Mesmo sem ponta de brilhantismo, o Sporting venceu sem mácula um Desportivo das Aves reduzido a 9 aos 20 minutos de jogo, numa partida que teve como momento alto um atleta de pila ao léu. Sintomático.

sporar aves

Devia ser caso de estudo o facto de tantos e tantos adeptos leoninos quase se sentirem culpados pelo facto do adversário ter tido dos jogadores expulsos antes dos 25 minutos de jogo e ter sido marcado um penalti a favor do Sporting. Estamos tão habituados a que este tipo de faltas seja deixado passar em claro, com ou sem VAR, que, depois, achamos que estamos a roubar.

A verdade é que qualquer um dos lances foi bem ajuizado, tal como foi clara a vitória do Sporting, pese embora a dificuldade para desmontar a teia montada pelos nove avenses que ficaram em campo e que defenderam a sua baliza como puderam.

Na primeira parte salvou-se a bomba de Vietto à trave, depois daquele pontapé pateta de Sporar que mandou a bola para o topo do estádio. Isto num Sporting que surgiu com Eduardo e Pedro Mendes de fora da convocatória e com uma defesa a três, com Mathieu, Ilori e Coates. Ristovski e Acuña era mais alas do que defesa, Plata e Vietto surgiam perto de Sporar, na tentativa daqueles movimentos que arrastam os defesas e abrem espaço para os cruzamentos atrasados. No fundo, aquilo que Amorim mostrou em Braga e que, parece, tentará implementar em Alvalade.

O Sporting ia para o intervalo com 81%!!! de posse de bola, mas sem ideias e sem golos, mesmo depois de Jovane ter entrado para o lugar de um estupefacto Ristovsky. No recomeço, Mathieu deu o lugar a Chico Geraldes, Battaglia recuou para terceiro central e a equipa mostrou mais clarividência com a bola no pé. E foi dos pés de Wendel que surgiu o cruzamento para a cabeça de Sporar inaugurar o marcador, num golo logo seguido de outro, por mão de Afonso Figueiredo dentro da área que deu oportunidade a Vietto de fazer o 2-0.

Até ao final, para lá dos audíveis pedidos de demissão de Frederico Varandas, ficaram os 83% de posse de bola, numa partida onde mais de três mil se manifestaram e voltaram a convidar a direcção a ouvir os sócios, onde nem num jogo de mulheres a hora simpática se foi além da meia casa, onde uma senhora que devia merecer respeito foi usada de forma vergonhosa e onde o momento mais partilhado nas redes sociais foi aquele em que a pila de Wendel resolveu saltar dos calções, como que nos dizendo a todos que este Leão vai nu. De futebol e de tantas outras coisas…

Ficha de jogo
Sporting-Desp. Aves, 2-0
24.ª jornada da Primeira Liga

Estádio José Alvalade, em Lisboa
Árbitro: Manuel Oliveira (AF Porto)

Sporting: Maximiano, Ilori, Coates, Mathieu (Francisco Geraldes, 45′), Ristovski (Jovane, 24′), Wendel, Battaglia, Acuña (Rosier, 78′), Plata, Sporar, Vietto
Suplentes não utilizados: Diogo Sousa, Camacho, Borja, Doumbia
Treinador: Rúben Amorim

Desp. Aves: Beunardeau, Mato Milos, Buatu, Afonso Figueiredo (Yamga, 75′), Diakhite, Mangas, Luiz Fernando, Macedo, Estrela (Tshibola, 84′), Ruben Oliveira, Welington (Banjaqi, 54′)
Suplentes não utilizados: Aflalo, Pedro Delgado, Reko, Bruno Morais
Treinador: Nuno Manta Santos

Golos: Sporar (62′), Vietto (gp, 68′)
Ação disciplinar: cartão amarelo a Luiz Fernando (12′), a Francisco Geraldes (88′); cartão vermelho direto a Rúben Macedo (11′), por acumulação a Luiz Fernando (12′ e 20′)