Dia de Futsal, aqui na Tasca do Cherba. Esta semana, a conquista da Taça da Liga é o que marca a atualidade e por isso mesmo vamos dedicar muito aos jogos desta Taça da Liga e ainda como sempre, falar das nossas Leoas. Por tudo isto, venham daí que vamos ter muito para degustar.

Masculino
A Taça da Liga voltou a ser nossa, fomos até Sines ser muito melhores e vencer mais uma vez a Taça da Liga, deixando uma excelente imagem. Começámos estes 3 dias, na sexta-feira onde derrotámos o Portimonense, num jogo como esperado bem diferente do que aquele que tivemos no Pavilhão João Rocha. Depois um duelo com um Fundão muito bem trabalhado por Nuno Couto e por fim a vitória na final frente ao maior rival.

Quartos-de-final frente ao Portimonense
Nos quartos encontrámos uma equipa que tínhamos acabado de golear e que queria, em primeiro lugar, deixar uma outra imagem e em segundo lutar lutar por algo mais e sonhar assim com a Taça. A equipa de Portimão entrou melhor, já a mostrar o verdadeiro Portimonense e a primeira parte foi mesmo muito equilibrada. Não foi um jogo fácil, foi Merlim a desbloquear a partida, o golo foi do Júnior na própria baliza, mas acaba por ser Merlim e essa boa jogada que desbloqueia o jogo. No segundo tempo, o equilíbrio continuou, pelo menos até ao empate. Deu mais Sporting no segundo tempo, tivemos mais bola e fomos conseguindo criar mais chances. Pany voltou a ser um elemento preponderante, é ele que marca e é ele que volta a desequilibrar muito o jogo, a velocidade dele neste jogo fez a partida animar. Guitta voltou a ser fundamental, foram várias as vezes que foi chamado e ele respondeu muito bem, sempre ótimas defesas e a que saltou mais à vista, foi a que segurou o 3-2, quando ele estava adiantado no terreno, o Portimonense recupera e atira à baliza e o Guitta em esforço e de carrinho faz uma defesa quase impossível.
Voltámos a ter uma equipa a tentar o 5×4 contra nós e a não ter sucesso.
O jogo não foi nada fácil, muita luta e um dos destaques já nesta partida foi o Zicky, que entrou, marcou e tranquilizou o jogo. Boa vitória e já a primeira demonstração de qualidade.

Meias-finais frente ao Fundão
Depois só nos restava um passo para a grande final, sábado, meia-final e um duelo onde tínhamos pela frente um Fundão com muitas soluções e muito forte. Entrámos mais fortes do que no dia anterior, a querer marcar cedo e foi isso mesmo que aconteceu. Remate de Merlim que o Mário Freitas acaba por desviar, mais um azar e vantagem para nós. Foram-se acumulando várias oportunidades, Luan sempre muito bem na baliza do Fundão, foi sem dúvida um dos homens do jogo e nós íamos estando melhor, com mais oportunidades, mas sempre com o Fundão à espreita.
Um dos pontos negativos neste jogo, foram as muitas faltas, chegámos cedo às quintas faltas nesta partida e isso condicionou o nosso jogo nas duas partes. Fundão cresceu sempre atingimos esse número, era normal, ainda mais uma equipa como este Fundão tão bem trabalhado.
Neste jogo a primeira parte foi do Sporting, Guitta sempre a ser chamado a intervir e sempre a defender. No segundo tempo, voltámos a entrar bem e não demorámos para chegar ao segundo golo. Remate de Merlim, que o Luan defende e o Rocha atento atira na recarga para a baliza. Depois disso o Fundão cresceu e deu uma excelente resposta, marcaram dois golos seguidos, o primeiro fruto de uma enorme jogada do Gonçalo Meira que rematou ao poste e o Tomás Paçó azarado acaba por meter a bola dentro da baliza e depois um livre. Bola parada muito bem trabalhada que o Mário Freitas marca para se redimir assim do autogolo.
Sporting acordou com estes dois golos do Fundão, fomos para cima e tirámos a iniciativa de jogo ao Fundão. O 3-2, surge em mais uma bola parada cobrada pelo Mago Merlim que cruza para o Tomás Paçó que remata de primeira com a bola ainda no ar. Erick fez o 4-2 que nos tranquilizou neste duelo. Fundão uma vez mais a mostrar bom futsal, mas erámos nós que estávamos na final.

