Mudança. Zona de conforto. Nunca, como hoje, palavra e expressão andaram tanto tempo de mãos dadas, num contexto social que arrasta consigo planos de dias ou de décadas, em que tecnocratas trocam competências e qualidades individuais por folhas de excel com objectivos semanais. Mas por mais que nos consideremos preparados para a possibilidade de mudança, é rara a vez que a aceitamos de forma pacífica.
Quando tomei a decisão de mudar e abanar uma das minhas zonas de conforto, o Cacifo, sabia que estava a tomar uma decisão que seria tudo menos pacífica. E um dos pontos que levantaria várias questões, seria, precisamente e como se constata nas caixas de comentários, o nome que ocuparia o lugar de outro que se tinha tornado referência para milhares de pessoas.
Posso dizer-vos que, após tomar a decisão, numa das primeiras conversas que tive com a minha mulher, lhe disse estar a ponderar lançar um post abrindo espaço a ideias para a criação do novo nome. No entanto, como será fácil de entender por todos os sentimentos envolvidos, considerei que esse processo tornaria mais moroso algo que eu não queria deixar arrastar-se (até porque sempre preferi levar um soco bem dado na cara, do que estar a levar vários socos nas costelas).
Havia algo que queria manter: o símbolo com o C, que me cativou desde o primeiro momento que o vi. Está ali, muita da alma do Sporting que junta gerações. Está, ali, uma forma de, visualmente, manter viva a herança do Cacifo. Pensei em O Cantinho do Cherba. E em As Chuteiras do Cherba. Mas soava-me, demasiado, a individualizar algo que move tantas outras pessoas. Depois, surgiu Comando. Não no sentido bélico, não no sentido de claque, antes no sentido de sermos milhares de pessoas que comungam algo, que partilham uma causa, que têm um compromisso em comum, que lutam por uma mesma paixão.
Pensei em Comando Rampante, Comando Leonino, Comando Stromp. Ficou Comando C, sendo o C essa tal ponte com o passado que vos falei. Sendo o C uma forma de permitir a quem assim quisesse (quiser), continuar a assumir-se como «cacifeiro» (e, que fique bem assente, esse é o meu maior objectivo: tudo fazer para que esse espírito continue intacto).
Estamos todos de acordo com a ideia de que o que nos junta é mais do que um nome. Tal como concordo, se me disserem que o nome escolhido é mais frio e que Cacifo do Paulinho nos transporta para um universo mais próximo, mais verde e branco. Aliás, estamos a falar de um nome que, ao longo de cinco anos e meio, se foi entranhando na pele (posso dizer-vos que, nestes primeiros cinco dias de mudança, não houve um em que não me enganasse a abrir o e-mail ou em que não me enganasse a clicar no endereço, na barra de favoritos), tornando ainda mais complicada a mudança.
Face a tudo isto, há três questões que gostaria de colocar-vos:
o Cacifo era «um nome do caralho» ou foi o sentimento que nele se criou que o transformou num «nome do caralho»?
Porque é que Camisola 12 (que é um nome fixe para blogue, sem dúvida), é assim tão leonino, se surge de algo que nasceu há 24 horas?
E que outro nome poderia substituir o Cacifo, mantendo o símbolo actual, unindo-nos no sentimento de luta e resiste e aproximando-nos mais da nossa idiossincrasia?
(atenção, isto não é um anúncio de mudança, antes a promoção de uma discussão que faz sentido e que faz sentido compilar num único post)
31 Outubro, 2013 at 14:03
Cherba, aproveito o post mas dar umas sugestões:
– não vale a pena insistir na cena do nome. Não gosto mas acho que já foi tudo dito e acredito que vais encontrar a melhor solução.
– outra coisa que pode parecer estúpida. O teu nome no cacifo era cherbacov e não Cherba. Acho que devias manter o antigo! Para mudanças ja basta termos de sair do cacifo…
– não sei se dá mas acho que se devia diminuir o tamanho dos avatares…
Acredito que nós próximos dias a coisa vá melhorando (como o facto de agora se conseguir ler o post todo logo que se entra no site). Entretanto, cá estaremos todos como sempre…
1 Novembro, 2013 at 12:07
ZFS,
ninguém me trata por Cherbakov. Nem tu 🙂 foi por isso que mudei!
como já disse anteriormente, as portas da nova casa foram abertas sem as obras estarem terminadas. E até tem sido porreiro acompanhar as sugestões que vão sendo feitas.
