Nova semana e mais uma vitória das nossas leoas, desta vez na primeira deslocação do campeonato, mas mais uma vez com autoridade e qualidade. Por isso para esta semana, grande destaque para as nossas Leoas enquanto alguns dos nossos Leões preparam a época e outros brilham no Mundial enquanto por cá ainda se arruma a casa. Venham dai que temos bom futsal para falar.

Futsal Feminino
Segurança, talento e brilho
Segunda jornada do campeonato, primeira deslocação e era um jogo que marcava o regresso do mister Márcio Marcelino, da Débora Lavrador e da Inês Pombo a Torres Vedras. Jogo bem diferente do anterior, na semana passada vencemos os Leões de Porto Salvo, uma equipa mais jovem, mas mais rotinada, no caso destes Arneiros falamos de uma equipa que teve muitas mudanças, a começar pelo treinador onde Carlos Cruz que estava na equipa masculina do Torreense e que foi o escolhido para substituir o nosso mister, depois falamos de uma equipa bem diferente dos Leões pela maior experiência das suas jogadoras. Seria sempre um jogo complicado e foi isso mesmo que se revelou, mais uma vez a qualidade desta equipa esteve à vista, num jogo sem transmissão, (pois é, a época é nova, mas os problemas nas transmissões continuam os mesmos) e onde reinou mais uma vez a boa organização e a qualidade das nossas Leoas.

Márcio Marcelino começou com a Cris na baliza, depois a Cristiana Gonçalves, a Débora Lavrador, a Inês Pombo e a Inês Lima, um quarteto diferente da jornada anterior, com a Cristiana a ser a nossa fixo, lugar onde ela rende mais e com isso jogámos com um trio mais móvel, mais rápido e com o faro de golo da nossa Inês Lima sempre presente. Destacar a estreia da Jéssica Martins nos convocados, a nova guardiã das nossas Leoas esteve assim no banco ela que vai ser uma grande concorrência interna para a nossa Cris que tem estado muito bem, como se viu neste jogo.

Jogo intenso, complicado e onde tivemos de mostrar ainda mais, depois de várias oportunidades, de uma grande luta o nosso primeiro golo surgiu ao minuto 11 por intermédio da Débora Queiroz, uma bola parada muito bem executada com Débora Venâncio a repor a bola para a Débora Queiroz que fintou e rematou não dando hipóteses à Andreia Santos, guardiã do Arneiros. A luta continuou, jogo muito bom e ao minuto 17 novo golo das nossas leoas, uma saída de trás onde trocámos a bola com muita qualidade, sabendo lidar e aguentar a pressão do Arneiros, soubemos gerir e esperar pelo melhor momento que surgiu quando o Arneiros ficou descompensado e num passe longo da Débora Queiroz que encontrou a Débora Lavrador surgiu então o golo que aumentava o nosso conforto nesta partida. Sempre muita intensidade, sempre um bom e sempre superioridade das nossas leoas, que no regresso dos balneários não demoraram para voltar a marcar. Ao minuto 21 o nosso terceiro golo, nova bola parada, Carolina Pedreira a executar muito bem, ela que colocou em Ana Alves que com um passe perfeito assistiu a nossa capitã Débora Venâncio para o golo.

Sporting mais confortável no jogo, vantagem que nos dava alguma tranquilidade, mas a verdade é que apenas 6 minutos depois surgiu novo golo. O quarto tento das nossas Leoas surge de uma recuperação da Ana Alves, numa altura em que o Arneiros tentava chegar ao golo, num momento de posse, a Ana antecipou-se, roubou a bola deu para uma colega que devolveu para a Ana que a meia distância rematou não dando hipóteses de defesa à Andreia Santos e estava assim feito o nosso quarto golo desta partida. Sporting estava completamente por cima, íamos gerindo bem a partida, ainda tivemos um susto quando ao minuto 32 o Arneiros marcou por intermédio da Catarina Constantino depois de um erro no ataque que permitiu ao Arneiros sair rápido. Foi um golo que assustou, mas que só serviu para que a nossa equipa continuasse concentrada e sem levantar o pé. Dava Sporting, estávamos por cima, com o controlo do jogo e ao minuto 39, já a acabar a partida surgiu o quinto e último golo, saída de trás, Carolina Pedreira a colocar em Cristiana Gonçalves que com um lindo toque fintou uma adversária e colocou em Carolina Batista que rematou forte aproveitando a saída da Andreia Santos da baliza do Arneiros. A jovem pivot de apenas 19 anos marcou assim o seu terceiro golo pela equipa principal do Sporting, ela que é uma promessa do nosso futsal e que já começa a evidenciar uma evolução enorme em relação à última temporada.

5-1, vitória segura, equipa cada vez mais coesa e rotinada, mais uma vez uma ótima imagem deixada em mais um grande jogo de jogo onde vencemos, somamos assim 6 pontos e estamos na frente do campeonato empatados com o Quinta dos Lombos, que tal como nós é a única equipa que também venceu os dois primeiros jogos, lembrando que o Benfica e o Nun’Álvares têm menos um jogo. 6 pontos, futsal de qualidade, bons pormenores e confiança cada vez maior nas nossas Leoas que vão vencendo, convencendo e melhorando muito de jogo para jogo.

Futsal Masculino
Para terminar uma breve nota sobre o empréstimo do Diogo Santos ao ETB Calviá da segunda espanhola, falamos da equipa filial do Palma. Depois do Hugo Neves também o Diogo a ser cedido, se no caso do Hugo o destino do empréstimo é discutível, aqui não, o Diogo vai para uma realidade muito competitiva, onde tem tudo para evoluir muito a jogar, porque é aqui que está o ponto, o Diogo precisa de somar minutos, de crescer na quadra, precisa de tempo de jogo e aqui vai conseguir isso mesmo. Nuno Dias é muito amigo de António Vadillo, por isso é o aproveitar as excelentes relações que existem para que uma das nossas promessas possa jogar, num patamar qualitativo elevado e onde pode crescer bastante.

Por esta semana é tudo, Leoas em grande, Leões no Mundial em ótimo plano e equipa cada vez mais preparada para a nova temporada, por isso até para a semana para novo dia de Futsal aqui na Tasca do Cherba.

*às quartas (ou talvez não), o Zé Ricardo mostra que está mais atento que o mister Nuno Dias e traz-nos todas as novidades do Futsal