Mudança. Zona de conforto. Nunca, como hoje, palavra e expressão andaram tanto tempo de mãos dadas, num contexto social que arrasta consigo planos de dias ou de décadas, em que tecnocratas trocam competências e qualidades individuais por folhas de excel com objectivos semanais. Mas por mais que nos consideremos preparados para a possibilidade de mudança, é rara a vez que a aceitamos de forma pacífica.
Quando tomei a decisão de mudar e abanar uma das minhas zonas de conforto, o Cacifo, sabia que estava a tomar uma decisão que seria tudo menos pacífica. E um dos pontos que levantaria várias questões, seria, precisamente e como se constata nas caixas de comentários, o nome que ocuparia o lugar de outro que se tinha tornado referência para milhares de pessoas.
Posso dizer-vos que, após tomar a decisão, numa das primeiras conversas que tive com a minha mulher, lhe disse estar a ponderar lançar um post abrindo espaço a ideias para a criação do novo nome. No entanto, como será fácil de entender por todos os sentimentos envolvidos, considerei que esse processo tornaria mais moroso algo que eu não queria deixar arrastar-se (até porque sempre preferi levar um soco bem dado na cara, do que estar a levar vários socos nas costelas).
Havia algo que queria manter: o símbolo com o C, que me cativou desde o primeiro momento que o vi. Está ali, muita da alma do Sporting que junta gerações. Está, ali, uma forma de, visualmente, manter viva a herança do Cacifo. Pensei em O Cantinho do Cherba. E em As Chuteiras do Cherba. Mas soava-me, demasiado, a individualizar algo que move tantas outras pessoas. Depois, surgiu Comando. Não no sentido bélico, não no sentido de claque, antes no sentido de sermos milhares de pessoas que comungam algo, que partilham uma causa, que têm um compromisso em comum, que lutam por uma mesma paixão.
Pensei em Comando Rampante, Comando Leonino, Comando Stromp. Ficou Comando C, sendo o C essa tal ponte com o passado que vos falei. Sendo o C uma forma de permitir a quem assim quisesse (quiser), continuar a assumir-se como «cacifeiro» (e, que fique bem assente, esse é o meu maior objectivo: tudo fazer para que esse espírito continue intacto).
Estamos todos de acordo com a ideia de que o que nos junta é mais do que um nome. Tal como concordo, se me disserem que o nome escolhido é mais frio e que Cacifo do Paulinho nos transporta para um universo mais próximo, mais verde e branco. Aliás, estamos a falar de um nome que, ao longo de cinco anos e meio, se foi entranhando na pele (posso dizer-vos que, nestes primeiros cinco dias de mudança, não houve um em que não me enganasse a abrir o e-mail ou em que não me enganasse a clicar no endereço, na barra de favoritos), tornando ainda mais complicada a mudança.
Face a tudo isto, há três questões que gostaria de colocar-vos:
o Cacifo era «um nome do caralho» ou foi o sentimento que nele se criou que o transformou num «nome do caralho»?
Porque é que Camisola 12 (que é um nome fixe para blogue, sem dúvida), é assim tão leonino, se surge de algo que nasceu há 24 horas?
E que outro nome poderia substituir o Cacifo, mantendo o símbolo actual, unindo-nos no sentimento de luta e resiste e aproximando-nos mais da nossa idiossincrasia?
(atenção, isto não é um anúncio de mudança, antes a promoção de uma discussão que faz sentido e que faz sentido compilar num único post)
31 Outubro, 2013 at 1:23
Estou sem ideias para o nome, mas concordo que o simbolo do C é impossivel de desperdiçar. Não me é tão importante a escolha do nome, tal como foi dito, é o espirito que me move, e esse, espero que permaneça. E acredito que irá permanecer. Muita força para todos nós Cacifeiros 🙂
31 Outubro, 2013 at 2:05
se se perder esse espírito, faz o favor de me sovares como se não houvesse amanhã!
31 Outubro, 2013 at 2:18
Como se de um Macaco te tratasses !
31 Outubro, 2013 at 10:44
exacto!
31 Outubro, 2013 at 11:54
Nao Porta 10 A, Nao Comando C, Nao camisola 12 mas sim……… CC 12 Sporingueeee !!! Cacifo, Comando, 12 (Shirt) Sporingueeee !! Era um grito de “guerra” do Sporting en Angola.
CC 12 SPORINGUEEEEEEE !!!!!!!!!! 🙂
Abraco
31 Outubro, 2013 at 20:08
Alguem colocou noutro post o nome “Os cromos do Paulinho”, penso que era isso.
Pareceu-me um nome que fazia sentido em todos os apectos. Porque nos mantinha unidos em torno do mitico Paulinho e porque muito mais do que ele, todos nós que aqui passamos com regularidade, somos de alguma forma “cromos”, que foram surgindo no cacifo.
Mantinha de alguma forma a relação que criámos em torno do cacifo sem deixar de ser uma nova etapa do blogue.
31 Outubro, 2013 at 21:18
Era um grande nome! Concordo!
31 Outubro, 2013 at 23:16
está anotado, Caicedo!
31 Outubro, 2013 at 1:33
Cherba,
Eu acho claro que o que se vive NO blog eventualmente passa a ser a única motivação para lá ir. E o que o cacifo trouxe de especial foi a informalidade da discussão. Porque passou a haver um sítio onde todos os tasqueiros se encontravam para discutir ideias, mandar pro caralho, dizer “viva o Sporting” ou outra merda qualquer. Ou seja, eu acho que o segredo está no tom dos teus posts e na tua forma de comunicar, que abre a porta ao debate sem reservas. Isto é muito diferente de blogs onde o blogger começa sempre a resposta com “caro leitor…” ou que trata os leitores por “o senhor”. As pessoas vêm atrás deste blog porque tu és quem entendeu isso e criou este espaço. Eu não gosto do nome “comando” porque não tem o charme e a leveza do outro, mas quando cá se vem todos os dias eventualmente o nome entra na nossa cabeça e deixamos de pensar no nome, para o entranhar. MAs o que interessa MESMO para mim, é o ambiente de tasca. Eu venho cá por isso!
31 Outubro, 2013 at 2:07
um cacifo é tudo menos charmoso e leve 🙂 (piadola das duas, percebi-te, obviamente)
31 Outubro, 2013 at 1:34
Cherba,
Sendo o mais sincero possivel, digo-te que nao gostei da mudança. Compreendo perfeitamente a razao pela qual a fizeste e tens todo o meu apoio no entanto, ainda nao consigo rever o cacifo aqui. Ha algo nostalgico que me prende ao anterior blog e penso que isso se deve ao contraste enorme que ha a nivel de design entre os blogs. Nao que este esteja mal, esta muito bom mas, esta mais moderno enquanto que o Cacifo era algo muito simples, muito singelo. Mas isto se calhar sou eu que nao me dou bem com mudanças e ainda nao me habituei. No entanto, e respondendo a uma das perguntas, o Cacifo era do caralho, devido a ti, a todos que la comentavam e ao sentimento que em conjunto desenvolvemos portanto, acredito que depois de ultrapassar esta fase de ambientaçao, possa chamar de novo lar.
31 Outubro, 2013 at 1:55
Tiago nao leves a mal , mas uma sugestão: se queres restituir a velha Alma do Cacifo, começa por personalizar o teu avatar. É que os predefinidos sao totalmente descaracterizados e frios. Abraço.
31 Outubro, 2013 at 1:56
creio que essa nostalgia é comungada por todos, Tiago, e que o Cacifo será uma eterna recordação. E a melhor forma de preservá-la, será não desvirtuar aquilo que lhe dava alma (e que vai além de um nome). E isso é, felizmente, um objectivo comum a todos nós!
31 Outubro, 2013 at 1:37
por mim o novo nome até podia ser “fui ao C ao Pinto da C”!…
julgo que o que realmente importa é o que se discute aqui e como se discute… e sobretudo o sentimento leonino com que se discute… e a troca de ideias e debate entre sportinguistas.
