Nunca percebi muito bem que raio de mal te fizemos, futebol português. Sinceramente. Não sei se foi por usarmos Portugal a seguir ao Sporting Clube, mas não acredito que seja por aí, pois basta atentar no nosso palmarés para percebermos o que temos feito pelo nome deste país nas mais diversas modalidades. Não sei se é por termos escolhido a cor verde, o que também seria estranho dadas as cores da nossa bandeira. Não sei se é por termos formado dois jogadores eleitos «melhor do mundo», que te servem de bandeira quando te dá jeito. Não sei se é por, com a nossa constante aposta na formação, evitarmos que a nossa selecção esteja ao nível de uma Finlândia. Não sei, não sei mesmo. Mas que me faz muita confusão, lá isso faz.
Sabes, na minha ingenuidade de criança, estava tudo bem. Fazia das derrotas um drama pessoal, tentando recuperar das mesmas no alcatrão da minha rua. O ser melhor do que os outros em campos onde as balizas eram cubos de pedra e fazê-lo dizendo ser os jogadores do meu clube, com a verde e branca vestida, amenizava a dor. Foi, por isso, chocante, passar a perceber algumas coisas. Cresci na década de 80, estás a ver, aquela onde se abriu caminho à afirmação de um clube do norte que trouxe um novo paradigma: para se ganhar, vale tudo. Do mais rasteiro e nojento, leia-se. O que ia vendo, à medida que crescia, atraiçoava o meu conceito de futebol. E obrigava-me a fazer um esforço, para acreditar que esse mesmo futebol pode ser aquele que se nos cola à pele em férias de verão passadas aos pontapés na bola. Em domingos de manhã em que se jogavam dérbis entre pracetas. Em horas passadas a uma máquina de escrever, transportando para o papel de um arcaico jornal de rua as emoções que vivia com os meus amigos.
Sei que isto vai parecer-te estranho, mas, por mais que tentes e continues a tentar, esse continua a ser o meu conceito de futebol. Sem fruta, sem túneis, sem um patético árbitro de bigode a fugir de uma equipa inteira, sem a complacência de uma federação que permite a não convocatória para o mundial daquele que era o nosso capitão para, logo a seguir, lhe abrir as portas de um rival, sem respeito pelos jogadores made in Portugal, sem paineleiros escolhidos a dedo, sem capas de jornais nojentas, ofensivas e mentirosas, sempre com o mesmo alvo. Acredito que, a esta altura do texto, já consigas antecipar o que vou dizer-te, certo? Isso mesmo, não podia ter escolhido melhor clube do que o Sporting Clube de Portugal! O tal que, nos últimos trinta anos, tem sido tão mal tratado e tão desrespeitado pelo país que, orgulhosamente, carrega no nome.
«E porque razão decidiste escrever-me?», perguntas tu, com essa hipocrisia tão tua. Olha, meu triste futebol português, decidi escrever-te porque, no sábado à noite, assisti a mais um episódio que, ao contrário do que defende uma determinada personagem do teu elenco, te torna sujinho, sujinho. Mas o pior estava reservado para os dias seguintes. Então não é que se dá um verdadeiro levantamento nacional, apontando-nos o dedo por estarmos indignados? Então não é que nos dizem para ficarmos calados, porque foi um grande jogo e até fica mal falar de arbitragem (custa-vos pensar no 5-3 e não ver o campo inclinado por terceiros, não custa?). Sim, a hipocrisia atingiu o seu ponto de rebuçado. O problema é que o recheio tem um sabor tão bafiento, que qualquer Leão que se preze o cospe imediatamente.
Tudo isto tem uma explicação, obviamente que tem: o objectivo de transformar-te num futebol disputado a dois. Um azul e um vermelho. E, face a esse objectivo, é um tremendo aborrecimento ter os gajos de verde vivos, entusiasmados e com uma perspectiva de futuro que, para gáudio das gentes que chafurdam na merda que és, ó futebol português, andava arredada do universo leonino. Pior, é um aborrecimento os gajos de verde terem percebido, de uma vez por todas, que estar próximo dos azuis é viver com uma faca espetada nas costas. Estratégia seguinte? Alimentar a ideia de que, nesta nova era, seria fantástica uma reaproximação entre Sporting e Benfica e que dessa reaproximação ficaria o futebol português a ganhar.
