Na última jornada, ainda havia muito por jogar para algumas equipas e o impensável aconteceu! O Benfica perdeu na Maia, na casa do, até então, último classificado (que conseguiu assim a 3ª vitória da época), perdendo o 3º lugar para o Imortal que, por sua vez, ganhou ao FC Porto, após prolongamento.
Nós quisemos ser solidários com Benfica e Porto e perdemos também em Oliveira de Azeméis, frente à Oliveirense que, mesmo vencendo, não conseguiu ir além do 5º lugar, muito por culpa da vitória do Imortal frente ao FC Porto.

O Sporting começou o jogo com as suas principais pedras e tentou disputá-lo, mas, fruto das incidências do mesmo, acabou por ter que mudar muita coisa.
A Oliveirense levou a lição bem estudada e voltou a aplicar a tática que trouxe ao João Rocha quando nos visitou: atacar a defesa do Sporting com o bom jogo de 2×2 entre Barbosa e o seu poste, e defender intensamente quase todos os jogadores do Sporting, tendo menos preocupações com Travante Williams. E, desta vez, o plano resultou na perfeição!

Ofensivamente, aproveitavam as vantagens resultantes dos bloqueios directos e desse jogo de 2×2 que, em conjunto com muita rapidez e movimentações, conseguiam descobrir sempre caminhos para finalizar. Defensivamente, Fields não tinha espaço na área pintada, Diogo Ventura era bastante pressionado, de forma a retirar tempo de organização ao ataque e Ellisor estava muito tapado. João Fernandes era um dos poucos que ia encontrando espaço e Travante é Travante! Enquanto Travante esteve em campo, mantivemo-nos na corrida (fez 13 pontos no 1º período, mas acabou o jogo com apenas 15), mas assim que faz a 3ª falta a meio do 2º quarto, passou imenso tempo no banco (regressaria mais tarde, mas acabaria por sair com 5 faltas). Sem Travante em campo, com Ellisor tapado e Fields sem espaço para desequilibrar, o Sporting começou a baquear no ataque e a Oliveirense foi aproveitando, graças a uma boa selecção de lançamentos, que se traduzia em boas percentagens de concretização. A vantagem foi aumentando e os locais chegaram a ter 25 pontos de vantagem, mas a habitual garra leonina amenizou uma derrota pesada e que foi reduzida para apenas 11 pontos.
Shakir Smith foi chamado ao papel de protagonista do ataque do Sporting e não desiludiu, tendo sido bem coadjuvado por Diogo Araújo. Ambos terminaram com 26 e 19 pontos respectivamente.

No final, o Sporting perdeu por 87-76, tendo perdido em quase toda a linha em termos estatísticos. Olhando apenas para a folha estatística, verificamos que está tudo lá escarrapachado, o que torna fácil a realização do resumo deste jogo!

O Sporting obrigou Ellisor a jogar 37 minutos, tendo Amiel jogado apenas 8… Se era para perder, preferia ter poupado alguns jogadores, sendo Ellisor um deles, aproveitando para dar minutos à séria aos menos utilizados. Uma coisa é jogarem uns minutos frente ao Barreirense (com todo o respeito que essa formação me merece), outra é tê-los frente a uma Oliveirense que necessitava de vencer o jogo, até porque os playoffs estão já aí à porta!

Podemos olhar para este jogo de duas formas: 1) O Sporting viu a tática que a Oliveirense vai utilizar no futuro, se se voltarem a defrontar nos playoffs; 2) A Oliveirense já sabe que esta tática serve para derrotar o Sporting.
Caberá agora aos responsáveis do Sporting analisar o que se passou e agir em conformidade. De salientar que, desde que o basquetebol regressou, só tínhamos perdido uma vez com a Oliveirense – em janeiro de 2020, na final da Taça Hugo dos Santos.

Este fim de semana, começam os playoffs! Todas as rondas são à melhor de 5 e este será o emparelhamento até à final

IMG-20210422-WA0017

O Sporting vai encontrar o Vitória Sport Clube na primeira ronda, sendo que o Vitória é uma equipa que nos vai dar muito trabalho. O tipo de jogo do Vitória encaixa bem no nosso e eles vão tentar explorar os mesmos pontos que a Oliveirense explorou neste jogo. E têm armas para isso!

Sinceramente, acho que o Sporting vai ter mais trabalho para ultrapassar o Vitória do que o Porto e Imortal para ultrapassarem CAB Madeira e Lusitânia, respectivamente. Como tal, vou fazer aqui uma previsão de que o Vitória nos rouba um jogo e passamos, vencendo por 3-1. No final, a nossa qualidade irá prevalecer, mesmo que tenhamos algumas dificuldades.

Os jogos frente ao Guimarães têm data marcada para os dias 22, 24 e 29 de Abril.

No outro embate do nosso lado do quadro, o Benfica deverá levar de vencida a Oliveirense. Vai ser equilibrado, mas acho que o Benfica passa, vencendo também por 3-1. Na realidade, se havia equipa que eu queria evitar nestes playoffs, era precisamente a Oliveirense.

Do outro lado do quadro, os favoritos vão ganhar na primeira ronda por 3-0, sendo que o Imortal poderá perder um joguito. A prestação do Imortal nestes playoffs estará muito dependente do facto de poderem ou não contar com os seus dois americanos, que se lesionaram na final four da Taça de Portugal – Tyere Marshall e Jalen Jenkins.

Vai começar a altura das grande decisões, logo, está na altura de mostrarem do que são feitos! O Travante já deu o mote… Vamos, Sporting!

IMG-20210422-WA0018

*quando o nosso Basquetebol entra na quadra, o Tigas dispara um petisco a saber a cesto de vitória sobre a sineta