Começou! Para as meninas muito a sério e para os rapazes meio a sério. Importa, por isso, dizer umas palavras sobre cada jogo disputado neste domingo à tarde.

Seniores Masculinos
Era um dia de festa, onde perto de 1000 pessoas foram ao nosso PJR espreitar a apresentação da equipa de voleibol. A vontade de ver uma vitória para concluir, com amplo sucesso, as vitórias em todos os Troféus Stromp desta época. Missão cumprida! Ganhamos ao Sporting Clube das Caldas por 3-0 (25-15; 25-22; 25-20).

O resultado não é enganador, foi realmente uma vitória fácil e justa. Há, no entanto, alguns pontos a ter em conta para uma análise justa, dado que este foi o último jogo antes de começar o campeonato. Vamos tocar alguns pontos fortes e fracos, entendidos por mim, deste jogo:

Pontos Fortes:
· Denis está fortíssimo! Que grandíssimo jogador ao serviço do Sporting Clube de Portugal. Os 40 são os novos 30. Que craque!
· Athos é um grande jogador de rede. Temos reforço;
· Thiago é muito forte e confiante na recepção. No ataque não se destaca tanto, mas dá-nos estabilidade num momento muito crítico do jogo;
· Gil Meireles é reforço! Rápido e eficiente como tem de ser num jogador na posição de líbero;
· O Renan será uma boa 3ª opção, depois do Lourenço e Thiago.

Pontos Fracos:
· Foi uma surpresa a escassa utilização do Francisco Pombeiro por parte do Gersinho. Entendo que possa existir uma rotação, mas ontem percebi que o José Pedro Monteiro possa ser a preferência do treinador nesta fase. Na minha opinião, insisto, o Francisco Pombeiro vai ser o melhor reforço do ano;
· Denis, de 42 anos, é o nosso melhor atacante. Num jogo fácil, faz mais pontos (18) do que os nossos 3 atacantes de Zona 4 juntos (Lourenço-2; Thiago-9; Renan-6). Isto é muito preocupante;
· Muita dificuldade na defesa baixa, com exceção do craque João Fidalgo, que esteve muito bem neste capítulo;
· Faltam serviços mais agressivos para colocar em causa a receção adversária.

Nota-se uma equipa unida e motivada para atacar a época. Isso é um motivo de grande alegria porque a união faz a força! E vamos precisar de muita força e trabalho porque não seremos favoritos, de longe. Gersinho, bola ‘pro mato que o jogo é de campeonato! Tens de ser tu a pôr a máquina a rolar. Vamos!

Seniores Femininos
Esta primeira jornada não podia ter sido mais confusa e isso mostra o campeonato que vamos ter. O vice-campeão, AVC Famalicão, perdeu, com algum aparato, com a equipa que o FC Porto comprou/avençou/pediu emprestado/pactuou. O campeão nacional, Leixões SC, perdeu com o recém-promovido CD Aves e o Clube K perde em casa com o Porto Volei. Que desordem, que mostra já a época que nos espera.

Quanto ao jogo foi uma grandíssima vitória por aquilo que representa: ganhar o primeiro jogo depois de ter estado 2ª divisão.

Aos meus olhos, o jogo não se adivinhava difícil. Erro meu. Apesar dos primeiros 2 sets mostrarem algum desequilíbrio 25-16 e 25-17, o CG Vilacondense não baixou os braços. Com a distribuidora a solicitar, insistentemente, a veterana Ana Freches e a Inês Pereira, conseguiram nivelar o jogo.

Acabamos por conseguir uma grande vitória sustentada num bom jogo do nosso 6 base para esta época: Ana Couto, Kate, Fernanda, Bruninha, Bárbara e Márcia. Gostei de confirmar que a Kate está num bom nível de primeira divisão. Outra nota muito positiva é para a nossa Bárbara Pereira. Como já disse em outras ocasiões, o nosso sucesso está, também, relacionado com a performance desta jogadora. Apesar de não ser muito alta para a posição, vai ter de “crescer” uns centímetros para lutar com as gigantes da 1ª divisão.

Uma palavra final para a dupla Fernanda e Bruninha que deixaram água na boca para a época. Sempre bem servidas pela Ana Couto, foram umas boas pontuadoras e com uma boa recepção ajudaram a carimbar esta desejada vitória.

Às duas equipas espera muito trabalho e disciplina. Isto ainda foi só uma gota de suor derramado e ainda falta um balde para encher. Vamos lutar!

*às terças, o Adrien S. puxa a bola bem alto e prega-lhe uma sapatada para ponto directo (ou, se preferires, é a crónica semanal sobre o nosso Voleibol)