Mudança. Zona de conforto. Nunca, como hoje, palavra e expressão andaram tanto tempo de mãos dadas, num contexto social que arrasta consigo planos de dias ou de décadas, em que tecnocratas trocam competências e qualidades individuais por folhas de excel com objectivos semanais. Mas por mais que nos consideremos preparados para a possibilidade de mudança, é rara a vez que a aceitamos de forma pacífica.
Quando tomei a decisão de mudar e abanar uma das minhas zonas de conforto, o Cacifo, sabia que estava a tomar uma decisão que seria tudo menos pacífica. E um dos pontos que levantaria várias questões, seria, precisamente e como se constata nas caixas de comentários, o nome que ocuparia o lugar de outro que se tinha tornado referência para milhares de pessoas.
Posso dizer-vos que, após tomar a decisão, numa das primeiras conversas que tive com a minha mulher, lhe disse estar a ponderar lançar um post abrindo espaço a ideias para a criação do novo nome. No entanto, como será fácil de entender por todos os sentimentos envolvidos, considerei que esse processo tornaria mais moroso algo que eu não queria deixar arrastar-se (até porque sempre preferi levar um soco bem dado na cara, do que estar a levar vários socos nas costelas).
Havia algo que queria manter: o símbolo com o C, que me cativou desde o primeiro momento que o vi. Está ali, muita da alma do Sporting que junta gerações. Está, ali, uma forma de, visualmente, manter viva a herança do Cacifo. Pensei em O Cantinho do Cherba. E em As Chuteiras do Cherba. Mas soava-me, demasiado, a individualizar algo que move tantas outras pessoas. Depois, surgiu Comando. Não no sentido bélico, não no sentido de claque, antes no sentido de sermos milhares de pessoas que comungam algo, que partilham uma causa, que têm um compromisso em comum, que lutam por uma mesma paixão.
Pensei em Comando Rampante, Comando Leonino, Comando Stromp. Ficou Comando C, sendo o C essa tal ponte com o passado que vos falei. Sendo o C uma forma de permitir a quem assim quisesse (quiser), continuar a assumir-se como «cacifeiro» (e, que fique bem assente, esse é o meu maior objectivo: tudo fazer para que esse espírito continue intacto).
Estamos todos de acordo com a ideia de que o que nos junta é mais do que um nome. Tal como concordo, se me disserem que o nome escolhido é mais frio e que Cacifo do Paulinho nos transporta para um universo mais próximo, mais verde e branco. Aliás, estamos a falar de um nome que, ao longo de cinco anos e meio, se foi entranhando na pele (posso dizer-vos que, nestes primeiros cinco dias de mudança, não houve um em que não me enganasse a abrir o e-mail ou em que não me enganasse a clicar no endereço, na barra de favoritos), tornando ainda mais complicada a mudança.
Face a tudo isto, há três questões que gostaria de colocar-vos:
o Cacifo era «um nome do caralho» ou foi o sentimento que nele se criou que o transformou num «nome do caralho»?
Porque é que Camisola 12 (que é um nome fixe para blogue, sem dúvida), é assim tão leonino, se surge de algo que nasceu há 24 horas?
E que outro nome poderia substituir o Cacifo, mantendo o símbolo actual, unindo-nos no sentimento de luta e resiste e aproximando-nos mais da nossa idiossincrasia?
(atenção, isto não é um anúncio de mudança, antes a promoção de uma discussão que faz sentido e que faz sentido compilar num único post)
31 Outubro, 2013 at 9:50
Põe a inspiração a funcionar para os textos que tudo o resto vem por acréscimo!
31 Outubro, 2013 at 23:56
🙂
31 Outubro, 2013 at 9:55
nao sei se tenho andado distraido, mas isto passou-me sem ter visto nenhuma referencia…
mais uma grande iniciativa…
http://www.youtube.com/watch?v=st6GLiC8CeU
31 Outubro, 2013 at 10:36
Mais uma excelente iniciativa , pena ficarmos sem saber quais foram as frases escolhidas.
31 Outubro, 2013 at 11:47
Também não tinha visto.
Foda-se , altamente, tive que me conter !
SL
31 Outubro, 2013 at 9:57
Compreendo a mudança, gosto do novo visual, mas não gosto do nome.. Gosto do C mas não gosto do Comando e vendo as opções que consideraste todas elas continham este termo…
Como opções em vez de Comando pode ser Café C ou outra coisa qualquer menos Cotonete C… Não me façam e andar a engraxar botas da tropa e polir espadas porque já tive a minha conta disso.
