Mudança. Zona de conforto. Nunca, como hoje, palavra e expressão andaram tanto tempo de mãos dadas, num contexto social que arrasta consigo planos de dias ou de décadas, em que tecnocratas trocam competências e qualidades individuais por folhas de excel com objectivos semanais. Mas por mais que nos consideremos preparados para a possibilidade de mudança, é rara a vez que a aceitamos de forma pacífica.
Quando tomei a decisão de mudar e abanar uma das minhas zonas de conforto, o Cacifo, sabia que estava a tomar uma decisão que seria tudo menos pacífica. E um dos pontos que levantaria várias questões, seria, precisamente e como se constata nas caixas de comentários, o nome que ocuparia o lugar de outro que se tinha tornado referência para milhares de pessoas.
Posso dizer-vos que, após tomar a decisão, numa das primeiras conversas que tive com a minha mulher, lhe disse estar a ponderar lançar um post abrindo espaço a ideias para a criação do novo nome. No entanto, como será fácil de entender por todos os sentimentos envolvidos, considerei que esse processo tornaria mais moroso algo que eu não queria deixar arrastar-se (até porque sempre preferi levar um soco bem dado na cara, do que estar a levar vários socos nas costelas).
Havia algo que queria manter: o símbolo com o C, que me cativou desde o primeiro momento que o vi. Está ali, muita da alma do Sporting que junta gerações. Está, ali, uma forma de, visualmente, manter viva a herança do Cacifo. Pensei em O Cantinho do Cherba. E em As Chuteiras do Cherba. Mas soava-me, demasiado, a individualizar algo que move tantas outras pessoas. Depois, surgiu Comando. Não no sentido bélico, não no sentido de claque, antes no sentido de sermos milhares de pessoas que comungam algo, que partilham uma causa, que têm um compromisso em comum, que lutam por uma mesma paixão.
Pensei em Comando Rampante, Comando Leonino, Comando Stromp. Ficou Comando C, sendo o C essa tal ponte com o passado que vos falei. Sendo o C uma forma de permitir a quem assim quisesse (quiser), continuar a assumir-se como «cacifeiro» (e, que fique bem assente, esse é o meu maior objectivo: tudo fazer para que esse espírito continue intacto).
Estamos todos de acordo com a ideia de que o que nos junta é mais do que um nome. Tal como concordo, se me disserem que o nome escolhido é mais frio e que Cacifo do Paulinho nos transporta para um universo mais próximo, mais verde e branco. Aliás, estamos a falar de um nome que, ao longo de cinco anos e meio, se foi entranhando na pele (posso dizer-vos que, nestes primeiros cinco dias de mudança, não houve um em que não me enganasse a abrir o e-mail ou em que não me enganasse a clicar no endereço, na barra de favoritos), tornando ainda mais complicada a mudança.
Face a tudo isto, há três questões que gostaria de colocar-vos:
o Cacifo era «um nome do caralho» ou foi o sentimento que nele se criou que o transformou num «nome do caralho»?
Porque é que Camisola 12 (que é um nome fixe para blogue, sem dúvida), é assim tão leonino, se surge de algo que nasceu há 24 horas?
E que outro nome poderia substituir o Cacifo, mantendo o símbolo actual, unindo-nos no sentimento de luta e resiste e aproximando-nos mais da nossa idiossincrasia?
(atenção, isto não é um anúncio de mudança, antes a promoção de uma discussão que faz sentido e que faz sentido compilar num único post)
31 Outubro, 2013 at 11:49
Confesso que me identificava com o nome “Cacifo do Paulinho” por duas ordens de razão:
1. O nome estava intimamente ligado ao Sporting, e a uma pessoa de fidelidade extrema, que nunca o veremos voltar costas, um exemplo de sportinguismo e um símbolo vivo do clube;
2. A própria história de vida do Paulo Gama é de muita luta (Fight and Resist), onde se revêem os princípios que ombreiam o nosso clube – Esforço, Dedicação, Devoção e Glória.
Percebo que haja necessidade de um corte com o passado relativamente ao nome pelas razões já referidas, mas não vejo em “Comando C” as características aglutinadoras de “Cacifo do Paulinho”. Era interessante e importante um nome com essas características. E o nome é a cara de uma alma grandiosa, embora esta se mantenha. Se perguntar-mos a uma pessoa alheia a estes assuntos o que é o “Comando C”, nunca vai associar ao Sporting. Era importante essa associação só pelo nome.
