“Agora que sou Treinador, dou-me conta de muitas coisas… Um jogador da Formação deve preparar-se para pensar, o cancro disto é que 95% dos treinadores os preparam para correr.

Faz um mês que fui à Holanda para ver treinos da Formação do Ajax e PSV. Nos escalões de Infantis treinam 60 minutos e o campo é desenhado com mini-jogos e uma grande diversidade de dinâmicas. Os Juvenis treinam 80 minutos e o mesmo, jogos em todos os tipos de formato. Mas o que me chamou à atenção é que o aquecimento tem iniciação global… O formato analítico faz parte do treino 10 minutos às segundas e terças-feiras apenas.

Cheguei perto do Diretor Metodológico do Ajax e perguntei… Qual é o propósito desta metodologia? Que sentido tem? E ele respondeu: Queremos treinar jogadores de futebol que são peritos no jogo, quanto mais experiência eles têm em todas as suas variantes, melhores jogadores de futebol serão. 85% dos nossos meninos chegam à primeira equipa, sabendo como resolver problemas que o mesmo jogo exigirá. Nós tivemos resultados? Bem, estávamos a 1 minuto de chegar à final da Champions League com 8 jogadores da nossa Formação…”

Xavi Hernandez – Treinador do Al-Sadd