O Sporting ganhou à justa e com justiça, na deslocação a Tondela e há duas formas de olhar para mais uma partida de esforço, dedicação e eficácia: estes gajos não podem ganhar sempre assim vs não vale a pena, estes gajos acabam sempre por ganhar. Que esse seja um problema na cabeça dos adversários, enquanto nós continuamos de 3 em 3 sempre a somar

golotondela

“No início da época passámos entre os pingos da chuva, agora todos os adversários querem ganhar ao Sporting”. As palavras de Rúben Amorim fazem todo o sentido, mas, parece-me, depois do jogo de ontem, muitas vezes uma repetição do que se havia visto frente ao Santa Clara, a pergunta que se impõe é: “e o que é que o Sporting vai fazer para continuar a dar a volta à situação, agora que se percebeu que as equipas nos defrontam com um primeiro objectivo – retirar-nos profundidade, retirar-nos miolo e obrigar-nos a jogar pelas laterais”?

Foi o que aconteceu ontem. Outra vez. E foi uma carga de trabalhos para chegar ao golo. Outra vez. Não foi preciso chamar Coates, que Tiago Tomás, um puto que a dez minutos do fim fuzilou a baliza de Trigueira depois de ter chamado a si a responsabilidade de tentar concluir os outros dois lances de golo iminente criados pelo Sporting, ainda na primeira parte: num, viu o defesa tondelense fazer o corte da sua vida, no outro deixou a nação Sportinguista de mãos na cabeça ao ver a sua atirar por cima uma bola que só queria o aconchego da rede.

No resto do tempo, o Sporting não conseguiu sair do espatilho. Claro que é horrível jogar com uma equipa estacionada no seu meio-campo e que até escala um jogador para marcar ao homem Pedro Porro e outro para fazer o mesmo assim que a bola se aproximasse de Palhinha. Mas vai voltar a acontecer. E o que não pode voltar a acontecer é insistirmos num onze que, face a esta forma de estar do adversário, fica manietado desde o primeiro minuto.

Obviamente que faz uma diferença enorme imaginar este tabuleiro com Paulinho como a peça mais adiantada do nosso xadrez (e a carrada de nervos que me sobem quando penso que foi contratado com uma lesão mal curada). Obviamente que faz uma diferença enorme imaginar que a presença desse 9 liberta Tiago Tomás para ser explosivo, como foi naquele lance em que galgou mais de um metro de atraso em relação ao defesa e foi travado à porrada. Mas quando enquanto não podemos arrumar assim o tabuleiro, temos que perceber, por exemplo, que, sem espaço e sem profundidade, Nuno Santos pouco mais oferece do que compromisso e dedicação. Ou que mandar João Mário fugir para junto da ala, tentando escapar ao povoamento, retira cérebro à equipa e ainda deixa em maiores dificuldades Pedro Gonçalves, completamente órfão de com quem trocar a bola. E deveríamos perceber que, se Paulinho não conta (para já), há nomes como Daniel Bragança ou Jovane que podem oferecer mais à equipa e que podem trazer o factor com que os adversários não contam.

Claro que isto vale o que vale enquanto continuarmos a de 3 em 3 a somar, mas, ontem, dei por mim a não saber lidar com a possibilidade de perder dois pontos frente a uma equipa fraquinha e unicamente empenhada em defender. Pior, quando, ali a meio da segunda parte, perdemos duas bolas ridículas a sair a jogar pela esquerda, dei por mim a não saber lidar com a possibilidade de levarmos um golo às três pancadas de uma equipa fraquinha e unicamente empenhada em defender. Espero que Ruben Amorim tenha sentido o mesmo e que algo mude na segunda etapa de montanha.

Sim, numa semana em que se falou de ciclismo e de títulos recuperados frente a adversários dopados, tenho para mim que Tondela foi a primeira de sete etapas de uma escalada que terminará no Bom Jesus de Braga.

Jornada 23
Tondela – Sporting 0-1
Benfica – Boavista 2-0
Porto – Paços Ferreira
Famalicão – Braga

Jornada 24
Sporting – Guimarães
Braga – Benfica
Portimonense – Porto

Jornada 25
Moreirense – Sporting
Porto – Santa Clara
Farense – Braga
Benfica – Marítimo

Jornada 26
Sporting – Famalicão
Tondela – Porto
Braga – Bsad
Paços Ferreira – Benfica

Jornada 27
Farense – Sporting
Benfica – Gil Vicente
Nacional – Porto
Rio Ave – Braga

Jornada 28
Sporting – Bsad
Porto – Guimarães
Braga – Boavista
Portimonense – Benfica

Jornada 29
Braga – Sporting
Moreirense – Porto
Benfica – Santa Clara

Começámos bem e temos a certeza que manteremos os perseguidores à mesma distância. Se tiver que ser sempre assim, com dores de cabeça e apertos de coração… que seja.

clica aqui para ouvires a banda sonora desta escalada