Normalmente tenho alguma facilidade em ter um tema para cada semana. Nesta não consigo ter a objetividade suficiente para o escolher. Portugal está transformado num apocalipse e ninguém sabe o que fazer. Apesar de não parecer, este caos de vírus é o tema mais importante neste momento. As consequências no que respeita à nossa saúde ainda são uma incógnita, mas as consequências económicas são evidentes. Sinceramente, não me consigo abstrair desta bola de neve que se está a instalar em Portugal (Mundo).

Por isso, para esta semana decidi escrever algumas linhas sobre o que se passou na última semana:

04 de Março – A Federação Portuguesa de Voleibol lança a circular 33 dizendo: “Atento as últimas recomendações da Direção Geral de Saúde (DGS) sobre o surto do novo coronavírus, decidiu esta Federação de forma temporária e como medida preventiva, abolir os cumprimentos iniciais e finais em todas as competições desportivas.” Num desporto onde a bola circula entre os dois campos das equipas e não houve restrição à afluência de pessoas ao pavilhão surge uma medida com uma eficácia preventiva perto dos 0%. Sou totalmente a favor de medidas preventivas que sejam sensatas e potencialmente eficazes. Esta não é.

05 de Março – A equipa masculina cilindra os húngaros do Penzugyor. Num jogo com destaque para os veteranos na casa: Maia e Dennis. O cubano, com os seus 21 pontos, dá uma estabilidade que mais nenhum atacante da equipa consegue oferecer. Para além de pontuar muito, apresenta uma percentagem alta de eficácia. Neste jogo mostrou-se com 76%. Em sentido contrário temos os nossos jogadores de entrada de rede com algumas dificuldades em fechar pontos. Sens e Renan tiveram 14 bolas para atacar e apresentaram 64% e 50% respetivamente. Claro que estes números não beliscam uma grande exibição da equipa que venceu por 3-0 (25-18; 25-18; 25-21).

voleibol10m

07 de Março – Num jogo que se adivinhava complicado, o Sporting descomplicou vencendo o Esmoriz GC por 3-0 (25-20; 25-19; 25-20). Destaque total para o José Pedro Monteiro! O nosso jogador esteve muito bem quando entrou para o lugar do capitão Miguel Maia. Apesar do estilo e qualidade ser, evidentemente, diferente do Miguel Maia, o José Pedro esteve irrepreensível. E o adversário era muito exigente. Voltamos a ver muito a recepção a 2 com o Thiago Sens e Gil Meireles a assumirem. Isto deixa-me um pouco apreensivo porque contra o Benfica iremos ter uma recepção a 3 obrigatoriamente. Vamos esperar que o Renan e o Lourenço estejam a apurar a forma. Momento do jogo foi o regresso do campeão Nacional Hugo Ribeiro ao PJR. Se a vida fosse justa, teria um pavilhão cheio a aplaudi-lo e a dizer obrigado. Acho que digo por todos os tasqueiros: Obrigado Hugo Ribeiro e bem-vindo a casa.

08 de Março – Já começa a ficar evidente o jogo de bastidores onde estão a meter a nossa equipa de voleibol. Um jogo político que não gosto de ver com uma modalidade que gosto tanto.

09 de Março – Ainda não há qualquer indicação de como se irá disputar a eliminatória para as meias finais da taça CEV. O adversário é de Milão o que causa evidentes complicações, dado o contexto. Enquanto escrevo isto, o país está constantemente a noticiar mais encerramentos preventivos. Portanto, isto já não é só Milão é também as medidas que se estão a tomar por cá.

10 de Março – Não se sabe de nada da equipa feminina de voleibol. Até tivemos o dia da mulher e não vi nenhuma iniciativa concreta e noticiada com as meninas.

*às terças, o Adrien S. puxa a bola bem alto e prega-lhe uma sapatada para ponto directo (ou, se preferires, é a crónica semanal sobre o nosso Voleibol) –