Faltam duas jornadas para terminar a primeira volta. O Sporting está em quarto lugar, a 16 pontos do primeiro classificado e a 12 pontos do segundo.
Isto é o resultado de 8 vitórias, 2 empates e 5 derrotas, com 25 golos marcados e 17 golos sofridos.
No total, 26 pontos em 45 possíveis, sendo que a segunda volta é bem mais dura do que a primeira em termos de calendário.
Pelo meio, eliminados da Taça pelo Alverca, apurados para os 16 avos-de-final da Liga Europa e apurados para a final 4 da Taça da Liga.

Resumidamente, o Sporting que Frederico Varandas e a sua equipa começaram a preparar em Março já vai no terceiro treinador e está fora das duas principais competições, sobrando-lhe agarrar-se à revalidação da Taça da Liga e a um qualquer devaneio dos deuses do futebol a nível internacional. Aliás, esta época só poderia ser salva atingindo a final da Liga Europa, coisa que…

… coisa que se afigura muito complicada tendo em conta o plantel que quem garantiu que o futebol era fácil preparou para atacar 2019/20.

Por muito que Silas diga que quando chegou estava em 9º, ignorando que, nessa altura, também “só” estava a sete pontos do primeiro lugar, não há forma de não rotular de enorme fracasso o projecto futebolístico de Frederico Varandas. E, muito sinceramente, o pior que pode acontecer é, nesta reabertura de mercado, voltarmos a fazer o que se fez no versão: vender alguns dos melhores jogadores e ir buscar três ou quatro que, juntos, não fazem um de jeito.

“E agora, pá?” é a pergunta que se impõe.
Agora, meus caros, o ideal era fazer o que já se devia ter feito.

Para começar, devolver o Jesé e o Fernando.
Oferecer o Ilori a quem quiser tomar conta dele, tentando salvar o Ivanildo do empréstimo ridículo ao Trabzonspor ou subindo Eduardo Quaresma.
Se alguém quiser comprar o Doumbia e der lucro, façam o favor de levar.
De caminho, enviar o Eduardo para a Grécia, trazer de volta Francisco Geraldes, subir o Matheus Nunes e mandar o Estoril à merda: o lugar de Daniel Bragança é com a camisola do Sporting.
Só não digo para devolver o Bolasie porque, mesmo às três pancadas, o homem respeita a camisola que veste. Mas ele que seja um gajo porreiro no banco, deixando jogar Plata e Camacho. Já agora, que Jovane recupere a 100% e que se vá lançando o Joelson.
Por fim, deixar de gozar com a cara dos adeptos e tornar o Pedro Mendes numa real opção, ao invés de continuar a colocá-lo nos sub-23 quando é o único ponta de lança para substituir Luiz Phellype. E em vez de irem gastar dinheiro vá lá saber-se em quê, tragam o Dala de volta e deixem-no mostrar o que vale.

A almofadinha financeira vem com a merda de 9 ou 10 milhões que vamos receber pelo Matheus Pereira, esse sim irrecuperável.