Regresso do nosso dia do futsal aqui na Tasca do Cherba, desta vez estamos aqui para falar das épocas de cada uma das nossas equipas e para começar já a falar das novidades que vamos tendo no futsal leonino, por tudo isso venham daí!

Futsal masculino
Perfeição histórica

O que podemos dizer sobre a época dos comandados de Nuno Dias? Venceram tudo, obrigado e bom dia. Mais a sério, falar desta última época é falar de uma temporada onde fizemos história, onde conseguimos mesmo depois de todos os feitos já alcançados ainda conquistar e fazer mais história. Conquistámos tudo o que havia para conquistar, todos os troféus tiveram como destino o nosso museu, mas além disso falamos de uma equipa que realizou 46 jogos, com 43 vitórias, 3 empates e apenas uma derrota que foi nas grandes penalidades e por isso não tivemos nenhuma derrota no tempo regulamentar.

A esses números impressionantes juntam-se outras estatísticas interessantes para evidenciar ainda mais a época incrível que tivemos:
– 34 vitórias em 38 jogos é um novo registo máximo, anteriormente este registo pertencia ao SLB de 18/19 quando conseguiram 32 vitórias em 36 jogos e ao Sporting de 12/13 quando conseguimos 32 vitórias em 34 jogos,
– além deste as 18 vitórias em casa são um novo registo máximo, as 16 vitórias fora representam um novo segundo melhor registo, o primeiro continua a ser nossa com as 17 vitórias conseguidas como visitantes em 12/13
– Em termos de golos, os 240 desta época, são um novo máximo na Liga Placard, os 127 golos marcados em casa entraram diretamente para segundo melhor registo da competição, o melhor continua a ser do Miramar com 151 na época de 97/98, depois ainda os golos fora, onde nesta temporada conseguimos com os 113 marcados um novo registo máximo.

Podíamos falar de vários outros registos, mas precisamos de recordar que esta época começou com muitas dúvidas por parte de muitos adeptos, que muitos duvidaram dos “miúdos”, que muitos duvidaram que esta equipa ia conseguir lutar com o super investimento dos vizinhos e ainda menos com os “tubarões” europeus, a verdade é que as duvidas aumentaram com a lesão do Cardinal, mas todas foram dissipadas quando vencemos campeões europeus, campeões das ligas mais fortes e derrotámos de forma inequívoca o super investimento dos nossos vizinhos. Foi tudo nosso, mas todas as conquistas tem um sabor especial para todos nós, isto porque foram todas fruto de um trabalho monumental, onde todas as dificuldades foram ultrapassadas, inclusive as duvidas e receios dos adeptos, onde se desenvolveram jovens que muitos achavam curtos para a nossa equipa a níveis de serem já dos melhores do mundo, além de que vencemos batendo recordes, reforçando ainda mais o estatuto de histórico do futsal mundial, onde se venceu a praticar o melhor futsal, onde nenhum trofeu nos escapou e onde no fim de contas foi mesmo tudo nosso, sob orientação do melhor treinador do mundo, do melhor adjunto do mundo, do melhor treinador de guarda-redes do mundo, com o melhor guarda-redes do mundo, o melhor jovem do mundo, o melhor jogador do mundo (Merlim) e com alguns dos melhores jogadores do mundo neste ano (falo principalmente do Panny), pois é, todas as dúvidas deram em uma das épocas mais brilhantes da história do Sporting.

Falando já da nova época, os reforços já foram anunciados, ou melhor foram confirmados, porque já se sabia quem iriam ser. Começámos mal, isto porque o primeiro foi o regresso do Miguel Ângelo, que vem para ser uma opção na rotação, mas continua a não fazer sentido, isto porque falamos de alguém dispensado pelo Nuno Dias, que não rendeu no Benfica e que no pior Braga dos últimos anos nunca se impôs como a grande figura, além de que os anos passam e o jogo dele não evolui. Podemos falar de que é um jogador de seleção, que tem experiência, que conhece a equipa, Nuno Dias e o que quiserem, mas não faz sentido, espero que agora renda e tenha todo o sucesso e faça a melhor época da carreira dele, mas continua a não fazer sentido e apesar do que já foi dito por vários influencers do Sporting, não foi um pedido de Nuno Dias, colocaram essa batata quente em Nuno Dias para os adeptos aceitarem, mas não é verdade.

Depois já tivemos as confirmações de Caio Ruiz e Waltinho, nada a dizer, o Caio foi uma das figuras da Liga Placard, mesmo sem o treinador que ele precisava ele rendeu muito, é um ala de qualidade, com técnica e que tem tudo para “rebentar” comandado por Nuno Dias, o Waltinho é um caso diferente, é um Pivot diferente do Rocha, mais móvel, mas falamos de um pivot com experiência, que já conhece a nossa liga e o Erick, porque foram colegas no Fundão, equipa onde ele brilhou e onde se destacou nos golos marcados contra o Benfica, depois conhece o Merlim, com o qual foi campeão em Itália, pais onde brilhou vários anos e ainda podemos falar dos muitos golos em terras nipónicas ou da ótima época em Espanha, onde se afirmou como um dos melhores pivots do mundo pelas mãos de Duda.

Com tudo isto e mesmo com o regresso do Miguel, os outros reforços estão mais que aprovados, isto numa equipa onde saíram Taynan, Rocha, Mamadú Ture e Hugo Neves, estes dois vão e bem rodar, o Mamadú tem qualidade e vai mais uma vez mostrar isso mesmo no Viseu 2001, o mesmo com o Neves que é um pivot com muito futuro. Ao longo das próximas semanas vamos estar aqui para falar cada vez das caras novas e da temporada que aí vem.