31 Outubro, 2013 at 14:05
Bom, começo por dizer que sou daqueles que visito diariamente (várias vezes ao dia) aqui a tasca mas raramente bebo um fino, como umas moelas e umas chamuças e meto conversa com o taberneiro… 🙂 Prometo redimir-me! Relativamente ao post aqui vai:
1 – Agora que o nome Cacifo está colocado de parte é que nos apercebemos que era um nome do caralho… 🙂 Mas sem dúvida que foi o espírito e a convivência duradoura que fez do nome um “nome do caralho”…
2 – Camisola12 seria o aproveitar uma mudança aqui do tasco coincidente com a mudança de atitude da nossa direccção…
3 – a minha humilde sugestão: “Comandante da tasca C” ou “Comandante C” ou “Comandante da Curva C”… porque o espaço é alimentado por ti e pelos teus brilhantes posts! Não tenhamos dúvidas que não fosse a subtileza, assertividade e maneira como transmites no papel os pensamentos de 98% dos “Cacifeiros” nada disto faria sentido!
1 Novembro, 2013 at 12:07
🙂
31 Outubro, 2013 at 14:07
Do Cacifo (remete para Do Caralho) Tem C
1 Novembro, 2013 at 12:08
definitivamente, Blogue do Caralho ou Comando do Caralho seriam nomes para não deixar indiferente quem quer que fosse 🙂
31 Outubro, 2013 at 14:07
Acho que para a maioria dos ex-cacifeiros o nome é importante sim mas e para os que não são? Se ouvires dois sportinguistas a falar ou numa conversa no facebook a falar sobre o comando c do tipo “escrevem la coisa fantásticas” pode não associar o nome ao Sporting. Já com nomes de curva c ou outros parecidos a historia pode ser diferente.
E já que falei sobre isso acho que podias usar o facebook e outras redes sociais como forma de passar mais lá para fora do comando o que se passa aqui e fazer crescer a “familia”.
1 Novembro, 2013 at 12:09
Rafa,
assim que a casa estiver arrumada, volto ao Facebook
31 Outubro, 2013 at 14:09
Cherba,
Era um leitor assíduo e diário do Cacifo, blog que para mim a par do ForumSCP são as minhas referencia enquanto espaços de discussão e promoção do nosso grande clube.
Respondendo à tua primeira pergunta “o Cacifo era «um nome do caralho» ou foi o sentimento que nele se criou que o transformou num «nome do caralho»?” No meu caso, foi a segunda, o cacifo e repito apesar de participar pouco, foi uma “família” com o valor acrescentado de defender muito dos ideais que eu também defendo para o Sporting, e de ter sido um dos porta-vozes da mudança. Por isso, para mim, o Cacifo transformou-se, por tudo aquilo que representou no universo leonino, num “nome do caralho”.
Percebo a tua necessidade/vontade de fazer um “refresh”. Assim como percebo aqueles que ainda não se habituaram à “nova casa”. É normal isso suceder, porque afinal de contas, somos um animal de hábitos, e por vezes demoramos a assimilar as mudanças, especialmente quando são tão radicais como esta.
Neste novo espaço tenho de dar-te os parabéns pelo logótipo, é de longe o mais bem conseguido de todos os blogs afectos ao Sporting. E a frase “Um leão só baixa a cabeça, para beijar o símbolo que trás na camisola” é genial.
Gosto também do espírito que move este novo blog, o “Fight & Resist” que nasceu no Cacifo e que espelha muito do que é, e tem de ser, o Sporting actual.
Parabéns pela nova casa, e votos de muito sucesso.
Saudações Leoninas
Nuno Lapa
1 Novembro, 2013 at 12:10
obrigado, Nuno!
31 Outubro, 2013 at 14:40
Eu também sigo o Cacifo desde o momento em que abriu, mas muito raramente escrevo. Muitas vezes porque os posts vão de encontro ao que sinto e personificam bastante a minha opinião em relação à atualidade do nosso clube. Mas neste momento de mudança, penso que faz sentido deixar a minha opinião.
