Mudança. Zona de conforto. Nunca, como hoje, palavra e expressão andaram tanto tempo de mãos dadas, num contexto social que arrasta consigo planos de dias ou de décadas, em que tecnocratas trocam competências e qualidades individuais por folhas de excel com objectivos semanais. Mas por mais que nos consideremos preparados para a possibilidade de mudança, é rara a vez que a aceitamos de forma pacífica.
Quando tomei a decisão de mudar e abanar uma das minhas zonas de conforto, o Cacifo, sabia que estava a tomar uma decisão que seria tudo menos pacífica. E um dos pontos que levantaria várias questões, seria, precisamente e como se constata nas caixas de comentários, o nome que ocuparia o lugar de outro que se tinha tornado referência para milhares de pessoas.
Posso dizer-vos que, após tomar a decisão, numa das primeiras conversas que tive com a minha mulher, lhe disse estar a ponderar lançar um post abrindo espaço a ideias para a criação do novo nome. No entanto, como será fácil de entender por todos os sentimentos envolvidos, considerei que esse processo tornaria mais moroso algo que eu não queria deixar arrastar-se (até porque sempre preferi levar um soco bem dado na cara, do que estar a levar vários socos nas costelas).
Havia algo que queria manter: o símbolo com o C, que me cativou desde o primeiro momento que o vi. Está ali, muita da alma do Sporting que junta gerações. Está, ali, uma forma de, visualmente, manter viva a herança do Cacifo. Pensei em O Cantinho do Cherba. E em As Chuteiras do Cherba. Mas soava-me, demasiado, a individualizar algo que move tantas outras pessoas. Depois, surgiu Comando. Não no sentido bélico, não no sentido de claque, antes no sentido de sermos milhares de pessoas que comungam algo, que partilham uma causa, que têm um compromisso em comum, que lutam por uma mesma paixão.
Pensei em Comando Rampante, Comando Leonino, Comando Stromp. Ficou Comando C, sendo o C essa tal ponte com o passado que vos falei. Sendo o C uma forma de permitir a quem assim quisesse (quiser), continuar a assumir-se como «cacifeiro» (e, que fique bem assente, esse é o meu maior objectivo: tudo fazer para que esse espírito continue intacto).
Estamos todos de acordo com a ideia de que o que nos junta é mais do que um nome. Tal como concordo, se me disserem que o nome escolhido é mais frio e que Cacifo do Paulinho nos transporta para um universo mais próximo, mais verde e branco. Aliás, estamos a falar de um nome que, ao longo de cinco anos e meio, se foi entranhando na pele (posso dizer-vos que, nestes primeiros cinco dias de mudança, não houve um em que não me enganasse a abrir o e-mail ou em que não me enganasse a clicar no endereço, na barra de favoritos), tornando ainda mais complicada a mudança.
Face a tudo isto, há três questões que gostaria de colocar-vos:
o Cacifo era «um nome do caralho» ou foi o sentimento que nele se criou que o transformou num «nome do caralho»?
Porque é que Camisola 12 (que é um nome fixe para blogue, sem dúvida), é assim tão leonino, se surge de algo que nasceu há 24 horas?
E que outro nome poderia substituir o Cacifo, mantendo o símbolo actual, unindo-nos no sentimento de luta e resiste e aproximando-nos mais da nossa idiossincrasia?
(atenção, isto não é um anúncio de mudança, antes a promoção de uma discussão que faz sentido e que faz sentido compilar num único post)
31 Outubro, 2013 at 10:29
“…por mais que nos consideremos preparados para a possibilidade de mudança, é rara a vez que a aceitamos de forma pacífica.”
O mesmo se passa com a minha teoria. Por mais argumentos que apresente, torna-se muito difícil de ser aceite, contudo, apesar de tudo, a sua prática começa a espalhar-se apesar da pouca fé.
Ainda esta semana tivemos um violento ataque ao jogador Maurício, por parte de inúmeros jornalistas, comentadores, adeptos, etc. devido ao penalty cometido sobre Alex Sandro, referindo que Maurício não tem categoria, é limitado e vem de divisões inferiores do Brasil e valorizando Eric Dier, como um jogador de grande categoria, com escola, com formação no Sporting e sendo internacional inglês.
Mas contra factos não há argumentos, Maurício é que é o titular e Eric Dier está no banco.
Grande parte disso deve-se essencialmente a Maurício ter feito a pré-epoca e enquanto isso, Eric Dier ia brincar às selecções inglesas, perdendo as férias e iniciando muito tarde a época no Sporting.
Eric Dier tem realmente aquilo que merece que é o banco e Maurício tem sido titular absoluto e obviamente tem vindo a valorizar-se.
31 Outubro, 2013 at 10:33
Bor… ing…
31 Outubro, 2013 at 16:20
e sobre o tema do post?…
1 Novembro, 2013 at 0:47
eu sei que o natal está quase, Jubas, mas calma aí com o que pedes…
31 Outubro, 2013 at 10:32
“Um Cantinho à Morais”…
Remonta ao imaginário colectivo do nosso clube, a um passado VENCEDOR, a um lance marcante da nossa história que ficou eternizado na mente de cada Sportinguista como o momento mais alto a nível desportivo além fronteiras…
Fica aqui outra sugestão…
31 Outubro, 2013 at 10:33
Obviamente falo dum momento a nível futebolístico!
