Numa altura em que muitos sócios suspiram por eleições, coloca-se a velha questão: votar em pessoas ou em projectos?

Claro que o ideal seria conseguir aliar um bom projecto a um bom elenco, que consideremos capaz de o colocar em prática, mas sejamos realista: o mais comum é termos ausência de projectos. Temos sim, conjuntos de ideias soltas em que, em cada programa eleitoral, gostamos de umas, não gostamos de outras e algumas são apenas idiotas. Curiosamente, nos elencos propostos, acontece o mesmo com as pessoas.

Algumas vezes somos confrontados com uma decisão entre um programa aceitável com um elenco de que não gostamos e um programa que não gostamos com um elenco que é aceitável, outras vezes nem isso. Que fazer?

Há anos, que defendo que deveríamos separar estas duas vertentes. Uma coisa é o projecto do clube, outra são as pessoas que o põem em prática.

Na minha visão, deveria haver uma discussão, em que todos os sócios devem estar envolvidos, posterior escolha e, por fim, votação em AG, do projecto para o clube. Não um conjunto de medidas avulsas para pôr em prática durante os próximos 4 anos, mas um projecto a 10, 15 ou 20 anos em que está definido onde estamos, onde queremos estar e como vamos lá chegar. Este projecto estaria imune a direcções, a eleições, a resultados, a tudo. É o projecto que os sócios escolheram para o clube.

E quem o põe em prática, acabam-se com as eleições? Não, claro que não. As eleições acontecerão normalmente mas, em vez de andar a discutir banalidades como as que enchem programas eleitorais, discutir-se-ia apenas a capacidade, ou falta dela, das pessoas para colocar em prática aquilo que os sócios já decidiram como rumo.

Quem se candidata a órgãos sociais tem que, à partida, reconhecer a decisão dos sócios, comprometer-se a colocá-la em prática e tentar demonstrar em campanha porque é que considera ter as competências para tal. Claro que já não vamos a tempo de aplicar estas ideias no próximo acto eleitoral, mas fica aqui esta proposta para que todos possam dar a sua opinião.

ESTE POST É DA AUTORIA DE… 5 Leoninos (ex al-Wala de Leão)
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para atascadocherba@gmail.com