Gostei do primeiro jantar da malta do CACIFO, apesar do resultado merdoso, e espero que se repitam muitas vezes…
Que ponderem o nome, façam merchandising, e bora prá reunião na roulote das boas!
31 Outubro, 2013 at 9:59
PS: Esta coisa nova não dá para o autor editar os posts?
31 Outubro, 2013 at 10:30
Onde é que é essa roulote ? quero lá estar
31 Outubro, 2013 at 10:44
Fica por baixo da linha do metro, a dois passos da Juve Leo e da entrada do Alvaláxia, onde estão mais três ou quatro roulotes.
31 Outubro, 2013 at 10:55
Sim isso sei ondé é , mas as roultes aí são quase tantas como as mães . Qual delas especificamente?
31 Outubro, 2013 at 11:05
É a que tiver mais gajas boas(???? confesso que isto é um mito ou eu sou muito esquisito), mas se o Zandonaide for deve levar o seu chapéu de bicos cor de laranja. Eu em principio lá estarei por volta das 19 horas. Para ser facil de identificar, levo a verde e branca vestida a dizer… Jusko!
31 Outubro, 2013 at 11:31
…mais gajas boas dentro da roulote ou fora?
31 Outubro, 2013 at 11:42
És esquisito ! A mim conhecem-me logo porque tenho um cachecol do Sporting ao pescoço!
31 Outubro, 2013 at 13:14
Damas a Rolote das boas tem como nome oficial “Parybeb”, é a primeira de quem passa a passadeira que dá para o metro…
31 Outubro, 2013 at 15:03
Isso já é uma referência. As bejecas é para antes, depois ou antes e depois? do jogo.
Eu vou sempre as roulotes , mas ignorava que havia uma das boas. O que eu tenho perdido.
Abençoado cacifo que exalta o meu sportinguismo e me dá a a conhecer novas roulotes.
lá estarei.
Abraço.
1 Novembro, 2013 at 0:04
Se beberes quatro ou cinco jolas até passam por boas…
Se não parares por aí, não as confundas com as velhas dos cachecóis.
31 Outubro, 2013 at 11:16
Como deu a entender o Cherba e tal como pretendo continuar a fazer, podes continuar a chamar cacifo aqui ao tasco e cacifeiros aos seus “clientes”. O nome teve de mudar oficialmente, mas o espirito ainda é do Cacifo! Só lamento para quem é novato nestas andanças dos blogs e tenha de levar com o nome que não está relacionado em nada, ao Sporting.
31 Outubro, 2013 at 11:44
“Roulote das boas”, este seria um grande nome. Teria apenas 2 problemas:
1 – A dúvida que nos assalta sempre que queremos combinar com alguém antes do jogo, via sms: roulote? roullote? roulotte?
2 – Neste blog não há assim tantas “boas”, é mais (imagino eu) gajos feios com’a bota da tropa
Afinal tem um 3º problema: não há nenhum “C”.
31 Outubro, 2013 at 15:08
Poderia nesse case ser “Roulote C”
1 Novembro, 2013 at 0:40
Verdete,
no que depender de mim, acabaremos a jantar em pleno relvado de Alvalade 🙂
1 Novembro, 2013 at 11:33
anotado!
31 Outubro, 2013 at 10:08
Tal como a muitos outros “Cacifeiros”, o novo nome foi algo que me deixou um pouco na dúvida… e disse-o logo no post de apresentação do novo blog, não quis nessa altura fazer uma análise prematura, mas vou agora faze-la respondendo ás perguntas que foram colocadas…
1. O sentimento que se gerou em torno do blog é sem dúvida um «sentimento do caralho», que na minha opinião não foi minimamente influenciado por ter também o Cacifo era «um nome do caralho», ou seja, são duas cenas distintas.
2. Em relação ao nome Camisola 12, embora possa ser um excelente nome, não creio que faça sentido pelo menos por agora, pois é muito recente e a ideia surgiu pelo chamado “tesão de mijo” do momento.
3. Quanto ao nome seria sem dúvida uma expressão que foi utilizada pelo Cherba num dos últimos posts do Cacifo, que até me levou a pensar que seria o novo nome… “De Rampante ao Peito”!
Mas coloca-se um problema… o “C”… não desgosto de “Comando Rampante” ou “Cacifo do Rampante” (mas se calhar este era muito uma ‘cópia’ do anterior), e que tal “COMANDO DE RAMPANTE AO PEITO”???