31 Outubro, 2013 at 11:28
Concordo aqui com o Ricardo. “O Cantinho do Morais” é um bom nome para o blog. Remete logo para algo relacionado com o Sporting e é acolhedor. Curva C também não está mal, mas quem não conhecer não associa logo ao Sporting.
31 Outubro, 2013 at 11:31
já existe um blogue com esse nome
31 Outubro, 2013 at 12:48
Um cantinho à Morais…. Não “O cantinho do Morais”
o Cantinho remete ao nosso canto, ao aconchego… e também ao lance!
E “À Morais” reflecte a determinação daquela caminhada culminada com esse lance que nos levou à glória!
31 Outubro, 2013 at 13:06
Peço desculpa. Não fazia ideia! Só seguia o Cacifo e fazia incursões esporádicas no Fonte Segura. Actualmente só sigo o Comando.
31 Outubro, 2013 at 11:34
Já existe um blog chamado “Cantinho do Morais” que por sinal é péssimo, não seria nada bom assemelharmo-nos com um blog croquetista.
31 Outubro, 2013 at 10:40
Admito que, no primeiro dia do Comando, senti muita nostalgia em relação ao Cacifo.
Olhando para o monitor do meu computador, não me senti bem, parecia algo de estranho, algo de demasiado diferente, algo que não era a minha “casa”, onde passava várias vezes por dia, fosse para ler novos posts ou simplesmente para que novas ideias rondavam as caixas de comentários.
No entanto, bastou-me ler um pouco do texto do Cherba, seguido de comentários de alguns dos “habitués” para o sentimento de casa e o conforto voltarem.
Consigo traçar um paralelo de sentimentos com os de uma mudança de casa (já passei por 2 em 3 anos). Quando vamos para a nova casa, há sempre um sentimento de desconforto, as coisas não estão nos seus sítios, as divisões são diferentes, ainda não conseguimos andar às escuras sem dar um pontapé numa qualquer cadeira ou móvel…
Foi assim com o Comando C. Eu já morava no Cacifo do Paulinho há quase 3 anos e agora tive de mudar. Mas refiro acima, o conforto já voltou, os “Cacifeiros” estão todos cá (agora somos “Comandeiros”?) e esta é a nossa nova casa.
Como refere o Cherba no seu texto, sinto que o “C” no novo nome faz a ponte com o passado, e para mim está perfeito, dado que Comando nos une a todos num mesmo sentimento/movimento.
“O Cacifo do Paulinho” era realmente do caralho, mas transformou-se nisso por causa tanto de quem o seguia religiosamente, como de quem nele exprimia as suas ideias. Dado que nenhum destes pontos se alterou, o “Comando C” continua a ser do caralho, ainda que mais dado que agora temos um símbolo que brevemente se tornará motivo de reconhecimento de colegas Comandos pelo país fora.
Esta é a nossa nova casa, e já consigo passear nela no escuro.
1 Novembro, 2013 at 0:48
e diz que há croissants, na caixa do pão 🙂
31 Outubro, 2013 at 10:42
Este comentário era para outro post, mas encaixa-se perfeita neste acrescentando as resposas solicitadas:
Pelo que me apercebi, o Cacifo não era teu, a dada altura foste convidado pelo(s) dono(s) a colaborar e não sei se por mais engenho e arte, ou por mais dedicação e tempo, ou porque o(s) outro(s) se foram “marimbando” ao longo do tempo, acabaste por ficar sozinho a postar. Não me lembro ao certo a primeira vez que entrei no Cacifo. Provavelmente foi logo no início, em 2008 u 2009, mas lembro-me quando comecei a vir regularmente, foi quando há cerca de um ano me apercebi que há gente que eu não conheço pessoal mas que como eu amam e nunca vai deixar de amar o nosso Sporting.
Para além da comunhão em torno do Sporting que se encontra no Cacifo, e que de certo é a principal motivação que leva a maioria dos que la passam diaramente, eu pessoalmente gosto muito da forma como exprimes o sentimento que partilhamos pelo Leão Rampante.
Isto para dizer que independentemente do nome do blog em que partilhes esse sentimento, eu serei interlocutor.
Respondendo concretamente as 3 questões feitas:
“o Cacifo era «um nome do caralho» ou foi o sentimento que nele se criou que o transformou num «nome do caralho»?”
Ambos. Cacifo é um nome “do caralho” ou se quiserem um nome “do cacifo”‘ O Cacifo do Paulinho então assentava que nem uma luva no espirito que se criou sobretudo ao longo deste último ano desde que se percebeu que independentemente de resultados, mais dia menos dia o Leão Rampante voltaria a ser nosso.
“Porque é que Camisola 12 (que é um nome fixe para blogue, sem dúvida), é assim tão leonino, se surge de algo que nasceu há 24 horas?”
“Camisola 12” é fixe, mas não é “brutal”! E como todos sabem “a nossa força é ‘brutal'”, no entanto talvez se aproveite o “12” de “Camisola 12”, até porque mais que isso seria colar demais na iniciativa, “do cacifo” diga-se de passagem, que o nosso clube teve (que de repente me parece única no mundo, mais uma vez estamos na vanguarda), mas faltaria o factor originalidade, que é uma das características do Cacifo que se pretende manter, para nome do site.
” E que outro nome poderia substituir o Cacifo, mantendo o símbolo actual, unindo-nos no sentimento de luta e resiste e aproximando-nos mais da nossa idiossincrasia?”
