Pedro Gil está de saída do Sporting Clube de Portugal, após cinco temporadas de Leão ao peito. O capitão da equipa principal de hóquei em patins deixa o Clube por decisão do próprio, numa altura em que já tem 41 anos. Ainda assim, o hoquista ainda não assume o final carreira que começou em 1997/1998 e que o faz ser um dos grandes nomes da modalidade.

Com a listada verde e branca, o ex-internacional e capitão espanhol, seis vezes Campeão do Mundo e sete vezes Campeão da Europa, conquistou dois Campeonatos Nacionais, duas Ligas Europeias, duas Elite Cups e uma Taça Continental. “Saio muito feliz, embora me custe, naturalmente, sair. Mas é melhor sair após uma temporada assim e num ano histórico para o próprio Sporting CP. Aliás, até foi isso que me ajudou a tomar a decisão”, disse Pedro Gil ao Jornal Sporting, numa entrevista que pode ser lida na íntegra já a partir desta quinta-feira, confessando: “Saio porque quero. O Sporting CP queria que eu ficasse e até tinha mais um ano de contrato, mas acho que é o momento certo para me ir embora. Foram cinco anos maravilhosos, mas a última imagem é sempre a que fica e eu saí a ganhar”.

“Neste momento o Sporting CP é o clube número um do ranking mundial do hóquei em patins, que mais podia pedir? (…) Saio com o sentimento de dever cumprido. Consegui aquilo que queria e dei o meu contributo para que o Sporting CP, apoiado em tudo aquilo que as direcções nos deram, fosse crescendo. Por tudo isso, foi muito bom poder vir, viver este enorme Clube e sentir a grandeza que tem”, referiu.

Confessando que o Sporting CP foi o Clube que “melhores condições” de trabalho lhe proporcionou até hoje, Pedro Gil recordou os melhores e os piores momentos de Leão ao peito, admitindo que foi “um prazer e uma honra” envergar a braçadeira de capitão: “Foi um orgulho enorme. Isso deu-me, além da responsabilidade de liderar o grupo num clube tão grande, de levantar dois troféus – a Liga Europeia e o Campeonato Nacional. Vou orgulhar-me disso até ao último dia da minha vida”.

Perante tudo isso, Pedro Gil, que sempre deu tudo pelo Sporting CP dentro do rinque, despediu-se de forma agradecida: “Obrigado, por tudo”.