1 Novembro, 2013 at 0:41
thanks
31 Outubro, 2013 at 10:09
Na minha opinião o facto de ser comando ou outro nome qualquer nao influencia em nada o espirito que se ganhou nesta familia, nós vinhamos para o cacifo refugiar-nos nas tuas palavras ( cherba ) em momentos de grandes dificuldades no sporting, vinhamos praki mandar caralhadas uns aos outros bem ao estilo de tasca, e tu sempre a apelar á paixão pelo clube com posts do caralho que as xs um gajo até tinha dificuldade de nao ter a lagrima no canto do olho, a apelar ao fervor leonino, á garra do leão, cerrar dentes e mostrar que o sporting nao era aquilo e nao tinha acabado, porque afinal a nossa força é brutal… por isso digo-te independentemente da razao do abandono do cacifo, tu eras e continuas e irás continuar (agr noutro tasco ) a ser uma das maiores referencias na blogosfera leonina e nao só.
Por isso acho que tamos cá todos diaramente a comentar e a continuar a mandar caralhadas.
1 Novembro, 2013 at 0:42
🙂
31 Outubro, 2013 at 10:17
Por mim, não há Comando C…
Para mim, passa a ser o “CC”…
1 Novembro, 2013 at 0:42
tu querias era que eu contratasse a Carolina…
2 Novembro, 2013 at 14:39
SPLASSSSSSSSHHHHHHH!!!
31 Outubro, 2013 at 10:23
CURVA STROMP
1 Novembro, 2013 at 0:43
check!
31 Outubro, 2013 at 10:26
Por mim o nome está bom, poderia ser algo diferente, mas foi o que o Cherba achou melhor, e para mim, só por este facto, é o nome ideal! O Cherba, como disse alguem mais acima, é o nosso Skipper e nós os seus “Comandados”. Sempre ouvi dizer que não é o sitio que faz os amigos, são os amigos que fazem um sitio. Eu estou a sentir que estou no Cacifo, está aqui o Cherba, O Converge, o Zandonaide, O Jusko, o Sir Bobby Robson, o Leão Verde, até o Rigaboss, está a faltar o SuperLeão e as suas teorias (peço desculpa de quem não mencionei), eu estou a sentir-me em casa.
Abc Cherba e a todos os seus Comandos
Fight & Resist
1 Novembro, 2013 at 0:43
C = Casa
31 Outubro, 2013 at 10:27
O Cacifo do Paulinho é um nome extremamente difícil de bater. Por tudo aquilo que representou para os seus criadores e para os cacifeiros. Portanto, qualquer nome que escolhesses iria sofrer sempre a comparação.
Confesso que não estava à espera deste título mas não é menos verdade que o que faz com que visitemos um blog é a riqueza dos textos que ali são escritos, a possibilidade de discussão e o facto de nos identificarmos com ele.
É certo que a “carcaça” é diferente. Mas o que a compõe continua a ser o mesmo que alimentava o Cacifo. É o que vai na tua alma, Cherba, transposto para texto.
Dava-me imenso gozo chegar ao trabalho e consultar o Cacifo. E agora dá-me gozo vir ao Comando. Porque é aqui que sei da tua opinião, da dos cacifeiros (nunca deixaremos de o ser) e onde posso dar a minha também. E este novo espaço continua a representar o que é ser do Sporting Clube de Portugal.
Falo por experiência própria que não é fácil escolher um nome para um blog. Mas, de qualquer das maneiras, se antes dizíamos com orgulho que éramos cacifeiros, agora esse orgulho mantém-se ao afirmarmos que fazemos parte de um Comando.
Um abraço para ti e para todos os sportinguistas. SL!
1 Novembro, 2013 at 0:44
🙂
31 Outubro, 2013 at 10:28
A minha sugestão para um possível nome para esta nossa casa é “Curva C”.
Mantendo o “C” como identidade vinda do Cacifo e juntando a palavra “Curva”, no sentido de que somos mais uma força de apoio ao nosso clube, tendo como imagem na minha cabeça a Curva no antigo José de Alvalade. O facto de as claques estarem de novo juntas adiciona um sentimento extra de união à volta do nosso Sporting.
31 Outubro, 2013 at 10:47
Curva C… nunca me passou pela cabeça esse nome, mas confesso que gostei!
+1
31 Outubro, 2013 at 11:07
Sem dúvida, Curva C, parece-me ser das melhores sugestões que apareceram entretanto.
31 Outubro, 2013 at 11:40
+1. Curva C. Neste nome está la tudo.
31 Outubro, 2013 at 14:42
Nem mais! Tão simples e ao mesmo tempo tão completo.
“Curva” que simboliza entre muitas coisas o APOIO ao nosso Sporting! O FIGHT & RESIST de que tanto aqui falamos! E (sem querer associar muito ao conceito de claque) traz-nos inevitavelmente à cabeça o regresso da mítica curva sul que teve lugar esta época.