Lá está. Ficaria o futebol português a ganhar. Como ficou, no sábado, onde passou quem se queria que passasse. É assim que funcionas, triste futebol português. Importa lá que o árbitro, adepto confesso dos vermelhos, tenha sido uma terceira e forçada escolha. Importa lá que tenham existido dos penaltis, claros, por marcar. Importa lá crucificar o guarda-redes da selecção, a quatro dias de um jogo decisivo, para encapotar a vergonha que se viu (já agora, esse lance nasce de um lançamento mal executado. Sim, sei, tenho que calar-me e dizer «que grande jogo que foi!»). Importa lá que o tal treinador do «limpinho, limpinho», tenha voltado a tentar arranjar merda no final do jogo, procurando pegar-se com o médico do Sporting. Tal como não importou, por exemplo, que esse mesmo clube, a quem, supostamente, devemos juntar-nos, tenha tido o orgulho de exibir uma tacinha de cerveja conquistada da forma que todos sabemos.
Como facilmente perceberás, futebol português, não há margem para reaproximações, muito menos quando isso apenas vem potenciar a vontade dos que vestem de vermelho: conseguir ocupar o lugar nos bastidores que, na maioria das vezes, continua a ser ocupado pelos que vestem de azul.
A tudo isto, meu pestilento futebol português, respondo-te com as imagens dos milhares de Leões que, nesta mesma noite inclinada de sábado, deram uma prova inequívoca da sua força. Para mal dos teus pecados, meu merdas, o chavão «o Sporting está de volta!», deixou de ser claim de uma direcção sem rumo para o clube. Nós estamos mesmo de volta, futebol português! E, imagina tu, o espírito que se vive entre nós, Leões, do presidente ao adepto em missão na Gronelândia, como que nos transporta para aquela década em que cresci. Para aquela década em que, enquanto tu ias ficando cada vez mais nojento, o nosso presidente, João Rocha, comprava, do seu bolso, pitons para as chuteiras dos jogadores e, ele mesmo, ajudava a apertá-las na sola das chuteiras. É, futebol português, voltámos a ter pitons próprios para jogar no lodaçal em que te transformaste. E isso está a deixar-te doente, não está?
13 Novembro, 2013 at 11:29
Só tenho uma coisa a dizer: este post é do Caralho, o Cherba é do Caralho e o Sporting é do Caralho! Tudo com C!
13 Novembro, 2013 at 11:29
Somos muito grandes! Se conseguimos libertar-nos de uma organização mafiosa que se infiltrou no clube desde de 1995 com o objectivo de o destruir, vamos de certo conseguir dar a volta e afirmar-nos em menos tempo e contra tudo e contra todos, neste lamaçal que é o futebol português!
Como foi possível personagens como Dias da Cunha, que enquanto presidente do Sporting lutou contra o sistema, denunciou o sistema, contratou o jornalista Marinho Neves para antecipar as jogadas de bastidores, vem agora dizer que o árbitro errou para os dois lados?!?!?! Um gajo que sabem bem como funciona os bastidores do nosso podre futebol?!?! Mas que Fillho da Puta!!!! Deve ainda estar ressabiado com a derrota das elites croquetianas nas últimas eleições.
Comparada com esta afirmação só a de outro lambuças, o FSF, que no corte do Polga para as mãos do Stojkovic no estádio do labrão, corroborou com o árbitro dizendo que tinha sido atraso!
13 Novembro, 2013 at 11:40
Sabes lá o que eu me rio a ver o Ricciardi entretido com estas cenas novas que arranjou:
i) Financiar o Boifica (espero que seja ainda maior do que a merda que fez ao Sporting!)
ii) Guerras de priminhos com o Salgado pelo controlo do BES…
O que eu me rio…
13 Novembro, 2013 at 23:30
Afinal, num parágrafo transcrito do roscord pelo blog do Núcleo Sportinguista da Carapinheira o que consta é que Dias da Cunha disse que « o benfica ganhou por sorte e o árbitro DG teve um mau desempenho.»
Já é normal neste pasquim pôr um titúlo nas notícias completamente em desacordo depois com o conteúdo.
13 Novembro, 2013 at 11:30
Cherba e o mais ridículo é a comunicação social nem falar do 4º golo do benfica.
Aquele lance é um lance cheio de irregularidades, foda-se. Lançamento duvidoso e simulação de penalty que acaba por dar em golo.
