Novo dia de futsal aqui na Tasca do Cherba, esta semana marcada pelo regresso do futsal ao Pavilhão João Rocha para vencer o Troféu Stromp, depois a grande e histórica conquista do Mundial com os nossos leões em grande destaque e por fim, as nossas leoas que continuam a jogar muito bem e a vencer. Por tudo isto, venham dai que hoje é dia de Futsal.

Futsal Masculino – os papa títulos começam cedo
Dia de festa, dia de receber os campeões mundiais em casa da melhor maneira e com as devidas ovações. Gonçalo Portugal, Cavinato, Caio Ruiz, Merlim e Pedro Santos, foi este o nosso cinco inicial, uma aposta clara no jovem pivot que apesar da concorrência vai de certeza ser uma aposta nesta temporada. O Sporting não demorou para assumir o controlo do jogo, mais posse, mais oportunidades e como é óbvio mais Sporting. Um Torreense que mesmo com menos bola ia criando algum perigo, sabiam aproveitar bem cada espaço concedido pela turma de Nuno Dias. Com o passar do jogo foram surgindo alguns dos nossos campeões mundiais, jogadores que vão ser titulares e por isso mesmo os golos não tardaram.

Os dois primeiros vieram por Tomás Paçó, o nosso fixo foi assistido por Zicky no primeiro golo e por Cardinal no segundo, aqui os nossos pivots a assistir com destreza, para dois belos golos. O terceiro tento leonino surgiu pelo inevitável Pany Varela, ele que chega de pé quentíssimo, em excelente forma e que marcou o golo que nos deu alguma vantagem e maior conforto neste duelo pelo troféu Stromp. Estávamos por cima no encontro, o quarto golo também não tardou, desta vez uma jogada habitual no Sporting, com dois intervenientes a fazer aquilo que já tão bem conhecemos, ou seja, Merlim a assistir Cavinato num canto muito bem executado pelo nosso mago. O Torreense ainda reduziu, assustou e colocou o resultado em 4-2, prova da qualidade desta equipa, que estranhamente pouco utilizou Tunha, mas que foi revelando velocidade e técnica, vários elementos com valor e com isso provam que vão ser uma equipa complicada nesta nova temporada.

No segundo tempo, o Torreense subiu linhas, começou a pressionar mais e realmente criou mais problemas na nossa saída e acabaram mesmo por marcar o terceiro. Sporting melhorou e o quinto golo não tardou, mais uma vez Cavinato a fazer o golo. O Torreense respondeu e marcou também deixando assim o placar na margem mínima. Ainda tentámos de todas as formas, mas o resultado não se alterou.
Apesar do resultado é preciso dizer que, muitos tinham chegado do Mundial ainda, o Torreense é uma equipa forte e apesar dos golos sofridos, no próximo dia 10, domingo quando iniciarmos o campeonato já vamos ver um Sporting bem diferente, mais forte e logo com um adversário que também subiu. Vamos jogar com o Nun’Álvares pelas 15h30 em direto na Sporting TV, uma equipa que conta com o Dudu, um fixo que esteve na última temporada no Elétrico e que vai ser uma das figuras desta equipa, depois falamos de um conjunto com um núcleo forte (Ismael Ferreira, Luís Paulo, Alex Ribeiro ou mesmo Tiago Nogueira) jogadores com qualidade e que já se conhecem muito bem. Vai ser um teste interessante e exigente para começar a temporada.

Mundial – História e Leões em destaque
Portugal, como bem sabemos é o novo campeão Mundial, um feito histórico para o nosso futsal que assim o melhor da Europa em seleções e em clubes, além de melhor do mundo. Neste mundial o maior destaque é Pany Varela, ele que foi o segundo melhor marcador com 8 golos a apenas um de Ferrão e que além disso foi o melhor jogador deste Mundial, venceu a bola de prata pois o prémio foi atribuído a Ricardinho, a verdade é que Pany foi indiscutivelmente o craque deste Mundial.

Nos restantes jogadores leoninos que estiveram no Mundial:

– Guitta
Um dos melhores neste Mundial, Sarmiento venceu as luvas de ouro, de forma justa pela competição que o guardião argentino fez, mas Guitta foi dos maiores destaques deste Mundial, foi mesmo um dos melhores jogadores e reforça a candidatura a melhor jogador do Mundo.

– João Matos
O nosso samurai venceu o título que lhe faltava, é uma lenda, mesmo com alguns jogos abaixo do normal, esteve sempre bem, sempre fundamental na nossa seleção e acrescenta mais um título a um currículo inigualável. Esperemos que os problemas físicos que apresentou neste Mundial, sejam fáceis de ultrapassar e que não o condicionem por muito tempo.

– Tomás Paçó
O fixo leonino, acabou por não ser muito utilizado, Jorge Braz recorreu menos do que o esperado ao Tomás, mas mesmo assim ele esteve sempre bem, foi um jogador que entrou sempre como o conhecemos, com alta intensidade e a dar tudo.

– Erick Mendonça
Erick foi pau para toda a obra, usado na maioria das vezes como pivot, aquela posição onde rende menos, mas a verdade é que o Erick rende sempre jogue onde jogar. Foi claramente um dos melhores jogadores da seleção nacional, fosse a titular, fosse a pivot, o rendimento de Erick nunca baixava e foi mesmo uma das pedras basilares desta conquista histórica.

