Na minha opinião, balanços são coisas que se fazem no final da época quando tudo estiver resolvido. No entanto, esta pausa no andebol leonino não deixa de ser oportuna para se fazer um ponto de situação de tudo aquilo que vem sendo o Sporting na época 19/20.

texto andebol 1

Com a vitória neste último jogo do ano frente ao Águas Santas por 29:34, o SCP fechou o ano com 19 vitórias e um empate. Nota-se que as ideias de Anti estão cada vez mais presentes na dinâmica da equipa e isso é sinónimo de espetáculo e qualidade.

Vencemos inequivocamente os dois jogos frente a um reforçado Benfica e fomos empatar ao Dragão Caixa num jogo que podia ter caído para qualquer uma das equipas. Todos os outros jogos tínhamos clara obrigação de ganhar e com maior ou menor dificuldade isso foi conseguido não abrindo espaço a qualquer deslize (como já acontecera em anos transatos).
Nas seis jornadas que restam da fase regular, destaque para a recepção ao Porto num jogo em que em caso de vitória nos garantirá, naturalmente, a liderança isolada. Depois, começa um ‘novo campeonato’ entre as 6 melhores equipas da fase regular que disputarão entre si o próximo campeão, sendo que a pontuação no início desta fase passa a metade.
Com um Benfica praticamente arredado do título, iremos ter uma ponta final muitíssimo disputada entre Sporting e Porto. Estou em crer que a condição física de cada uma das duas equipas poderá fazer a diferença.

texto andebol 2

No que toca à EHF Champions League, o Sporting garantiu pelo segundo ano consecutivo o apuramento para o play-off! Num grupo em que o Presov foi desilusão por ter ficado arredado da luta pelos dois primeiros lugares desde muito cedo, o Savehof surpreendeu e esteve envolvido na decisão até ao fim. Os dois empates da nossa equipa resultam dos confrontos frente ao líder do grupo e as derrotas foram ambas consentidas no Norte da Europa.

Na primeira, fomos surpreendidos pela jovem equipa sueca naquela que foi a pior exibição da equipa até ao momento. Na segunda, frente ao Cocks, diria que era quase impossível fazer melhor dada a onda de lesões e constrangimentos que assolou a equipa durante esse jogo. Ainda assim, objetivo cumprido (!) e iremos defrontar novamente o CS Dinamo Bucuresti numa eliminatória onde a 1ª mão está marcada para 22 de Fevereiro no João Rocha.

Para a Taça de Portugal, a equipa entrará em ação nos 1/16 de final frente ao Feirense.

Para terminar, gostaria de deixar um desafio a todos vocês. Aquele que acertar em todos os prognósticos será devidamente recompensado!

Quem vai ser o próximo campeão nacional?
Até que eliminatória vai o Sporting chegar na EHF Champions League?
Quem será o nosso melhor marcador (todas as competições) no final da época?
Quem vai ser o próximo campeão europeu por equipas?
Quem vai ser o próximo campeão europeu por seleções?

O Europeu por seleções está aí à porta e os leões Tiago Rocha e Luís Frade estão presentes! No primeiro jogo de preparação, Portugal saiu derrotado num confronto frente à Espanha por 30:25.

Desejar ainda um grande 2020 a todos os Tasqueiros e que seja um ano repleto de sucessos e vitórias para as nossas modalidades!

*às quintas, o Ventus109 dispara uma rabanada dos sete metros que arrasta todas as novidades sobre o nosso Andebol