Conforme já aqui falámos – se te passou, clica – o presidente do SL Benfica está a tentar salvar o Vitória de Setúbal da descida ao Campeonato de Portugal (terceiro escalão do futebol português), numa ingerência clara na vida de um clube terceiro e nos campeonatos profissionais de futebol.

Ora, ao que parece foi Paulo Gonçalves, master toupeira, quem definiu a estratégia e preparou a defesa do Vitória de Setúbal junto da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP). O Leonino apurou que o antigo braço direito de Luís Filipe Vieira para assuntos jurídicos e outros relacionados com as instituições desportivas e com o futebol foi a ‘mão’ por detrás do recurso entregue pelo clube sadino na LPFP, para que se possa manter na primeira divisão. Porém, não deu a ‘cara’. Para evitar ferir suscetibilidades, o recurso foi assinado por uma outra advogada.

Esta promiscuidade do SL Benfica e do seu presidente com situações desportivas que ferem a integridade das competições profissionais está a deixar em polvorosa vários dirigentes de outros clubes, nomeadamente aqueles que são diretamente afetados por esta ‘ajuda’, mas não só. Também na LPFP e na Federação Portuguesa de Futebol os alarmes estão a apitar e o Leonino sabe que estas duas instituições estão a seguir de perto a evolução deste dossier.