Contribuir para – na medida do possível e do alcance deste novo blog – engrandecer o Sporting julgo que é o mais importante!
31 Outubro, 2013 at 1:40
esqueci-me de escrever: “e tudo o resto que se foda!…”
31 Outubro, 2013 at 2:04
houve quem já tivesse escrito que «o Comando é foda»!
31 Outubro, 2013 at 11:05
lol…
Acho que esse é fixe
1 Novembro, 2013 at 10:59
NEM MAIS!
PÓ CARALHO COM O CACIFO!!!
AGORA É COMANDO E NÃO É COMANDO DE CLAQUE, NEM DE QUALQUER EXTREMISMO EXARCEBADO. é COMANDO C! COMANDO DO CHERBA E DA COMUNIDADE E ADEPTOS QUE GOSTAM DE O LER, QUE ACREDITAM NELE!
31 Outubro, 2013 at 1:51
Fernando Pessoa disse : ” primeiro estranha-se, depois entranha-se.” Comando C será, então! Com a certeza porém de que a Alma do Cacifo estará sempre presente e por mais revoltas que as aguas estejam , o nosso Comandante estará sempre ao leme!
O Comando é do Cacifo e o Cacifo será sempre do caralho!
31 Outubro, 2013 at 1:58
El 10
tb podes ver as coisas dessa forma: é o C (cacifeiros) que comanda o Comando 🙂
31 Outubro, 2013 at 2:10
Somos todos nós, Cherba. Todos! Mas a voz de comando é a tua. Vai la ver os blogues dos lampioes, mesmo os mais representativos, e vê como eles desistem e se desunem tao depressa.deixam de postar e comentar à primeira derrota. Nós somos Sporting! e quando comecei a comentar aqui estavamos na real merda. Foste tu, com a tua paixao e determinacao que reuniste as nossas duvidas e debeis forças e criaste este apoio insuperavel . Nós remamos, mas tu és o skipper! 🙂
31 Outubro, 2013 at 2:14
e é uma responsabilidade do caralho, acredita!
31 Outubro, 2013 at 1:53
Agora no sítio certo, o comentário que fiz em post anterior:
Por natureza desconfio das primeiras impressões.
Pela educação que os meus pais me deram gosto de ouvir todas as opiniões, e decidir pela minha cabeça. Gosto em particular de ouvir as opiniões diferentes da minha – é para mim uma situação win/win: ou reforço a minha opinião inicial, ou a corrijo e melhoro.
A questão do nome do novo tasco está na minha cabeça desde o primeiro dia, mas não quis ceder à primeira impressão, e quis ouvir os sentimentos (contraditórios) dos outros fregueses, e os seus argumentos, antes de (ou para) formar uma opinião mais consistente e menos emocional.
Assim sendo, aqui vão agora os meus fifty cents para a discussão do tema:
A primeira impressão causada pela placa à entrada do estabelecimento foi de grande desconforto. Maior que o causado pela mudança do papel de parede, da disposição do balcão, ou dos quadros nas paredes.
Encontrar a mesma clientela do tasco antigo dissipou-me o receio de ter entrado na porta errada. Em pouco tempo percebi que o carácter do tasco se manteve, e entretanto também me habituei às mesas e cadeiras novas. Alimentei a esperança que tal como em relação ao resto, o desconforto com a placa à entrada se dissipasse com o tempo e com o hábito de a encontrar de cada vez que cá venho. Honestamente, já não alimento essa esperança.
É verdade que há coisas que se entranham em nós de tal forma, que a mudança, seja para o que for, nos faz sentir orfãos de alguma coisa.
É verdade que neste momento sinto que não há nada que se aproxime da palavra “Cacifo”. Pelo significado da palavra (adaptado como uma luva à essência do espaço), e pela ligação e identificação com o imaginário do Sporting.
Também por isto, esperei que a sensação de orfandade fosse lentamente substituída pela sensação de pertença a outro nome. Mas para que isso aconteça, é preciso que nos identifiquemos com esse outro nome.
Neste momento, a minha dificuldade em libertar-me do “Cacifo” reside na resistência em colar-me ao “Comando”. Menos pelo carácter bélico (desde que não comecem todos a berrar Mama Sumae…) que pela falta de identificação com o Sporting, ou sequer com o futebol (ou outro desporto qualquer… paintball? ).
Percebo que o espírito Fight & Resist tenha pesado na escolha, em conjunto com o aproveitamento do “C” como elemento de ligação com o passado, mas sinceramente quando leio Comando C a primeira coisa que me vem à cabeça é o A-Team, é o imaginário para que me remete… além disso o “Fight & Resist” já surge de forma literal a enquadrar o nome do tasco.
Sei que não há nenhum referendo aberto para o nome do tasco – e não tem que haver, frequenta-o quem quer – mas ainda no âmbito dos meus fifty cents, sinto-me bastante motivado a colar-me à proposta do Green Lantern (ou do Diogo) de “Camisola 12″:
– Cola-se na perfeição àquilo que nos faz vir aqui a todos, e a muitos (eu incluído) todos os dias, que é a nossa condição de adeptos;
– Adequa-se a qualquer momento, mas teria um significado particular neste momento da vida do Sporting, pela associação natural com a iniciativa do Clube de retirar a camisola 12 das equipas para simbolicamente a entregar aos adeptos,
– Encarna (custa-me usar esta palavra, mas enfim…) na perfeição o espírito Fight & Resist deste espaço – socorro-me das palavras do Converge no post anterior: “Continuamos sempre por cá a Lutar e a Resistir. E Sábado lá estarei .Com o numero 12!”
SL
PS: Que fique claro: não há-de ser nunca o nome do blog a desmotivar-me de o frequentar. Acho apenas que um bom princípio é meio caminho andado para atingirmos os fins a que nos propomos. E este novo espaço de encontro está no seu princípio…
31 Outubro, 2013 at 2:00
no fundo, já tinhas respondido a duas das três perguntas 🙂
31 Outubro, 2013 at 2:01
Tens toda a razão num ponto, Hic: “Luta & Resiste” é muito mais Sporting Clube de PORTUGAL!
(atenção: “Converge” não é um anglicismo, é um nome duma banda e é também um lema leonino que desde sempre procurei seguir;)
31 Outubro, 2013 at 3:25
Ao que está acima, e que é o que escrevi anteriormente, gostava de acrescentar o seguinte, em comentário a este post, e em resposta às questões que coloca:
– Acho que o “Cacifo” é um nome do caralho – o espírito que se criou no blog, que é igualmente do caralho, não dependeu do nome, colou-se a ele porque ambos são do caralho, e o nome passou a traduzir e sintetizar o espírito: do caralho. (Devo dizer que me pareceu natural que a palavra “Cacifo” desaparecesse do nome, pelo entendimento que tenho das razões pelas quais estamos hoje aqui)
– Não acho o nome “Camisola 12” um nome leonino, ou que remeta para o imaginário leonino em particular. Mas acho que traduz aquilo que cada um de nós é, e que nos traz aqui: um adepto que não desiste de apoiar o seu Clube, no nosso caso o Sporting. É um nome que por isso nos transporta para o espírito luta e resiste. Tem o bónus adicional de permitir manter o símbolo actual do blog – a ligação que referes no post, e que referi no meu comentário anterior, do “C” ao passado e à história do blog.
É verdade que a inspiração surge de algo que tem 24 horas, como dizes. Mas é algo que faz todo o sentido (o cerrar fileiras dos adeptos em defesa do Sporting) desde sempre, e para sempre – nesse sentido arrisco-me a dizer que o facto de só agora se assistir a uma iniciativa deste tipo no Sporting, é uma infeliz coincidência com o momento em que temos esta discussão…
Concordo, como dizes, que esta questão não é pacífica (não seria nunca pela dimensão do universo de quem frequenta o blog, e menos ainda pela carga que o nome anterior transporta), e que a sua discussão prévia ameaçaria adiar a mudança para lá do razoável. Como concordo que o essencial do Cacifo – o espírito, não o nome – foi preservado, porque só depende de cada um de nós, e nós continuamos cá. Acho que o que prevalece neste momento em alguns de nós é um sentimento de nostalgia por um nome do caralho que traduzia na perfeição o espírito do blog, agravado pela dificuldade em colar o novo nome à nossa pele. “Once a Cacifeiro, always a Cacifeiro”.