Para mim, juntava-se os dois:
Cacifo 12
1 Novembro, 2013 at 0:50
fx, o Cacifo passa a ser um espírito que transportamos 🙂
1 Novembro, 2013 at 0:52
comunhão = C 🙂
31 Outubro, 2013 at 10:42
Continuo com a sugestão original de “Camisola 12”.
Parece-me fazer mais sentido pois é isso que nós somos. A verdadeira força do Sporting está nos seus adeptos. Que não obstante os tempos negros nunca abandonam o clube.
Claro que todos gostariamos de jogar no Sporting e ter a camisola 7, 10 ou 6 mas como não fomos agraciados com esse talento temos de apoiar por fora transmitir a força brutal deste clube aos jogadores e aos adversários.
A nomenclatura do blog não é essencial, mas sim a qualidade dos textos e das pessoas que aqui vêm e essa já vi que é enorme.
SL e vemo-nos em Alvalade
1 Novembro, 2013 at 11:34
todos a Alvalade, amanhã!
31 Outubro, 2013 at 10:44
1 – É o sentimento e o blog no seu todo que era (é) do caralho, ~mas o nome… também era (é) do caralho!
2 – Camisola 12 é um bom nome, mas até o acho demasiadamente generalista.
3 – Cantinho do Cacifo? A palavra cacifo tem mesmo de sair?
1 Novembro, 2013 at 1:11
é melhor Talk, Talk. É melhor.
31 Outubro, 2013 at 10:57
“Covil do Leão”
1 Novembro, 2013 at 1:12
check!
31 Outubro, 2013 at 11:05
Gosto da sugestão “Curva C”.
Mas o importante é o espírito cacifeiro que nos une.
Sporting Sempre!
1 Novembro, 2013 at 1:12
Sempre!
31 Outubro, 2013 at 11:08
Cherba,
Eu comecei a frequentar o cacifo relativamente recentemente, mas desde entao, estou ca (la) varias vezes ao dia, todos os dias.
O que me move a vir ao teu tasco, sao os teus posts e os restantes clientes.
As vezes ate fico curioso de qual sera o novo argumento que se enquandra em certas teorias, qual a normalidade do dia de outros, etc
Dito isto, es tu, e somos nos que fazemos o cacifo, e no Comando sinto-me em casa.
MAS
Esta casa nao e tao agradavel com a velhinha, e nao se trata so de habituacao.
Tudo esta mais bonito, arranjado, moderno (faltarao uns retoques aqui e ali mas a coisa vai).
O que falta mesmo e o Paulinho de bracos cruzados a olhar para mim.
O que falta e o lema do Sporting em vez de Fight&Resist (por muito pertinente que esse lema possa ser agora)
Em suma, o nome do cacifo era mesmo do caralho, porque nos transportava imediatamente (so de ler no google sem sequer abrir o link e saber de que se tratava) para tudo o que de bom ha no SCP.
Obviamente Comando nao tem nada disso e nunca tera.
Tambem e nada facil encontrar um nome substituto que consiga fazer isso. E manter o C de homenagem ainda menos!
Mas podes fazer melhor. E saudo esta iniciativa de abrir a comunidade a sondagem de alternativas.
Porque o cacifo somos nos tambem.
Ja vi muitas propostas por aqui, e sem ideias proprias de jeito para por na mesa, posso dizer que Covil do Leao Rampante (ou so Leao ou so Rampante) parece-me o nome que mais se aproxima de gerar o sentimento do cacifo.
Camisola 12 e um excelente nome, mas para um blog de desporto (em geral), nao tem nada de particular Sportinguista (mesmo com a recente iniciativa).
Espero ter respondido as tuas questoes, e ter contribuido para a discussao.
Um grande Bem Haja, e Saudacoes Leoninas
31 Outubro, 2013 at 11:40
Nucleo C e Curva C tambem estao bem 🙂
1 Novembro, 2013 at 1:13
thanks, Jubas!
31 Outubro, 2013 at 11:09
A vantagem do nome “Comando C” é precisamente a abertura que dá para a gente lhe chamar o que melhor nos soa.
– Permite continuarmos (C)acifeiros
– Permite passarmos a ser (C)amisola 12
– Permite andarmos sem cuecas e de colhões à mostra (Commando é a expressão americana para isso)
– Permite continuarmos a ser do (C)aralho ou do (C)acifo
– Permite (C)agarmos em cima dos andrades e galinhas
Por aí fora…
1 Novembro, 2013 at 1:14
ahahahaha, por cá eu costumo que se um gajo anda sem cuecas/boxers, anda à Cowboy! E lá em o C, outra vez!
1 Novembro, 2013 at 1:15
*vem
31 Outubro, 2013 at 11:10
1) o Cacifo era «um nome do caralho» ou foi o sentimento que nele se criou que o transformou num «nome do caralho»?
R: Nem sempre o Karma é uma bitch… o Cacifo nasceu com o cuzinho virado para a Lua, só pode. Já estava destinado a ser grande, com aquele nome… a questão aqui é que o tempo passou, e o seu karma, o seu destino estava traçado: Crescer e ser respectivamente “do CARALHO”…
2) Porque é que Camisola 12, é assim tão leonino, se surge de algo que nasceu há 24 horas?
