Nova Quarta-Feira, novo petisco de futsal na Tasca do Cherba, numa semana em que não tivemos jogos no masculino pela pausa de seleções, mas no feminino as nossas leoas estiveram muito bem e voltaram a golear, mesmo sendo esquecidas e abandonadas até pelo próprio clube. Começamos mesmo por elas.

FUTSAL FEMININO
Passamos então às esquecidas. Jogámos em casa, mas nem a comunicação do cube se lembrou, pois, mais uma vez, nem a página das modalidades foi colocando a atualização do jogo, nem simplesmente os golos. Fica difícil assim, sem transmissão, sem informações as nossas jogadoras voltaram a ficar esquecidas por muitos, incluindo pelo clube que insiste em não mudar a forma como as modalidades são comunicadas.

O jogo em si foi uma receção ao União Atlético Povoense, uma entrada muito animada na partida, as duas equipas a querer surpreender, o Povoense a tentar o mais possível jogar olho no olho, mas o Sporting sempre melhor. Várias oportunidades, mas em maior número para o Sporting. Os golos surgiram seguidos, primeiro a Inês Neto a marcar na própria baliza e a dar-nos a vantagem, e logo depois a Cristiana Gonçalves dilatava o marcador. 2-0 para nós e o jogo animado, dando ideia que ia pender para o nosso lado. A verdade é que nem um minuto depois a Povoense marca e passado dois minutos, aos 15, a pivot do Povoense, a Jéssica Cordeiro, empatava o jogo. Mais animação, mais luta, mais oportunidades para nós, mas o resultado não mudou e foi assim para o intervalo, 2-2 e uma partida muito animada.

No segundo tempo deu Sporting. Começámos ainda mais por cima, a criar ainda mais oportunidades e começou a notar-se quebra do Povense. Apareceu ainda o show da Ana Alves, jogadora apresentada na semana passada e que em apenas uma parte marcou 4 golos! Pelo meio a Inês Lima ainda marcou também ela um belo golo. Por isso mais uma goleada, mais um grande jogo, mais uma vez as nossas leoas a serem esquecidas.

O nosso próximo jogo é no sábado, por isso sexta e sábado são dias de Futsal, no caso do Feminino, as nossas leoas jogam com o Póvoa Futsal Clube/Varzim Sport Clube, apesar do nome tão longo a equipa é o Póvoa Futsal, equipa que está a meio da tabela na fase de manutenção, a 11 pontos das nossas leoas. Neste Póvoa nesta altura saltam à vista duas jogadoras que neste momento têm sido preponderantes para a equipa, falo da Paulinha uma jogadora já com alguma experiência e que joga a ala ou a fixo, permite várias abordagens ao jogo atacando e defendendo bem. Nesta altura leva 4 golos, tem a melhor média de golos da equipa (0.57) e também lidera nos amarelos. Além da Paulinha, ainda destacar a Marisa Figueiredo uma ala, também ela de 28 anos, experiente e também ela com 4 golos marcados nesta fase. A Marisa é a arma secreta do Póvoa, é a jogadora que mais salta do banco e quase sempre porque muda o jogo. Por isso e apesar do jogo ser em nossa casa, não vai ser fácil, o Póvoa é uma equipa batalhadora e muito aguerrida que nos pode criar muitos problemas. Na próxima semana espero estar aqui a escrever sobre mais um belo jogo das nossas leoas.

Para fechar o feminino, voltamos às balizas para falar de Ana Grenha. A nossa Ana é eborense, fez grande parte da carreira em clubes de Évora. Esteve 6 anos no Juventude Sport Clube, foi aqui que se estreou como sénior, foi aqui que deu ainda mais nas vistas. Ótimas exibições, jogos de encher o olho que foram fazendo com que a jovem eborense se fosse destacando no futsal nacional. Depois do Juventude ela foi jogar para a Associação Académica da Universidade de Évora, onde conseguiu uma brilhante subida à primeira divisão, infelizmente a equipa não se manteve ao mais alto nível, mas as exibições foram tão boas que em 2018-2019 ela foi contratada pelo Sporting, tinha 26 anos, e viveu assim a sua primeira passagem pela nossa equipa. Já tinha conquistado uma medalha de bronze nos mundiais universitários pela seleção nacional, onde ela se destacou. Ainda em termos universitários falar que a nossa Ana, é formada em Ciências do Desporto pela Universidade de Évora (UÉ) e tem um mestrado em Direção e Gestão Desportiva. A Ana depois de uma época na equipa de verde e branco acabou por sair para o Quinta dos Lombos onde estava até regressar esta época, para a sua segunda passagem pela nossa equipa. Curiosamente a Ana já conhecia a nossa outra guardiã, a Cris, a primeira jogadora que eu apresentei (podem ler aqui) pois foram colegas naquela seleção universitária em 2016. A Ana tem 28 anos, é uma guardiã com provas dadas, com experiência e que desde cedo se desatacou no futsal nacional. Além de boa guarda-redes o sorriso da Ana foi sempre algo que se foi destacando ao longo dos anos. Mais uma leoa apresentada, para que se conheçam as nossas enormes leoas.