Não tenho grande jeito ou inspiração para arranjar nomes para blogs, e como disse gostei das “vibes” de Camisola 12. No fim-de-semana lembrei-me de outro nome, que não transporta em si o espírito Fight & Resist (o Cacifo também não…), mas que permitia preservar o “C” e traduzir aquilo que é (para mim) este blog:
“Ponto C” – de Ponto de encontro do espírito Cacifeiro; de Ponto Cardeal que orienta o espírito Fight & Resist; de, em alternativa ao Ponto G, termos um Ponto …do Caralho – como é este blog e o seu espírito; por fim, de Ponto de partida para uma nova etapa do Cacifo.
Uma vez mais: The Cacifo is Dead, Long Live The Cacifo.
SL
31 Outubro, 2013 at 7:43
o nome Ponto C também me passou pela tola, mas remetia-me para ponto G 🙂
efectivamente, está fora de questão utilizar a palavra Cacifo no novo nome (nesse caso nem se justificaria a mudança), mas agradeço-te as opiniões fundamentadas (é esse o objectivo do post, poder reunir opiniões e pensá-las com alguma calma)
31 Outubro, 2013 at 10:28
Se remete para o ponto G só pode ser bom!
31 Outubro, 2013 at 10:45
ahahahahahaha
31 Outubro, 2013 at 19:28
Penso que o tema “Titulo”. tem mangas só se o Cherba quiser.
Mas “Camisola 12” era apropiado.
SL
Zappa
31 Outubro, 2013 at 1:59
Confesso que não entendo tanta polémica em relação ao nome. A vida é feita de mudanças.
Acho que as razões para a mudança de nome/blog estão mais que explicadas e estou mais que satisfeito com as mesmas.
Desculpem lá a comparação, mas estou a rever algumas opiniões parecidas com as que ouvi quando alteraram o símbolo do Sporting.
É verdade que falamos de identidade, mas por estas alterações alguém deixou de ser Sportinguista???
No fundo o que interessa é o espírito e esse tenho a certeza que se manterá.
Pela minha parte cá estarei todos os dias, várias vezes ao dia, como fiz desde que descobri este tasco.
Resumindo: o tasco alterou a porta, pintou paredes e mudou uns quadros de sítio, mas vai continuar a ser do caralho!
SL
31 Outubro, 2013 at 2:03
eu acrescentaria: a clientela, as imperiais, as moelas, as chamuças e o taberneiro são os mesmos!
31 Outubro, 2013 at 3:38
Alguns croquetes também são os mesmos, já agora… 😉
31 Outubro, 2013 at 7:44
caraças, Comando Croquete era um nome do caralho!
31 Outubro, 2013 at 11:09
Desconfio que alguém ainda vai usar esse nome como nick
31 Outubro, 2013 at 10:38
Continuando de pano engordurado ao ombro para “limpar” as mesas do tasco e palito nos dentes e o lápis afiado à faca no orelhame, por mim, tá bom…
31 Outubro, 2013 at 10:45
isso não muda, Ricardo.
31 Outubro, 2013 at 2:31
Cherba,
Acho que é inegável que o nome “O cacifo do Paulinho” é um nome fantástico, foi uma ideia muito inspirada de quem a teve. Mas, na minha humilde opinião (humillde porque estou consciente que a minha presença aqui não é das mais activas, independentemente de acolher sempre um novo posto com um sorriso genuíno), o que fez do cacifo o cacifo foram a tua perspectiva e a tua capacidade de expressar algo com que tantos nós, como SPORTINGUISTAS, nos idenficámos.
Eu compreendo e aprecio a tua humildade, mas essa é sempre a génese da liderança e tu tens sido, um compnheiro e um líder; alguém que aproveita a visibilidade que tem para mobilizar as tropas; alguém capaz de criar um espaço onde tantos se podem reunir, comemorar, reclamar, desabafar, rir… ser SPORTING!
Agora, assim sendo, eu confio na tua decisão, compreendendo que, se nos dói esta inconveniência de ter de deixar o comforto e criar novos hábitos e novos elos, a ti deve-te ter doído ainda mais, porque tens as mesmas razões que todos nós e, depois, aindas mais algumas muitos profundas.
Isto para te dizer o seguinte: confia naquilo que fizeste e confia em nós. Certamente, a poeira vai acalmar. O pessoal vai-se habituar e ultrapassar o desconforto, que afinal faz parte do processo. Eventualmente, todos (os que importam) vão ser capazes de desdramatizar a situação e percerber que fundamentalmente nada mudou.
Continua em frente rapaz. Para mim, do Cacifo (e de ti), irei para sempre lembrar a felicidade que senti na noite de eleição do Bruno de Carvalho, e tu disseste-me que ainda aqui iriamos ter muitas mais alegrias e celebrações. Foi uma noite singela, prorque no fundo dos fundos sabíamos, sem saber ainda todos os detalhes, para onde caminhava o nosso grande amor. Até agora, desde essa noite, já aqui (que é o mesmo que ali, vês?) senti muito orgulho e muita esperança e muita felicidade. Concentra-te em no futuro e não no passado, contínua a dar o exemplo. O resto é passageiro…
De resto, aqui das américas longinquas, um profundo obrigado!
31 Outubro, 2013 at 7:52
é um grande nome, sim, e tiro o chapéu a quem o inventou.
um abraço
31 Outubro, 2013 at 2:37
1) O ambiente gerado no espaço foi o que deu alma ao blog e tornou pungente a afirmação “o cacifo é do caralho”.
2) O nome não deve ser obviamente descurado e é difícil a habituação ao comando, em especial nesta fase inicial. Dizer a um amigo que veja uma informação no cacifo é algo claro, o gajo a) sabe do que estou a falar, b) vive na treva c) não deve gozar de acesso ao blog. Dizer-lhe para ver no (ou ir ao) comando origina mal ententidos e o gajo pensa que estou a falar do famigerado anuncio com o ork retardado.
3) Várias vezes em que escrevia cacífo na barra de busca surgia como opção “cacifo do Sporting”, parece-me demasiado vulgar esse uso do nome do clube, mas era uma opção a considerar. Outra seria, como alguém já sugeriu por aqui, simplesmente “o cacifo”.
SL.
31 Outubro, 2013 at 7:56
Krinas,
a utilização do nome Cacifo está posta de parte, daí a promoção desta troca de ideias. No fundo, seja com Comando, seja com outro nome, o desafio será criar essa identificação tão estreita (algo impossível, ao fim de cinco dias).
31 Outubro, 2013 at 2:41
Evidentemente que o Cacifo se transformou num nome do caralho, mas o nome completo era Cacifo do Paulinho e o Paulinho só por si já trazia mística ainda antes de nos entranhar-mos no blog. Quando inicialmente visitei este blog, foi até pelo nome, como em tantos outros, mas é obvio e tal como das a entender, que depois de lá andar é que realmente nos afeiçoamos ao tasco.
Isto também para dizer, que existe importância sim, no nome escolhido, mais que não seja, numa questão de abordagem inicial, para quem abre a porta para este mundo dos blogs desportivos. No entanto também me posso contradizer, pois outro dos nomes que me chamou à atenção foi o Cantinho do Morais, no entanto aquele blog é do pior que há, onde vejo posts de gente ressabiada, até que deixei de lá andar de vez.
De referir que cheguei a visitar muitos blogs, mas no final apenas dois me mantiveram “ligados”, com o Cacifo bem lá em cima na lista de interesses sportinguista.