Por outro lado, gosto mais deste grafismo e da url curtinha. Posto isto, gostava de outro nome, mas nesta nova casa. Confesso que também gosto do “Camisola 12”, talvez na forma abreviada “C12”, ou uma nova roupagem ao atual “Comando C” alterado para “Comando 12” ou “12º Comandante” (embora o significado de “soldado” seja mais condizente com a nossa tarefa de servir o Sporting). Ou pegando no titulo do post “Composto de Leão”…
Não sei se ainda está em aberto a possibilidade de mudar o nome, nem qual a relevância dada aos cacifeiros/comandantes na escolha do mesmo, mas há aquelas aplicações para blogues que permitem votações online, podia dar uma ajuda depois de pré seleccionado um conjunto de nomes.
SL.
1 Novembro, 2013 at 11:37
DC,
agradeço-te as opiniões!
31 Outubro, 2013 at 11:53
Se o Cherba abriu o tema à saudável discussão Cacifeira, discuta-se, decida-se, e enterre-se de vez o tema.
My two cents:
Cacifo do Paulinho “foi” um nome brutal, “do caralho”, mesmo porque remete para a alma do Sporting, para o mais íntimo de alguém que todos reconhecemos como um símbolo do clube, logo atrás do leão.
Mas… não se pode usar “Cacifo”, ou o Cherba não quer usar.
Percebe-se a tentação de manter o C, seja para usar o logo, que está impec, seja para manter uma ligação umbilical ao Cacifo.
Agor… como potenciar o “C”?
Comando C é muito frio, belicoso, já muitos o disseram: não está no ADN dos Cacifeiros.
Até é bom para ir para a porrada, mas eu não entrava num tasco com este nome para me divertir com os amigos.
O nome podia remeter para algo mais intimista, qualquer coisa como “Curva C”, “Tasca do C”, “Taberna do C”, “Covil do C”, ou “Os 12 do C” ou o mais que quiserem, para tentar manter o “C”, mas todos têm algo de desconfortável (o célebre pintelho na sopa…) quando comparamos com “O Cacifo do Paulinho”.
Passemos ao “12”: o “12” parece-me ajustado para o espírito do Cacifo: um espaço de comunhão, discussão e apoio ao Sporting e é um voto de louvor a esta excelente iniciativa.
No entanto, neste momento, fica preso a isso mesmo: corre o risco de ser visto como uma colagem a esta iniciativa da direção (que para mim é fantástica e vai permanecer para além de quem dirige agora o clube), e o nome devia manter a “independência” em relação a quaisquer poderes no Sporting.
O próprio BdC – em quem não votei, aliás – não gostaria, estou certo, que a malta dos blogs se tornasse acrítica.
Finalmente, usar “Cherba”. “A Tasca do Cherba”, ou uma variante qualquer com o mesmo espírito. Não coloco objeções… Afinal, o Cacifo somos todos nós (incluo-me, apesar de ser um passageiro recente do tasco) e é o Cherba que mantém isto vivo. Mas este rumo para o nome não pode ser ele a escolher, temos de ser nós a impor-lho.
Era isto…
Cherba, junto mais estas migalhas na Bimby, mistura tudo e vê se sai alguma coisa de jeito.
Dito isto, VIVA O SPORTING, caralho!
1 Novembro, 2013 at 11:38
a bimby é demasiado rápida para um assunto tão importante. Prefiro cozinhar isto à moda antiga, incluindo fazer a massa fresca 🙂
31 Outubro, 2013 at 11:58
Eu repito o que já disse anteriormente:
O nome do blog é uma gota no oceano que é o Cherba!
1 Novembro, 2013 at 11:39
🙂
31 Outubro, 2013 at 12:01
Pelo que percebi, Cherba (e corrige-me se estiver errado – nao consegui por falta de tempo ler todos estes comentarios) parece-me que não queres continuar com o nome Cacifo (perfeitamente compreensível) mas aceitas sugestões para outros nomes. É isso? Bem, se for, um nome que eu preferia seria CURVA C – Luta & Resiste (como lema).
