Directamente de Angola, Sá escreve uma carta aberta a João Querido Manha.
Manhosices, by Sá
Caro Manha, permita-me, antes de mais, tratá-lo pelo apelido ao invés do nome próprio. Como certamente saberá, não andei consigo na escola e, parece-me mais apropriado dirigir-me a si através do seu apelido.
Calculo que tenha tido uma infância tão difícil como hilariante. Difícil porque ser Manha não abona em favor de ninguém e torna mais difícil fazer amizades. Por exemplo, eu nunca seria capaz de ser amigo de alguém com esse apelido porque desconfiaria logo de antemão. Eu sou assim, nada a fazer. Hilariante, porque as meninas do seu tempo até poderiam achar engraçado o facto de ser Querido. Mas afastavam-se logo que verificassem o apelido. Confesso, hilariante para mim. Não tanto para si. Imagino numa peladinha na sua escola, algum colega seu vê-lo desmarcado na esquerda e gritar: “O Querido está sozinho!” e obter, como resposta: “Isso é porque é Manha!”. E ninguém gosta de manhosos. É gente ruim. E por esse facto, é possível que tenha passado ao lado de uma grande carreira futebolística.
Não obstante de ser possível que a sua infância tenha moldado o seu carácter (ou a falta dele), a verdade é que o sr faz jus ao apelido que ostenta. E isso é algo raro de se ver. Por exemplo, Tenho um amigo de apelido Pereira e que não trabalha na indústria da produção de pêras. E que nem sequer é capaz de enfiar umas solhas como deve ser. E por isso volto a dizer, é difícil fazer jus ao apelido. Mas você faz. E dou-lhe mérito por isso.
Ora bem, isto acontece na sequência de uma coluna de opinião escrita por si no jornal que agora dirige sobre o erro do Rui Patrício e que branqueia outros erros (no plural) que tiveram igual ou maior influência no resultado final do benfica – Sporting. Para começar, como consumidor de futebol acho que um director de um jornal não devia escrever artigos de opinião. Devia dirigir um jornal. Os artigos de opinião devem ser escritos por pessoas fora do jornal para que se transmita aquela ilusão de que o jornal é imparcial. Obviamente que não comungando desse princípio, esta minha opinião acaba por não lhe fazer qualquer sentido. Está a ver porque é que ninguém lhe passava a bola? Segundo, acho de um mau gosto tremendo usar um jogador que é só o titular da selecção nacional que está prestes a jogar um dos desafios mais importantes da temporada apenas e só para atacar o Presidente do Sporting e o próprio clube. Ou pelo menos, não colocar ao mesmo nível o erro desse grande guarda redes que tanto tem dado ao futebol nacional e os erros (sim, no plural) de um árbitro que tanto tem desprestigiado o mesmo fenómeno. Ah! Mas espere lá! Você é benfiquista….pronto, já percebi então. Ah! Grande maluco! Sempre fiel ao nome que assina!
Posto isto, gostava que na escola lhe tivessem passado mais vezes a bola. Se calhar hoje estaríamos perante um extraordinário extremo esquerdo e o jornalismo estaria livre de um de tantos manhosos que mancham essa nobre profissão. Mas o mérito de viver segundo um apelido…esse ninguém lhe pode tirar!
Concluo esta carta desejando que se mantenha exactamente onde está. O jornal que dirige é a sua cara. E o seu apelido.
12 Novembro, 2013 at 11:45
em questões de arbitragem apenas tenho pena de algumas coisas não serem possíveis( porque acho que a própria arbitragem em si, a forma com toda a gente á volta a vê, melhoraria)
1- os jogadores, os treinadores e os dirigentes apos os jogos podem falar, porque não os árbitros também falarem? assim teríamos na hora a visão de outro interveniente no jogo.