Final frente ao SL Benfica
Na final, vencemos por 6-2, eu já falei deste jogo, muito a quente é verdade, mas falei. Além de tudo o que já disse é preciso destacar mais o jogo do Guitta, foram 25 defesas e muitas delas de grau de dificuldade elevado, muitas vezes o nosso guardião a ser chamado ao jogo e como sempre a mostrar toda a sua qualidade. Destacar ainda mais os miúdos,
quase todos a dar uma bela resposta para todas as dúvidas que foram existindo. O Zicky é um senhor pivot e nas mãos de Nuno Dias só vai crescer, o Tomás Paçó teve o azar do autogolo e respondeu muito bem, com uma boa exibição e um golo. Dos mais novos, o Hugo Neves ainda vai ter as suas oportunidades para se mostrar e o Bernardo Paçó vai ter o seu tempo.

Como eu disse na segunda, a resposta foi para todos, provámos que podíamos bater o Benfica, com um jogo em que Nuno Dias soube jogar muito bem e montar uma estratégia ótima, dando por vezes a posse ao Benfica e com isso impedindo que ficassem confortáveis na defesa.

Agora pausa para as seleções, vamos ter 6 leões na seleção portuguesa (João Matos, Tomás Paçó, Erick, Pany, Pauleta e Zicky), que ninguém se lesione, mas esta chamada pode ser uma ajuda aos nossos jovens, que já estão motivados e a jogar bem, por isso e serem chamados e jogarem na seleção podem acabar por regressar ainda mais motivados. Pegando na questão da motivação, estamos a 3 jogos da UEFA Futsal Champions League. Primeiro Belenenses fora, depois o Caxinas em casa e depois o Elétrico fora. Esta equipa com a vitória na Taça e com o momento atual está com a moral em alta e mesmo sendo muito complicado o duelo com o KPRF, podemos sonhar, eles fazem-nos acreditar e podemos esperar um grande jogo e uma equipa com capacidade para vencer, seja
pela qualidade, seja pela força e superação. A Taça é nossa, reforçámos ainda mais o estatuto de equipa mais titulada do Futsal português e uma das maiores a nível mundial.

Feminino
No feminino, não tivemos jogos, mas eu trago uma pequena análise que reflete a qualidade da nossa equipa nesta altura e o nosso momento de forma.

Nós olhamos para os números e a nossa equipa leva 44 golos marcados, quase o dobro do Chaves que é são as segundas classificadas. Para se entender estes 44 golos, fazem das nossas leoas o segundo melhor ataque nesta altura no futsal feminino, com noção de que estamos a jogar na fase de manutenção, mas com números que nos colocam como o segundo melhor ataque nesta altura, isto porque do Benfica para baixo ninguém chegou aos 30 golos marcados na fase de apuramento de campeão. Na questão defensiva, algo similar. Somos a segunda melhor defesa a nível nacional no futsal feminino, estamos com 12 golos sofridos apenas, mais 2 que o Benfica que é a melhor defesa.

Estes números, com a noção total do contexto das equipas, demonstram realmente a nossa qualidade e o nosso momento de forma, isto porque o Chaves é uma equipa que como se viu na primeira fase podia estar na fase de apuramento de campeão. Colocando no frente a frente as nossas Leoas com as rivais, no total de jogos, já contando com a nossa primeira fase menos boa. Nós estamos com 4,24 golos de média por jogo e de 2,41 nos golos sofridos por jogo, o nosso rival tem 7,22 golos de média por jogo e 0,94 nos golos sofridos. Se formos ao Nun´Alvares, que são as segundas classificadas, podemos ver que elas têm 4,33 golos de média por jogo e 2,22 nos golos sofridos.

Analisando estas médias podemos entender que a nossa equipa acaba por estar ao nível de outras equipas, mesmo das mais fortes. Podíamos estar na fase de apuramento de campeão e a discutir os primeiros lugares. Mesmo com jogos menos bons na primeira fase, conseguimos dar a volta e nesta fase jogamos muito bem e vamos crescendo de jogo para jogo.