“C” de Cacifo, de Cherba, de Comando… do Caralho!!! 😀
31 Outubro, 2013 at 12:07
Like that!
31 Outubro, 2013 at 21:33
muito bom! também gostei dos croissants do barbosa, mas este está lá!
31 Outubro, 2013 at 22:39
A minha sugestão vai ao encontro da tua e dos teus argumentos, com a nuance que lhe chamaria “Curva 12”, visto que o ‘C’ já está presente na “Curva”.
Fica a sugestão…
31 Outubro, 2013 at 22:46
+5
1 Novembro, 2013 at 0:46
Anotados os votos para a Curva C 🙂
31 Outubro, 2013 at 10:29
“…por mais que nos consideremos preparados para a possibilidade de mudança, é rara a vez que a aceitamos de forma pacífica.”
O mesmo se passa com a minha teoria. Por mais argumentos que apresente, torna-se muito difícil de ser aceite, contudo, apesar de tudo, a sua prática começa a espalhar-se apesar da pouca fé.
Ainda esta semana tivemos um violento ataque ao jogador Maurício, por parte de inúmeros jornalistas, comentadores, adeptos, etc. devido ao penalty cometido sobre Alex Sandro, referindo que Maurício não tem categoria, é limitado e vem de divisões inferiores do Brasil e valorizando Eric Dier, como um jogador de grande categoria, com escola, com formação no Sporting e sendo internacional inglês.
Mas contra factos não há argumentos, Maurício é que é o titular e Eric Dier está no banco.
Grande parte disso deve-se essencialmente a Maurício ter feito a pré-epoca e enquanto isso, Eric Dier ia brincar às selecções inglesas, perdendo as férias e iniciando muito tarde a época no Sporting.
Eric Dier tem realmente aquilo que merece que é o banco e Maurício tem sido titular absoluto e obviamente tem vindo a valorizar-se.
31 Outubro, 2013 at 10:33
Bor… ing…
31 Outubro, 2013 at 16:20
e sobre o tema do post?…
1 Novembro, 2013 at 0:47
eu sei que o natal está quase, Jubas, mas calma aí com o que pedes…
31 Outubro, 2013 at 10:32
“Um Cantinho à Morais”…
Remonta ao imaginário colectivo do nosso clube, a um passado VENCEDOR, a um lance marcante da nossa história que ficou eternizado na mente de cada Sportinguista como o momento mais alto a nível desportivo além fronteiras…
Fica aqui outra sugestão…
31 Outubro, 2013 at 10:33
Obviamente falo dum momento a nível futebolístico!
31 Outubro, 2013 at 11:28
Concordo aqui com o Ricardo. “O Cantinho do Morais” é um bom nome para o blog. Remete logo para algo relacionado com o Sporting e é acolhedor. Curva C também não está mal, mas quem não conhecer não associa logo ao Sporting.
31 Outubro, 2013 at 11:31
já existe um blogue com esse nome
31 Outubro, 2013 at 12:48
Um cantinho à Morais…. Não “O cantinho do Morais”
o Cantinho remete ao nosso canto, ao aconchego… e também ao lance!
E “À Morais” reflecte a determinação daquela caminhada culminada com esse lance que nos levou à glória!
31 Outubro, 2013 at 13:06
Peço desculpa. Não fazia ideia! Só seguia o Cacifo e fazia incursões esporádicas no Fonte Segura. Actualmente só sigo o Comando.
31 Outubro, 2013 at 11:34
Já existe um blog chamado “Cantinho do Morais” que por sinal é péssimo, não seria nada bom assemelharmo-nos com um blog croquetista.
31 Outubro, 2013 at 10:40
Admito que, no primeiro dia do Comando, senti muita nostalgia em relação ao Cacifo.
Olhando para o monitor do meu computador, não me senti bem, parecia algo de estranho, algo de demasiado diferente, algo que não era a minha “casa”, onde passava várias vezes por dia, fosse para ler novos posts ou simplesmente para que novas ideias rondavam as caixas de comentários.
No entanto, bastou-me ler um pouco do texto do Cherba, seguido de comentários de alguns dos “habitués” para o sentimento de casa e o conforto voltarem.
