Em dia de dérbi, uma nova quarta-feira do futsal, desta vez ainda mais especial, e já equipado a rigor, para um dia de futsal aqui, na Tasca do Cherba ainda mais especial. As nossas equipas venceram, voltámos a ter o rolo compressor no masculino e no feminino uma vitória na raça, mas marcada por mais uma falta de respeito para com a equipa. Venham daí!

Feminino
Começamos pelo nosso futsal feminino, que mais uma vez foi tratado como se não existisse, mas já lá vamos, primeiro as coisas boas. O Sporting recebeu e venceu o Póvoa Futsal por 4-3. Jogo complicado, Rui Casanova voltou a montar uma boa estratégia e conseguiu criar problemas à nossa equipa. Começámos a perder, o Póvoa abriu o marcador através da ala, Marta Dias, que voltou a marcar. Sofremos este golo, mas fomos atrás, assumimos o jogo e tentámos marcar e dar uma resposta imediata. Não passou muito tempo e chegámos ao golo, minuto 10, 4 minutos depois de sofrermos o golo, surge pela primeira vez no jogo a nossa Cristiana Gonçalves, deu o empate na partida e abriu o livro para o que viria a ser um grande jogo da Cristiana.

Novamente o Póvoa, não se intimidou e 4 minutos depois responde. Golo da ngela Viana, a Pivot do Póvoa, voltou a marcar neste campeonato, colocando o Póvoa em vantagem nesta partida por 1-2. Mais uma vez a nossa resposta não tardou, e voltámos a marcar, bela resposta, boa reação e bis da Cristiana Gonçalves aos 19 minutos. Empate na partida, que se mante até ao intervalo. Reatamento do jogo e o equilíbrio mantinha-se, nada mudava, grande luta com o Sporting por cima, mas jogo muito disputado. Tal como no primeiro tempo, quem marcou primeiro foi a equipa visitante. Golo ao minuto 29, desta vez a ala, Lisbeth Miranda a marcar o seu quinto golo da temporada, e a colocar o Póvoa na frente por 2-3. Animava ainda mais a partida e aqui fomos ainda mais para cima, resposta ainda maior e mais intensa e chegámos ao golo. A Cristiana Gonçalves a fazer o terceiro golo da contagem pessoal, empatando o jogo e nós ainda mais por cima no jogo. Daí até ao final, deu mais Sporting e a inevitável Ana Alves marcou o golo da vitória ao minuto 37. Vitória suada, obtida na raça e mesmo sem ninguém do clube querer saber delas, elas voltaram a dar tudo e a vencer. Com esta vitória mantemos a liderança na fase de manutenção, agora com 22 pontos, mais 6 que as segundas classificadas, o Águias Santa Marta.

Passando para o negativo, mais uma vez um jogo sem transmissão, verdade que tivemos outros jogos, podíamos e devíamos ter uma solução para estes jogos, como uma app (eu sei, demasiado irreal para o nosso Sporting), ou com transmissões em direto nas diversas redes sociais, aproveitando dessa forma para divulgar e dar mais espaço para mais modalidades. Agora se estas opções são irreais, e existiram várias transmissões naquele horário e por isso foi uma escolha de grelha, tudo o resto que aconteceu, não foi. Isto porque o Sporting se esqueceu completamente da equipa, as leoas não tiveram direito a um único tweet, a um único story, a uma única publicação. Nada foi feito, nada foi escrito, nem no princípio, nem no fim do jogo. Foi como se o jogo não tivesse acontecido. É triste isto acontecer em qualquer clube, no Sporting é ainda mais. Isto é intolerável e não é digno do Sporting. Infelizmente, nas últimas semanas tenho me repetido nas críticas, esta semana atingiu um novo marco pela negativa. Eu queria, e elas mereciam muito mais, que eu falasse dos jogos e de apenas delas, mas o Sporting continua semana após semana a ignorar uma equipa, que nunca baixou os braços, que sofre e está numa zona que não é digna do clube, por culpa do acumular de erros dos dirigentes, e mesmo assim, honraram e honram a cada jogo a camisola e o nosso símbolo. Independente de jogarem bem ou mal, são uma equipa do Sporting, mereciam todo o respeito e nunca isto que se assistiu esta semana. Mau demais e isto não é o Sporting. Mais respeito pelas nossas leoas, é o que se pede.

