O Sporting foi castigado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol com a realização de dois jogos à porta fechada, devido a incidentes ocorridos no quarto jogo da final do campeonato da época passada, realizado a 13 de junho, frente ao Benfica.

Perante este castigo, os leões, que nesta altura ocupam o segundo lugar da classificação do campeonato, com menos um ponto que o Benfica, vão receber Belenenses (já no próximo sábado, dia 4) e precisamente o Benfica (9 de fevereiro) sem público no Pavilhão João Rocha.

Miguel Albuquerque, director-geral das modalidades do Clube, questionou o timing da decisão que levou seis meses a ser conhecida. “Há várias coisas estranhas neste processo. Além do timing da decisão, tudo aquilo que adornou este processo. O jogo foi a 13 de Junho de 2019, a Federação demorou 24 horas a abrir um processo disciplinar, o acórdão é de 27 de Dezembro e o Sporting CP foi notificado no dia 30 de Dezembro. Isto leva-nos a crer que a FPF demorou um dia a abrir um processo disciplinar e seis meses a decidi-lo, contrariando a celeridade de que tanto fala”, considerou em declarações à Sporting TV, recordando depois que o castigo incide sobre dois jogos decisivos.

“O Sporting CP é notificado na semana em que tem um jogo em casa, com bilheteira vendida e tudo organizado. Acredito que tenha sido coincidência, mas a verdade é que um dos encontros é com o CF “Os Belenenses”, no sábado, e o outro com o SL Benfica. Ou seja, demoraram seis meses a decidir e, curiosamente, os factos reportam a um jogo com o SL Benfica e vamos ser punidos noutro jogo diante do SL Benfica. Outro factor é que este jogo pode, eventualmente, decidir a fase regular do campeonato. O timing causa muita estranheza”, reforçou.

Por fim, Miguel Albuquerque confirmou que o Sporting CP já recorreu da decisão e fez um pedido à FPF. “Já enviámos para o Tribunal Arbitral do Desporto o recurso e estamos a aguardar a análise. Se não avaliarem o recurso a tempo, o jogo decorrerá à porta fechada. Devia haver bom-senso na aplicação desta pena porque não é a tão pouco tempo de um jogo que se revela uma decisão destas”, rematou.