Consigo traçar um paralelo de sentimentos com os de uma mudança de casa (já passei por 2 em 3 anos). Quando vamos para a nova casa, há sempre um sentimento de desconforto, as coisas não estão nos seus sítios, as divisões são diferentes, ainda não conseguimos andar às escuras sem dar um pontapé numa qualquer cadeira ou móvel…
Foi assim com o Comando C. Eu já morava no Cacifo do Paulinho há quase 3 anos e agora tive de mudar. Mas refiro acima, o conforto já voltou, os “Cacifeiros” estão todos cá (agora somos “Comandeiros”?) e esta é a nossa nova casa.
Como refere o Cherba no seu texto, sinto que o “C” no novo nome faz a ponte com o passado, e para mim está perfeito, dado que Comando nos une a todos num mesmo sentimento/movimento.
“O Cacifo do Paulinho” era realmente do caralho, mas transformou-se nisso por causa tanto de quem o seguia religiosamente, como de quem nele exprimia as suas ideias. Dado que nenhum destes pontos se alterou, o “Comando C” continua a ser do caralho, ainda que mais dado que agora temos um símbolo que brevemente se tornará motivo de reconhecimento de colegas Comandos pelo país fora.
Esta é a nossa nova casa, e já consigo passear nela no escuro.
1 Novembro, 2013 at 0:48
e diz que há croissants, na caixa do pão 🙂
31 Outubro, 2013 at 10:42
Este comentário era para outro post, mas encaixa-se perfeita neste acrescentando as resposas solicitadas:
Pelo que me apercebi, o Cacifo não era teu, a dada altura foste convidado pelo(s) dono(s) a colaborar e não sei se por mais engenho e arte, ou por mais dedicação e tempo, ou porque o(s) outro(s) se foram “marimbando” ao longo do tempo, acabaste por ficar sozinho a postar. Não me lembro ao certo a primeira vez que entrei no Cacifo. Provavelmente foi logo no início, em 2008 u 2009, mas lembro-me quando comecei a vir regularmente, foi quando há cerca de um ano me apercebi que há gente que eu não conheço pessoal mas que como eu amam e nunca vai deixar de amar o nosso Sporting.
Para além da comunhão em torno do Sporting que se encontra no Cacifo, e que de certo é a principal motivação que leva a maioria dos que la passam diaramente, eu pessoalmente gosto muito da forma como exprimes o sentimento que partilhamos pelo Leão Rampante.
Isto para dizer que independentemente do nome do blog em que partilhes esse sentimento, eu serei interlocutor.
Respondendo concretamente as 3 questões feitas:
“o Cacifo era «um nome do caralho» ou foi o sentimento que nele se criou que o transformou num «nome do caralho»?”
Ambos. Cacifo é um nome “do caralho” ou se quiserem um nome “do cacifo”‘ O Cacifo do Paulinho então assentava que nem uma luva no espirito que se criou sobretudo ao longo deste último ano desde que se percebeu que independentemente de resultados, mais dia menos dia o Leão Rampante voltaria a ser nosso.
“Porque é que Camisola 12 (que é um nome fixe para blogue, sem dúvida), é assim tão leonino, se surge de algo que nasceu há 24 horas?”
“Camisola 12” é fixe, mas não é “brutal”! E como todos sabem “a nossa força é ‘brutal'”, no entanto talvez se aproveite o “12” de “Camisola 12”, até porque mais que isso seria colar demais na iniciativa, “do cacifo” diga-se de passagem, que o nosso clube teve (que de repente me parece única no mundo, mais uma vez estamos na vanguarda), mas faltaria o factor originalidade, que é uma das características do Cacifo que se pretende manter, para nome do site.
” E que outro nome poderia substituir o Cacifo, mantendo o símbolo actual, unindo-nos no sentimento de luta e resiste e aproximando-nos mais da nossa idiossincrasia?”
Para mim, juntava-se os dois:
Cacifo 12
1 Novembro, 2013 at 0:50
fx, o Cacifo passa a ser um espírito que transportamos 🙂
1 Novembro, 2013 at 0:52
comunhão = C 🙂
31 Outubro, 2013 at 10:42
Continuo com a sugestão original de “Camisola 12”.
Parece-me fazer mais sentido pois é isso que nós somos. A verdadeira força do Sporting está nos seus adeptos. Que não obstante os tempos negros nunca abandonam o clube.
Claro que todos gostariamos de jogar no Sporting e ter a camisola 7, 10 ou 6 mas como não fomos agraciados com esse talento temos de apoiar por fora transmitir a força brutal deste clube aos jogadores e aos adversários.
A nomenclatura do blog não é essencial, mas sim a qualidade dos textos e das pessoas que aqui vêm e essa já vi que é enorme.
SL e vemo-nos em Alvalade
1 Novembro, 2013 at 11:34
todos a Alvalade, amanhã!