R: O nome nasce há 24h… mas o que o envolve é apenas o reconhecimento do maior “activo” do nosso Sporting: Os Sportinguistas que sentem, respiram, comem, amam e vibram com o Clube. Encerra em si o Sportinguismo latente de quem diz “presente”, de quem está lá, de quem apoia, mesmo que seja à distância… Encerra compromisso e pertença, coisa adormecida durante muitos anos e que espero ver crescer ainda mais.
3) E que outro nome poderia substituir o Cacifo, mantendo o símbolo actual, unindo-nos no sentimento de luta e resiste e aproximando-nos mais da nossa idiossincrasia?
R: Sugeri um (que agora confirmei existir um semelhante – ocantinhodomorais): “Um cantinho à Morais”. Remonta ao imaginário colectivo do nosso clube, a um passado VENCEDOR, a um lance marcante da nossa história que ficou eternizado na mente de cada Sportinguista como o momento mais alto a nível desportivo (futebolístico) além fronteiras…
31 Outubro, 2013 at 11:13
Complementando o 3) ponto… quem sabe a trajectoria do Sporting naquele ano de 1964 até ao Cantinho do Morais que nos deu a Taça das Taças só pode concordar que foi precisa muita Luta e Resistência para lá chegar!
1 Novembro, 2013 at 1:15
faz 50 anos, para o ano
1 Novembro, 2013 at 14:05
Faz demasiados anos… Boa forma de festeja-los era juntar-lhe uma outra Taça… Nada melhor para a “readmissão” europeia do próximo “Sporting Europeu”…
31 Outubro, 2013 at 11:13
quase tudo dito…
1. sentimento, claro, é que importa. O nome “Comando C” não é perfeito mas para mim está bom, siga o Sporting.
2. “C” foi, é e será sempre de Cacifo (e não um qualquer, mas o do Paulinho!) portanto este tasco estará sempre cheio de Cacifeiros, mesmo que o nome fique menos em evidência.
3. Fight and resist só quando é preciso! Não me parece essa a essência do Comando, mas apenas uma das vertentes. Quando celebramos títulos, não celebramos “contra” ninguém! celebramos única e exclusivamente pelo Sporting!
4. Gosto muito de alguns nomes já por aqui referidos, mais imediatamente associados ao Sporting (Os Croissants do Barbosa…) portanto se mudar óptimo, se não mudar óptimo também.
5. Camisola 12 não gosto: não tem nada a ver com o Sporting, podia ser um blog de qualquer outro clube. Ao menos “Comando C” tem uma história longa e ilustre, feita de momentos e pessoa a associá-lo ao Sporting, camisola 12 por outro lado parece-me o prato do dia sem nenhuma vantagem de estar directamente associado ao Sporting à primeira vez que se ouve.
Siga o Sporting!
1 Novembro, 2013 at 1:16
dizia-me, hoje, uma amiga: «gosto de nomes com história e o Comando C tem uma história para contar»
31 Outubro, 2013 at 11:14
Esta questão não tem nada de surpreendente! É difícil agradar a todos e haverá sempre opiniões divergentes (eu dei a minha e por aqui fico). Agora tu (Cherba) és responsável máximo pela gestão do blogue é apenas a tí que cabe a decisão do nome, do logo, etc. Aquilo que decidires está decidido e só tens anunciar que essa questão morreu, e portanto, passamos apenas a discutir o SCP que o que interessa.
Para discussão de questões gráficas e de nomenclatura existe outros blogues disponíveis.
O Sporting é enorme!
1 Novembro, 2013 at 1:17
É. E diz que somos nós! 🙂
31 Outubro, 2013 at 11:16
Tenho-me abstido de comentários por também andar a lidar com uma dúvida interna.
Ponto assente: O Cacifo do Paulinho era um óptimo nome porque nos remetia imediatamente para o Sporting (dirigentes, treinadores e jogadores passam e o Paulinho fica) e porque podia ser abreviado para linguagem interna como ‘O Cacifo’.
A mudança, que eu vejo com bons olhos a todos os níveis, foi para mim uma espada de dois bicos: o facto de passarmos para um site dá-nos uma independência enorme, mas por outro lado o nome escolhido (e com ele domínio: atascadocherba.com) foram de alguma forma infelizes pelas razões já apresentadas em cima (não me remete para o nosso amor, não transmite calor e tem um significado bélico). Nunca sequer me passou pela cabeça comando de TV ou comando de consola…
Posto isto e com as duas indicações dadas: Manter o C e deixar de lado o ‘Cacifo’ vieram-me à cabeça algumas opções:
– Camisola 12 : de facto já falada aqui e que me agrada. Identifica-nos a todos como pertença de algo.
– Núcleo C: somos um núcleo duro, do Camandro e do Cacifo.
– Capitão leonino: Podes ter duas interpretações, a primeira de ainda ligar o capitão ao ‘fight and resist’ logo um sentido bélico, mas logo podes, mudando o cabeçalho mostrar que o capitão é apenas aquele que enverga o C no braço, que é o porta-voz da equipa.
Depois tentei conjugar alguns elementos que são nossos:
– Curva C: inicialmente tinha pensado em curva sul, mas podia levar a muita associação com as claques, depois em curva norte, para ser mais abrangente, mas poderia ter conotação apenas à região norte de Portugal. Curva C parece-me de facto algo que só nós temos (os outros não têm curvas, têm anéis) e o C volta a remeter para o Cacifo, embora também possa ser abreviado para ‘Curva’.