Futsal Feminino
Lutadoras incansáveis, numa época complicada

Falar da equipa feminina é uma missão mais complexa, não só porque não se venceu nenhum título, mas por tudo o que aconteceu esta época. Sendo redutor e só olhar para a tabela, a época ficou aquém do exigido, nem nos mínimos exigidos a equipa conseguiu terminar a época, a verdade é que não dá para analisar a época apenas assim, custa e custou muito a equipa ter caído para a fase de manutenção, mas existem outros pontos que custam muito e muitos deles vêm de várias épocas.

A equipa teve a época mal planeada, foi tudo feito em cima do joelho, algo que se viu em outras modalidades como o andebol, mas neste caso de forma ainda mais gritante. A época arrancou tarde, com muitas dúvidas exteriores pelo momento que todos vivíamos, mas com ainda mais dúvidas internas em torno desta equipa. A equipa demorou para arrancar e para render, isso foi evidente nos primeiros jogos e está aí a explicação para esta nossa equipa ter caído para a fase de manutenção. Muitos problemas em torno desta equipa e muita falta de apoio, algo que foi piorando, tivemos imensos exemplos esta época de como o tratamento a esta equipa foi incorreto e longo daquele que devia ser para qualquer equipa, ainda mais uma equipa do Sporting. Desde jogos sem transmissão, a serem empurradas para o multidesportivo, até as redes sociais do clube ignorarem a equipa em demasiados jogos, foram muitos os exemplos e podíamos estar aqui horas a falar do que aconteceu. Não foi desta última época que esta equipa não teve o tratamento que merecia, o apoio que merecia e nem o planeamento que era exigido, o que contrasta com a nossa equipa masculina.

Falando do jogo jogado, a equipa demorou para conseguir colocar o seu jogo em prática, problemas na primeira fase, mas estas leoas mesmo na pior fase da época nunca desistiram e em todos os jogos lutaram e deram tudo, mesmo no duelo com o Benfica, onde a derrota foi pesada, mas onde estas nossas leoas entraram com tudo e conseguiram mesmo marcar primeiro. Os problemas foram sendo arrumados por Rui Ferreira ao longo da época, começámos com 1 vitória, 1 empate e 3 derrotas nos 5 primeiros jogos e acabámos com uma serie de 14 jogos sem perder, 12 vitórias e apenas 2 empates, além do bom futsal que a equipa ia demonstrando, com as jovens a assumir cada vez mais peso na equipa, com as estrelas a render e com vários regressos de jogadoras que estiveram afastadas por lesões.

Não podemos dizer que a época foi positiva, óbvio que não o podemos fazer, mas é preciso sempre contextualizar e entender que existiram problemas a mais nesta equipa e muitos deles por culpa nossa e de quem planeou esta época. Época sem taças, onde terminámos em 5º na primeira fase e em 1º na fase de manutenção, nem sempre fácil, nem sempre com as coisas a correr bem, mas em todos os momentos com leoas que mereciam mais apoio e que em momento algum baixaram os braços.

Para a próxima época já temos algumas mudanças oficiais, Rui Ferreira deu lugar a Márcio Marcelino, ótimo treinador que estava no Arneiros e que regressa assim ao Sporting, que traz com ele Tiago Santos que vai ser o novo treinador de guarda-redes, além de Hugo Silva e Válter Duarte que vão ser os novos adjuntos, a juntar a esta equipa técnica nova temos ainda uma nova coordenadora, falamos de Teresa Jordão, alguém com conhecimento e qualidade, que vem de várias épocas como treinadora, a última delas no Golpilheira, com todas estas mudanças temos algo novo, um planeamento atempado, com mudanças mais profundas tal como era necessário, não ficámos por trocar de treinador e sim fomos mais longe e isto é uma excelente novidade.

Em relação ao plantel, temos várias saídas, casos como a da Cláudia Dias ou ainda da Matilde Ferreira, que infelizmente termina carreira aos 21 anos, ela que regressou nesta temporada depois de duas graves lesões, mas a verdade é que apesar de tudo isso, a Matilde acaba por colocar um ponto final na sua carreira. Depois vamos ter várias entradas, no caso alguns regressos, mas como ainda não é oficial vamos aguardar pelas apresentações para falar de cada uma das caras novas, porque aqui não falamos de boatos. Vamos manter as peças importantes, vamos ter caras novas e por todas as indicações ter tudo bem planeado, mudando a pensar no desenvolvimento e crescimento do futsal feminino ao longo dos próximos anos.

Só uma pequena nota, José Almeida, o diretor do nosso futsal na apresentação de Márcio Marcelino disse que o objetivo é ficar sempre entre os 4 primeiros, para já esse foi o ponto negativo nesta nova fase do futsal feminino, indica que não vamos dar o salto no projeto para competir frente a frente com os nossos rivais e que o pensamento continua a não ser aquele que desejávamos, mas estaremos cá nas próximas semanas para ir falando de cada novidade, esperando que além tudo a maior mudança seja o tratamento dado a estas incríveis leoas.

Chega ao fim o nosso dia do futsal, muita coisa analisada e demos o pontapé de saída para o que está para vir nesta nova temporada. Obrigado a todos, espero que tenham gostado e que fiquem connosco a torcer por mais títulos!

*às quartas, o Zé Ricardo mostra que está mais atento que o mister Nuno Dias e traz-nos todas as novidades do Futsal