Tu perguntas o que é que tem a “camisola 12” de tão leonino, eu pergunto, o que tem o “Comando”. É que mesmo com 24h de existência, penso que é uma mensagem que é enviada a todos os sócios e adeptos que o clube é mesmo nosso e isso não começou à 24h, foi recuperado por um de nós, que chegou à cadeira de presidente, antes disso vi dirigentes que queriam tornar o Sporting num negocio, terminando a influencia dos sócios, para a existência apenas de fãs e aqui aproveito para colocar os nomes malditos: Roquette, Soares Franco, Bettencourt, Godinho Lopes. Resumindo, eu vejo o “camisola 12”, além de um nome bestial e cativante, que tem um significado especial, do resgatar de um clube pelos seus sócios e adeptos.
“Cantinho do Cherba”, “Do Cacifo”, etc, claramente eram mais no sentido de manter a ligação com o legado do Cacifo e aí também percebo as escolhas e acho mesmo justificável.
Mas o que eu sempre quis foi uma explicação para a tua escolha, fosse ela qual fosse, mal seria sim, o silêncio e se nesse aspecto o C é no sentido de manter as raizes com o Cacifo, sou bem capaz de continuar a chamar Cacifeiros a todos o que aqui passam, será um estilo de Comando Cacifo.
Saudações Leoninas Cherba e continua com o sportinguismo aqui transmitido, como tu só sabes.
31 Outubro, 2013 at 2:45
Neste sentido vou eu considerar sobre o meu nick quanto à adopção da camisola 12.
Já agora deixo aqui a questão, a conta do Worpress é o nome que vocês aqui apresentam, no futuro não poderei mais mudar? É definitivo?
31 Outubro, 2013 at 8:01
Algarvio,
eu acho que ninguém vai levar-te a mal se lhe chamares Cacifeiro 🙂 no fundo, é como se tivessemos tido que avançar para a tão falada refundação e algum de nós achasse estranho tratarem-nos por Sportinguista.
percebo os teus argumentos e estão anotados (tal como todos os restantes).
Fiquei na dúvida relativamente à pergunta que fazes depois: se queres saber se está de lado a mudança de nome, se queres saber se vamos manter-nos na plataforma wordpress.org?
31 Outubro, 2013 at 10:43
Eu quero criar uma conta no wordpress.org e tenho de definir um utilizador, a minha questão é se ele é vinculativo ou se posso escolher o nome que aparece nos comentários, sempre que quiser.. usando um exemplo, cherba é o teu utilizador no wordpress? Consegues mudar o nome aqui, sempre que quiseres? Noutras plataformas, já no passado escolhi nomes que depois me arrependi e não pude mudar.
31 Outubro, 2013 at 23:21
se não fizeres login com o nick que tens registado, podes comentar com qualquer outro. Eu tenho a facilidade, como administrador, de poder alterar o nome com que assino.
31 Outubro, 2013 at 2:50
Viva Cherba,
Primeiro que tudo, agradeço (na pequena parte que me toca) a tua enorme dedicação à causa Cacifeira que tão bons momentos nos proporcionou. Nas vitórias e nas derrotas, é bom sentir que existe um espaço onde podemos vir desabafar e mandar quem quer que seja para o caralho, sem nos meterem “apitos” por cima da voz.
Relativamente à tua pergunta, acho que a opção é a segunda: foi de facto um sentimento que se foi criando.
Creio que se o blog se chamasse “Os Boxers do Sá Pinto” ou “Os Croissants do Barbosa”, o sentimento dos leitores/seguidores por ele, no dia de hoje, seria exactamente o mesmo que temos pelo Cacifo. Mas uma coisa esses três nomes teriam em comum: o facto de remeterem imediatamente o pensamento de qualquer Sportinguista para o imaginário do nosso Clube, contrariamente ao que acontece com “Comando C”.
É óbvio que isto é uma coisa em que, no máximo, pensamos nas duas ou três primeiras vezes em que aqui entramos, e que a partir daí começamos a vir em piloto automático e já nem pensamos nisso, mas mesmo para o “passa a palavra” – para dar a conhecer a outras pessoas – creio que o nome não é tão apelativo como era o do Cacifo.
Já “Camisola 12” seria uma “jogada de marketing”, dentro de uma jogada de marketing (qual “Inception” qual quê..!), e cujo nome muito teria a ver com a verdadeira essência daquilo que nos unia no Cacifo, e que nos continuará a unir no Comando C.
SL
31 Outubro, 2013 at 8:08
Xummy,
disse-o no post e repito: sem dúvida que Comando é, ao primeiro contacto, bem mais frio e menos simpático. E não sou, de todo, indiferente à vossa opinião. Fiquei fã do Coissants do Barbosa 🙂
31 Outubro, 2013 at 8:04
Eu tirava o fight and resist do cabeçalho. Quando abro a pagina dá a impressao que estou a jogar um daqueles jogos de guerra em rede. O Cacifo era melhor que isso, mais harmonioso. Este Comando tem que se abrir a pagina e meter umas linhas para baixo (escondendo o cabeçalho) e ir ao que interessa, que é o conteudo…muito interessante como sempre. teria teria sido uma mudança mais suave com um nome tipo “o cacifo de alvalade”, “o cacifo leonino”, “o cacifo do cherba”, ” o cacifo é nosso”
31 Outubro, 2013 at 8:12
Pipi,
o que está em causa, precisamente, é não manter Cacifo (e o Paulinho é válido até termos que lidar com questões de direitos de imagem). Estás à vontade para sugerir outros nomes. E thanks pela opinião!
31 Outubro, 2013 at 11:02
“SempreContigoPaulinho”
31 Outubro, 2013 at 8:14
Dei por mim a pensar num nome que fosse alternativa a Comando… Depois a pensar em algo que fizesse sentido para o C…
Epa, mas o C é de Caralho, é de Cacifo, é o C que liga Sporting e Portugal em SCP… O C é tudo. O C somos nos!!
Caga no nome. Uma mistica nunca nasceu no primeiro dia, e tu ja tens a vantagem de ter um espirito perfeitamente definido e entranhado em quem aqui passa.
Comando C sera um Blog de referência, como o Cacifo foi 😉
SL
31 Outubro, 2013 at 23:21
🙂
31 Outubro, 2013 at 8:30
O Cacifo era «um nome do caralho» ou foi o sentimento que nele se criou que o transformou num «nome do caralho»?
Para mim foi o sentimento.
Porque é que Camisola 12 (que é um nome fixe para blogue, sem dúvida), é assim tão leonino, se surge de algo que nasceu há 24 horas?
Não é leonino. Há vários clubes que já o fizeram. Mas é bem mais acolhedor que Comando C.
E que outro nome poderia substituir o Cacifo, mantendo o símbolo actual, unindo-nos no sentimento de luta e resiste e aproximando-nos mais da nossa idiossincrasia?
Não é importante. Importante é o espírito que aqui temos. O “C” sem mais é muito interessante, porque nos permite manter o espírito cacifeiro, sendo o termo cacifeiro usado no sentido do grupo que aqui formamos.
Finalmente, a título de curiosidade, o nome faz-me lembrar um filme que vi há muitos anos sobre a guerra do Vietname (um dos melhores filmes sobre este acontecimento e que, lamentavelmente, passou quase despercebido): Os rapazes da Companhia C. Nós estamos em guerra, e é preciso que os sportinguistas percebam isso. O que se passou no domingo, nas semanas que antecederam o jogo, e os dias que já passaram, deviam ter deixado isso muito claro.
31 Outubro, 2013 at 8:35
Companhia C…
Gosto!!
31 Outubro, 2013 at 23:23
eu tb acho que o C tem muita força, daí não querer abdicar dele
31 Outubro, 2013 at 8:35
O Cacifo era «um nome do caralho» ou foi o sentimento que nele se criou que o transformou num «nome do caralho»?
Para mim foi o sentimento.