A leoa que apresento esta semana é a Sara Tavares, fixo da nossa equipa. A Sara, é natural de Oliveira de Azeméis, começou aos 13 a prática do Futsal de forma federada, no GDC Lordelo, equipa do concelho onde a Sara morava, e desde cedo a Sara deu nas vistas, chegando mesmo à seleção distrital. Do Lordelo surgiram os primeiros interessados e ela saí para o GCR Ossela, a primeira mudança na carreira da Sara, e onde ela fica durante 4 anos. Mais uma vez é presença nas seleções distritais, jogando vários torneios distritais, como o torneio protocolar de sub-17, que se realizou em Leiria, e onde a Sara deu nas vistas. Depois destes4 anos, a Sara muda-se para o Lusitânia de Lourosa, aqui ela dá tanto nas vistas que o Sporting a vai buscar para jogar nas juniores em 2013-2014. O talento era tanto, que não tardou a ser chamada para a equipa sénior, e no ano seguinte ela acaba por ficar em definitivo na equipa principal. Era a segunda época que tínhamos futsal, a Sara foi das jogadoras que mais se destacou, mas ficou apenas este tempo na primeira passagem. Isto porque a Sara, acabou por ser recrutada pelo Benfica. Na equipa da Luz, ficou apenas uma época e acabou por se mudar para o Quinta dos Lombos e foi aqui que esteve 4 épocas. Nos Lombos foi sempre uma peça importante, sempre uma jogadora fundamental, chegando a ser mesmo a totalista da equipa. Como a primeira passagem foi curta demais, e como ela se continuava a destacar, esta época ela acaba por regressar ao Sporting, segunda passagem pela nosso Sporting e tem estado a mostrar o porquê deste regresso. Peça importante para Rui Ferreira, que tem na Sara uma fixo, com um entrega e um capacidade muito grande, a juntar a isso, toda a sua qualidade.

sara tavares

Masculino
Sobre o Masculino, não existe muito a dizer. Recebemos e vencemos o Burinhosa por 8-1. Começámos a perder, mas reagimos rapidamente e transformámos o jogo num festival de golos e de classe da nossa equipa. A primeira coisa que saltou à vista foi a convocatória do Taynan, que como escrevi, tinha jogado pelo Cazaquistão, não estava lesionado e estava afastado por motivos pessoais. Os motivos, eram basicamente a questão salarial e a renovação de contrato, como a Maria Pinto Jorge e o Duarte Pereira da Silva revelaram no Leonino (ler aqui). Muito triste um jogador estar parado por estes motivos, e ainda pior ser necessário um órgão de comunicação social vir revelar o que era mantido em segredo, para o jogador voltar à convocatória e a jogar.

Voltando ao jogo, nem entrámos muito bem, sofremos o golo, mas fomos para cima e realmente foi um festival. Não demos a mínima hipótese e mostrámos que todos os nossos jogadores disponíveis estão prontos para o dérbi. Burinhosa sem o Xisto, o pivot da equipa, marcaram contra a corrente da equipa, mas cometeram muitos erros e ficou mais que evidente as diferenças entre as equipas. Merlim e Guitta bisaram, pois é, um dos pontos altos deste jogo, foi o bis do nosso guarda-redes. Depois, Diogo Santos voltou a calçar, o jovem ala jogou vários minutos. Nos jovens o grande destaque é o Hugo Neves, somou muitos minutos, jogou muito bem e marcou um belo golo. Além do golo, a forma como festejou foi algo que também ficou muito na retina (ver aqui).

Mas realmente só deu Sporting, por isso destacar o Rocha que voltou a marcar, Erick que descansou e bem nesta partida, Zicky cada vez em melhor forma, Neves a aparecer muito bem e destacar o Taynan que regressou com uma assistência e a provar que vai ser um “reforço” muito importante para o que nos resta da temporada. Continuamos líderes, agora com 71 pontos, mais dois que o Benfica.

Agora uma semana muito complicada, hoje, é dia de dérbi, vamos ao Pavilhão Fidelidade enfrentar o nosso rival e domingo recebemos o Portimonense. Entramos hoje nas últimas 5 jornadas da Liga Placard e hoje vamos disputar o jogo que vai valer a liderança da fase regular. Dia de jogo grande, dérbi é dérbi, mas vamos enfrentar um Benfica com muitas lesões, distante do que vamos ter nas finais. Eles vão jogar sem Roncaglio, o André Sousa está lesionado e por isso se jogar, vai ser limitado, mas não deve jogar, por isso o mais provável é que jogue o jovem Martim Figueira e o suplente deve ser o André Correia, que eles “resgataram” do Elétrico. Além dos guarda-redes, o Henmi está de fora e o Tayebi não vai jogar e ninguém sabe o que se passa com ele. Por isso devem jogar com o Martim na baliza, o Fábio Cecílio a fixo, Robinho e Chiskala nas alas e o Fits no meio.

Volto a frisar, vai ser um grande duelo, mas pelas lesões e porque vamos ter em breve a Taça da Liga, é muito provável que seja um jogo intenso, mas distante do que vão ser os jogos do título. O duelo de treinadores vai voltar a ser o diferencial, a forma como Nuno Dias consiga fugir do jogo habitual de Joel Rocha vai ditar o nosso sucesso nesta partida.

Depois, temos o duelo com o Portimonense no domingo. Os algarvios, contam com os ex-Sporting Paulinho e Divanei, o Caio Ruiz que vai ser nosso reforço, Wendell que é um jogador muito interessante e o Júnior, um dos melhores jogadores da nossa liga e que está a fazer acontecer um dérbi para ver quem o consegue contratar. Agora os algarvios jogam bem, equipa forte, que já roubou pontos ao Benfica e que nos últimos 5 jogos apenas perdeu um. Um duelo que se vai tornar mais complicado porque vamos jogar depois do dérbi de hoje, menos dias de descanso e vai exigir mais da nossa rotação, que vai no domingo ter um novo grande teste.

Vamos Sporting!!! E até para a semana!

*às quartas, o Zé Ricardo mostra que está mais atento que o mister Nuno Dias e traz-nos todas as novidades do Futsal