Não faço ideia do que vale de comando na mão, mas em termos de marketing é uma contratação muito interessante: Wendell Lira, antigo futebolista que se tornou mundialmente conhecido em 2015 por ter vencido o prémio Puskás, é reforço da modalidade de ESports do Sporting Clube de Portugal.

Depois de uma carreira modesta nos escalões secundários do Brasil, Lira retirou-se do futebol em 2016 após uma lesão grave e passou a dedicar-se aos ESports. Agora, com 30 anos, atravessa o Atlântico para reforçar uma das modalidades mais recentes do Sporting, assinando por um ano.

“Infelizmente, não consegui realizar o sonho de jogar futebol na Europa, mas agora estou aqui. A minha história encaixa-se muito na do Sporting. Tive várias lesões enquanto jogava, mas nunca achei que fosse o fim… Espero que seja só o início de uma grande jornada, quem sabe se chegamos a um título mundial”, afirmou aos jornalistas em conferência de imprensa, recordando o seu caminho de jogador até ao mundo do gaming.

“Apareci no Goiás, também verde e branco como o Sporting, e aos 15/16 anos acabei por ser profissional e cheguei à seleção jovem. Durante muito tempo acreditei que o sonho se pudesse realizar, mas tive muitas lesões e tive de encerrar a carreira precocemente, aos 27 anos”.

Ao lado do brasileiro na apresentação esteve Miguel Albuquerque, diretor geral das modalidades do Sporting, que sublinhou a mais-valia de Lira no projeto de ESports do Sporting. “É um dos melhores jogadores do Brasil do jogo FIFA. A associação do Wendell ao Sporting é fundamental. Wendell encaixa neste clube num ponto muito importante: tem uma história de vida de superação. Ao longo da carreira desportiva tentou jogar futebol profissional e não conseguia pelas suas lesões mas nunca desistiu. O Sporting tem muitas histórias destas: Madjer, Jorge Fonseca.. com grandes histórias de superação”.

A estreia de Lira está marcada para o FPF XL Challenge, torneio organizado pela Federação Portuguesa de Futebol que decorre na Altice Arena, de 15 a 17 de novembro, e ficamos à espera de o ver fazer golos Puskás… na Playstation!