2- este parece-me mais utópico porque o publico do futebol não é tão “disciplinado”: fazerem como fazem nos jogos de rugby, os árbitros têm um microfone e “explicam” as decisões que sabem e todo o estadio ouve em tempo real o que está a acontecer e porque está a acontecer( o problema é que os árbitros de futebol não têm propriamente essa pedagogia , para terem uma comparação experimentem ver um jogo de rugby apitado pelo melhor arbitro do mundo o gales Nigel Owens e aquilo é um espectaculo á parte, o homem até quando percebe que o jogador vai entrar de forma ilegal diz se fazes isso marco-te falta) claro que no futebol teria de ser ligeiramente diferente, mas bastava os arbitro ter pedagogia e “explicar” o que tinha marcado.
12 Novembro, 2013 at 11:50
E qual é a tua visão deste jogo relativamente á arbitragem?
12 Novembro, 2013 at 11:58
já a fiz no respectivo post de analise ao jogo
é pena ainda não ter aparecido um post de analise global ao jogo
12 Novembro, 2013 at 12:14
Tambem gostava de ter um arbitro mais tipo rugby, mas acho um conceito nuito dificil de funcionar em Portugal.
12 Novembro, 2013 at 11:45
O que mais me repugna no benfiquista vulgar de Lineu é a sua desonestidade intelectual.
Mas é para esses que o Manha escreve, e talvez por isso adeque a sua forma de escrever ao cliente que tem de satisfazer.
Ou talvez não. Talvez ele seja mesmo assim…
Enfim, é por essas e por outras que acredito que se escreva direito por linhas tortas, e aguardo que o sorteio leve o Benfica ao Dragão e seja corrido da Taça de uma forma ainda mais ignóbil. E, nessa altura, hei de rir e assistir com indiferença ao estrebuchar desse mesmo lampião.
12 Novembro, 2013 at 12:09
Ele próprio é um boifiquista vulgar de Lineu!
12 Novembro, 2013 at 11:55
Deixo aqui uma sugestão: o próximo jogo que seja apitado por estes bois, Capelas, D. Gomes, é começar a ser cantada a morada deles quando os bois vão para o aquecimento.
Tipo:
“Av. das Laranjeiras nº45 2º esq”
“Um visita eu vou fazer”
“Trata bem o leão”
“Senão ainda te vais foder”
12 Novembro, 2013 at 11:55
Além da vergonha que é a APAF permitir que um determinado árbitro vá para as redes sociais provocar adeptos de outros clubes e exibir a sua cor clubista (o que comporta uma total falta de responsabilidade profissional, logo deve ser censurado e castigado), há que ver que esse determinado árbitro tem um historico longo de arbitragens (com erros declarados nos relatorios), erros esses que sistematicamente beneficiam ,em vários confrontos com equipas diferentes, o mesmo clube.
Isto é, o sr. duarte gomes não só prejudica o Sporting, como beneficia sistematicamente o benfica. E isto tinha que ser exposto detalhadamente pelo Sporting, provando assim com factos e pela continuidade errática, a sua intencionalidade.
12 Novembro, 2013 at 14:33
è alguém fazer um relatório com a historia deste gajo , com factos e erros cometidos e quem deles tirou beneficio. Colocar lá tudo, desde as suas bocas nas redes sociais.
Esta é a unica maneira, acho eu, de combater o argumento de que errar é humano (e é)
12 Novembro, 2013 at 12:11
(a propósito do fantástico comunicado do benfica – tão destacado pelos media):
Vejo na blogosfera e imprensa geral muita urticária causada pelas declaraçoes de Bruno de Carvalho. e entristece-me ver que essa indignação vem muitas vezes de alguns ditos sportinguistas. “ah, acho que ele já está a falar demais” etc etc. E eu pergunto: o Sporting de Godinho falava? Já sabemos que não ganhava,mas falava? ou preferia atuar pela calada com Pereiras Cristóvaos e humilhava os próprios sportinguistas com a cretinice dos girassois e Ultimas Ceias?
a questao, meus amigos, é esta:
o Sporting ganha mais agora porque tem um presidente que fala muito? a resposta a esta questão seria, dum modo racional, negativa. Mas não.
A verdade é mesmo esta:
o Sporting ganha mais porque Bruno de Carvalho fala muito!