– Clube 1906: Remete-nos para a nossa data de nascimento e clube é como o Sporting, mais do que futebol.
De qualquer das formas aproveito para deixar algumas sugestões ao cherba:
– Nas barras laterais podias dar vida à coisa, com um ‘bloco de notas’ para linkar automaticamente para a tag do bloco. Ter separadores com as classificações / resultados das várias equipas do Sporting. Colocares também um mapa igual àquele das visitas detectadas pelo Google e afins (a mostrar de onde vimos) que podia linkar para o post da união mundial do cacifo.
1 Novembro, 2013 at 1:19
boas ideias, Bino!
31 Outubro, 2013 at 11:21
teste
31 Outubro, 2013 at 12:14
LOOOOOL
Realmente, há coisas que parecendo difíceis, não são nada fáceis…
31 Outubro, 2013 at 16:57
Por acaso às vezes as coisas simples são as mais difíceis de atingir.
31 Outubro, 2013 at 19:20
STRIKE…4…!
1 Novembro, 2013 at 14:08
Na “minha terra”, só há 3 strikes…
Mas se estamos a falar do “beisbol português” aí, não me custa acreditar que houvesse árbitros a dar uns quantos “strike 4” à pala duma qualquer “Cosmos” da vida…
31 Outubro, 2013 at 11:23
Cherba,
Estava aqui a ler isto, a tentar pensar num nome…. quando li Curva C! Se queres mudar, se aceitas mudar, Curva tem tudo o que eu sentia no Cacifo (tirando o cheiro a balneário… 🙂 )
Parabéns a quem se lembrou!
Quanto ao resto, as mudanças são sempre do cacifo, mas o mundo tem que abanar de vez em quando!
Da minha parte, obrigado por tudo, continuarei a usar esta tasca como usava a outra. Vou é tentar mudar de avatar porque estes são horríveis.
1 Novembro, 2013 at 1:19
mas ninguém jogou space invaders, foda-se!?! 🙂
1 Novembro, 2013 at 14:09
O que eu me fartei de jogar essa merda no meu velhinho Atari… há uns bons 30 anos, por aí…
31 Outubro, 2013 at 11:26
Já aqui deixei registado o que penso acerca do nome Comando C. Mas como o cherba colocou este post, quero mais uma vez deixar aqui minha opinião.
“Comando C” não é, para mim um nome feliz. Pode o espirito do cacifo manter-se no Comando C? Poder, pode , mas não será a mesma coisa.
É verdade que o nome não é determinante, mas também é verdade que os nomes não são por acaso.
Comando C, não diz nada a nenhum sportinguista cacifeiro ou não. Daqui por uns tempos quando uma parte dos participantes neste blog não tiverem conhecido o cacifo ainda fará menos sentido.
O cacifo morreu. O Seu sucessor pretende manter o mesmo espirito, a mesma dedicação e o mesmo amor ao sporting. E eu diria e ter um nome que simbolize o seu espirito e a sua história.
1 Novembro, 2013 at 1:20
anotado!
31 Outubro, 2013 at 11:28
“Porque é que Camisola 12 (que é um nome fixe para blogue, sem dúvida), é assim tão leonino, se surge de algo que nasceu há 24 horas? ”
Sem ter lido qualquer post anterior e sob pena de me tornar repetitivo…
A ideia de Marketing pode ter nascido há um dia… Mas parafraseando o nosso timoneiro, “os adeptos são o nosso maior activo”. 🙂
1 Novembro, 2013 at 1:21
check!
31 Outubro, 2013 at 11:29
Somos enormes. https://www.facebook.com/photo.php?v=10200979326268688
31 Outubro, 2013 at 13:06
Que maravilha de momento!
31 Outubro, 2013 at 11:47
Para mim o nome não é o mais importante. Venho aqui várias vezes ao dia por causa dos posts do Cherba e por causa das respostas dos cacieiros. O mais importante é o espirito que aqui se vive, todos unidos em volta do nosso grande amor o Sporting.
1 Novembro, 2013 at 11:35
🙂
31 Outubro, 2013 at 11:49
Confesso que me identificava com o nome “Cacifo do Paulinho” por duas ordens de razão:
1. O nome estava intimamente ligado ao Sporting, e a uma pessoa de fidelidade extrema, que nunca o veremos voltar costas, um exemplo de sportinguismo e um símbolo vivo do clube;
2. A própria história de vida do Paulo Gama é de muita luta (Fight and Resist), onde se revêem os princípios que ombreiam o nosso clube – Esforço, Dedicação, Devoção e Glória.
Percebo que haja necessidade de um corte com o passado relativamente ao nome pelas razões já referidas, mas não vejo em “Comando C” as características aglutinadoras de “Cacifo do Paulinho”. Era interessante e importante um nome com essas características. E o nome é a cara de uma alma grandiosa, embora esta se mantenha. Se perguntar-mos a uma pessoa alheia a estes assuntos o que é o “Comando C”, nunca vai associar ao Sporting. Era importante essa associação só pelo nome.
Por outro lado, gosto mais deste grafismo e da url curtinha. Posto isto, gostava de outro nome, mas nesta nova casa. Confesso que também gosto do “Camisola 12”, talvez na forma abreviada “C12”, ou uma nova roupagem ao atual “Comando C” alterado para “Comando 12” ou “12º Comandante” (embora o significado de “soldado” seja mais condizente com a nossa tarefa de servir o Sporting). Ou pegando no titulo do post “Composto de Leão”…
Não sei se ainda está em aberto a possibilidade de mudar o nome, nem qual a relevância dada aos cacifeiros/comandantes na escolha do mesmo, mas há aquelas aplicações para blogues que permitem votações online, podia dar uma ajuda depois de pré seleccionado um conjunto de nomes.