Concordo que se mantenha o espírito que perpassa do Cacifo, sem dúvida. Mas ao longo dos tempos, o que verifiquei é que o Cacifo passou a ser cada vez mais personalizado em função das opiniões do Cherba. E ninguém levou isso a mal (aqui refiro-me, obviamente, a quem mais interessa num blog: os leitores). Por isso, cria-me alguma estranheza o incómodo que os restantes bloggers (Jordão, Cintra, Meszaros, etc) possam ter sentido, uma vez que se afastaram da causa. E se assim é, não vejo razões para se ter abandonado o Cacifo do Paulinho. Muito menos vejo razões para que a palavra “Cacifo” tenha royalties, direitos de autor ou algo do género. Porque se assim é, então quero ver qual a continuidade que os restantes bloggers darão a um blog que reclamaram como seu.
Acredito que razões haverão e que o comum dos leitores não conheça que tenham precipitado esta mudança. Contudo, e uma vez que o Cacifo se tornou algo tão passível de ser confundido com a identidade do Cherba, a ser mesmo impossível de manter “O cacifo do Paulinho”, penso que o melhor nome seria “O Cacifo do Cherbakov”. Manter-se-ia coerente, prestaria reverência a um tempo que todos vivemos com nostalgia e a um Sporting Clube Popular, ao futebol espetáculo e a um jogador inesquecível. E o próprio Cherba sentir-se-ia cómodo e livre para dar o rumo que quisesse ao seu blog.
Posto isto, “Comando C”… epah, faz-me lembrar um filme dos anos 80 com o Stallone. E depois, enquanto digito o endereço, não é o Comando C… é o comandoc.
Saudações Leoninas
31 Outubro, 2013 at 21:59
Comando: Arnold Schwarzenegger ! 🙂
1 Novembro, 2013 at 0:19
Lol, é isso !
1 Novembro, 2013 at 12:15
Liedholm, O Cacifo do Cherba foi o primeiro nome que me ocorreu, na noite em que percebi que teria que começar a pensar na mudança. Mas, no curto tempo que tive para amadurecer ideias, cheguei à conclusão que o melhor seria esquecer o nome Cacifo.
Agora, com mais calma, vou tomar uma decisão. Mas olha que o Comando é com o Arnold! 🙂
abraço
2 Novembro, 2013 at 10:02
Eu acho que “O Cacifo do Cherbakov” seria do caralho!
31 Outubro, 2013 at 15:02
Honestamente, o nome não é importante; o que importa é o espírito que aqui se vive. Mas se a questão é arranjar um novo nome, aqui têm algumas sugestões:
A Cantina dos Leões
Curva Verde
Crescente Leonino
O Crachá do Damas
O Coro dos Violinos
A Coluna do Peyroteo ou: do Cherba
A Cabina do Travassos
O Covil dos Leões
1 Novembro, 2013 at 12:15
thanks 🙂
31 Outubro, 2013 at 15:27
Mesmo com outro nome seremos sempre cacifeiros por isso acho que essa referencia se devia manter. Pensa nisso Cherba.
Camisola 12 não gosto, podia ser um blog de apoio a qq clube, e também não acho piada a haver um nome e depois um C isolado.
Adorei o nome Curva Cacifeira já aqui referida, e também gosto de Cantinho dos Cacifeiros ou Cantinho Cacifeiro e porque não apenas “Os Cacifeiros”. E já agora não acho mal usar o nome Cherba no titulo, apesar de ser o nick de quem escreve o blog, é também o nome duma figura incontornável do Sporting!
1 Novembro, 2013 at 12:18
está tudo a ser pensado, Pean
31 Outubro, 2013 at 15:44
Depois do jantar em minha casa.
Levanto me e a familia pergunta:
-onde vais?
Respondo: espreitar o cacifo.
Agora vou ter que responder :
-ao comando.
Vou ter como resposta: esta em cima da televisão.
Não dá.
31 Outubro, 2013 at 15:55
HEHEHEHE….fabuloso!
31 Outubro, 2013 at 21:59
Lindo
31 Outubro, 2013 at 21:59
Muito bom …
1 Novembro, 2013 at 12:19
😀
1 Novembro, 2013 at 14:36
Já alguém se lembrou que o “comando” pode remeter para isto???
http://www.youtube.com/watch?v=cz3cuB1gkYk
Da-se…
31 Outubro, 2013 at 15:56
Confesso que comando soa-me a algo belissista! MAs o que conta é continuarmos juntos.