Tal como o Porto tem ganho muito porque o Presidente não se tem calado ao longo de 30 anos.
E porquê?
Porque falar muito e agressivamente transporta esse espírito aguerrido para o campo.
Se Bruno de Carvalho não fosse o fala-barato que é, se não fosse o primeiro a espingardar a torto e a direito, o Slimani não batia no Leão Rampante e cerrava os dentes, o Montero não teria marcado 9 golos, o William não era a maior revelação do futebol português, o Adrien não seria o melhor médio atual em portugal, e nós não teríamos o melhor público com demonstrações massivas de apoio que são elogiados pelos ultras do Mundo inteiro!
Por isso, nao consigo perceber a vossa indignação face ao comunicado desse clubezeco.
No ano passado, não me lembro de comunicados de diretio de resposta dos nosso rivais.
Por isso, continua a falarmuito Bruno. E deixemo aos lampiões o direto indignado da resposta.
No final, ganha-se no campo.
12 Novembro, 2013 at 12:23
Ele não fala muito, fala o que tem de ser falado e aquilo que os outros não gostam de ouvir porque estão bem instalados!
É bom que se habituem ao falar do Presidente, ao dele e ao nosso, porque nós também temos de falar e combater esta merda de gente que está infiltrada no mundo do desporto?
Dá trabalho? Dá! Somos Leões ou não?
12 Novembro, 2013 at 12:19
Bom comentário, mas com muita pena minha já não vamos lá com falinhas mansas.
O Sporting tem de começar a marcar uma posição séria, rodear-se de seguidores e acabar com este antro de corrupção que corre o desporto de cima até abaixo! Se for preciso ir para o tribunal europeu, uefa, etc, etc!
São demasiados erros para que algumas pessoas tentem camuflar o que é por demais evidente, estes jornaleiros também têm de ser postos na linha, processos judiciais, a liberdade de opinião também tem limites, mais não sejam os da decência, coisa que esses porcos nojentos nunca tiveram!
Aguardo com calma, porque é assim que as coisas têm sido feitas e devem ser processadas, uma tomada de posição do nosso Presidente.
12 Novembro, 2013 at 12:24
Concordo plenamente. Agora calados não podemos estar…acima de tudo que continuem a lutar desta forama até Maio…e até ainda podemos além dos objectivos propostos…fazer uma gracinha.
SL
12 Novembro, 2013 at 12:35
Sá, bom texto parabéns, temos de fazer pressão por todos os meios.
Nós somos do Sporting, nós somos verdadeiramente pela verdade desportiva, nós não aceitamos que os nossos dirigentes entrem em corrupções….. Mas temos de deixar de ser o “clube simpático” ou seja temos deixar de ser anjinhos. Quando alguém prejudicar o Sporting tem de sofrer, tem de perceber que prejudicar o Sporting deixou de ser fácil!!!
Cherba,
Nós também temos a obrigação de manter a pressão, como tu tão bem tens feito….. Aqui fica uma ideia mais, todos os dias a seguir aos jogos do Sporting sairia um post com o ponto de situação dos roubos ao Sporting de todos os árbitros da primeira liga, algo do tipo incremental. Poder-se-ia chamar o contador da roubalheira!
Fica a ideia
12 Novembro, 2013 at 13:20
Sá, deixa de ler porcarias. Faz-te mal.
Essas merdas de jornais há muito que deixei de ler (nem sei sequer se te estás a referir a um pasquim ou ao outro, mas não interessa, a merda é a mesma e unicamente destinada à mesma audiência galinácea).
Olha, em casa com grandes níveis de desespero ao intervalo (tenho 2 pequenos leões que ainda sofrem sem a carapaça que nós, mais velhos, fomos criando ao longo dos anos), resolvi o problema de forma simples: tirei o som da Tv. E a segunda parte foi o que foi (bem sei, pode ter sido apenas porque jogamos melhor, mas acredito que o som foi importante!). Inacreditavelmente mais agradável, sem aquelas vuvuzelas de comentadores de merda a torturar-nos os ouvidos.