– Pauleta
O ala perdeu espaço, ficou em muitos dos jogos fora dos convocados e foi algo natural pelas exibições de Pauleta, que está um pouco distante do Pauleta que já vimos de leão ao peito, claramente a precisar de Nuno Dias para voltar a ganhar confiança e voltar a ser o melhor Pauleta.

– Miguel Ângelo
Ganhou o lugar a Pauleta, foi uma peça bastante usada por Jorge Braz, que insistia no Miguel muitas vezes, a verdade é que se contam pelos dedos da mão os bons momentos do ala que regressou ao Sporting. Mais um jogador onde o dedo de Nuno Dias é muito necessário, a verdade é que com Pauleta e Miguel Ângelo assim, Tiago Macedo vai ser ainda mais usado e isso vai ser ótimo para nós.

– Zicky Té
O pivot do Sporting foi uma peça muito importante, com uma tarefa ingrata em muitos momentos, mas a verdade é que foi dos jogadores nacionais mais regulares, que menos falhou e que mais rendeu. Marcou um golo contra a Espanha, jogou sempre bem, mesmo com menos minutos do que se poderia pensar e Zicky é sempre sinal de qualidade, mesmo que pouco jogue.

– Pany show, o verdadeiro MVP
Por fim, Pany Varela, o MVP deste Mundial e tal como falei aqui tanto, um dos melhores jogadores do mundo, depois da competição que fez, depois da temporada que fez, Pany tem de estar pelo menos no top3 dos melhores do mundo. O patinho feio com que tantos embirravam e que muitos criticavam mesmo quando ele rendia, foi o jogador mais regular do Sporting, o que menos errou na nossa última temporada e depois no Mundial foi claramente o craque da competição, provando aquilo que tanto sabemos dele, é um jogador extraordinário e está num momento de forma brutal.

Futsal feminino – 3 em 3
Bom futsal e cada vez mais fortes

As nossas Leoas entraram em quadra no passado sábado no Pavilhão João Rocha e venceram por 4-1 o Futsal Feijó. Primeiro destaque vai para a estreia da Jéssica Martins a titular na nossa baliza, isto porque a Cris ficou de fora e ficou assim provado a qualidade das nossas guardiãs, isto porque a Cris tem imensa qualidade e prova disso a convocatória dela para a seleção nacional e a Jéssica como se pode ver, é uma jovem guarda-redes com muito valor.

Entrámos com Jéssica Martins, Cristiana Gonçalves como fixo, Inês Pombo e Inês Lima nas alas, na frente esteve Ana Alves. O jogo nunca foi fácil, mas soubemos sempre contornar e lidar muito bem com a pressão e com as dificuldades que a equipa do Feijó nos foi criando. O primeiro golo foi apontado pela Inês Pombo, uma das nossas caras novas, ela que assim se estreou a marcar de verde e branco e que nos deu a vantagem num momento complicado do jogo. Não demorou para que o segundo golo surgisse, desta vez foi Débora Venâncio a marcar, a nossa capitã que já leva 3 golos marcados nesta temporada. Até ao intervalo várias oportunidades, vários momentos de perigo, mas o resultado não se alterou. Destaque obviamente para a Bety Delgado, guarda-redes do Feijó que com as reposições fortíssimas ia ajudando a equipa visitante a criar-nos dificuldades.

No segundo tempo, tivemos o golo de Ana Alves, a nossa matadora a faturar como tão bem sabe e ainda tivemos um golo de Cristiana Gonçalves, ela que com Márcio Marcelino se tem fixado como fixo titular e que está a render muito, belo momento de forma de Cristiana que também se estreou a marcar nesta temporada.

O Sporting está com 9 pontos, os mesmos que o Benfica e o Nun’Álvares, e na próxima jornada, dia 9, sábado, pelas 19 horas vamos até Tebosa (Braga) enfrentar a equipa do CDRC Tebosa, um dos conjuntos que subiu e que ainda não venceu nesta temporada. A equipa do Tebosa é comandada por Manuel Ventura, é uma equipa que se apresentar com a Rita Sá na baliza, uma guardiã muito experiente e que é a capitã de equipa, depois com a Joana Coimbra e a Vânia Rego, duas jogadoras que jogam como fixos e que defendem muito bem, depois ainda a Verônica Macedo ou a Cindy Nogueira, vai recair sobre uma destas alas a titularidade, duas jogadoras com muito futsal nas pernas e que vão de certeza criar problemas às nossas leoas, na frente vai estar a Mafalda Ferreira, ela que também é ala, mas que joga como referência atacante da equipa, também ela uma jogadora experiente pelos seus 31 anos. Jogo que apesar da classificação não vai ser nada fácil e onde as leoas vão ser obrigadas a demonstrar mais uma vez grande compromisso e ainda mais qualidade.

Por esta semana é tudo, ficámos com um dia de futsal cheio de alegrias, troféus, história e grandes jogos. Espero que tenham gostado, apoiem o futsal feminino e que comece a nova temporada da Liga Placard.

*às quartas, o Zé Ricardo mostra que está mais atento que o mister Nuno Dias e traz-nos todas as novidades do Futsal