Tasqueir@s, companheir@s, amig@s, palhaç@s deste circo que é a vida de um Sportinguista. Sejam muito bem vindos a este que, diz-se, é um post em forma de AG, num modelo devidamente apropriado a qualquer quarentena, nomeadamente porque não Rogério que possa contaminá-lo.

Tenho a dizer-vos, em primeiro lugar, que me incomoda estar a escrever este post e a abrir esta caixa de comentários, pelo simples facto de que é resultado de uma medida de suspensão de algumas das pessoas que aqui comentam. Palminhas quando existem posts a chamar a atenção, assumir de culpas quase sempre acompanhadas de um apontar de dedo aos outros, promessas de bom comportamento que duram meia dúzia de posts e são quebradas com a ressaca de um momentinho de falta de civismo, de falta de respeito. Pelos outros e por um espaço que, sim, é um bocadinho de todos, mas que até por isso merecia que se pensasse duas vezes antes de serem assumidos determinados comportamentos que, creio estarmos todos de acordo, são desprezíveis e, digo-o com a maior das sinceridades, me deixa incrédulo como não envergonham quem escreve determinadas coisas.

Assim, de uma assentada, ficaram sem livre acesso o Dreadbear, o Leão de Berlim, o LionUp, a Marta, o Miguel, o riga, o Sir Robson e o Zé Verde Holland. Na base dessa implicação por parte do porteiro estão a repetida utilização de insultos, ameaças, achincalhamento, ataque à vida pessoal, cyberbullying, provocações e incitamento às mesmas.

Uns serão mais reincidentes do que outros. Uns serão mais agressivos do que outros. Uns serão mais reactivos, outros mais dissimulados. Uns roçarão o ser uma besta, outros apresentam-se mais polidos. Em conjunto, promovem caixas de comentários onde num total de 400, mais de 200 são passados nesse triste espectáculo.

Este é o momento, até aproveitando este cabrão do vírus que se não nos faz colocar tudo em perspectiva é porque estamos perdidos, para decidirem o que querem fazer a partir de hoje.

As suspensões estão levantadas, mas não existirão novas oportunidades. Mandem as caralhadas que quiserem, desabafem, mas percebam que existe uma linha para tudo e que essa linha não pode ser quebrada só porque estão de teclas na mão. Perseguições a alguns nicks, repetidos comentários apenas para desconversar, ofensas puras e duras e alusões à vida pessoal de cada um serão imediatamente alvo de suspensão sem retorno. E pouco me importa se passam dois ou três dias a fazer queixinhas e a dizer que o outro também devia levar com o pano molhado na tromba. Nessa altura, como agora, apenas vos responderei o que vos digo agora: cresçam!