Porque é que Camisola 12 (que é um nome fixe para blogue, sem dúvida), é assim tão leonino, se surge de algo que nasceu há 24 horas?
Não é leonino. Há vários clubes que já o fizeram. Mas é bem mais acolhedor que Comando C.
E que outro nome poderia substituir o Cacifo, mantendo o símbolo actual, unindo-nos no sentimento de luta e resiste e aproximando-nos mais da nossa idiossincrasia?
Não é importante. Importante é o espírito que aqui temos. O “C” sem mais é muito interessante, porque nos permite manter o espírito cacifeiro, sendo o termo cacifeiro usado no sentido do grupo que aqui formamos.
Finalmente, a título de curiosidade, o nome faz-me lembrar um filme que vi há muitos anos sobre a guerra do Vietname (um dos melhores filmes sobre este acontecimento e que, lamentavelmente, passou quase despercebido): Os rapazes da Companhia C. Nós estamos em guerra, e é preciso que os sportinguistas percebam isso. O que se passou no domingo, nas semanas que antecederam o jogo, e os dias que já passaram, deviam ter deixado isso muito claro.
31 Outubro, 2013 at 8:37
APAGAR, APAGAR, CACIFEIRO ASELHA A USAR ATRIBUTOS DE TEXTO
31 Outubro, 2013 at 9:10
😀
31 Outubro, 2013 at 21:34
HAHAHA! 🙂
31 Outubro, 2013 at 23:33
épico!
31 Outubro, 2013 at 8:37
A tasCa de Alvalade?
O Covil do Leão Rampante?
31 Outubro, 2013 at 10:47
Covil do Rampante.
Para mim ganhou
31 Outubro, 2013 at 23:34
mais um, para o bloco de notas do Cherba
31 Outubro, 2013 at 8:45
O Comando há-de entranhar-se…tudo a seu tempo.
31 Outubro, 2013 at 23:37
same thought, great Dane
31 Outubro, 2013 at 8:51
Bom dia a todos 🙂
já é um hábito começar o dia no Cacifo, perdão no Comando, com malta animada do mesmo espírito – discutir o Sporting.
Não mudes nada cherba. Como está está bem. Se a apresentação da camisola 12 tivesse acontecido uns dias antes eu propunha-te C12 e deixava a imaginação de cada um dar um sentido ao C, que aliás é o que cada um faz actualmente. A alma do Cacifo está ali em cima bem representada naquele cabeçalho.
O blog está “clean”. Os avatars com imagens de grandes atletas dá-lhe um toque fantástico e permite-nos a nós participantes também contribuir para esta imagem de Sportinguismo.
O template está bonito, tem boa leitura, tudo bem arrumado e é um prazer vir aqui dar uma perninha todos os dias. Estás de parabéns e o jusko (que julgo perceber está também envolvido).
O que eu gostava de ver:
1. Mais imagens.
2. O bloco de categorias à direita é demasiado grande 😉 … as categorias como as usas são mais um “statement” quando escreves um “post” do que propriamente uma categoria para indexar os artigos. Não é um problema mas a caixa fica muito comprida … e tem tendência a crescer.
3. Cria um separador para a rubrica do Bloco Notas. Este é um artigo muito forte e que merece um esforço de individualização ;).
E para acabar para mim C é de Campeão, que é o que nos espera logo ali para a frente quando o Sporting com a nossa ajuda ultrapassar esta fase negra da vida do Clube (mais um C) ….
Um grande abraço a todos,
p
31 Outubro, 2013 at 9:12
+1 para o ponto 3.
Era fixe um “clip” para juntar as folhinhas do Bloco de Notas.
31 Outubro, 2013 at 23:40
paulo,
essa associação a campeão é das que mais desejo! Tenho uma pena do caralho de nunca comemorar um título no Cacifo, mas vamos fazê-lo aqui, com este ou outro nome!
anotei as tuas sugestões e, sim, quanto mais avatares personalizados, mais leonino fica.
abraço
31 Outubro, 2013 at 8:51
a meu ver, as tuas questoes geram respostas lógicas e já foram todas dadas. nao percas mais tempo para alterar o nome. se é tempo de arrumar a casa, é a altura certa. “comando” (confesso que nao gosto, estranha e nao entranha) nao arrasta a história do cacifo, parece até romper com ela. e “o cacifo do paulinho”, sim é de facto um nome brutal, nao merece ser substituído por…”comando”.
agora “camisola 12” já me faz sorrir. ok é um nome recente, mas como já aqui referiram, faz todo o sentido agora porque finalmente O SPORTING É NOSSO!
é um timing perfeito.
31 Outubro, 2013 at 23:41
check!
31 Outubro, 2013 at 9:09
Uma coisa que tenho feito religiosamente é entrar aqui através do blog do CACIFO 🙂
31 Outubro, 2013 at 11:13
O Cacifo, além de ser do caralho, também é uma Warp Zone…
31 Outubro, 2013 at 9:13
Quando conheci o Cacifo já eras só tu que escrevias, Cherba. O Cacifo tinha uma combinação perfeita: posts extraordinarios e um nome do caralho.
Um local que reunia Sportinguistas, diariamente.
Eu acompanho o Comando C, porque vim do Cacifo, que estava a crescer cada vez mais. Comando C acho que não convida ninguem de fora. Tenho pena de privar outros Sportinguistas, de algo que sei que muitos iriam gostar.
E por muito que não queiras, o mérito de todos os dias teres aqui um centro de Sportinguismo, e’ teu…Percebo continuarmos com o “C”, mas vou tomar a liberdade de sugerir outros. E são eles “O Cantinho do Cherba” e o meu preferido, simplesmente “Cherbakov”. Este último por tudo e mais alguma coisa. Seria uma homenagem que faríamos, e’ um símbolo do Clube, tem mítica, seria como se deixássemos de homenagear o Paulinho, para passar a homenagear outro símbolo. Pensa nisso 🙂
SL
31 Outubro, 2013 at 23:44
D.
esse dificultar da ligação a quem “venha de fora” é, obviamente, uma questão importante.
E, sim, vou pensar. Com calma 🙂
31 Outubro, 2013 at 9:14
Já está tudo dito.
No requesito de manter o C, pessoalmente prefiro “CAMISOLA 12”.
No mesmo registo: “CONVOCADOS para ALVALADE” ou “CONVOCATORIA LEONINA” ou “CONVOCADOS pelo CHERBA”, q teria a vantagem de passarmos de “cacifeiros” para “convocados” em vez de “comandos” …
31 Outubro, 2013 at 9:15
Para mim obviamente que o nome Comando C quer dizer Comando Cacifeiro. É assim que o vejo. Criamos todos laços de camaradagem e amizade em prol do nosso Sporting. A partir dai e feita a revolução também no nosso clube, avançamos a segurar o símbolo do Leão Rampante, na frente da linha a defender até à morte o nosso Grande Amor. Todos juntos somos o Comando Cacifeiro.
31 Outubro, 2013 at 9:26
Cherba, se bem te lembras apoiei esta tua mudança, sem mais porque seguia o cacifo praticamente desde o início, como o fazia com “A dieta Rochemback” (alguém se lembra deste blog?) e sabia que a alma do Cacifo eram todos os cacifeiros mas também o seu comandante: tu mesmo.
Dito isto, achei o nome completamente fora do contexto. Completamente! E eu até sou um gajo que adora mudanças (já vivi em 6 cidades diferentes e em 2 Continentes), mas sinceramente Cherba, comando? Não me reporta só universo Sportinguista, por muito que me esforce.
O Covil do Leão, é um óptimo nome e permite ficar o fight&resist enquanto tal se justificar – pelo menos enquanto os peidosos mandarem na bola indígena…
Por fim, seja qual for o nome estarei por aqui. Aparticioar menos porque ainda estou sentido por ver os nossos jogadores aos risos e abraços com os adversários no final do jogo do Ladrão…
… possivelmente só nos adeptos sentimos o amor ao clube, por muito que eu gostasse de ver algum jogador a assumir as nossas dores em campo. Quer dizer, até vi, chama-se Cedric Soares e até é da nossa formação, e saiu de campo em lágrimas. Mas sei lá porquê é dos mais criticados.