Neste sábado voltamos aos jogos, vamos defrontar o Águias de Santa Marta no Pavilhão Municipal de Novelas em Penafiel, a contar para a 10ª jornada desta fase de manutenção. O jogo vai se realizar pelas 19 horas deste sábado. Falando deste Águias de Santa Marta, são as terceiras classificadas, levam o segundo melhor ataque nesta fase e a terceira melhor defesa. Uma equipa que joga sempre com pelo menos uma Pivot, jogam com uma referência na frente, no caso a Pastel, uma jogadora experiente e que nesta época já leva 7 golos. No banco têm a jovem Pivot, a Andreia Gonçalves, que já leva 8 golos nesta época e que se esta a afirmar na equipa e no futsal português. A base da equipa são 3 jogadoras, a guarda redes Catarina Martins, já uma guarda-redes experiente e com muito futsal nas pernas, depois a capitã Diana Sousa, uma fixo de qualidade e que é jogadora com passado nas seleções jovens, uma fixo que é preponderante nesta equipa, por ser um pêndulo no jogo e na forma de jogar do Águias. Destacar ainda a Diana que leva 13 golos em 15 jogos, não é algo muito visto, uma fixo ter tantos golos, mas diz bem do peso que ela tem na equipa. Por fim, o terceiro elemento que é muito importante nesta equipa, é a Olga David, também ela uma fixo. Aqui podemos ver, que jogam com duas fixos e depois, ou uma universal como a Sílvia Batista, ou com uma ala/pivot como a Joana Barbosa ou a Susana Gomes, jogam em dois dois e são uma equipa com muita experiência e bem trabalhada por Emanuel Moreira.

Captura de ecrã 2021-04-01, às 07.57.24Para fechar, apresento-vos a Catarina Neves. A Catarina é uma jogadora que pode jogar a ala e a fixo, mas é uma transmontana de gema, foi lá que começou a dar nas vistas no mundo do Futsal. Começou a jogar em Bragança, no FC Mãe de Água onde as exibições foram de tal nível que ela acaba por estar apenas um ano nesta equipa e saí para o Habinordeste ACD, também uma equipa em Bragança, mas já com outro peso no futsal distrital. Depois de dois anos no Habinordeste ACD e onde a Catarina foi mostrando muita qualidade, ela salta para o Pioneiros BFC, mais uma equipa de Bragança. Nesta altura já era uma jogadora que começava a dar nas vistas a nível distrital, mas também já a nível nacional. Uma época passada no Pioneiros BFC e ela volta a mudar-se para o ADCE Diogo Cão, mudança para Vila Real para uma equipa com objetivos altos. Foram 4 anos em Vila Real, algumas conquistas e a prova definitiva para os clubes da primeira divisão.

Nesta altura a Catarina dá o salto, vai para o Quinta dos Lombos, onde fica uma época e onde acaba por não jogar o que queria, por isso mesmo volta a mudar-se e vai para os Leões de Porto Salvo. Duas épocas em Porto Salvo, onde se mostrou, onde se afirmou ainda mais. As boas prestações em Porto Salvo valeram o regresso aos Lombos onde esteve por 3 épocas, assumindo um peso muito maior na equipa, onde marcou alguns golos e onde foi jogando sempre, mostrando a sua versatilidade e a sua qualidade. Na época passada estava na Torre Laranja, na segunda divisão e onde era peça fundamental. Nesta temporada leva 14 jogos, muitas vezes é uma das armas secretas de Rui Ferreira que a lança para segurar o jogo, para dar tranquilidade e mais experiência, mas sempre com muita
qualidade. A Catarina, transmite segurança, defende muito bem, não é uma goleadora, mas é uma peça muito importante no grupo.

Por esta semana é tudo. Uma Taça que nos deixou ainda mais confiantes e um fim de semana onde vamos ter as nossas Leoas a dar mais uma prova de toda a sua qualidade. Por isso, como sempre, até à próxima quarta-feira, para mais um dia de Futsal aqui na Tasca do Cherba.

*às quartas, o Zé Ricardo mostra que está mais atento que o mister Nuno Dias e traz-nos todas as novidades do Futsal