Das hipoteses lançadas gostei da Camisola 12, embora preferisse o CACIFO 12.
CACIFO 12… o cacifo dos adeptos, e manteriamo-nos como cacifeiros.
Não vejo onde está o mal de levarmos o nome cacifo do blog anterior, se é algo que ja temos na pele.
Assim………… “CACIFO 12”!
1 Novembro, 2013 at 12:19
vale!
31 Outubro, 2013 at 15:56
Boa tarde. Apesar de postar pouco, visito o Cacifo/Comando várias vezes por dia há já muitos meses.
Minha humilde opinião:
– “Comando C”, por razões que outros já enunciaram, não resulta muito bem. Não só não faz referência (expressa ou velada) ao SCP como tem conotações bélicas/militares que não parecem adequadas ao fim pretendido;
– Entendo que se pretenda manter a ligação ao “C”; no entanto, parece-me inevitável que, qualquer que seja o nome, à medida que os tempos vão decorrendo a ligação ao Cacifo ir-se-á esmorecendo/diluindo para nascer uma nova, ligada ao novo nome. É sempre assim…
– Achei piada ao facto de que o nome do blog ajudava a criar uma identidade entre os seus membros. Cacifo = cacifeiros. Se possível, o novo nome (se for para mudar, claro) deveria permitir isso. Existem blogues com nomes interessantes mas que não permitiam tal associação (ex. a insustentável leveza de liedson, o cantinho do morais). “Comando C” certamente não permite tal associação, e se actualmente ainda faz sentido falar de “cacifeiros”, daqui a 2 anos isso já não acontecerá (crescimento, malta nova, etc.);
– “Fight and Resist” também não me parece um bom leit motif para o blogue. Preferiria uma frase mais ligada ao SCP, para que fosse facilmente interiorizado o que é o blogue por quem clicka no link pela primeira vez;
A minha imaginação não chega para sugerir nomes (Cantinho Verde-e-Branco? Congregação Leonina? Companhia Verde? Blhék!) mas deixo os pensamentos supra à consideração.
SL
1 Novembro, 2013 at 12:23
Livramento (arranja lá uma foto do grande Livramento),
tocaste num ponto importante: «o nome do blog ajudava a criar uma identidade entre os seus membros. Cacifo = cacifeiros. Se possível, o novo nome (se for para mudar, claro) deveria permitir isso. Existem blogues com nomes interessantes mas que não permitiam tal associação»
Na intenção de carregarmos um símbolo em comum, faz sentido podermos apelidar-nos de algo (bem, podemos ser sempre Sportinguistas). Cacifeiros? Comandos leoninos?
é um desafio extra para o nome!
31 Outubro, 2013 at 16:15
Sem dúvida que o logotipo com o símbolo “C” deve ser conservado/aproveitado porque é esteticamente muito apelativo. Dito isto, também eu não gosto do nome “Comando C”, soa a grupo de extrema-direita, ou a título de fime de acção de série B… O Cacifo era notável, pelo espírito aglutinador que teve, pela qualidade dos posts e de muitos cometários, pela doutrinação e fervor sportinguista; mas também porque dizer “Vou ao Cacifo”, “vou à Net ver se há post novo no Cacifo”, “consta no Cacifo que…”, “o pessoal do Cacifo anda pegado por causa de…”, eram expressões que entraram no meu léxico quotidiano e a minha família e amigos (não sportinguistas incluídos) já conheciam. Por outro lado, dizer-se “cacifeiros” era muit específico e identificativo, mas dizer “comandos” remete para a tropa e para o Regimento da Amadora (por muito respeitável que seja, mas a grande maioria de nós não teve boina vermelha). Enfim, é pena não se poder mesmo manter o nome “Cacifo” ainda que não fosse “do Paulinho”. Como alternativa, a melhor que li por aí ainda é “CURVA C”. Pronto Cherba, é este o meu modesto contributo para o debate em curso.
1 Novembro, 2013 at 12:27
José Caravalho,
tal como disse na resposta imediatamente acima do teu comentário, essa capacidade de criar um nome que permita dizer “vou ao” ou “sou um” é um desafio extra!