Um abraço a todos.
PS: Cherba, não falta aqui um espaço onde diga “subscrever respostas por email”?
31 Outubro, 2013 at 23:46
Sir Robson,
confesso que nunca dei pela existência desse espaço 🙂
31 Outubro, 2013 at 9:26
Um blogue sportinguista para sportinguistas possui, em simultâneo, duas finalidades que de alguma forma se complementam:
– Uma finalidade empática que decorre do prazer, do conforto e da alegria de participar numa comunidade em que todos se revêm num padrão comum que consiste num profundo e inabalável sentimento sportinguista que cada um exprime, sente e partilha de forma própria e original. Também é, de algum modo, integrador da acção e do pensamento leonino. É a tal tasca amplamente referida.
– Uma finalidade instrumental que existe pela consciencialização da realidade organizacional, desportiva e financeira do Sporting Clube de Portugal e constitui um importante factor agregador e mobilizador dos sportinguistas em redor do Clube, da sua história e das suas equipas desportivas, implicando um permanente olhar participativo e crítico sobre a realidade do nosso Clube. É a dimensão militante em acção.
O Cacifo do Paulinho é portador de uma referência e de uma memória histórica e desportiva e assumiu a essencialidade de uma ruptura com padrões organizacionais e ideológicos há muito estabelecidos no Sporting para que, finalmente, se estabeleçam novos percursos e se entre noutro tempo de acordo com a especificidade e a história centenária do Sporting. A mudança, em suma.
Para ser agregador de acordo com as finalidades expressas, o Blogue deve consolidar o compromisso de grupo, tornando-o mais coeso e empenhado na defesa do Clube e do seu paradigma social e desportivo. Penso que a designação não é indiferente, pois decorre da sua filosofia de existência e da identificação com o universo a quem se dirige.
Assim, por razões identificadas por muitos cacifeiros penso que Comando C não favorece a boa consecução das finalidades que decorrem de um blogue sportinguista. Não tenho uma designação no bolso das calças, mas encantam-me as sugestões de Camisola 12 pela actualidade histórica e Croissants do Barbosa pelo naif e proximidade com a designação O Cacifo do Paulinho.
Mas, qualquer que seja decisão sobre este assunto, todos os dias continuarei a entrar aqui no tasco para beber as minhas imperiais e comer os tremoços da ordem! 🙂
31 Outubro, 2013 at 23:48
🙂
31 Outubro, 2013 at 9:28
Although, respeito todas as opiniões aqui expressas e confesso ter alguns anticorpos com o nome Comando, gostaria de sugerir CAMPO C porque é o que Sporting faz no Campo que nos maravilhamos, nos entristecemos e aumenta o nosso Sportinguismo e é também no CAMPO que o Sporting foi, é e será Campeão!
31 Outubro, 2013 at 23:48
C de Campeão. Não vejo a hora!
31 Outubro, 2013 at 9:34
portanto, como calculava, o termo cacifo é o busilis da questao…ponto final…
apesar de nos sentirmos todos (ainda) cacifeiros, alguem (ou algo) acha que nao temos o direito de o ser, sem a (deles) expressa autorizacao…(nao estou a fazer juizos de valor ou nada do género), apenas a entender que cacifo, gera e pode vir a gerar confusoes com direitos de imagem…
tentando usar o C que ficou da “tasca” anterior, penso que o Cherba (implicitamente), usou o Comando C, sendo o C de cacifeiros, embora nao o pudesse por por extenso…
porque é que o pessoal relaciona o termo comando com guerra?? é mais que lógico…porque neste momento,mesmo os mais pacifistas, sentem que o nosso clube está no meio de uma guerra. guerra contra uma subserviente comunicacao social, contra os poderes instituidos, (apaf`s, sindicatos de jogadores, empresarios, ligas, FPF, e mais grave de todos, aqueles mexilhoes que perderam o tacho que tinham dentro da estrutura do nosso clube e ainda tentam que as coisas voltem atras, para eles voltarem a ter as mordomias que tinham dantes…).
como referi em post`s atrás, o nome nao me incomoda, de maneira nenhuma, desde que a alma desta tasca, se mantenha verde e vibrante de sportinguismo, como estava anteriormente.
31 Outubro, 2013 at 23:53
não há outro estado de alma, fernando
31 Outubro, 2013 at 9:37
Cherba, estou equivocado ou desde que mudámos de casa ficaste um pouco piegas?
Bolas, amigo, deixa-te desses post`s sentimentalistas e presenteia-nos com aqueles textos fantásticos que nos apelam ao mais puro sportinguismo e nos comovem.
A nossa casa passou a chamar-se Comando C e ponto final parágrafo.
Agora, no novo parágrafo, queremos os teus textos, as tuas ideias, os teus comentários e as tuas críticas. Esquece tudo o resto que envolva essas pieguices que insistes em trazer à discussão.
Vamos Cherba, vamos ao que interessa e façamos deste novo alojamento aquilo que conseguiste fazer no Cacifo.
És grande, Cherba.
Abraço,
SL
31 Outubro, 2013 at 23:54
isto é o chamado «bora lá, caralho!»
31 Outubro, 2013 at 9:44
Amigos,
Estou numa posição difícil para dar a minha opinião já que as hipóteses de ser mal interpretado são grandes. Ainda assim prefiro faze-lo apesar de no fundo não ter qualquer direito real para queixar. Essa é aliás a parte que mais me incomoda no meio de tudo isto. Adiante…
Se o primeiro texto do Cherba a abordar o tema da mudança (o pedido de desculpa) só me veio confundir ainda mais, este texto clarifica a situação. Sabemos agora que não podemos usar a palavra “Cacifo” no nome. Continuamos sem saber bem porquê, mas isso parece que não importa a ninguém. Sabemos agora que o novo nome (Não resisto a voltar a classifica-lo de totalmente desapropriado) teve a génese no símbolo proposto para o blog. Não sabemos se na altura em que foi concebido e apresentado significava um “C” de “Cacifo” ou já um “C” de “Comando”. E Cherba, desculpa-me que te diga a palavra “Comando” dificilmente se pode associar a “milhares de pessoas que comungam algo, que partilham uma causa, que têm um compromisso em comum, que lutam por uma mesma paixão”. Mas afinal o que interessa o nome? O espírito é que conta… diz-se por aqui.
Agora que passaram uns dias. Mais a frio o que me surpreendeu mais nesta mudança foi mesmo que (nome e design à parte) nada parece ter de facto mudado. Recordo-me de a dada altura, já depois da debandada dos outros escribas do “Cacifo”, muito se ter pedido ao Cherba para abrir o blog a outros participantes. Na altura foi dito e bem entendido por todos que o “Cacifo” era um projecto de amigos e que ele não se sentia bem em abrir as portas. Vieram os “Hoje escreves tu” uma excelente iniciativa e duas tentativas de colaboração regular que não passaram disso mesmo. Esperava eu que com a mudança este entrave seria ultrapassado, mas a mudança foi apenas uma consolidação. O “estranho” texto de apresentação deixa antever isso mesmo.
Em resumo o que aconteceu foi para mim um confronto com a realidade. Isto é um projecto pessoal e chama-se ComandoC. Como disse “lá em cima”, não tenho qualquer direito para me queixar. Quem está mal muda-se não é? Mudarei aos poucos porque isto de encontrar nova casa não vai ser nada fácil.
Uma outra hipótese é que esta mudança foi feita tão à pressa (mais uma vez não interessa porquê) que não houve ainda tempo para explicar bem como vão ser as coisas daqui para a frente. Gostava que assim fosse, mas não me parece.
Despeço-me ao bom estilo do Cacifo… Cherba… de mim levas “um soco bem dado na cara” 🙂
Viva o Sporting Caralho!
