Como isto estava pouco deprimente com o futebol, decidi olhar para as contas do Sporting com alguma calma e deixo-vos aqui alguns pontos que me saltaram à vista.

contas1
contas2

Segundo o Sporting tem a ver com a deslocação para o jogo de pré-época com o Liverpool e com a deslocação ao Eindhoven. Um aumento de 250% em deslocações por 2 deslocações. Há que admitir que viajar com glamour é outra coisa….

contas3

Há uma diminuição dos salários com a equipa de 1 Milhão, que depois é comida por 5 Milhões pagos em indeminização com rescisões de contrato no fecho do mercado. Agora pensem na quantidade de jogadores que saíram para poupar salários…e poupámos 1 Milhão por trimestre. Dost, Nani, Mathieu aqui já tem o contrato renovado a receber menos, Montero, até o Gudelj que ganhava o que ganhava…1 Milhão por trimestre. 333 mil euros por mês…foi o que poupámos….

contas4

O resultado operacional antes da venda de jogadores é de 7,15 Milhões negativos, ao contrário do ano passado por esta altura que era de 224 mil positivos. Em 1 ano tornámos a operação do clube negativa em 7 Milhões por trimestre. Coisa esperta…podem também ver a evolução nestes períodos todos:

contas5
contas6

Resumindo: Temos mais 15M em vendas de jogadores que o período homologo, o que resultou num aumento do resultado de 5M. No ano passado fizemos mais 42M em vendas nos restantes 3 trimestres (foram os acordos com quem rescindiu) e acabámos com um resultado negativo de 8M. Em todo o restante R&C não há nenhuma reestruturação do clube em termos de gastos. Parece-me óbvio que estamos a vender para cobrir os gastos correntes do clube e está MUITO longe de chegar. Temos de fazer qualquer coisa como 70M líquidos de comissões por ano para ter um resultado positivo. Agora pensem na quebra de qualidade que o plantel teve… com basicamente os mesmos custos. Nem me interessa aqui discutir os valores dos jogadores contratados, que são caros ou baratos, se 3M pelo Eduardo é muito ou pouco, se 5M + Mama Baldé é muito ou pouco pelo Rosier…Aqui só conta o BRUTAL desequilíbrio nas nossas contas e que se está a acentuar.

contas7

– Os capitais próprios estão positivos em 2,5M. No melhor trimestre do ano. Para terem noção, no ano passado começámos com 550 mil positivos e acabámos com 24M negativos. Com todos os acordo que foram sendo feitos ao longo do ano.

contas8

Resumindo. As contas do Sporting neste momento estão num ponto rebuçado para uma desgraça. Enquanto houver ativos de valor vai andar no pouco negativo, pouco positivo…quando acabarem os jogadores de qualidade vendáveis a sério…acabou. O pior é que creio que isto vai acontecer de repente. Há Acuna, Coates e B. Fernandes vendáveis. Coates + Acuna num mercado, BF no outro…e acabou. Ou seja…com o jeito que esta gente tem para vender…é 1 ano. E de repente uma estrutura que precisa de 60/70 milhões ano para um resultado perto de zero não tem ninguém para vender. Ao mesmo tempo que não tem receitas televisivas porque foram todas adiantadas, tem um estádio cada vez mais vazio e cada vez mais calado….

É para isto que caminhamos. Digam-me que não é e, com base nisto que está no post, expliquem-me como é que não é e que há um caminho que não é direitinho ao abismo…

Se acham que o futebol do clube é deprimente…isto é o futuro que nos espera…

ESTE POST É DA AUTORIA DE… Tiago Coração de Leão
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para atascadocherba@gmail.com