ana grenha

FUTSAL MASCULINO
No masculino os nossos leões estiveram bem nas respetivas seleções. Dois jogos para seleção nacional, um empate a 3 e uma vitória convincente por 5-1. Os leões João Matos e Erick titulares nos dois jogos, Pany Varela titular ontem e com dois golos nestes dois jogos. Pauleta, e Zicky também foram utilizados, jogaram bem, no caso do Zicky melhor neste último jogo que no anterior, mas bom desempenho dos nossos leões, com Portugal a mostrar que joga bem sem o Ricardinho e mesmo sem selecionador. Taynan já tinha jogado no outro jogo frente à Bielorrússia e neste não só voltou a jogar como foi mesmo titular. Jogo ainda mais tranquilo para o Cazaquistão, vitória ainda mais esclarecedora e o Taynan além da titularidade foi um dos melhores neste jogo. Um golo e 4 assistências para golo, ou seja, Taynan em grande com ligação a 5 dos 6 golos da seleção Cazaque. No caso do Alex Merlim, o nosso leão italiano foi titular nos dois jogos, no primeiro na vitória por 2-4 sobre a Finlândia em que ele esteve bem com duas assistências para golo, sempre muito ativo e interventivo no jogo. No jogo de ontem uma vitória sobre a Bélgica por 4-1, e o nosso Merlim voltou a estar muito bem, desta vez ainda mais importante com um golo. Por isso os nossos leões a estarem muito bem nas respetivas seleções, golos, assistências, boas exibições e ninguém lesionado.

Passando das seleções vamos a números. Se sem Cardinal se fala muito dos homens golo do nosso Sporting, eu coloco alguns números e dados para se perceber como eles estão em grande forma. Falando de Cavinato, é melhor marcador das grandes ligas! Em todas as outras os melhores marcadores estão abaixo dos 30 golos de Cavigol. Em Itália Arlan leva 27 golos, em Espanha Dani Saldise leva 18, na Rússia Sergei Abramov leva 21 golos, no Cazaquistão Edson dos Santos leva 23 e em França Ronny Zakehi leva 21, só por aqui temos noção que a nível europeu o Cavigol é o homem golo. O nosso Cavigol leva 33 golos em 26 jogos no total, o Arlan em Itália leva 31 golos em 20 jogos, Saldise em Espanha leva 19 golos em 21 jogos, Sergei Abramov na Rússia leva 27 golos em 22 jogos e Ronny Zakehi 21 golos em 18 jogos, por aqui também se percebe como o nosso homem golo tem uma média brutal de golos por jogo. Destes só o Arlan, o Saldise e o Abramov são Pivots, e é aqui que entra a comparação com o nosso Pivot titular, o Rocha. Muitas vezes se desvaloriza o Rocha, mas os números dele são de 15 golos em 23 jogos na nossa liga e um total de 16 golos em 25 jogos, ou seja, é evidente que está em crescendo, se não bastasse ver os jogos, os próprios números indicam isso. O Rocha só foi titular ao segundo jogo, e marcou 2 golos nos seus primeiros 5 jogos, se formos aos seus últimos 5 ele leva 7 golos, podemos perceber ainda mais indo aos 10 primeiros jogos onde marcou 6 golos e nos últimos 10 jogos leva 9 golos. É evidente a melhoria do Rocha ao longo da época, como eu já aqui escrevi e como podemos ver também no desempenho dele, ele está em crescendo e nos momentos decisivos ele vai estar em grande forma.

Na próxima sexta-feira regressa a nossa equipa, vamos receber o Burinhosa no pavilhão João Rocha, às 21 horas. Este Burinhosa está longe de outros anos, estão em antepenúltimo lugar, a lutar para não descer. A equipa treinada por Nuno Veiga mistura muita juventude, como no caso do Sévio, com jogadores mais experientes como o Ciro, fixo que já jogou no Braga. Equipa que já surpreendeu o Braga e o Elétrico, 3-0 e 2-1 em Alcobaça e no último antes da paragem empataram também em casa frente ao Caxinas, por isso e apesar das goleadas já sofridas é uma equipa que num dia bom pode conseguir roubar pontos a equipas mais fortes, porque se marcarem primeiro vão se fechar como poucas equipas conseguem fazer. Regresso de seleções, vamos ver alguma rotação, eu estou com esperanças de que o Hugo Neves seja lançado e tenha muito mais tempo de jogo. Em circunstâncias normais a nossa diferença para o Burinhosa é enorme, e por isso o esperado é um jogo tranquilo e com um resultado largo. Depois deste jogo vamos ter Benfica na Luz e o Portimonense em casa, por isso não podemos facilitar neste jogo nem pensar nos jogos seguintes e se Hugo Neves e outros aproveitarem bem este jogo com o Burinhosa, podemos e devemos chegar ao duelo com o nosso rival na liderança, com mais opções para Nuno Dias e com mais uma goleada aplicada. Sexta vai ser dia de futsal!

Por esta semana é tudo, o nosso dia do futsal regressa para a semana com mais momentos excelentes das nossas equipas. Obrigado a todos e um ótimo dia do Futsal para todos!

*às quartas, o Zé Ricardo mostra que está mais atento que o mister Nuno Dias e traz-nos todas as novidades do Futsal