Z
31 Outubro, 2013 at 10:00
concordo com o Z
mas lá está o que fazer do blogue e como o fazer é ao Cherba que compete isso e quem aqui vem só tem de respeitar
31 Outubro, 2013 at 11:07
Z, acho que usar a palavra cacifo seria mais ou menos o mesmo que continuar com o cacifo antigo. Pelas questões que o Cherba levantou, a mudança necessária só se efectiva também com a mudança do nome. É por isso que não pode haver cacifo, senão era mais ou menos o mesmo que mudar de casa para o andar direito, no mesmo piso, depois de termos vivido 20 anos no lado esquerdo do piso. Iria continuar tudo na mesma: a nossa morada, o nosso piso, etc. Tudo menos o lado da casa, que é uma alteração mínima e que nem justificaria chamar de mudança.
Acho que é mais ou menos isto.
Para mim, que não sou muito de me prender a títulos, conta muito mais a certeza de que continuaremos a estar todos juntos aqui.
Para mim Comando C é Comando Cacifo, é Comando do Cacifo, é o Comando é do caralho, o Comando é do cacifo, etc, etc. Ao contrário de alguns de vocês, nem sequer chego a ter grandes saudades, porque não sinto a ausência. Acho que isto tem muito a ver com o facto de dar importância apenas e só ao grupo de cacifeiros e comandantes que por aqui passam.
31 Outubro, 2013 at 11:59
Z,
Socorrendo-me da experiência pessoal em projectos plurais, e das dores de crescimento que surgem quando se torna inadiável fazê-los evoluir, a interpretação que faço quanto às razões para a não utilização da palavra “Cacifo”, é a seguinte:
Independentemente do seguimento que cada um dos criadores deu ao projecto inicial, o projecto e a criação foram um acto conjunto, que deu origem a algo concreto, e com contornos definidos. É um facto da vida que o que não evoluiu morre, e há um momento em que a evolução necessária para manter vivo o projecto deixa de caber nos contornos iniciais. Esse é o momento em que (normalmente) os criadores se reúnem para discutir os novos contornos.
Acho natural que criadores que se afastaram da tarefa de alimentar e fazer crescer o projecto inicial, não sintam da mesma forma a necessidade de o fazer evoluir, e sintam dificuldade em rever-se e em rever a sua criação na evolução (qualquer que seja) do “seu” projecto.
O que me parece é que neste caso, os restantes criadores para lá do Cherba tomaram a opção de levar à letra a expressão “The Cacifo is Dead, Long Live The Cacifo” – para eles havia uma “criatura” original (a do conjunto de criadores) com um corpo e um nome, e esta nova “criatura” não a vêem como a evolução da original, mas antes como um “filho” dela: transporta o mesmo código genético (o espírito Cacifeiro), mas o corpo é outro, e o nome será necessáriamente outro, marcando a distinção entre as duas “criaturas”.
Decidiram enfim matar o Pai, preservando a sua memória, e libertar o Filho.
Se o Pai era do caralho, o Filho é foda…seja qual for o seu nome.
SL
1 Novembro, 2013 at 0:37
Zandonaide,
acho que estás no teu pleno direito, ao deixares expresso o que pensas e sentes. É o que sempre procurei promover com o que escrevo.
um dia que conversemos pessoalmente, e acredito que, mais tarde ou mais cedo, isso acontecerá, não terei problema algum em tentar explicar-te (isto é válido para qualquer outro de vós), com mais detalhe, as razões da mudança. Neste momento, tudo isto já mexeu com a minha vida a um nível que ultrapassa, infinitamente, a importância de um nome.
Isso não significa que seja alheio ao que tu sentes e ao que tu dizes (e ao que vocês sentem e ao que vocês dizem), seja em relação ao nome escolhido, seja em relação a outros pormenores.
Mas respondendo ao que questionas em relação ao lançamento do símbolo, seria preciso eu ser um palhaço do caralho (lá está o porquê de gostar de socos, dá para responder de imediato) para alimentar uma novela do género. O símbolo foi criado de raiz para o Cacifo e todos os meus planos e as minhas ideias estavam focados nesse nome. Creio que não será necessário dizer-te muito mais, para perceberes que, se te é dolorosa a mudança, para mim foi (e continua a ser, a nível pessoal) uma sequência de socos nas costelas. E que esta mudança foi, efectivamente, feita sem tempo para pensar em demasiados pormenores. É por isso que a casa tem estado a ser arrumada aos poucos, é por isso que novos anúncios e novas ideias vão ser apresentados aos poucos.
Se causa incómodo? Acredito que sim. Se é motivo para deixares de ir à tasca onde te identificas com o espírito, gostas das pessoas que a frequentam e dos petiscos que se servem? Parece-me profundamente exagerado.
Agora, vê se colocas o barrete laranja 🙂
abraço
31 Outubro, 2013 at 9:44
Para mim qualquer nome serve. O Espírito é que interessa.
31 Outubro, 2013 at 9:50
Põe a inspiração a funcionar para os textos que tudo o resto vem por acréscimo!
31 Outubro, 2013 at 23:56
🙂
31 Outubro, 2013 at 9:55
nao sei se tenho andado distraido, mas isto passou-me sem ter visto nenhuma referencia…
mais uma grande iniciativa…
http://www.youtube.com/watch?v=st6GLiC8CeU
31 Outubro, 2013 at 10:36
Mais uma excelente iniciativa , pena ficarmos sem saber quais foram as frases escolhidas.
31 Outubro, 2013 at 11:47
Também não tinha visto.
Foda-se , altamente, tive que me conter !
SL
31 Outubro, 2013 at 9:57
Compreendo a mudança, gosto do novo visual, mas não gosto do nome.. Gosto do C mas não gosto do Comando e vendo as opções que consideraste todas elas continham este termo…
Como opções em vez de Comando pode ser Café C ou outra coisa qualquer menos Cotonete C… Não me façam e andar a engraxar botas da tropa e polir espadas porque já tive a minha conta disso.
Gostei do primeiro jantar da malta do CACIFO, apesar do resultado merdoso, e espero que se repitam muitas vezes…
Que ponderem o nome, façam merchandising, e bora prá reunião na roulote das boas!
31 Outubro, 2013 at 9:59
PS: Esta coisa nova não dá para o autor editar os posts?
31 Outubro, 2013 at 10:30
Onde é que é essa roulote ? quero lá estar
31 Outubro, 2013 at 10:44
Fica por baixo da linha do metro, a dois passos da Juve Leo e da entrada do Alvaláxia, onde estão mais três ou quatro roulotes.
31 Outubro, 2013 at 10:55
Sim isso sei ondé é , mas as roultes aí são quase tantas como as mães . Qual delas especificamente?
31 Outubro, 2013 at 11:05
É a que tiver mais gajas boas(???? confesso que isto é um mito ou eu sou muito esquisito), mas se o Zandonaide for deve levar o seu chapéu de bicos cor de laranja. Eu em principio lá estarei por volta das 19 horas. Para ser facil de identificar, levo a verde e branca vestida a dizer… Jusko!
31 Outubro, 2013 at 11:31
…mais gajas boas dentro da roulote ou fora?
31 Outubro, 2013 at 11:42
És esquisito ! A mim conhecem-me logo porque tenho um cachecol do Sporting ao pescoço!
31 Outubro, 2013 at 13:14
Damas a Rolote das boas tem como nome oficial “Parybeb”, é a primeira de quem passa a passadeira que dá para o metro…
31 Outubro, 2013 at 15:03
Isso já é uma referência. As bejecas é para antes, depois ou antes e depois? do jogo.
Eu vou sempre as roulotes , mas ignorava que havia uma das boas. O que eu tenho perdido.
Abençoado cacifo que exalta o meu sportinguismo e me dá a a conhecer novas roulotes.
lá estarei.
Abraço.