A “sorte” deles é o golo ter sido um frango, e por isso muitos sportinguistas também não se sentem muito à vontade de falar nisso…
13 Novembro, 2013 at 11:37
Entre outras insinuações de porcaria ( onde é que fomos beneficiados com a Académica, se os dois penalties foram bem marcados? Ah, espera, há uma lei que diz que não podem ser marcados dois penalties por jogo a favor do Sporting, mesmo que sejam penalty.. )… os benfiqueiros acusam-nos de termos sido beneficiados no jogo com o Marítimo. !! Um jogo no qual fomos a perder para o intervalo com uma expulsão perdoada a um madeirense ( espetou um cotovelo nos dentes do Capel, nas barbas do árbitro que fingiu não ver) e um penalty inventado e completamente ridículo. Na segunda parte, fizémos a remontada sem favores. O João Gabriel devia estar ( ainda mais ) alucinado quando fez esse comunicado choramingas.
13 Novembro, 2013 at 11:50
e tbm marcámos um golo semalhante ao 4º do sl merda mas que dessa vez apitador decidiu não marcar!
13 Novembro, 2013 at 11:50
Cada um agarrasse ao que pode. Nós temos factos concretos que nos desfavoreceram…
Eles irão falar para todo o sempre do fora-de-jogo do Montero em Alvalade esquecendo-se que ao intervalo já deveriam estar reduzidos a 10 num jogo onde o benfica teve mais do dobro das nossas faltas e o mesmo número de jogadores amarelados: 3
E vão falar do fora-de-jogo contra o Olhanense, num jogo em que ganhámos por 2-0 e mais uma vez ficou um jogador adversário por expulsar, bem como amarelos que não foram mostrados mesmo que fossem faltas para nos travar contra-ataques.
Era bom que eles falassem do jogo contra o Rio Ave também…
13 Novembro, 2013 at 12:06
agarra-se*
13 Novembro, 2013 at 11:49
Até o Jorge Coroado em entrevista no CM TV diz que antes do golo e de o Rojo ter agarrado o Luisao foi falta do Luisao sobre o Rojo e que antes dessa falta o lançamento foi irregular e como tal em vez de golo, deveria ser lançamento para o Sporting
13 Novembro, 2013 at 11:51
Há vídeo disso?
13 Novembro, 2013 at 11:54
Encontrei:
http://www.youtube.com/watch?v=feoQuIKV-AQ
13 Novembro, 2013 at 12:15
Sinceramente ambos agarram-se mutuamente, não consigo dizer quem foi o primeiro.
Mas em relação ao Sílvio não tenho dúvidas, levantou o pé direito.
Haja um ex-arbitro pelo menos com tomates!
13 Novembro, 2013 at 12:46
Esse, a tê-los, só os ganhou quando deixou de arbitrar. Quando estava lá dentro fodia-nos tanto ou mais que os outros. Ao ponto de ficar com ‘azia’…
13 Novembro, 2013 at 11:39
Muito bem escrito…toda a verdade aqui descrita, muito bom!!!
Força Sporting!
13 Novembro, 2013 at 11:41
Cherba,
Para quando a tal zona de acesso privado, ou a organização do comandoc por zonas ?
Não podemos deixar arrefecer o tema da verdade desportiva, porque com esta paragem para as selecções vão promover uma paz podre, para que em poucos dias toda gente se esqueça da roubalheira praticada pelo DUARTE capela lucílio valente proença calabote GOMES…
13 Novembro, 2013 at 11:48
Sabem do que o futebol português está a precisar: de um wikileaks ou de um caso Snowden. Não haverá ninguém enfiado dentro da lama que queira pôr a verdade cá fora? As escutas foram um princípio, mas morreram na praia. É preciso mais. A corrupção deixa rasto, mas normalmente quem está por dentro é que sabe onde apanhá-lo. Será que abrir um site estilo futeboleaks com intuito de receber informação e provas de corrupção de fontes anónimas poderia funcionar?
13 Novembro, 2013 at 11:54
Escandâlos à Wikileaks não têm qualquer impacto em Portugal. Toda a gente já ouviu as escutas do Apito Dourado. Há algum jornalista que tenha chamado corruptos a essa gente? Não, todas as semanas esses escroques são elogiados como “líderes” e “exemplares”. Até por paineleiros sportinguistas. Portugal é um pais onde o Isaltino vai para a prisão e depois o povo elege-o para novo cargo autárquico. A falta de vergonha compensa.
13 Novembro, 2013 at 12:11
O dinheiro deixa sempre rasto. Ligando as pessoas ao dinheiro não há como fugir. As escutas são escandalosas mas não conseguem fazer a ligação ao dinheiro.