31 Outubro, 2013 at 16:24
Estará quase tudo dito, mas como abriste uma espécie de votação cá vai (sem pretender responder directamente às perguntas):
“Comando C” não ‘cola’ ao Sporting e ao Sportinguismo; cola ao Cacifo, cola ao Cherba, mas não permite/provoca identificação com o nosso Clube. E isso é mais importante para fora do que para dentro: é mais importante para atrair novos leitores/participantes do que para quem cá está (estes não precisam de ser atraídos).
Posto isto, e sem inspiração própria que respeite o C, alinho com sugestões já por aqui feitas:
“Camisola 12”, porque é uma iniciativa nossa, do Sporting, e é isso que somos todos. Mas, de facto, é genérico…
“Curva C” (ou apenas “Curva” ou “A curva do Cherba”) já ‘cola’ completamente connosco (e nem vale a pena gastar letras com explicações…), transmite identificação e, portanto, é atractiva para novos leitores/participantes;
Há ainda “A cadeira do Cherba”, mas não transmite dinâmica: um gajo sentado…
Já agora, e também na linha do que alguém aqui escreveu, a cabeça do ‘blog’ parece-me algo desproporcionada e confusa: é claramente pessoal, mas gostava de ver a frase “um Leão só baixa a cabeça para beijar o Símbolo que traz na camisola” com maior destaque relativamente ao “Fight & Resist”.
SL
1 Novembro, 2013 at 12:28
obrigado, figueiredo
31 Outubro, 2013 at 16:35
a Coluna do Cherbakov… C C
os antigos sabem do que se trata, os novos associarao imediatamente o nome cherbakov com o SCP
entendo que tu, Cherba, nao quisesses propor algo tao pessoal, (para nao te chamarem ditador ou narcisista), mas penso que é mais que obvio, (por todos os motivos e mais outros), que terá que ser este o nome…
31 Outubro, 2013 at 16:54
1- O nome era brutal todos os que vierem perdem, mas o que fez o Cacifo foram os post’s e os comentários.
2- Não gosto de Camisola 12, é muito genérico, tirando no FCP que é o Camisola 16, em todos os clubes os adeptos são tratados como o 12.º jogador.
3- Sugeria Confraria C ou Confraria Verde, prefiro a segunda opção porque o “C” já se encontra na palavra Confraria e o Verde identifica o blog como Sportinguista, embora remeta para associação religiosa falo mais num sentido lato, conjunto de pessoas que se associam (como irmãos), tendo em vista interesses e objectivos comuns, no fundo somos todos diferentes mas “irmãos” no amor ao SCP.
Curva C, também gosto, com dois “senões” o curva também é genérico existem muitas curvas(no futebol italiano é mato), e pode ser associado ao movimento ultra.
1 Novembro, 2013 at 12:29
é sempre complicado fazer frente a um nome que reunia a simpatia de 97% dos visitantes 🙂
31 Outubro, 2013 at 17:19
Quanto a nomes, já li uns bem esgalhados por aqui. E acho que deverias ponderar a mudança.
Respondendo à tua última questão, caro Cherba, a iniciativa da Camisola 12 representa uma homenagem a ti, a mim e a todos os Sportinguistas. A camisola 12 passaste a ser tu, passei a ser eu, passou a ser o Jusko… gaita, até passou a ser o riga! E apesar de ser recente irá perdurar, não tenho dúvidas, para o resto da história do Sporting. É por isso que seria um nome bem esgalhado. E não te preocupes que não me importo nada que o uses 😉
1 Novembro, 2013 at 12:31
🙂
31 Outubro, 2013 at 17:22
Gosto muito de leão rampante. Uma coisa tipo “A cabine do Leão Rampante” é muito à gaja? 🙂
1 Novembro, 2013 at 12:32
eu tb gosto muito do Leão Rampante. E de Comando Rampante, formado por Leoas e Leões!
31 Outubro, 2013 at 17:39
Cherba, Parabens!
Com a quantidade de nomes aqui debitados, conseguiste provar que o teu nome para o site e’ o melhor de todos….
Um gajo quase que apanha uma enxaqueca, que e’ coisa de gaja, ao ler tanta sugestao.
Ao comeco (olha, pq nao comeco C :p; ou cBrutal – ves, esta merda pega-se!), torci o nariz (torcidaC) mas ao menos nao se cola a nada…. E’ genuino e traduz a atitude do criador (atitude C, Canal C, C-XXI…. Cum caralho)
1 Novembro, 2013 at 12:33
ehehehehe
31 Outubro, 2013 at 17:46
Há muito que ler aqui, no Comando C.