Por isso o meu conselho é: aprecia o Sporting, estamos numa altura em que bem vale a pena.
Mas fá-lo sem ouvir merda, sem ler merda e vendo o mínimo de merda possível pelo caminho.
SL
12 Novembro, 2013 at 14:10
Eu não li o artigo de opinião do Manha na sua totalidade. Li duas frases, uma em que dispara contra o Patrício e outra em que branqueia o trabalho do árbitro. Não precisei de ler mais nada. O meu erro, e aqui têm todos razão, foi ter clicado no link que alguém aqui deixou ontem. Deixei de comprar pasquins há muito tempo. Subscrevo apenas o jornal do clube.
O facto de mandar umas postas de pescada sobre os inimigos do nosso clube não invalida que aprecie, valorize, eleve todo o trabalho que a estrutura está a fazer. Não confundo a árvore com a floresta. E o manhoso nem sequer é uma árvore. É uma folhinha, daquelas amarelecidas que acabará por morrer no meio da sua própria podridão. Porventura, terei dado a esse filho da puta mais importância do que ele merece. Mas a revolta foi demasiado grande e escrever é uma das formas que tenho para acalmá-la. Mea Culpa.
Se serviu para vos sacar uma gargalhada (no meio de tanta revolta) já fico satisfeito. Para mim foi uma espécie de paliativo para este fim de semana fodido cumá merda.
12 Novembro, 2013 at 14:34
Companheiro. Há anos que eu faço isso . Som na tv nem pensar nisso.
13 Novembro, 2013 at 0:47
Placebo, desculpa responder ao comment, mas não podia estar mais de acordo contigo.
No entanto os textos do SÀ gosto de ler.
Eu tinha o Som no jogo e o meu filho, muito bem criado, pergunta-me se tem de ouvir o cabrão do freitas Lobo !
Então puto ?? não te estiques ! não te quero enervado.
-Não queres tira a merda do som respondeu ele !!
Tem 9 anos e percebe isto sozinho.
Já percebe um pouco daquilo que o pai tem passado.
Não compro um jornal desportivo há séculos e raramente os comprei, ás vezes gosto de informação extra e infelizmente tenho de ir a sites que só pensam em dinheiro.
Como somos muitos contra esta situação e como somos muitos, é comprar o nosso jornal e apoiar quem seja imparcial nos comentários.
Vir ao Comando todos os dias , pois aqui está aquilo que gostamos de ler.
Infelizmente está aqui aquilo que os jornais dizem, lamento cherba, os cogumelos e os pasquins deviam ficar á porta.
Alguem reparou na cara do Leo após a segunda pergunta do paneleiro Nuno Luz ? …. lindo , granda Leo.
Por exemplo o pessoal pinta bem alguns comentadores desportivos, eu sinceramente não conheço quase nenhuns, ok, o nuno Matos , o outro rapaz de portalegre, não vou dizer o nome , grande Sportinguista, mas que ás vezes até a mim me decepciona, tudo bem, temos alguns porreiros e claro que até percebemos de que clube são, pah isso é normal.
Eu tenho muitas saudades do Jorge, quem não tem !, percebia-se de que clube ele era, é inevitável ao longo dos anos de comentador…. grande Jorge fodass
Agora que há poucos sportinguistas na comunicação, lá isso há e os que são do Sporting normalmente envergonham o próprio clube.
O Jorge Gabriel e o Rui oliveira e costa acusaram o toque.
Deve existir tipo um código deontológica extra em que diz ser expressamente importante ser de um clube X ou Y, menos o Sporting claro !!!
Agora aquele corredor verde, Fodass LINDOOOOOOOO .
SPOOOOOOOOOOOOORTING
12 Novembro, 2013 at 13:58
HILARIANTE!!! MTA BOM!!
Os “manhas” da comunicação social são como os nossos adversários…querem atenção pois o patrão/clube deles não lha dá! Ignoremos estes biltres e caminhemos juntos para um SPORTING mais forte, COM OS NOSSOS!
