A formação é um tema recorrente do nosso Sporting, está no nosso ADN e no futsal não é diferente. Nuno Dias sempre apostou na formação, basta recordar os vários exemplos que fomos tendo ao longo dos anos: do Gonçalo Portugal ao André Galvão, até agora aos irmãos Paçó, são inúmeros os exemplos de jogadores lançados.

Nuno Dias como falei ajudou a que a formação tivesse outro peso, porque ao longo dos anos foi lançando e apostando em vários jovens. Exemplo do Edgar Varela que mesmo com todas as estrelas acabou por conseguir ir somando minutos e por evoluir como jogador. Se em alguns momentos se foi questionando sobre a qualidade e principalmente sobre a passagem da formação para seniores, com os vários exemplos de talentos que se foram perdendo ou que acabaram por nunca dar o salto, estes últimos anos têm vindo a comprovar que muitas das dúvidas do passado já não fazem sentido, isto porque basta ver os muitos jogadores lançados que evoluem e que se conseguem adaptar à realidade de jogar ao mais alto nível.

Eu falei antes do André Galvão, foi um jogador que se colocou muitas dúvidas sobre ele e na verdade só precisou de ir jogando, atingiu a maturidade e neste momento é um dos melhores Pivots da Liga, o mesmo podíamos falar de Mário Freitas, jogadores de posições diferentes, que os treinadores apenas olhavam para eles para um único papel e que neste momento se revelam jogadores completos em cada uma das funções.

A questão da formação sempre esteve presente, desde os tempos em que o Miguel Ângelo era uma promessa do nosso futsal, até ao momento atual. Ainda mais para esta época onde se colocaram muitas dúvidas no desinvestimento, nesta aposta tão grande em jovens jogadores, foram muitas as questões mesmo sobre alguns dos jogadores que são nesta altura destaques na nossa equipa como o Zicky. A aposta revelou-se de sucesso, podemos ver a qualidade destes jogadores, desde o Zicky ao Tomás Paçó, a capacidade já lá estava, bastava a aposta e o trabalho e esta integração e desenvolvimentos destes talentos ser tão rápida é muito pelo nosso treinador, falamos de Nuno Dias que consegue desenvolver jogadores como poucos outros treinadores. O nosso treinador permite que se olhe para a formação com outros olhos, isto porque voltando a frisar, o talento existia e existe, mas ter Nuno Dias ajuda muito a que estes jovens apareçam na equipa e que não demorem para mostrar as suas capacidades.

Alguns como foi o caso do Erick, do Pauleta, mesmo do Hugo Neves, precisam de rodar, nem todos vão ser como o Zicky e por isso podemos agora falar da questão da próxima época. Vão ser muitas as saídas, muitas as alterações e a aposta na formação vai aumentar ainda mais. Falamos de jogadores como o Wesley, tem se vindo a afirmar nos Leões de Porto Salvo, tal como ele o Daniel Machado, dois alas que tem assumido grande protagonismo numa equipa que tem muitas soluções. Além destes jogadores, temos ainda o Sévio Marcelo, são três exemplos de jogadores que foram rodar e que têm vindo a crescer muito nestes empréstimos. Dentro dos jogadores ainda na formação, temos o Diogo Santos que já jogou e tem sido aposta, mas ainda o Edson Soares, um ala com muito futuro ou ainda o Hugo Freitas, um Pivot que se tem vindo a afirmar na formação, por isso mesmo sabemos que o nosso futuro é muito risonho e está repleto de talentos.

No feminino não é diferente, a aposta sempre foi existindo, foram também vários os casos ao longo dos últimos anos. Falo de jogadoras como a Matilde Ferreira que eu já apresentei aqui, mas neste momento são várias as que saltaram da nossa formação para a equipa principal. Jogadoras como a Carolina Pedreira ou a Inês Custódio, jogadoras de muito talento e de muito futuro, mas além delas temos Madalena Galhardo uma guarda-redes de apenas 18 anos e que já jogou por duas vezes está época, ainda na baliza a Carlota Galvão que tem apenas 17 anos e já leva 14 jogos esta época. Além de todas estas, temos ainda a Luana Gonçalves, uma fixo de 18 anos, a Jéssica Silva uma ala de 19 anos e ainda a Carolina Baptista, uma Pivot de 18 anos apenas. Falamos de jogadoras que Rui Ferreira tem vindo a integrar na equipa e que em todos os casos já foram somando minutos. Tal como no masculino podemos vir a ter uma aposta ainda maior da formação na equipa feminino e aí vão se colocar algumas questões, a principal é a se com isso vamos abdicar da luta pelo título nesta próxima época e criamos condições para todos estas e outras talentosas jogadoras crescerem e se desenvolverem e daqui a duas épocas apostar forte, isso vai ser uma grande questão para o verão. Agora o que podemos constatar é que existe muito talento, jogadoras com uma margem de progressão muito grande e que podem chegar muito longe.

*às quartas, o Zé Ricardo mostra que está mais atento que o mister Nuno Dias e traz-nos todas as novidades do Futsal