As horas que lhe dedico dava para despachar alguns volumes da minha extensa biblioteca.
A propósito da discussão actual, e por me lembrar de livros, veio-me agora à memória um título:
“Se for menina chama-se Custódia”
…porra, lá vem o caralho do C à baila!
Encerra a discussão, Cherba…
A letra C é fodida. Vamos para outra.
1 Novembro, 2013 at 1:35
Epá, esse avatar… também é do caralho… 🙂
1 Novembro, 2013 at 12:33
o Comando é foda!
31 Outubro, 2013 at 18:21
espero não chegar tarde à discussão… mas se precisavas dum composto de mudança, e se já sabes que o que mais discordam é do nome “comando”, porque quer queiras quer não é para o lado bélico que se leva, porque não “Composto C”?
1 Novembro, 2013 at 12:34
tiago, também não é um nome fácil 🙂
31 Outubro, 2013 at 18:49
Eu sei que não sou dos que mais posto por aqui. O dia-a-dia é uma merda e quando leio as coisas que por aqui estão escritas fico sempre meio encaralhado porque quero escrever mas não tenho tempo. E depois quando o tempo chega já essa mini-polémica acabou.
Quanto ao nome, estou-me a cagar. A sério, a alma disto és tu Cherba. Pela abertura de espírito ao debate. Pela coragem de assumir posições pessoais que são subscritas por muitos. Pela ilusão infantil que colocas quando falas de uma novidade do clube. Pela capacidade de escreveres aquilo que muitos pensam. Pela perseverança de insistires com textos imediatamente após cada derrota (e são tantas, Deus meu) que nos renovam o sportinguismo e nos fazem acreditar num novo amanhã verde e branco. Seguraste as rédeas de uma tasca que tinha bons escritores mas que precisava de mais persistência. E tu tornaste-te profissional nessa persistência voluntária. E gabo-te a humildade de perante os milhares que frequentam a tua casa tu dizeres diariamente: “esta tasca é nossa não é minha”. E só assim compreendo a tua capacidade de aceitares discutir o nome. Foda-se. Eu não sigo isto apenas por causa do Sporting. Sigo porque sou fã desta forma de viver o clube e o futebol. E conheço benfiquistas que costumam vir aqui e depois comentam comigo que têm inveja por não terem algo de semelhante. Porque esta merda é mais do que um blog de um clube. É um blog sobre uma forma de estar no desporto. De cabeça erguida. E exigindo as coisas como elas são. Nunca te vi teorizar sobre um penalty favorável (e foram tão poucos) procurando tapar o sol com a peneira. Vi-te entusiasmado com o Domingos. E frustrado com o cabeça de cotonete. Foda-se, até com aquele zombie do walking dead tu tiveste sonhos de vitória. Isso é algo que não tem preço.
Agora, seja o que for, continuaremos a ser cacifeiros. E se alguém tem dúvidas sobre a razão que perca horas no site anterior. Por isso escolhas o que escolheres, a nossa identidade não muda.
Apesar disso, reconheço que gosto mais da Companhia C. Têm a referência belicista de que precisamos, enquanto unidade de combate do Sporting mas também perante quem quer que, liderando o Sporting, não cumpra aquilo que são os desígnios identitários do nosso clube: “esforço, dedicação, devoção e glória”. A honra é algo que não vendemos a qualquer preço. Mas se quiseres manter o Comando C na boa. Caguei. O que eu quero é que esta tasca continue enquanto parte da minha identidade sportinguista. E um ponto de encontro da minha outra família que se estende do Canadá até à Austrália (há alguém da Nova Zelândia)
Agora, se decidires mudar, tudo menos “Camisola 12”. Se isto for adotado passamos a ser uma correia de transmissão da atual direção no atual contexto. Direção essa que eu apoio incondicionalmente. Mas que hei-de criticar quando fizer merda. Eu acho que o BdC é um gajo do caralho e um gajo como nós. Mas se se vender no processo quero ter a liberdade de lhe poder apontar o dedo. E acho que o próprio BdC agradece que exista este grau de exigência. Para não deixar ninguém na forma.