12 Novembro, 2013 at 15:08
dei comigo a pensar que vai ser curioso ver a coluna de opinião do Daniel Oliveira, no pasquim do Manha…
12 Novembro, 2013 at 15:49
Meus ricos 25€/ mês que comecei a poupar desde à uns anos atrás. Gastar dinheiro para ler o nosso clube ser enxovalhado por lampiões ou corruptos portistas. Façam como eu, leiam os jornais no café ou arranjem o .pdf na net.
12 Novembro, 2013 at 16:01
Os sportinguistas estão agora bem unidos em apoio à sua equipa. Falta a mesma união em torno do clube. A união que nunca tivemos.
Falta-nos perder complexos e não ter vergonha de defender cegamente e intransigentemente o NOSSO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.
Vejam os “nossos” comentadores nos programas de TV. Apenas um, o Dr. Barroso, tem tomates para se bater como deve de ser. Os outros, são uns pseudo diplomatas de m…. num mundo de talibãs. Preferem não alimentar guerras e descer ao mesmo nível, dizem. Burros, digo eu.
Há muitos anos, quando os jogos ainda eram todos ao domingo, exactamente na véspera do inicio do campeonato, um jornal desportivo encheu toda a 1º pág com uma foto de um clube e com a seguinte manchete: “Benfica tem a máquina pronta”, ignorando todos os outros.
Revoltado decidi que esses fdp nunca mais escreveriam uma linha com o meu dinheiro. Até hoje, e já la vão umas décadas.
Temos todos de fazer o mesmo.
No estádio colocar faixas denunciando aqueles que fazem opinião em jornais e outros locais, constantemente contra nós, alertando deste modo sócios e adeptos menos avisados,
Pedir a dirigentes, treinadores e jogadores, que deixem de lhes dar entrevistas, para além das obrigatórias em dias de jogo,
Fazer do nosso jornal e site os locais privilegiados para passar informação sobre o clube, Obrigar outros a citar o Jornal do SCP e o nosso site quando quiserem utilizar as informações,
Não ter medo de denunciar aqueles que escrevem e falam mal de nós porque são incapazes de despir as camisolas vermelhas que lhes estão coladas ao corpo,
Não esquecer que eles precisam mais de nós que nós deles,
Nunca deixar provocações e mentiras ditas sobre nós sem a resposta no mesmo tom, ou pior,
Criar um verdadeiro departamento de relações publicas e dotá-lo de informação histórica e detalha, nomeadamente quanto aos nossos prejuízos sofridos no passado, apresentado datas, factos, casos, erros, nomes, sempre que nos ataquem,
Não ter pejo em desvalorizar os erros de arbitragem a nosso favor, porque é isso que os nossos adversários e os jornalistas vendidos fazem,
Falar repetidamente do que nos foi roubado, sonegado, quer pela arbitragem quer por qualquer outra situação,
Só lhes darmos importância quando isso nos interessar verdadeiramente.
Infelizmente enquanto não tivermos os nossos “Tarecos e Bobis”, nunca seremos respeitados
Ter presente e ter consciência que estamos a começar a incomodar, que estamos a voltar a quer aquilo que lampiões e tripeiros também querem e que se não nos juntamos, vão continuar a “fazer-nos a folha”.
UNA-MO-NOS PORRA
13 Novembro, 2013 at 20:07
Mas o pasquim desse senhor nem para limpar o cu serve,o papel é manhoso!
14 Novembro, 2013 at 22:38
Revejo-me no post. Contudo, se a ideia é deixar de comprar jornais e clicar nos sites destas gentes para os ignorarmos, deveríamos começar por deixar de comentar as suas “postas”. Não duvidem que muitos deles hão-de vir a esta NOSSA casa ver o que por cá se discute… enquanto souberem que são assunto entre nós, saberão que os NOSSOS (que nos lêem) também recebem o “abanão”… Tudo é “postável” – regra democrática – mas não se trata de censura; estratégia!
SL