Largos vão os anos de desgostos infindáveis naquilo que me move e sempre moveu como Sportiguista. O futebol.

Reconhecidamente e orgulhosamente um clube eclético e vencedor, dos mais vencedores do mundo, a distância nunca me permitiu viver as maravilhosas tardes na nave e agora mais recentemente no JR.

O futebol quer queiramos quer não é o motor de todo o nosso fervor leonino é e sempre será a nossa principal paixão. É nele que pensamos dia e noite é com ele que choramos e rimos mais do que tudo o resto. E dizer isto não é nem deve ser mal interpretado pois é a verdade nua e crua ainda para mais para casos como o meu que vivemos longe do ecletismo e digo isto com muita mágoa porque também eu gostava de passar as tardes entre o pavilhão e o estádio. Como eu haverá milhares!

As modalidades “amadoras” não deveriam servir de escudo, deviam e devem ser olhadas com orgulho mas não serão elas o garante do nosso clube enquanto o conhecemos. Vivemos no país do futebol. Não somos o Canadá, nem os Estados Unidos somos Portugal!!

Posto isto, há muito que defendo uma política de investimento forte no futebol. O Sporting perdeu e perde espaço ano após ano dentro da nossa liga e há muito que já nem espaço tem na Europa. Não valerá a pena neste post que se quer rápido e directo aprofundar as dezenas de anos em que por culpa própria nos deixamos ludibriar pelos nossos rivais. Por culpa própria ostentamos a bandeira do eternamente diferentes e o preço a pagar tem sido altíssimo.

Defendo há anos uma política de investimento externo rápida e eficaz para nos voltar a colocar na rota dos títulos de uma forma consecutiva e não de 18 em 18 anos. Não vislumbro outra solução que não seja esta. Procurar uma boa gestão um bom presidente uma politica de contratações acertada sem dinheiro sera tarefa árdua. Nao impossível, mas quase! E venha quem vier, sem dinheiro é literalmente difícil… Querer resultados diferentes fazendo as mesmas coisas e sobretudo cometendo os mesmos erros é assutadoramente preocupante.

Leio por aqui uma busca incessante por uma direção na linha da anterior. E tem sido isto ano após ano. Não acertamos uma. O seguinte vem sempre resolver problemas do anterior. O anterior deixa a casa num caos segundo o que acaba de entrar. Falamos de reestruturações enquanto os outros dois e (sabe Deus como estao as suas finanças) discutem títulos dentro e fora do campo.

Nós? Falamos deles. Nada é justo. É tudo comprado, feito, combinado. É assim há décadas. Mas continuamos eternamente diferentes á espera de um milagre. Continuamos na esperança que um dia tudo se vai descobrir e que ainda vamos ganhar títulos na secretaria. Continuamos queques, de sangue diferente e a falar deles como se nós fossemos o exemplo de gestão. Só os outros fazem merda, nós continuamos angelicais a jogar dentro campo e com medo de mudar o paradigma de gestão. Nao quero ser igual a eles. Nunca!! Mas nao quero continuar com a mania que sou superior. Não somos! Ponto. Custa admitir? Muito mas é a verdade.

E quando a boa gestão aparentemente chega e é unânime, os socios (sim foi deles a culpa) são levados por cabalas e teorias da conspiração a decidir algo de forma errada e altamente prejudicial para o nosso clube. Os outros, vão ganhando mas aqui a discussao é presidencial. Somos isto. Temos sido apenas isto. Falamos de mesas de assembleia gerais enquanto eles falam de títulos. Andamos a falar de vices enquanto eles na Europa são campeões… Lutamos contra nós em vez de lutar contra eles.

Na hipocria elevada ao extremo queremos continuar a ser nós a definir o rumo do clube. Não me oponho. Confesso que perder esse direito me assusta. Mas olho em redor e vejo que o mundo mudou o futebol mudou. Há muito que que deixou de ser gerido apenas e só por paixão infelizmente e das duas uma: Ou investimos/deixamos investir ou ser tão grande como os maiores da Europa deixará de ser sequer um sonho!

Os mesmos que querem dar novamente a palavra aos sócios são os mesmos que espezinham esses sócios. São os mesmos que os categorizam em classes. São os mesmos que os apelidam de tudo e mais alguma coisa. Decidam-se!!!

Sinceramente e escrevo isto com a maior das sinceridades nem eu sei o que será melhor. Tenho uma ideia clara que o tempo será o nosso pior inimigo e quanto mais tarde acordarmos poderá ser tarde de mais para um retorno com o qual sonhamos. Tempo nao se pode combater com tempo. Combate-se com medidas!

Vender a SAD. Esse palavrão e que tantas dores de cabeça nos tem dado não sei se é a solução. Já ouvi imensas teorias. Umas boas umas más. Ficar com a SAD dá no minimo o controlo aos socios de decidir. Mas que decidimos nós nestes 40 anos? Que nivel de acerto temos tido nós nas nossas decisões? “Mas podes decidir”…dirão muitos. Ok é o que temos feito. Resultados? Zero…

Não deveria a SAD ser gerida por um CEO competente português e Sportinguista? Não poderiamos nós ser bem sucedidos nesta operação e exponenciar a nossa marca ganhando dentro para nos projectarmos lá fora? É urgente ter uma equipa de futebol capaz, é urgente ir à champions consecutivamente.

Continuaremos nós sócios a lutar uns contra os outros a dizer que o meu presidente é melhor que o teu?
Continuaremos nós a dizer que o teu “dono” te manda escrever isto?
Continuaremos nós acusarmo-nos de haver gente paga para espalhar a palavra?
Continuaremos nós sócios a ver os oportunistas cheios de ideias e projectos que no fim são e serão mais uma desilusão?
Continuaremos aturar mais reestruturações e mais anos zero?

Enquanto lemos este post os rivais reforçam-se com as idas à Champions com os bolsos “cheios” de nada . Nós por cá, continuamos a falar em projectos a 3, 4 ou 5 anos e em dar tempo aos jovens!
Continuamos na esperança que desinvestindo ou investindo mal vamos dar a volta. Esqueçam! Continuamos a querer deitar direções abaixo à primeira derrota ou ao primeiro post de Facebook.

Somos isto, temos sido isto. Titulos? Nem vê-los…
Temos medo de investimento, temos medo dos empresários, temos medo dos croquetes e dos rissóis que são oferecidos nos camarotes, temos medo de tudo, só não temos medo de perder consecutivamente! Eu quero ganhar já!!!

Ps- a discussão quer-se elevada. Sei bem que é um tema fracturante e que será alvo de diversas criticas e visões diferentes. Respeito! Mas peço que percebam a minha visão de alguém que tal como vós quer o Sporting de volta ao país e ao Mundo.

ESTE POST É DA AUTORIA DE… Rui Cunha
a cozinha da Tasca está sempre aberta a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]