáveis no apoio à equipa, não se calaram um segundo. Sem dúvida um orgulho ter adeptos como estes no nosso clube!

No Sábado, às 15h a nossa equipa regressa ao João Rocha para defrontar o Águas Santas e na Quarta às 21h defronta em Setúbal o Vitória local. Sportinguistas que tenham possibilidade de ir, por favor não faltem no apoio à nossa equipa!

Já em hora de fecho de redação da Tasca, Vujin continua a deixar os Sportinguistas com água na boca. “Já sabia que o Sporting CP era um grande. Toda a minha vida acompanhei desporto e, claro, conheço a equipa de futebol. Ainda assim, este foi o primeiro contacto que tive com a história do Clube e com as glórias de há 70 anos. Este é um clube incrível, um dos que mais história tem na Europa. Falei com o Ivan Nikčević pois esta é a quarta temporada dele aqui. Contou-me coisas muito positivas sobre o Clube, nomeadamente sobre a história e os Sócios, que são fantásticos. Vi o embate frente ao HT Tatran Prešov, na Liga dos Campeões, e a atmosfera criada no Pavilhão João Rocha é inacreditável. Estou muito satisfeito e feliz por fazer parte deste Clube. Estou ansioso pelo meu primeiro jogo.
Nos últimos 13 anos, joguei em dois dos três melhores clubes do mundo e ambos têm uma grande tradição. Tal como aqui, lá também lutava sempre por todos os títulos. O meu futuro aqui no Sporting CP é uma continuação disso mesmo. Estou muito motivado e espero que ganhemos muitos troféus juntos. Vou dar tudo pelo Clube e estou pronto para jogar em casa e sentir a atmosfera do Pavilhão!”

*às quintas, o Ventus109 dispara uma rabanada dos sete metros que arrasta todas as novidades sobre o nosso Andebol