SL.
1 Novembro, 2013 at 11:37
DC,
agradeço-te as opiniões!
31 Outubro, 2013 at 11:53
Se o Cherba abriu o tema à saudável discussão Cacifeira, discuta-se, decida-se, e enterre-se de vez o tema.
My two cents:
Cacifo do Paulinho “foi” um nome brutal, “do caralho”, mesmo porque remete para a alma do Sporting, para o mais íntimo de alguém que todos reconhecemos como um símbolo do clube, logo atrás do leão.
Mas… não se pode usar “Cacifo”, ou o Cherba não quer usar.
Percebe-se a tentação de manter o C, seja para usar o logo, que está impec, seja para manter uma ligação umbilical ao Cacifo.
Agor… como potenciar o “C”?
Comando C é muito frio, belicoso, já muitos o disseram: não está no ADN dos Cacifeiros.
Até é bom para ir para a porrada, mas eu não entrava num tasco com este nome para me divertir com os amigos.
O nome podia remeter para algo mais intimista, qualquer coisa como “Curva C”, “Tasca do C”, “Taberna do C”, “Covil do C”, ou “Os 12 do C” ou o mais que quiserem, para tentar manter o “C”, mas todos têm algo de desconfortável (o célebre pintelho na sopa…) quando comparamos com “O Cacifo do Paulinho”.
Passemos ao “12”: o “12” parece-me ajustado para o espírito do Cacifo: um espaço de comunhão, discussão e apoio ao Sporting e é um voto de louvor a esta excelente iniciativa.
No entanto, neste momento, fica preso a isso mesmo: corre o risco de ser visto como uma colagem a esta iniciativa da direção (que para mim é fantástica e vai permanecer para além de quem dirige agora o clube), e o nome devia manter a “independência” em relação a quaisquer poderes no Sporting.
O próprio BdC – em quem não votei, aliás – não gostaria, estou certo, que a malta dos blogs se tornasse acrítica.
Finalmente, usar “Cherba”. “A Tasca do Cherba”, ou uma variante qualquer com o mesmo espírito. Não coloco objeções… Afinal, o Cacifo somos todos nós (incluo-me, apesar de ser um passageiro recente do tasco) e é o Cherba que mantém isto vivo. Mas este rumo para o nome não pode ser ele a escolher, temos de ser nós a impor-lho.
Era isto…
Cherba, junto mais estas migalhas na Bimby, mistura tudo e vê se sai alguma coisa de jeito.
Dito isto, VIVA O SPORTING, caralho!
1 Novembro, 2013 at 11:38
a bimby é demasiado rápida para um assunto tão importante. Prefiro cozinhar isto à moda antiga, incluindo fazer a massa fresca 🙂
31 Outubro, 2013 at 11:58
Eu repito o que já disse anteriormente:
O nome do blog é uma gota no oceano que é o Cherba!
1 Novembro, 2013 at 11:39
🙂
31 Outubro, 2013 at 12:01
Pelo que percebi, Cherba (e corrige-me se estiver errado – nao consegui por falta de tempo ler todos estes comentarios) parece-me que não queres continuar com o nome Cacifo (perfeitamente compreensível) mas aceitas sugestões para outros nomes. É isso? Bem, se for, um nome que eu preferia seria CURVA C – Luta & Resiste (como lema).
. Argumentos para o nome “CURVA C – Luta & Resiste” ou “CURVA C – Fight & Resist”(se preferirem o anglicismo):
1º – É uma homenagem aos nossos adeptos e ao apoio das claques, no seguimento da excelente decisão da nossa Direcção em concentrar as claques na Curva Sul;
2º- Mantém-se a analogia com o C de Cacifo, de Cherba, e mante-se o excelente logotipo do Jusko, que é dinâmico e potente;
3º – E “CURVA C” acaba por demonstrar aquilo que representa este espaço: é o nosso “corner”, o nosso canto onde nos reunimos. É uma analogia congregadora. Pode ser tambem “C” de “Convergência”:), no sentido em que se há muitos cacifeiros (como eu) que nao podem ir a Alvalade regularmente, então reunimo-nos aqui, na nossa CURVA C, a CURVA dos cacifeiros, onde Lutamos & Resistimos, sempre pelo nosso Sporting!
31 Outubro, 2013 at 13:06
“C”oncordo!
😉
1 Novembro, 2013 at 11:40
Percebeste bem, Converge. Cacifo está fora de questão e, sim, promovi esta troca de ideias para, com calma, ponderar.
31 Outubro, 2013 at 12:03
CURVA C – a curva dos Cacifeiros. – de certo modo, é isto que se pretende.
Mas, claro a decisão será sempre tua. E continuarei sempre por cá. 🙂
31 Outubro, 2013 at 13:03
Acho excelente a Curva dos Cacifeiros!
31 Outubro, 2013 at 13:16
“Curva Cacifeira” soa melhor!
Para além de q deixa de utilizar a palavra Cacifo ipsis verbis mantendo no entanto a identidade do (e referencia ao) Cacifo.
