Hoje, às 20h, Sporting CP vs SL Benfica. Esta é a mensagem principal para hoje e pouco mais há a dizer. Tudo o que escrever de seguida é acessório.
– Primeiro dérbi de sempre de voleibol feminino no PJR;
– Primeiro dérbi do ano;
– Primeiro confronto entre estas duas equipas nos últimos 30 anos.

Agora vou-vos pedir desculpa, mas o Cherba paga-me por cada letra escrita, por isso vou divagar um pouco sobre uma pergunta. Qual é a importância de um dérbi como este?

Um jogo entre o Sporting CP e o SL Benfica devia merecer, e acredito que exista, um estudo sociológico. A forma como nós, adeptos sportinguistas, encaramos este jogo leva o nosso comportamento para o irracional. Perguntei a uma amiga, a Maria Jorge, sobre o que significava esta rivalidade e ela escreve-me isto: “O dérbi é o momento e o dia mais importante de qualquer modalidade no Sporting. Aquele em que o favoritismo desaparece, em que a noção ultrapassa os limites e todos nos juntamos contra o rival. É amor pelo nosso clube e ódio pelo outro. Um dérbi é dos jogos mais estimulantes que temos ao longo da época que nos tira o sono dias antes, que nos tira a fome no próprio dia, mas que nos dá toda a energia acumulada na própria hora.”

Isto resumido é, mais ou menos, assim: Há um Sporting CP vs SL Benfica e há o resto.

O voleibol, e neste contexto o feminino, não foge à regra. Pela menor dimensão mediática que o pré jogo tem, pode levar-nos a assumir que é um jogo de menor importância. Desenganem-se todos, tanto adeptos como atletas. Não há jogos contra o SL Benfica irrelevantes! O máximo que pode existir é pré-jogo irrelevante para a população leonina. Só e apenas isso. Depois do jogo? Isso todos sabemos, até pode ser ao berlinde. Ganhamos ao rival? VAMOOOOOOOOOOOOSSSSS!!! DE MANHÃ COMEÇA O DIA…

O conjunto de jogadoras da nossa equipa não faz a mínima ideia do que é jogar um dérbi porque já não se realiza há 30 anos. Muitas nem eram nascidas. Excetuando o mister Rui Costa, apesar da sua jovem idade, já terá muitos dérbis como sportinguista. Portanto, a Gabi, recém-chegada ou a Natali, têm precisamente a mesma experiência neste tipo de jogos. Podem-me dizer que já jogamos com a AJM/FC Porto e muitas já fizeram partidas muito rasgadinhas durante a sua carreira. Desculpem todos, mas isso não são rivalidades, são competitividades. Vou repetir: há um Sporting CP vs SL Benfica e há o resto. Nos jogos com a AJM/FC Porto há desafio, há competitividade, mas não há rivalidade. Se a AJM/FC Porto lutasse para não descer, ninguém queria saber desse jogo. E se o SL Benfica tivesse em último e nós em primeiro, como seria o jogo? Garanto-vos que ia ser muito parecido com um jogo da final de um campeonato. A superação seria evidente, seja em que modalidade for.

Isto acontece para o bom e para o mau.
Quero com isto dizer que algo se vai passar depois deste jogo. Até o sportinguista mais distraído do voleibol, vai reagir quando reparar no resultado. O boom de posts vai acontecer e, em caso de derrota, pode não ser bonito. Se vencermos serão, todas, inundadas e levadas ao sétimo céu. Aquele onde tudo é perfeito e onde o ego toca onde nunca soube que podia chegar. Espero que as meninas estejam preparadas para ambas as situações.

Não há dérbis irrelevantes, vamos lá ganhar esta merda!

*às terças, o Adrien S. puxa a bola bem alto e prega-lhe uma sapatada para ponto directo (ou, se preferires, é a crónica semanal sobre o nosso Voleibol)