Quanto ao lay-out, epá, primeiro estranha-se e depois entranha-se. Desde que a malta possa comentar e responder, o resto são pentelhos, como dizia o Catroga.
Finalmente, a única coisa que não gosto tanto. Eu percebo o Fight and Resist. E até concordo. Mas adoro uma frase, dita pelo Xanana (sim eu sei que ele é benfiquista mas isso estará relacionado com a tortura que sofreu. Um gajo depois daqueles anos no mato nunca fica a bater bem), que me marcou durante o processo de Timor. É uma espécie de grito do Ipiranga mas atualizado. “Resistir é vencer!”
“Fight and resist” esgota-se nisso mesmo. No conceito de resistir somente contra tudo e contra todos. “Resistir é vencer” dá também um sentido a essa resistência. E mostra que somos exigentes.
PS: Eu sei que isto vai tarde. Tinha decidido escrever isto a meio da manhã e já tem 204 comentarios. Já reparaste Cherba que, afinal, a questão do nome não afeta aquilo que é a alma do blog: a livre discussão entre os cacifeiros.
31 Outubro, 2013 at 21:17
Grande comentário! 🙂
31 Outubro, 2013 at 22:07
Cacifo/Comando/Camisola/Curva/C…é isto mesmo.
Parabéns. Ganda post!
1 Novembro, 2013 at 9:12
É por comentários como este que o Cacifo era do caralho e o Comando é foda.
1 Novembro, 2013 at 12:38
Hic
e, brevemente,haverá um C em Leiria. Aliás, um C onde houver um Leão.
1 Novembro, 2013 at 12:39
obrigado, Ralph (como já disseram, mais um comentário de fazer inveja ao Cacifo)
31 Outubro, 2013 at 19:16
3 ideias:
“Cinco violinos do Cherba” – queria um nome que juntasse o C e figuras do sporting mas nada me soou melhor do que este.
“Cherbakov” ja alguem referiu, e parece-me bem, uma homenagem ao mesmo tempo ao jogador e ao dono do blog
“Curva C” – parece ser o mais consensual e acho que é um bom nome, mais apelativo do que comando
Abraços, e sabado estádio cheio! Bora Sporting, pa cima deles 🙂
1 Novembro, 2013 at 12:40
e sábado é já amanhã!
31 Outubro, 2013 at 19:18
Tá-se beeeeeem.
31 Outubro, 2013 at 19:26
“…Se o Pai era do caralho, o Filho é foda…seja qual for o seu nome…”
Mr. Hic, bruta’fuckin’líssimo…!
1 Novembro, 2013 at 12:41
🙂 acho que encontrámos o substituto para o anónimo que afirmou “o Cacifo é do caralho…”!
31 Outubro, 2013 at 19:30
O Cacifo era (e continua a ser) um nome e um sentimento do caralho. As duas coisas aliadas uma à outra. Até mais, inseparáveis mesmo uma da outra.
Para mim, chamava-se apenas e simplesmente: o Cacifo (oC, para os amigos). E já toda a gente sabe que é do Paulinho, e do caralho.
1 Novembro, 2013 at 12:42
Verga,
quando foi criado o símbolo, a ideia era, precisamente, potenciar a palavra Cacifo. Era. Ponto 🙂
31 Outubro, 2013 at 20:51
Comando (C)agão
31 Outubro, 2013 at 22:15
Vê lá se não levas é que (C)ontar em (C)oimbra, ò (C)agalhão!
Vai (C)hafurdar na pocilga de (C)arnide, (C)ornudo.
31 Outubro, 2013 at 21:36
Cherba nao sou um dos q comenta regularmente mas estou presente tds os dias,
desde q descobri o cacifo sinto q respiro SPORTING de outra forma,n vou dizer q Comando
era o nome plo qual esperava mas nao é por isso q nao continuarei presente tds os dias,
o q importa é o espirito continuar da mm forma,o SPORTING tb alterou o seu simbolo e nao
foi por isso q o deixamos de amar…SP SPORTING
1 Novembro, 2013 at 12:42
o espírito não mudará, Carlos!
31 Outubro, 2013 at 22:03
Antes que o Cherba acabe com este tema :-), hoje li aqui “Cantinho do Paulinho”.
Claramente ligação ao Cacifo.
Entre este e o “Camisola 12”, venha o Caralho e esColha.