. Argumentos para o nome “CURVA C – Luta & Resiste” ou “CURVA C – Fight & Resist”(se preferirem o anglicismo):
1º – É uma homenagem aos nossos adeptos e ao apoio das claques, no seguimento da excelente decisão da nossa Direcção em concentrar as claques na Curva Sul;
2º- Mantém-se a analogia com o C de Cacifo, de Cherba, e mante-se o excelente logotipo do Jusko, que é dinâmico e potente;
3º – E “CURVA C” acaba por demonstrar aquilo que representa este espaço: é o nosso “corner”, o nosso canto onde nos reunimos. É uma analogia congregadora. Pode ser tambem “C” de “Convergência”:), no sentido em que se há muitos cacifeiros (como eu) que nao podem ir a Alvalade regularmente, então reunimo-nos aqui, na nossa CURVA C, a CURVA dos cacifeiros, onde Lutamos & Resistimos, sempre pelo nosso Sporting!
31 Outubro, 2013 at 13:06
“C”oncordo!
😉
1 Novembro, 2013 at 11:40
Percebeste bem, Converge. Cacifo está fora de questão e, sim, promovi esta troca de ideias para, com calma, ponderar.
31 Outubro, 2013 at 12:03
CURVA C – a curva dos Cacifeiros. – de certo modo, é isto que se pretende.
Mas, claro a decisão será sempre tua. E continuarei sempre por cá. 🙂
31 Outubro, 2013 at 13:03
Acho excelente a Curva dos Cacifeiros!
31 Outubro, 2013 at 13:16
“Curva Cacifeira” soa melhor!
Para além de q deixa de utilizar a palavra Cacifo ipsis verbis mantendo no entanto a identidade do (e referencia ao) Cacifo.
31 Outubro, 2013 at 13:04
Ou Curva C nesse sentido obviamente 🙂
31 Outubro, 2013 at 13:14
Outra vantagem do nome Curva C ou Cacifeira é q p/ o símbolo do Jusko seria canja: bastaria trocar no símbolo a palavra comando por curva e colava bastante bem.
31 Outubro, 2013 at 13:34
Se não é o Algarvio que não é algarvio, acertei? hehe
Abraço
SL
1 Novembro, 2013 at 0:14
Yup 🙂
31 Outubro, 2013 at 16:45
Estamos todos aqui “para as curvas”… além disso podemos ir “à Curva” como antes íamos “ao Cacifo”.
31 Outubro, 2013 at 12:04
Para mim fica Comando C, com o Comandante Che(rba) ao leme!
Hasta la Vitoria Siempre!
1 Novembro, 2013 at 11:41
🙂
31 Outubro, 2013 at 12:07
Já se inscreveram na corrida Sporting? Já compraram o bilhete para o próximo jogo? Vamos lá!! O Sporting precisa de nós!!
31 Outubro, 2013 at 12:11
De facto o nome deste novo espaço não é nada do meu agrado, mas não me atrevo a sugerir uma alternativa. Cacifo do Paulinho é praticamente imbativel. O problema é que o nome está associado a momentos importantes e marcantes na vida do Sporting.
Neste inicio do Comando C, o que sinto, é quase como se fosse a outro blog afecto ao Sporting comentar, ainda não se entranhou.
“Vou ao Cacifo” , “Só leio o Cacifo” , “O Cacifo é do caralho” etc , são pensamentos e afirmações que deixaram de fazer parte do meu quotidiano, e só quando fui confrontado com esta mudança é que me apercebi que ir ao Cacifo era de facto um pensamento e uma acção diária. Mesmo o pormenor dos avatares ou gravatares, ou lá o que é que é, já quase os sabia de cor.
Mas enfim, o espírito mantém-se e isso talvez seja o mais importante. O Cherba do Cacifo é o mesmo do Comando C, os que cá vêm também, por isso, cá continuarei a vir.
SL
1 Novembro, 2013 at 11:42
decididamente, a única coisa que mudou foi a decoração e o nome do tasco 🙂
1 Novembro, 2013 at 18:46
Bem então, assim sendo, eram uns pipis e uma imperial, sff.