1 Novembro, 2013 at 0:04
Se beberes quatro ou cinco jolas até passam por boas…
Se não parares por aí, não as confundas com as velhas dos cachecóis.
31 Outubro, 2013 at 11:16
Como deu a entender o Cherba e tal como pretendo continuar a fazer, podes continuar a chamar cacifo aqui ao tasco e cacifeiros aos seus “clientes”. O nome teve de mudar oficialmente, mas o espirito ainda é do Cacifo! Só lamento para quem é novato nestas andanças dos blogs e tenha de levar com o nome que não está relacionado em nada, ao Sporting.
31 Outubro, 2013 at 11:44
“Roulote das boas”, este seria um grande nome. Teria apenas 2 problemas:
1 – A dúvida que nos assalta sempre que queremos combinar com alguém antes do jogo, via sms: roulote? roullote? roulotte?
2 – Neste blog não há assim tantas “boas”, é mais (imagino eu) gajos feios com’a bota da tropa
Afinal tem um 3º problema: não há nenhum “C”.
31 Outubro, 2013 at 15:08
Poderia nesse case ser “Roulote C”
1 Novembro, 2013 at 0:40
Verdete,
no que depender de mim, acabaremos a jantar em pleno relvado de Alvalade 🙂
1 Novembro, 2013 at 11:33
anotado!
31 Outubro, 2013 at 10:08
Tal como a muitos outros “Cacifeiros”, o novo nome foi algo que me deixou um pouco na dúvida… e disse-o logo no post de apresentação do novo blog, não quis nessa altura fazer uma análise prematura, mas vou agora faze-la respondendo ás perguntas que foram colocadas…
1. O sentimento que se gerou em torno do blog é sem dúvida um «sentimento do caralho», que na minha opinião não foi minimamente influenciado por ter também o Cacifo era «um nome do caralho», ou seja, são duas cenas distintas.
2. Em relação ao nome Camisola 12, embora possa ser um excelente nome, não creio que faça sentido pelo menos por agora, pois é muito recente e a ideia surgiu pelo chamado “tesão de mijo” do momento.
3. Quanto ao nome seria sem dúvida uma expressão que foi utilizada pelo Cherba num dos últimos posts do Cacifo, que até me levou a pensar que seria o novo nome… “De Rampante ao Peito”!
Mas coloca-se um problema… o “C”… não desgosto de “Comando Rampante” ou “Cacifo do Rampante” (mas se calhar este era muito uma ‘cópia’ do anterior), e que tal “COMANDO DE RAMPANTE AO PEITO”???
1 Novembro, 2013 at 0:41
thanks
31 Outubro, 2013 at 10:09
Na minha opinião o facto de ser comando ou outro nome qualquer nao influencia em nada o espirito que se ganhou nesta familia, nós vinhamos para o cacifo refugiar-nos nas tuas palavras ( cherba ) em momentos de grandes dificuldades no sporting, vinhamos praki mandar caralhadas uns aos outros bem ao estilo de tasca, e tu sempre a apelar á paixão pelo clube com posts do caralho que as xs um gajo até tinha dificuldade de nao ter a lagrima no canto do olho, a apelar ao fervor leonino, á garra do leão, cerrar dentes e mostrar que o sporting nao era aquilo e nao tinha acabado, porque afinal a nossa força é brutal… por isso digo-te independentemente da razao do abandono do cacifo, tu eras e continuas e irás continuar (agr noutro tasco ) a ser uma das maiores referencias na blogosfera leonina e nao só.
Por isso acho que tamos cá todos diaramente a comentar e a continuar a mandar caralhadas.
1 Novembro, 2013 at 0:42
🙂
31 Outubro, 2013 at 10:17
Por mim, não há Comando C…
Para mim, passa a ser o “CC”…
1 Novembro, 2013 at 0:42
tu querias era que eu contratasse a Carolina…
2 Novembro, 2013 at 14:39
SPLASSSSSSSSHHHHHHH!!!
31 Outubro, 2013 at 10:23
CURVA STROMP
1 Novembro, 2013 at 0:43
check!
31 Outubro, 2013 at 10:26
Por mim o nome está bom, poderia ser algo diferente, mas foi o que o Cherba achou melhor, e para mim, só por este facto, é o nome ideal! O Cherba, como disse alguem mais acima, é o nosso Skipper e nós os seus “Comandados”. Sempre ouvi dizer que não é o sitio que faz os amigos, são os amigos que fazem um sitio. Eu estou a sentir que estou no Cacifo, está aqui o Cherba, O Converge, o Zandonaide, O Jusko, o Sir Bobby Robson, o Leão Verde, até o Rigaboss, está a faltar o SuperLeão e as suas teorias (peço desculpa de quem não mencionei), eu estou a sentir-me em casa.
Abc Cherba e a todos os seus Comandos
Fight & Resist
1 Novembro, 2013 at 0:43
C = Casa
31 Outubro, 2013 at 10:27
O Cacifo do Paulinho é um nome extremamente difícil de bater. Por tudo aquilo que representou para os seus criadores e para os cacifeiros. Portanto, qualquer nome que escolhesses iria sofrer sempre a comparação.
Confesso que não estava à espera deste título mas não é menos verdade que o que faz com que visitemos um blog é a riqueza dos textos que ali são escritos, a possibilidade de discussão e o facto de nos identificarmos com ele.
É certo que a “carcaça” é diferente. Mas o que a compõe continua a ser o mesmo que alimentava o Cacifo. É o que vai na tua alma, Cherba, transposto para texto.
Dava-me imenso gozo chegar ao trabalho e consultar o Cacifo. E agora dá-me gozo vir ao Comando. Porque é aqui que sei da tua opinião, da dos cacifeiros (nunca deixaremos de o ser) e onde posso dar a minha também. E este novo espaço continua a representar o que é ser do Sporting Clube de Portugal.
Falo por experiência própria que não é fácil escolher um nome para um blog. Mas, de qualquer das maneiras, se antes dizíamos com orgulho que éramos cacifeiros, agora esse orgulho mantém-se ao afirmarmos que fazemos parte de um Comando.
Um abraço para ti e para todos os sportinguistas. SL!
1 Novembro, 2013 at 0:44
🙂
31 Outubro, 2013 at 10:28
A minha sugestão para um possível nome para esta nossa casa é “Curva C”.
Mantendo o “C” como identidade vinda do Cacifo e juntando a palavra “Curva”, no sentido de que somos mais uma força de apoio ao nosso clube, tendo como imagem na minha cabeça a Curva no antigo José de Alvalade. O facto de as claques estarem de novo juntas adiciona um sentimento extra de união à volta do nosso Sporting.
31 Outubro, 2013 at 10:47
Curva C… nunca me passou pela cabeça esse nome, mas confesso que gostei!
+1
31 Outubro, 2013 at 11:07
Sem dúvida, Curva C, parece-me ser das melhores sugestões que apareceram entretanto.
31 Outubro, 2013 at 11:40
+1. Curva C. Neste nome está la tudo.
31 Outubro, 2013 at 14:42
Nem mais! Tão simples e ao mesmo tempo tão completo.
“Curva” que simboliza entre muitas coisas o APOIO ao nosso Sporting! O FIGHT & RESIST de que tanto aqui falamos! E (sem querer associar muito ao conceito de claque) traz-nos inevitavelmente à cabeça o regresso da mítica curva sul que teve lugar esta época.
“C” de Cacifo, de Cherba, de Comando… do Caralho!!! 😀
31 Outubro, 2013 at 12:07
Like that!
31 Outubro, 2013 at 21:33
muito bom! também gostei dos croissants do barbosa, mas este está lá!
31 Outubro, 2013 at 22:39
A minha sugestão vai ao encontro da tua e dos teus argumentos, com a nuance que lhe chamaria “Curva 12”, visto que o ‘C’ já está presente na “Curva”.
Fica a sugestão…
31 Outubro, 2013 at 22:46
+5
1 Novembro, 2013 at 0:46
Anotados os votos para a Curva C 🙂