31 Outubro, 2013 at 22:08
Já li todos os comentários e entre as várias sugestões apresentadas gostei muito de O Covil do Leão, mas definitivamente considero aglutinador e apelativo CURVA C. É um excelente nome e sugere que nós, quando estamos aqui à frente de um pc, somos também uma curva a apoiar o nosso amor.
1 Novembro, 2013 at 12:43
check!
31 Outubro, 2013 at 22:30
Hoje tive um dia do Cacifo, mas mesmo todo roto não podia deixar de vir aqui ler todos estes excelentes comentários e deixar a minha laracha.
Como todos os dias, li dezenas de comentários com os quais me identifico a 100%. É especialmente por isso que cá venho: pelos comentários e pelos teus textos, Cherba. Como o Ralph disse, não são apenas textos, mas a tua persistência e a tua vontade de agarrar num blog, que era como centenas de outros blogs, e torná-lo num ícone da blogosfera nacional. E quantas vezes não o fizeste depois de uma derrota, quando uma alma normal nem tinha a mínima vontade de se aproximar de um computador? És do caralho.
Fizeste com que o Cacifo se tornasse uma família. Sinto que cresci muito aqui, visto que quando comecei a comentar tinha os meus 17 anos. Como é normal, hoje tenho ideias e formas de pensar algo diferentes das que tinha há 4 anos. Mas o amor pelo Sporting cresceu e isso também se deve muito ao Cacifo, ao que lá aprendi, ri e, por várias vezes me emocionei.
Mas o que está feito, feito está! E já que mudámos, também gostaria que tivéssemos um nome com o qual a maioria se identificasse e se pudesse tratar para deixarmos de ser os Cacifeiros e passarmos a ter outra designação. Por isso aqui vão as minhas papaias:
Camisola 12: Foi logo a minha 1ª ideia e ainda gosto do nome. Caguei para a questão de marketing que agora a envolve. Sim, essa é uma boa ideia, mas provavelmente daqui a 1 ano já esmoreceu. Nós não!
Cromos do Paulinho: Não sei de quem foi a ideia, mas gostei muito. Tem tudo a ver connosco, porque todos nós somos um cromo (uns maiores que outros) e até temos um avatar a condizer. Se pudermos usar “Paulinho”, adoro este!
Tasca do Cherba: a malta senta-se à mesa, manda vir a jola e a bifana e manda umas caralhadas a ver a bola. Isso também distinguia o Cacifo. “Tasca” acho que será sempre um nome a ponderar.
Caderneta do Cherba: Mais uma vez, os cromos, mas agora num nome que certamente já se poderá usar.
O nó do Cachecol: Provavelmente é uma ideia estúpida que, quando a voltar a ler amanhã, me vai parecer sem sentido. Mas todos nós damos um nó diferente ao Cachecol: há o nó apertado ao pescoço, para matar o frio; o nó de ultra; o nó à lá croquette e o nó de quem não sabe dar um nó e apenas quer pôr o cachecol ao pescoço. Mas o importante é que todos os cachecóis são verdes e brancos, e todos eles são do Sporting. Como nós aqui.
Por último, para não abandonar o Paulinho, e recordando que passam jogadores e dirigentes mas que o Paulinho fica, lembrei-me também do que ele é: o roupeiro do Sporting. Assim, e voltando atrás, quando disse que gostaria que todos tivéssemos uma designação pós-cacifeiros, sugerias que fôssemos os Roupeiros, com um dos seguintes nomes:
As Camisolas do roupeiro ou O covil dos roupeiros
Provavelmente serão outras duas ideias estúpidas, mas pronto… com um nome bom ou mau, com um com o qual me identifique ou não, estarei cá sempre. E como sei que estaremos cá todos, acabaremos por tornar o novo nome… um nome do Cacifo!
1 Novembro, 2013 at 0:10
“Tasca do Cacifo” 😉
1 Novembro, 2013 at 12:44
Caderneta do Cherba é muito fixe, mas… depois passamos todos a ser cromos? 🙂
1 Novembro, 2013 at 14:28
Pensei que já eramos…
1 Novembro, 2013 at 14:31
Sugestão: “Caderneta do Cherba: Nem a Panini fazia melhor!”… 😉
(eu sei que não pode ser… a não ser que alguém se lembre da marca para depois processar o Cherba! :))