31 Outubro, 2013 at 13:04
Ou Curva C nesse sentido obviamente 🙂
31 Outubro, 2013 at 13:14
Outra vantagem do nome Curva C ou Cacifeira é q p/ o símbolo do Jusko seria canja: bastaria trocar no símbolo a palavra comando por curva e colava bastante bem.
31 Outubro, 2013 at 13:34
Se não é o Algarvio que não é algarvio, acertei? hehe
Abraço
SL
1 Novembro, 2013 at 0:14
Yup 🙂
31 Outubro, 2013 at 16:45
Estamos todos aqui “para as curvas”… além disso podemos ir “à Curva” como antes íamos “ao Cacifo”.
31 Outubro, 2013 at 12:04
Para mim fica Comando C, com o Comandante Che(rba) ao leme!
Hasta la Vitoria Siempre!
1 Novembro, 2013 at 11:41
🙂
31 Outubro, 2013 at 12:07
Já se inscreveram na corrida Sporting? Já compraram o bilhete para o próximo jogo? Vamos lá!! O Sporting precisa de nós!!
31 Outubro, 2013 at 12:11
De facto o nome deste novo espaço não é nada do meu agrado, mas não me atrevo a sugerir uma alternativa. Cacifo do Paulinho é praticamente imbativel. O problema é que o nome está associado a momentos importantes e marcantes na vida do Sporting.
Neste inicio do Comando C, o que sinto, é quase como se fosse a outro blog afecto ao Sporting comentar, ainda não se entranhou.
“Vou ao Cacifo” , “Só leio o Cacifo” , “O Cacifo é do caralho” etc , são pensamentos e afirmações que deixaram de fazer parte do meu quotidiano, e só quando fui confrontado com esta mudança é que me apercebi que ir ao Cacifo era de facto um pensamento e uma acção diária. Mesmo o pormenor dos avatares ou gravatares, ou lá o que é que é, já quase os sabia de cor.
Mas enfim, o espírito mantém-se e isso talvez seja o mais importante. O Cherba do Cacifo é o mesmo do Comando C, os que cá vêm também, por isso, cá continuarei a vir.
SL
1 Novembro, 2013 at 11:42
decididamente, a única coisa que mudou foi a decoração e o nome do tasco 🙂
1 Novembro, 2013 at 18:46
Bem então, assim sendo, eram uns pipis e uma imperial, sff.
31 Outubro, 2013 at 12:19
off-topic:
Há uma lenda do nosso Sporting que muitas vezes parece esquecida. Um dos jogadores mais carismáticosa e mais queridos de nós. Um jogador que lutou por cada centímetro de relva, por cada minuto de jogo, por cada posse de bola. Um jogador que começou por ser um “objeto” estranho em campo, mas que rapidamente se transformou num dos jogadores mais míticos do Sporting. Esse jogador chama-se Ivaylo Stoimenov Yordanov, mais conhecido como Yorda. O nosso Yorda. Ora, o nosso Yorda. O primeiro capitão estrangeiro do Sporting. Um jogador que arrastou multidões sportinguistas durante 10 anos. O nosso querido “Mochilas”.
Porque é que falo dele? porque ele veio agora dar-nos a todos a força que ele próprio já não tem. «A melhor forma de reagir é com vitória», diz-nos. E ao olhar para a fotografia de 5 de Maio de 2010 (http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior_premium.aspx?content_id=851571), data em que lhe fizemos uma justíssima mas pouco mobilizadora homenagem, penso no rápido envelhecimento que Yordanov está a ter, chicoteado pela maldita esclerose múltipla.
Que tenhas tu, toda a força do mundo, porque tu mereces, Yorda9!
Desculpem o desaafo , mas temos que estar com os nossos. E Yorda9 é um dos nossos. E um dos mais importantes. Falta-lhe ainda a homenagem à altura da sua Devoção.
31 Outubro, 2013 at 12:43
Sem dúvida. Um grande entre os grandes. Uma referencia para todos nós.
31 Outubro, 2013 at 13:26
Grande Yorda.
31 Outubro, 2013 at 12:19
Este post é do caralho. É foda.
Em que outro blog se pode ter uma discussão como esta? O espírito do Cacifo ao mais alto nível.
1 Novembro, 2013 at 1:22
é tão do caralho que já tenho os olhos em bico! tenho que acabar de responder amanhã! Adoro isto! 🙂
31 Outubro, 2013 at 12:20
Tasco C 🙂
31 Outubro, 2013 at 12:22
Aqui vai o meu contributo para a discussão:
O nome “o cacifo do paulinho” era do caralho, muito bom para blog, mas o que era e vai continuar a ser mesmo do caralho são os posts do Cherba e tudo aquilo que aqui se respira e inspira no dia a dia, e esse espirito vai continuar independentemente do nome.
Eu gosto de comando c, gostei assim que vi, a mim não me choca nada.
Camisola 12 é demasiado generalista, é um nome que já tem barbas, só no brasil devem haver praí 20 claques e 50 blog’s com o nome camisa 12.
E já que estamos numa de bandar bitaites aqui vai o meu: O Canto Verde
Pode ser canto da bola, pode ser canto do tasco, ou pode ser canto de cantar 🙂
SL
1 Novembro, 2013 at 11:42
check!
31 Outubro, 2013 at 12:26
Gosto do nome : A cadeira do Cherba!