31 Outubro, 2013 at 10:44
1 – É o sentimento e o blog no seu todo que era (é) do caralho, ~mas o nome… também era (é) do caralho!
2 – Camisola 12 é um bom nome, mas até o acho demasiadamente generalista.
3 – Cantinho do Cacifo? A palavra cacifo tem mesmo de sair?
1 Novembro, 2013 at 1:11
é melhor Talk, Talk. É melhor.
31 Outubro, 2013 at 10:57
“Covil do Leão”
1 Novembro, 2013 at 1:12
check!
31 Outubro, 2013 at 11:05
Gosto da sugestão “Curva C”.
Mas o importante é o espírito cacifeiro que nos une.
Sporting Sempre!
1 Novembro, 2013 at 1:12
Sempre!
31 Outubro, 2013 at 11:08
Cherba,
Eu comecei a frequentar o cacifo relativamente recentemente, mas desde entao, estou ca (la) varias vezes ao dia, todos os dias.
O que me move a vir ao teu tasco, sao os teus posts e os restantes clientes.
As vezes ate fico curioso de qual sera o novo argumento que se enquandra em certas teorias, qual a normalidade do dia de outros, etc
Dito isto, es tu, e somos nos que fazemos o cacifo, e no Comando sinto-me em casa.
MAS
Esta casa nao e tao agradavel com a velhinha, e nao se trata so de habituacao.
Tudo esta mais bonito, arranjado, moderno (faltarao uns retoques aqui e ali mas a coisa vai).
O que falta mesmo e o Paulinho de bracos cruzados a olhar para mim.
O que falta e o lema do Sporting em vez de Fight&Resist (por muito pertinente que esse lema possa ser agora)
Em suma, o nome do cacifo era mesmo do caralho, porque nos transportava imediatamente (so de ler no google sem sequer abrir o link e saber de que se tratava) para tudo o que de bom ha no SCP.
Obviamente Comando nao tem nada disso e nunca tera.
Tambem e nada facil encontrar um nome substituto que consiga fazer isso. E manter o C de homenagem ainda menos!
Mas podes fazer melhor. E saudo esta iniciativa de abrir a comunidade a sondagem de alternativas.
Porque o cacifo somos nos tambem.
Ja vi muitas propostas por aqui, e sem ideias proprias de jeito para por na mesa, posso dizer que Covil do Leao Rampante (ou so Leao ou so Rampante) parece-me o nome que mais se aproxima de gerar o sentimento do cacifo.
Camisola 12 e um excelente nome, mas para um blog de desporto (em geral), nao tem nada de particular Sportinguista (mesmo com a recente iniciativa).
Espero ter respondido as tuas questoes, e ter contribuido para a discussao.
Um grande Bem Haja, e Saudacoes Leoninas
31 Outubro, 2013 at 11:40
Nucleo C e Curva C tambem estao bem 🙂
1 Novembro, 2013 at 1:13
thanks, Jubas!
31 Outubro, 2013 at 11:09
A vantagem do nome “Comando C” é precisamente a abertura que dá para a gente lhe chamar o que melhor nos soa.
– Permite continuarmos (C)acifeiros
– Permite passarmos a ser (C)amisola 12
– Permite andarmos sem cuecas e de colhões à mostra (Commando é a expressão americana para isso)
– Permite continuarmos a ser do (C)aralho ou do (C)acifo
– Permite (C)agarmos em cima dos andrades e galinhas
Por aí fora…
1 Novembro, 2013 at 1:14
ahahahaha, por cá eu costumo que se um gajo anda sem cuecas/boxers, anda à Cowboy! E lá em o C, outra vez!
1 Novembro, 2013 at 1:15
*vem
31 Outubro, 2013 at 11:10
1) o Cacifo era «um nome do caralho» ou foi o sentimento que nele se criou que o transformou num «nome do caralho»?
R: Nem sempre o Karma é uma bitch… o Cacifo nasceu com o cuzinho virado para a Lua, só pode. Já estava destinado a ser grande, com aquele nome… a questão aqui é que o tempo passou, e o seu karma, o seu destino estava traçado: Crescer e ser respectivamente “do CARALHO”…
2) Porque é que Camisola 12, é assim tão leonino, se surge de algo que nasceu há 24 horas?
R: O nome nasce há 24h… mas o que o envolve é apenas o reconhecimento do maior “activo” do nosso Sporting: Os Sportinguistas que sentem, respiram, comem, amam e vibram com o Clube. Encerra em si o Sportinguismo latente de quem diz “presente”, de quem está lá, de quem apoia, mesmo que seja à distância… Encerra compromisso e pertença, coisa adormecida durante muitos anos e que espero ver crescer ainda mais.
