Depois da derrota no jogo 1, no Dragão Arena, o Sporting tinha de se mostrar mais certeiro na finalização e determinado em vencer o jogo seguinte, agendado para a passada quinta-feira, no João Rocha.

O jogo não começou de feição para os nossos, que entraram na partida e permitiram ao rival adiantar-se no marcador com dois golos de diferença e levar esse resultado para o intervalo da partida. Os nossos leões não deixaram de acreditar e fizeram uma segunda parte extraordinária. Começaram por virar o resultado para 5-2. O adversário ainda reduziu a desvantagem para 5-3, mas o Sporting voltou a ampliar a vantagem para o 6-3 final.

Sérgio Romero assinou um hattrick, Toni Pérez bisou no encontro e Alessandro Verona fez o outro golo da partida num grande lance individual. Com o empate neste playoff, os nossos leões poderiam deslocar-se à casa do rival no jogo 3 com maior conforto e também com um boost psicológico desta grande reviravolta.

No dia de ontem, o jogo foi totalmente diferente do anterior e o Sporting esteve sempre à frente na partida. Aos 6 minutos Gonzalo Romero adiantou o Sporting através da concretização de um livre direto, após ter sido mostrado cartão azul aos rivais. O Porto fez a igualdade através de uma grande penalidade, mas João Souto no mesmo minuto desviou um remate e colocou a bola dentro da baliza adversária. Os nossos leões foram a vencer por 2-1 no final do primeiro tempo.

Mal iniciou a 2ª parte e o adversário igualou o marcador, logo no primeiro minuto depois foi preciso esperar quase 10 minutos para o Sporting voltar para a frente, através de Alessandro Verona. Segundos depois, nova igualdade na partida, mas o Sporting, sempre a acreditar, desfaz a igualdade com novo golo do Alessandro Verona. A 10 minutos para terminar o encontro, o Sporting, através de Ferrant Font, faz novo golo e pela primeira vez esteve na frente do marcador da partida com 2 golos de diferença, que poderia ter aumentado para 3 golos se o remate seguinte de Ferrant Font tivesse sido considerado golo, uma vez que as imagens televisivas permitem confirmar que a bola entrou na baliza.

Não gosto de comentar lances de arbitragem. Sabemos que os lances do hóquei em patins são extremamente rápidos, mas existem 3 pessoas em campo que estão habituados e devem estar preparados para analisar este tipo de lances. Tal como outras modalidades é importante que a Federação Portuguesa de Patinagem, considere o recurso às novas tecnologias, de forma a se evitar lances como este. Na sequência do golo não assinalado, a contestação de Ferrant Font, valeu-lhe a amostragem do cartão azul que permitiu ao adversário beneficiar de um livre direto. Ângelo Girão defendeu o lance, mas logo de seguida, como o rival se encontrava em superioridade numérica, permitiu reduzirem a desvantagem no marcador.

Com o Porto a ter de arriscar tudo, com a troca do guarda-redes para jogador de campo, Gonzalo Romero apenas teve de acertar numa baliza deserta quando faltava apenas 1 minuto para terminar a partida e permitiu ao Sporting alcançar o resultado final de 6-4.

Com esta remontada de Leão, quer no jogo 2, na própria partida, como após o jogo 3 no playoff que lideramos por 2-1, o Sporting fica a uma vitória de ser Campeão. Esperemos que o próximo jogo, também ele jogado no Dragão Arena, nos permita a reconquista do título de Campeão Nacional, já no próximo domingo.

hoquei-fem

O Hóquei Feminino também se encontra de Parabéns. As nossas leoas já se encontram apuradas para as meias-finais do Campeonato Nacional, depois de vencerem as duas partidas frente à equipa do Stuart Massamá.

No primeiro encontro venceram fora por 2-1. Ana Catarina Ferreira adiantou o Sporting na partida logo no primeiro minuto da partida. As adversárias empataram a partida ainda durante o primeiro tempo, o jogo foi com igualdade no marcador para o tempo de descanso. No 2º tempo, Ana Catarina Ferreira fez o resultado final, ao apontar o seu 2º golo no encontro. Com esta vitória, bastaria a vitória no pavilhão João Rocha para garantir o acesso às meias-finais. O Sporting venceu por 6-2. Ao intervalo já vencia por 3-0 como golos de Rita Lopes e 2 golos de Ana Catarina Ferreira.
Sofia Moncóvio, ampliou o resultado para 4-0, no início do 2º tempo. As adversárias reduziram para 4-1. Sofia Moncóvio bisou na partida, a 5 minutos para terminar o encontro. Ana Catarina Ferreira completa o seu hattrick quando faltava um minuto para o fim, mas ainda permitiu um novo golo para a equipa visitante.

Nas meias-finais, o Sporting vai defrontar a Sanjoanense, com o primeiro encontro estar agendado já para esta quarta-feira e novo jogo agendado para o próximo domingo.

*às segundas, o Nuno Almeida irrompe pela cozinha da Tasca a patinar com mestria, pronto a temperar uma crónica sobre o nosso hóquei em patins