31 Outubro, 2013 at 12:19
off-topic:
Há uma lenda do nosso Sporting que muitas vezes parece esquecida. Um dos jogadores mais carismáticosa e mais queridos de nós. Um jogador que lutou por cada centímetro de relva, por cada minuto de jogo, por cada posse de bola. Um jogador que começou por ser um “objeto” estranho em campo, mas que rapidamente se transformou num dos jogadores mais míticos do Sporting. Esse jogador chama-se Ivaylo Stoimenov Yordanov, mais conhecido como Yorda. O nosso Yorda. Ora, o nosso Yorda. O primeiro capitão estrangeiro do Sporting. Um jogador que arrastou multidões sportinguistas durante 10 anos. O nosso querido “Mochilas”.
Porque é que falo dele? porque ele veio agora dar-nos a todos a força que ele próprio já não tem. «A melhor forma de reagir é com vitória», diz-nos. E ao olhar para a fotografia de 5 de Maio de 2010 (http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior_premium.aspx?content_id=851571), data em que lhe fizemos uma justíssima mas pouco mobilizadora homenagem, penso no rápido envelhecimento que Yordanov está a ter, chicoteado pela maldita esclerose múltipla.
Que tenhas tu, toda a força do mundo, porque tu mereces, Yorda9!
Desculpem o desaafo , mas temos que estar com os nossos. E Yorda9 é um dos nossos. E um dos mais importantes. Falta-lhe ainda a homenagem à altura da sua Devoção.
31 Outubro, 2013 at 12:43
Sem dúvida. Um grande entre os grandes. Uma referencia para todos nós.
31 Outubro, 2013 at 13:26
Grande Yorda.
31 Outubro, 2013 at 12:19
Este post é do caralho. É foda.
Em que outro blog se pode ter uma discussão como esta? O espírito do Cacifo ao mais alto nível.
1 Novembro, 2013 at 1:22
é tão do caralho que já tenho os olhos em bico! tenho que acabar de responder amanhã! Adoro isto! 🙂
31 Outubro, 2013 at 12:20
Tasco C 🙂
31 Outubro, 2013 at 12:22
Aqui vai o meu contributo para a discussão:
O nome “o cacifo do paulinho” era do caralho, muito bom para blog, mas o que era e vai continuar a ser mesmo do caralho são os posts do Cherba e tudo aquilo que aqui se respira e inspira no dia a dia, e esse espirito vai continuar independentemente do nome.
Eu gosto de comando c, gostei assim que vi, a mim não me choca nada.
Camisola 12 é demasiado generalista, é um nome que já tem barbas, só no brasil devem haver praí 20 claques e 50 blog’s com o nome camisa 12.
E já que estamos numa de bandar bitaites aqui vai o meu: O Canto Verde
Pode ser canto da bola, pode ser canto do tasco, ou pode ser canto de cantar 🙂
SL
1 Novembro, 2013 at 11:42
check!
31 Outubro, 2013 at 12:26
Gosto do nome : A cadeira do Cherba!
1 Novembro, 2013 at 11:43
tb m passou pela cabeça, mas… tb me lembra algo menos bom
31 Outubro, 2013 at 12:26
Sugeria “12 – A nova (C)asa do Paulinho”
31 Outubro, 2013 at 12:49
Porta 12C
31 Outubro, 2013 at 21:53
Boa tb. +1
31 Outubro, 2013 at 21:52
+1
1 Novembro, 2013 at 11:44
anotados!
31 Outubro, 2013 at 12:31
Comando – pode-se melhorar, aliás, tendo Cacifo entranhado não será necessário o “comando”
C – icónico e na mouge
Logotipo – Muito bom e sintetico, no entanto penso que falta só o nosso leão rampante, a imagem clássica, vintage, aplicada em negro/branco no novo logo ou como marca de água…senão fica demasiado “disney”
Fight and resist – Pessoalmente não sou fã de anglicismos , penso que é possivel melhorar sem dar um caracter tão punk chique
Faz falta uma frase herdeira do “É penalte, porra!” – Sousa Cintra
Cherba, é só uma questão de organizar os bitaites da malta…
31 Outubro, 2013 at 21:20
O rampante esta no logo. Aparece por trás do nome. Não aparece com o tamanho completo, mas se fores ao cacifo ver o post onde foi apresentado, ainda com o outro nome, vais aperceber-te do rampante.
SL
1 Novembro, 2013 at 11:45
estão a ser organizados e serão cozinhados, invencível butcher!
31 Outubro, 2013 at 12:33
Bem, consegui ler todos os comentários … dasse 🙂
Cá estarei diariamente, várias vezes ao dia, mesmo que este espaço não tivesse nome.