1 Novembro, 2013 at 11:43
tb m passou pela cabeça, mas… tb me lembra algo menos bom
31 Outubro, 2013 at 12:26
Sugeria “12 – A nova (C)asa do Paulinho”
31 Outubro, 2013 at 12:49
Porta 12C
31 Outubro, 2013 at 21:53
Boa tb. +1
31 Outubro, 2013 at 21:52
+1
1 Novembro, 2013 at 11:44
anotados!
31 Outubro, 2013 at 12:31
Comando – pode-se melhorar, aliás, tendo Cacifo entranhado não será necessário o “comando”
C – icónico e na mouge
Logotipo – Muito bom e sintetico, no entanto penso que falta só o nosso leão rampante, a imagem clássica, vintage, aplicada em negro/branco no novo logo ou como marca de água…senão fica demasiado “disney”
Fight and resist – Pessoalmente não sou fã de anglicismos , penso que é possivel melhorar sem dar um caracter tão punk chique
Faz falta uma frase herdeira do “É penalte, porra!” – Sousa Cintra
Cherba, é só uma questão de organizar os bitaites da malta…
31 Outubro, 2013 at 21:20
O rampante esta no logo. Aparece por trás do nome. Não aparece com o tamanho completo, mas se fores ao cacifo ver o post onde foi apresentado, ainda com o outro nome, vais aperceber-te do rampante.
SL
1 Novembro, 2013 at 11:45
estão a ser organizados e serão cozinhados, invencível butcher!
31 Outubro, 2013 at 12:33
Bem, consegui ler todos os comentários … dasse 🙂
Cá estarei diariamente, várias vezes ao dia, mesmo que este espaço não tivesse nome.
Gostei de “Camisola 12” … óbvio que o C leva-nos a tantos sítios. Curva, Cacifo … por aí fora.
Não vamos esquecer o Cacifo, origem disto tudo … mas … MOVE ON !
1 Novembro, 2013 at 11:46
é impossível esquecer porque, afinal, o Cacifo somos nós! 🙂
1 Novembro, 2013 at 11:47
e «O Cacifo é nosso» ainda me passou pela cabeça, num momento mais guerrilheiro 🙂
31 Outubro, 2013 at 12:37
Até curto o nome de Comando mas já que estamos numa de sugestões, porque não Vitamina C?
Vitamina porque este blog (tenha ele o nome que tenha) nos dá uma força Brutal, que é um espaço de culto leonino e é indiscutivelmente um simbolo da convivência Sportinguista. E C porque é do Caralho!
1 Novembro, 2013 at 11:48
check!
31 Outubro, 2013 at 12:37
É um prazer sentir que continuamos cá todos! 🙂 mesmo que os que ainda não comentaram, mas que sei que por aí estão.
Com calma, mais logo, prometo responder a esta demonstração (mais uma) de Sportinguismo e de vontade de contribuir para algo que nos liga (ou cola, vou criar um dicionário com C)
31 Outubro, 2013 at 12:47
É isso Cherba. Estamos todos, os posts e comentários contêm as mais valias habituais e embora o nome do blog seja de somenos importância, gostava que tivesse mais ligação ao Cacifo.
O Cacifo foi uma inspiração, sem dúvida bem conseguido. Quando dava conhecimento do blog a amigos Sportinguistas dizia ” vai ao Cacifo”! Soava bem! Agora não me soa tão bem dizer “vai ao Comando”, entendes?
1 Novembro, 2013 at 11:49
claro que entendo, zeleaozao. E consegues associar um comando leonino a um núcleo de adeptos?
31 Outubro, 2013 at 12:54
Cherba, já agora uma questão: reparo que nos outros blogues do SCP (não vi todos) nao aparece nenhuma indicação ao Comando C. Bem sei que para nós Cacifeiros não precisamos de blogroll nos outros, mas não deixa de ser importante a visibilidade do Cacifo (ou Comando…).
31 Outubro, 2013 at 21:54
Eles estão à espera que o pessoal se decida no nome ! lololol
1 Novembro, 2013 at 11:52
é mais ou menos o que diz o Miguel. A casa ainda não está totalmente arrumada, daí que ainda não tenha avançado no sentido de comunicar a mudança a um universo que vá para lá deste núcleo duro (e falta o facebook, também). Mas posso dizer-te que a nossa direcção fez questão de nos desejar boa sorte neste recomeço 🙂
1 Novembro, 2013 at 13:06
pela minha parte, já deixei alertas no leoninamente, e reparei que mesmo nao estando no blogroll, teem a actualizacao de posts, no leoninamente no invisuais, no leoa assanhada, e outros…
o meu problema e que em certos blogs, nao consigo fazer log-in, (normalmente, faco como annimo e depois assino o nome no comentario…preguica de abrir mais contas, eheheh)
1 Novembro, 2013 at 13:08
thanks
31 Outubro, 2013 at 12:47
Se houver votação, gostei destas 2:
– Covil do Rampante
– Camisola 12
1 Novembro, 2013 at 11:53
check!
31 Outubro, 2013 at 12:57
nao havendo conflito com com direitos de imagem, porque nao “C”antinho do Paulinho??
mais uma vez:
Cherba desde que a essencia da tasca se mantenha, até lhe podias chamar Churrasqueira Colectiva…para mim uma dose de moelas, um prato de tremocos e um fino, se faz favor…eheheh
1 Novembro, 2013 at 11:53
Colectivo também podia ser um nome. Mas, lá está, remeteria para claque.