“Lá vem o Cherba outra vez com o Pedro Mendes e a formação e o caraças”. Acertaram.

Que Pedro Mendes não contava, era óbvio. Não posso é aceitar que se continue a promover a narrativa de que teve oportunidades. Porque não as teve, depois de entrar, na Holanda, e sacar um golaço na primeira vez que tocou na bola.

Foi como se tivesse feito mal a alguém. Foi como se tivesse feito tudo o que contrariava aquele “esquecimento” de inscrevê-lo, de forma a que pudesse ser opção na Liga portuguesa. Tanto que, dois dias após ter sido inscrito, ficou fora dos convocados para o clássico, atacando o Sporting a partida apenas com Luiz Phellyphe como opção na frente de ataque e um fantástico Jesé pronto a sair do banco.

Depois veio Sporar e a lesão de Luiz. Voltámos a ficar apenas com Pedro Mendes como opção, mas o rapaz, um latagão pronto a bater-se com os centrais, até como extremo esquerdo foi testado naqueles cerca de 45 minutos a que teve acesso nas quatro ou cinco vezes que saiu do banco. Na europa, atenção, atenção, cerca de 140 minutos com a verde e branca vestida. São estas as oportunidades que se diz que foram dadas.

Não sei se Pedro Mendes vale muito, pouco ou assim assim. Sei que marcava golos nas camadas jovens, nos sub23 e que marcou um golo na primeira vez que tocou na bola ao serviço da principal equipa do Sporting e mais não saberei porque não teve nem terá oportunidades.

O que sei é que contratámos um ponta de lança por seis milhões de euros quando tínhamos que gastar algum do dinheiro recebido por Bruno Fernandes, para dizer aos adeptos que se estava a trabalhar. E também sei que, à medida que Sporar vai oferecendo pouco ou nada à equipa, já se diz que a culpa é de um plantel fraco e de uma táctica que com esse plantel não resulta, pois a bola não chega lá à frente.

É um argumento que aceito. Só tenho pena é que, como em várias situações envolvendo jogadores saídos da formação, caso fosse Pedro Mendes a ocupar a posição, a culpa não seria de um plantel fraco e de uma táctica que com esse plantel não resulta. Seria do Pedro.