Gostei de “Camisola 12” … óbvio que o C leva-nos a tantos sítios. Curva, Cacifo … por aí fora.
Não vamos esquecer o Cacifo, origem disto tudo … mas … MOVE ON !
1 Novembro, 2013 at 11:46
é impossível esquecer porque, afinal, o Cacifo somos nós! 🙂
1 Novembro, 2013 at 11:47
e «O Cacifo é nosso» ainda me passou pela cabeça, num momento mais guerrilheiro 🙂
31 Outubro, 2013 at 12:37
Até curto o nome de Comando mas já que estamos numa de sugestões, porque não Vitamina C?
Vitamina porque este blog (tenha ele o nome que tenha) nos dá uma força Brutal, que é um espaço de culto leonino e é indiscutivelmente um simbolo da convivência Sportinguista. E C porque é do Caralho!
1 Novembro, 2013 at 11:48
check!
31 Outubro, 2013 at 12:37
É um prazer sentir que continuamos cá todos! 🙂 mesmo que os que ainda não comentaram, mas que sei que por aí estão.
Com calma, mais logo, prometo responder a esta demonstração (mais uma) de Sportinguismo e de vontade de contribuir para algo que nos liga (ou cola, vou criar um dicionário com C)
31 Outubro, 2013 at 12:47
É isso Cherba. Estamos todos, os posts e comentários contêm as mais valias habituais e embora o nome do blog seja de somenos importância, gostava que tivesse mais ligação ao Cacifo.
O Cacifo foi uma inspiração, sem dúvida bem conseguido. Quando dava conhecimento do blog a amigos Sportinguistas dizia ” vai ao Cacifo”! Soava bem! Agora não me soa tão bem dizer “vai ao Comando”, entendes?
1 Novembro, 2013 at 11:49
claro que entendo, zeleaozao. E consegues associar um comando leonino a um núcleo de adeptos?
31 Outubro, 2013 at 12:54
Cherba, já agora uma questão: reparo que nos outros blogues do SCP (não vi todos) nao aparece nenhuma indicação ao Comando C. Bem sei que para nós Cacifeiros não precisamos de blogroll nos outros, mas não deixa de ser importante a visibilidade do Cacifo (ou Comando…).
31 Outubro, 2013 at 21:54
Eles estão à espera que o pessoal se decida no nome ! lololol
1 Novembro, 2013 at 11:52
é mais ou menos o que diz o Miguel. A casa ainda não está totalmente arrumada, daí que ainda não tenha avançado no sentido de comunicar a mudança a um universo que vá para lá deste núcleo duro (e falta o facebook, também). Mas posso dizer-te que a nossa direcção fez questão de nos desejar boa sorte neste recomeço 🙂
1 Novembro, 2013 at 13:06
pela minha parte, já deixei alertas no leoninamente, e reparei que mesmo nao estando no blogroll, teem a actualizacao de posts, no leoninamente no invisuais, no leoa assanhada, e outros…
o meu problema e que em certos blogs, nao consigo fazer log-in, (normalmente, faco como annimo e depois assino o nome no comentario…preguica de abrir mais contas, eheheh)
1 Novembro, 2013 at 13:08
thanks
31 Outubro, 2013 at 12:47
Se houver votação, gostei destas 2:
– Covil do Rampante
– Camisola 12
1 Novembro, 2013 at 11:53
check!
31 Outubro, 2013 at 12:57
nao havendo conflito com com direitos de imagem, porque nao “C”antinho do Paulinho??
mais uma vez:
Cherba desde que a essencia da tasca se mantenha, até lhe podias chamar Churrasqueira Colectiva…para mim uma dose de moelas, um prato de tremocos e um fino, se faz favor…eheheh
1 Novembro, 2013 at 11:53
Colectivo também podia ser um nome. Mas, lá está, remeteria para claque.
31 Outubro, 2013 at 13:02
Eu gostava de comando leonino ou covil do leão! Mas tu é que mandas cherba e acho que deves fazer o que achares melhor para o blog independentemente das nossas opiniões…
Já agora o contador desapareceu? E não sei se só me acontece a mim mas para comentar tenho de percorrer todos os comentários (é um bocadinho díficil no telemóvel) não consegues alterar isso?