3) E que outro nome poderia substituir o Cacifo, mantendo o símbolo actual, unindo-nos no sentimento de luta e resiste e aproximando-nos mais da nossa idiossincrasia?
R: Sugeri um (que agora confirmei existir um semelhante – ocantinhodomorais): “Um cantinho à Morais”. Remonta ao imaginário colectivo do nosso clube, a um passado VENCEDOR, a um lance marcante da nossa história que ficou eternizado na mente de cada Sportinguista como o momento mais alto a nível desportivo (futebolístico) além fronteiras…
31 Outubro, 2013 at 11:13
Complementando o 3) ponto… quem sabe a trajectoria do Sporting naquele ano de 1964 até ao Cantinho do Morais que nos deu a Taça das Taças só pode concordar que foi precisa muita Luta e Resistência para lá chegar!
1 Novembro, 2013 at 1:15
faz 50 anos, para o ano
1 Novembro, 2013 at 14:05
Faz demasiados anos… Boa forma de festeja-los era juntar-lhe uma outra Taça… Nada melhor para a “readmissão” europeia do próximo “Sporting Europeu”…
31 Outubro, 2013 at 11:13
quase tudo dito…
1. sentimento, claro, é que importa. O nome “Comando C” não é perfeito mas para mim está bom, siga o Sporting.
2. “C” foi, é e será sempre de Cacifo (e não um qualquer, mas o do Paulinho!) portanto este tasco estará sempre cheio de Cacifeiros, mesmo que o nome fique menos em evidência.
3. Fight and resist só quando é preciso! Não me parece essa a essência do Comando, mas apenas uma das vertentes. Quando celebramos títulos, não celebramos “contra” ninguém! celebramos única e exclusivamente pelo Sporting!
4. Gosto muito de alguns nomes já por aqui referidos, mais imediatamente associados ao Sporting (Os Croissants do Barbosa…) portanto se mudar óptimo, se não mudar óptimo também.
5. Camisola 12 não gosto: não tem nada a ver com o Sporting, podia ser um blog de qualquer outro clube. Ao menos “Comando C” tem uma história longa e ilustre, feita de momentos e pessoa a associá-lo ao Sporting, camisola 12 por outro lado parece-me o prato do dia sem nenhuma vantagem de estar directamente associado ao Sporting à primeira vez que se ouve.
Siga o Sporting!
1 Novembro, 2013 at 1:16
dizia-me, hoje, uma amiga: «gosto de nomes com história e o Comando C tem uma história para contar»
31 Outubro, 2013 at 11:14
Esta questão não tem nada de surpreendente! É difícil agradar a todos e haverá sempre opiniões divergentes (eu dei a minha e por aqui fico). Agora tu (Cherba) és responsável máximo pela gestão do blogue é apenas a tí que cabe a decisão do nome, do logo, etc. Aquilo que decidires está decidido e só tens anunciar que essa questão morreu, e portanto, passamos apenas a discutir o SCP que o que interessa.
Para discussão de questões gráficas e de nomenclatura existe outros blogues disponíveis.
O Sporting é enorme!
1 Novembro, 2013 at 1:17
É. E diz que somos nós! 🙂
31 Outubro, 2013 at 11:16
Tenho-me abstido de comentários por também andar a lidar com uma dúvida interna.
Ponto assente: O Cacifo do Paulinho era um óptimo nome porque nos remetia imediatamente para o Sporting (dirigentes, treinadores e jogadores passam e o Paulinho fica) e porque podia ser abreviado para linguagem interna como ‘O Cacifo’.
A mudança, que eu vejo com bons olhos a todos os níveis, foi para mim uma espada de dois bicos: o facto de passarmos para um site dá-nos uma independência enorme, mas por outro lado o nome escolhido (e com ele domínio: atascadocherba.com) foram de alguma forma infelizes pelas razões já apresentadas em cima (não me remete para o nosso amor, não transmite calor e tem um significado bélico). Nunca sequer me passou pela cabeça comando de TV ou comando de consola…
Posto isto e com as duas indicações dadas: Manter o C e deixar de lado o ‘Cacifo’ vieram-me à cabeça algumas opções:
– Camisola 12 : de facto já falada aqui e que me agrada. Identifica-nos a todos como pertença de algo.
– Núcleo C: somos um núcleo duro, do Camandro e do Cacifo.
– Capitão leonino: Podes ter duas interpretações, a primeira de ainda ligar o capitão ao ‘fight and resist’ logo um sentido bélico, mas logo podes, mudando o cabeçalho mostrar que o capitão é apenas aquele que enverga o C no braço, que é o porta-voz da equipa.
