O Sporting não vai participar na Liga dos Campeões de andebol da época 2020/2021. A confirmação surgiu ontem, por parte da Federação Europeia de Andebol (EHF), que não indicou os leões como uns dos escolhidos para uma das seis vagas que estavam por preencher.

Em nota oficial, a EHF atribuiu as vagas restantes ao Meshkov Brest (Bielorrússia), Nantes (França), Mol-Pick Szeged (Hungria), Elverum (Noruega), Celje Pivovarna (Eslovénia) e ao HC Motor (Ucrânia). A EHF justificou o critério de escolha com «cinco campos diferentes»: local, televisão, espetadores, resultados passados nas competições europeias e a gestão digital e de produtos.

Fora das escolhas, além do Sporting, ficaram o León (Espanha), Wisla Plock (Polónia), Pelister (Macedónia), Handbold (Dinamarca), Dínamo Bucareste (Roménia), Schaffhausen (Suíça) e Besiktas (Turquia). Destas equipas, o Wisla e o Dínamo ficaram indicados como equipas de substituição «para casos em que uma ou mais equipas enfrentem dificuldades como uma participação adequada e a realização de jogos em casa no grupo, devido às consequências da pandemia da covid-19».

Apurados estavam já, com indicação das respetivas federações nacionais, o FC Porto (Portugal) – único representante luso – Barcelona (Espanha), Zagreb (Croácia) Aalborg (Dinamarca), PSG (França), Kiel (Alemanha), Flensbug-Handewitt (Alemanha), Veszprém (Hungria), Vardar (Macedónia) e Kielce (Polónia).