31 Outubro, 2013 at 13:06
O contador foi o responsavel pelo crash do blog no domingo. Até sair uma versão de contador preparada para esta versão de wordpress, temos de ficar “às escuras”.
31 Outubro, 2013 at 13:54
O site está em servidor Linux ou win? Se for Linux costuma ter o Awstats que é muito completo e funciona bem para alimentar o nosso contador. Senão tens bom remédio: Google Analytics 🙂
31 Outubro, 2013 at 21:16
Sim, o analytics já esta funcionar. Vou analisar as estatísticas do servidor, mais as que estão actualizadas pelo analytics e fazer um script php que faça a soma e de o resultado. Isto porque o analytics foi activado já com 4 dias de blog activo.
31 Outubro, 2013 at 14:23
Ok obrigado Jusko!
1 Novembro, 2013 at 11:54
Comando Leonino esteve em cima da mesa. E, aliás, a mesa continua desarrumada 🙂
31 Outubro, 2013 at 13:03
Eu gostava de “Cacifo 12”, mas visto que o Cherba faz questão de que a palavra Cacifo não seja usada, apostaria em uma destas opções:
Casa 12; Camisola 12; Curva C; ou Curva 12
1 Novembro, 2013 at 11:54
check
31 Outubro, 2013 at 13:06
Acho que falta o símbolo do Leão Rampante algures no blog.
Eu gosto do C, não tanto do comando…mas isso é um pormenor.
Temos de ir ao arquivo buscar mais uma pérola do Sousa CIntra, do tipo:
“Este Juskovelhaque não fala português, caralho?
31 Outubro, 2013 at 14:44
Também gosto muito desta:
Sousa Cintra (Ex Presidente do Sporting) Após o concerto de “Dire Straits em Alvalade pergunta um jornalista: -“Que tal achou de Mark knopfler?” Resposta do Sousa Cintra: -“Pode ser bom jogador mas não serve para o Sporting”
1 Novembro, 2013 at 11:55
Val Verde
o Rampante está no símbolo e, se reparares, quando fazes scroll nos comentários os nos posts, ele aparece-te como fundo do blogue 🙂
31 Outubro, 2013 at 13:11
Épa, andei lá perto 🙂
Seja o que for, continuarei a vir aqui, gosto mesmo disto.
1 Novembro, 2013 at 11:55
também eu, (C)aralho!
31 Outubro, 2013 at 13:11
Gosto muito de Curva C. Somos nós, uma claque enfiada numa esquina do estádio que é a internet, mas que projecta a sua voz para tudo o mundo!
31 Outubro, 2013 at 13:20
Caros,
Sou um seguidor atento do blog, mas pouco participativo nos comentários.
Para mim, este é o verdadeiro ponto de encontro dos sportinguistas.
Estou-me a cagar para o nome do blog, que se mete com merdas dessas bem pode ir levar na peida!
O nome é o papel de embrulho… interessa é o conteudo! E esse continua 5*, liderado pelo grande Cherba! By the way, se lhe quiseres chamar caralho, fode lampiões, cona da tia… dá-me igual, desde que me continue a ter “pica” ao ler os posts e os comentários.
Finalizo com a seguinte mensagem: Deixem-se de merdas e preocupem-se com o que realmente é importante!
31 Outubro, 2013 at 13:22
Caros,
Sou um seguidor atento do blog, mas pouco participativo nos comentários.
Para mim, este é o verdadeiro ponto de encontro dos sportinguistas.
Estou-me a cagar para o nome do blog, quem se mete com merdas dessas bem pode ir levar na peida!
O nome é o papel de embrulho… interessa é o conteudo! E esse continua 5*, liderado pelo grande Cherba! By the way, se lhe quiseres chamar caralho, fode lampiões, cona da tia… dá-me igual, desde que continue a ter “pica” ao ler os posts e os comentários.
Finalizo com a seguinte mensagem: Deixem-se de merdas e preocupem-se com o que realmente é importante!
P.S. – Atendendo às gralhas publiquei novamente o comentário.
1 Novembro, 2013 at 11:57
Cona da Tia também tem C 🙂
31 Outubro, 2013 at 13:28
Porque não “Cacifo de Alvalade”?
SL
PS: Ainda pensei em “Tasca do Sporting” mas pareceu-me demasiado brejeiro, não sei.
