O judoca Jorge Fonseca foi distinguido com a medalha de excelência desportiva do Comité Olímpico de Portugal (COP), durante a Celebração Olímpica de 2019.

Jorge Fonseca, de 26 anos, foi o primeiro português a conquistar um título mundial em judo, ao vencer a categoria de -100 kg, e sucedeu neste prémio do COP ao canoísta Fernando Pimenta, vencedor das quatro últimas edições.

Ainda em 2019, o judoca natural de São Tomé e Príncipe, campeão da Europa de sub-23 em 2013, integrou a seleção portuguesa que conquistou a prata na competição por equipas nos Jogos Europeus, em Minsk. Na sua primeira presença em Jogos Olímpicos, foi 17.º no Rio 2016.

O antigo meio-fundista do Sporting e ainda atleta amador, Armando Aldegalega, porta-estandarte da missão portuguesa em Munique1972, recebeu o prémio ética desportiva.

O nadador olímpico em Tóquio1964, Bessone Basto, atleta internacional de polo aquático e andebol, tendo ainda praticado pesca submarina, râguebi, basquetebol, karaté, judo, ginástica, hóquei em patins, atletismo, pesca desportiva e ténis de mesa, recebeu a medalha de mérito, pelos serviços relevantes prestados ao desporto nacional e ao olimpismo.