Na sequência dos factos ocorridos no Guimarães – Benfica de sábado, os encarnados emitiram um comunicado O Benfica emitiu um comunicado onde aponta o dedo a tudo e todos, menos a si próprio.

“Condenamos claramente os adeptos afetos ao nosso clube envolvidos nesses arremessos, reafirmando o nosso empenho em que tais comportamentos sejam totalmente banidos, considerando que os mesmos só prejudicam o Sport Lisboa e Benfica e a atitude correta dos milhares e milhares de simpatizantes do nosso clube que de forma incansável apoiam a nossa equipa em todas as deslocações”, assinala o comunicado do Benfica, que denuncia “roubos e agressões antes e depois do jogo” a adeptos, que terão sido perpetrados por “grupos de indivíduos com a cara coberta”:

“Responsabilizamos as forças de segurança pela incapacidade de controlar tais comportamentos, quando têm todas as condições e meios para tal. Compete às forças de segurança identificar e punir esses elementos que estão a mais nos campos de futebol e que só prejudicam os próprios clubes, que se veem penalizados e responsabilizados por comportamentos a que são totalmente alheios”.

Isto é de uma hipocrisia passível de provocar vómitos, desde logo porque o benfica sabe perfeitamente a quem entrega, directamente, parte dos seus bilhetes, seja para jogos em casa seja para jogos fora. Acontece que, em Portugal, se instituiu que a culpa pode ser do motorista, do recepcionista, do contabilista, do assessor jurídico e das forças policiais, mas jamais será do benfica e do seu presidente.