Depois tentei conjugar alguns elementos que são nossos:
– Curva C: inicialmente tinha pensado em curva sul, mas podia levar a muita associação com as claques, depois em curva norte, para ser mais abrangente, mas poderia ter conotação apenas à região norte de Portugal. Curva C parece-me de facto algo que só nós temos (os outros não têm curvas, têm anéis) e o C volta a remeter para o Cacifo, embora também possa ser abreviado para ‘Curva’.
– Clube 1906: Remete-nos para a nossa data de nascimento e clube é como o Sporting, mais do que futebol.
De qualquer das formas aproveito para deixar algumas sugestões ao cherba:
– Nas barras laterais podias dar vida à coisa, com um ‘bloco de notas’ para linkar automaticamente para a tag do bloco. Ter separadores com as classificações / resultados das várias equipas do Sporting. Colocares também um mapa igual àquele das visitas detectadas pelo Google e afins (a mostrar de onde vimos) que podia linkar para o post da união mundial do cacifo.
1 Novembro, 2013 at 1:19
boas ideias, Bino!
31 Outubro, 2013 at 11:21
teste
31 Outubro, 2013 at 12:14
LOOOOOL
Realmente, há coisas que parecendo difíceis, não são nada fáceis…
31 Outubro, 2013 at 16:57
Por acaso às vezes as coisas simples são as mais difíceis de atingir.
31 Outubro, 2013 at 19:20
STRIKE…4…!
1 Novembro, 2013 at 14:08
Na “minha terra”, só há 3 strikes…
Mas se estamos a falar do “beisbol português” aí, não me custa acreditar que houvesse árbitros a dar uns quantos “strike 4” à pala duma qualquer “Cosmos” da vida…
31 Outubro, 2013 at 11:23
Cherba,
Estava aqui a ler isto, a tentar pensar num nome…. quando li Curva C! Se queres mudar, se aceitas mudar, Curva tem tudo o que eu sentia no Cacifo (tirando o cheiro a balneário… 🙂 )
Parabéns a quem se lembrou!
Quanto ao resto, as mudanças são sempre do cacifo, mas o mundo tem que abanar de vez em quando!
Da minha parte, obrigado por tudo, continuarei a usar esta tasca como usava a outra. Vou é tentar mudar de avatar porque estes são horríveis.
1 Novembro, 2013 at 1:19
mas ninguém jogou space invaders, foda-se!?! 🙂
1 Novembro, 2013 at 14:09
O que eu me fartei de jogar essa merda no meu velhinho Atari… há uns bons 30 anos, por aí…
31 Outubro, 2013 at 11:26
Já aqui deixei registado o que penso acerca do nome Comando C. Mas como o cherba colocou este post, quero mais uma vez deixar aqui minha opinião.
“Comando C” não é, para mim um nome feliz. Pode o espirito do cacifo manter-se no Comando C? Poder, pode , mas não será a mesma coisa.
É verdade que o nome não é determinante, mas também é verdade que os nomes não são por acaso.
Comando C, não diz nada a nenhum sportinguista cacifeiro ou não. Daqui por uns tempos quando uma parte dos participantes neste blog não tiverem conhecido o cacifo ainda fará menos sentido.
O cacifo morreu. O Seu sucessor pretende manter o mesmo espirito, a mesma dedicação e o mesmo amor ao sporting. E eu diria e ter um nome que simbolize o seu espirito e a sua história.
1 Novembro, 2013 at 1:20
anotado!
31 Outubro, 2013 at 11:28
“Porque é que Camisola 12 (que é um nome fixe para blogue, sem dúvida), é assim tão leonino, se surge de algo que nasceu há 24 horas? ”
Sem ter lido qualquer post anterior e sob pena de me tornar repetitivo…
A ideia de Marketing pode ter nascido há um dia… Mas parafraseando o nosso timoneiro, “os adeptos são o nosso maior activo”. 🙂
1 Novembro, 2013 at 1:21
check!
31 Outubro, 2013 at 11:29
Somos enormes. https://www.facebook.com/photo.php?v=10200979326268688
31 Outubro, 2013 at 13:06
Que maravilha de momento!
31 Outubro, 2013 at 11:47
Para mim o nome não é o mais importante. Venho aqui várias vezes ao dia por causa dos posts do Cherba e por causa das respostas dos cacieiros. O mais importante é o espirito que aqui se vive, todos unidos em volta do nosso grande amor o Sporting.
1 Novembro, 2013 at 11:35
🙂