31 Outubro, 2013 at 13:32
Acabei de ler que o Cherba não quer cacifo no nome. Esperem…”Vulcão de Alvalade” ou uma coisa.
SL
1 Novembro, 2013 at 11:58
podia ser Uma Tasca do Caralho! 🙂
a ideia é manter o C, David
31 Outubro, 2013 at 13:43
Meus caros,
Para restituir ao ambiente que se criou n’O Cacifo uma nova denominação surgiu-me uma visão:
A malta toda que “faz” o Comando e que fez o Cacifo à volta de uma roullotte a beber umas ‘jolas’ e a discutir o NOSSO Sporting Clube de Portugal… Vai daí, a minha proposta:
“A ROULOTTE DO CHERBA” ou “A Roulotte Nº12” …
SL
31 Outubro, 2013 at 13:45
A “ROULLOTE DO CHERBA” parece-me ser do caralho xD
31 Outubro, 2013 at 13:56
Gosto da Roulotte do Cherba (dado que continua a ser um projecto a solo…) mas pode sempre ficar como homenagem 😉
31 Outubro, 2013 at 15:22
Nesse caso acho que prefiro “Roulotte C” pois assim mantemos vivo o novo simbolo
1 Novembro, 2013 at 12:00
Xupa-me,
o nome é bem fixe, mas depois passamos a intitular-nos como? Rouloteiros? 🙂
1 Novembro, 2013 at 22:27
Não sei Cherba, acho que a imagem mental do pessoal todo a conviver À volta de uma Roulotte, a discutir o NOSSO SCP, a beber umas ‘jolas’ e até há lugar para o ‘rigacoiso’, mas esse ficava mais afastado de tlmvl ligado À ‘net’ a consultar os cento e tal blogues… E a beber um ‘capri-sone’…
Olha “ROULOTTE C” acho que é do Caralho!
1 Novembro, 2013 at 22:42
passamos a ser os “bifanas” ahahah
31 Outubro, 2013 at 14:00
Cherba,
É óbvio que este blog, que é um bastião do Sportinguismo, não tenhas dúvidas, se mantém sempre vivo e unido, não importa quantas portas (ou cacifos) ao lado esteja.
Contudo, a minha formação em jornalismo incutiu-me o “defeito” profissional de atentar muito no nome, no título. O título é o que nos faz ter curiosidade de ler o resto, é uma súmula da identidade. Continuamos cá todos, é certo, e continuaremos, mas será que alguém que não conheça este espaço vai querer entrar a partir do nome? Será que alguém que venha de fora vai associá-lo ao desporto, a um clube de futebol, ao Sporting? Será que os que cá estão se identificam com o que ele sugere?
Penso que Camisola 12 seria um belo título. Não concordo quando dizes que é uma iniciativa com 24 horas. Ela foi apresentada há 24, é certo, mas no primeiro treino à porta aberta em Alvalade, lá atrás, na pré-época, o BdC surgiu com uma camisola 12 no relvado – o que me fez logo perceber o espírito “camisola 12” que ele queria introduzir no clube. Além disso, “12º jogador” sempre foi uma expressão utilizada no âmbito do futebol, referindo-se ao apoio dos adeptos – e que adeptos poderão existir em Portugal melhores que nós, e que melhor incorporem o espírito “camisola 12”? Esta é a nossa camisola; sempre foi.
Não sei se está em causa uma mudança de nome ou não, mas esta é a minha singela opinião.
SL
1 Novembro, 2013 at 12:04
está em aberto, mbc, está em aberto. Mas quero pensar nela com toda a calma 🙂
ao falares da tua formação em jornalismo, fez-me pensar num artigo escrito por uma Leoa que estava fantástico, falando sobre o sentimento de ser do Sporting e de ir à bola. Caso tenhas sido tu, os meus parabéns!
2 Novembro, 2013 at 3:45
Não sou eu, mas é uma quase-boss minha (trabalho como freelancer para a publicação que ela coordena) 🙂 É uma grande leoa! Mundo pequeno 🙂
2 Novembro, 2013 at 8:02
giro 🙂 depois envia-me o nome da revista para o e-mail, sff
3 Novembro, 2013 at 4:11
claro que sim, Cherba! 🙂 diz-me só: o email mantém-se ou também mudou?