13 Novembro, 2013 at 11:56
Vejam o video da Juve Leo, do jogo de sábado:
Brutal!
13 Novembro, 2013 at 11:57
Faltou o link:
http://youtu.be/edZd8Y7R2fY
13 Novembro, 2013 at 11:59
” Fight and resist ”
Nothing will change , except in the case of most of our
People of all races and social strata
Nothing will change without sacrifice lasting and sustained
our part
Nothing will change
“the sistem”
remains vicious and alive
No force on earth can deny us the victory of our just and united
Struggle
Fight, Resist and Strike like a fist against common enemy
Our common resolve to triumph over the ills of “the sistem”
Yes! We have been engaged in a heroic struggle to try and
deliver our loved club out of the long night of
tyranny.
13 Novembro, 2013 at 12:09
Bom dia
Parabens pelo texto , essa dor de alma , é comum aos Sportinguistas em geral , agora penso que não vamos lá com comunicados , com queixas (por mais justas que sejam), reclamaçoes etc, esta genta ,os nossos adversários não falam esta lingua não entendem este vocabulario alias penso mesmo que quanto mais nos queixar-mos mais gozo lhes dá , pelo que na minha modesta opiniao isto só lá vai com medidas de força mais grotescas que é a linguagem que eles entendem , como por exemplo , queimar pilhas de jornais , dár na cara a jornalistas , impedir acesso a jornalistas etc , ou entao como somos diferentes , um BOICOTE GENERALIZADO E ORGANIZADO DO UNIVERSO LEONINO Á COMUNICAÇAO SOCIAL DESPORTIVA (PELO MENOS) DESTE PAIS, se nao nos respeitam que passem sem nós.. S.L.
13 Novembro, 2013 at 15:03
ja vem tarde…
13 Novembro, 2013 at 12:10
Malta, pegando numa ideia que falaram aí em cima, estou a pensar criar um evento fixe já hoje.
A ideia é encher o Facebook do Record, A Bola, O Jogo, Luís Sobral etc etc etc etc… com uma única frase. Aceito sugestões para a frase! As minhas são:
– O futebol português está podre
– RIP futebol português
– Estou de luto pelo futebol português
– O futebol e o jornalismo em Portugal morreram
O que acham? Juntando o Comando C à SPORTING FANS num evento, num piscar de olhos enchemos aquela merda toda com uma única frase. Terá um impacto brutal!
13 Novembro, 2013 at 12:22
Por mim é uma por dia e podemos começar pela primeira!
e dou a minha:
Por um futebol transparente, queremos imparcialidade e competência!
13 Novembro, 2013 at 12:35
Boa ideia. Se for concertado, pode resultar.
Deixo a minha sugestão:
O pior jornalista é aquele que viu, mas não quis escrever.
13 Novembro, 2013 at 12:38
Já estou a preparar tudo. Preparem-se para uma invasão.
RIP verdade desportiva
13 Novembro, 2013 at 13:05
acho essas frases todas muito soft!… devia ser qualquer coisa do género:
“SEUS FILHAS DAS PUTAS DE GATUNOS DO CARALHO… etc etc etc…” e terminando com algo como: “PREPAREM-SE PARA MORRER CABRÕES!”
13 Novembro, 2013 at 14:54
voto nesta.
13 Novembro, 2013 at 14:57
A em que votei foi na do valverde mas também gosto da do Cherba mais elaborada. S´o que a minha resposta foi parar a outro lado.-
13 Novembro, 2013 at 12:45
O futebol português está doente. Tu és um dos causadores da doença.
Cheira mal, cheira a bastidores do futebol português.
Já ouviste falar em falta de vergonha na cara?
13 Novembro, 2013 at 12:49
Só pensei nisto agora: eles podem bloquear certas palavras e assim a ação morre depois de 10 frases seguidas…
13 Novembro, 2013 at 12:51
e se for uma imagem?
13 Novembro, 2013 at 12:56
Imagem será mais partilhada entre sportinguistas, pois se pusermos no facebook deles é facilmente bloqueada. Perde impacto.
O que me ocorre é termos 4 – 5 frases diferentes no evento e cada um mete a que quiser. vai-se alternando
13 Novembro, 2013 at 13:50
Diogo,
manda fogo !
p
13 Novembro, 2013 at 14:01
Por Um Futebol Sem Manhas!
13 Novembro, 2013 at 12:21
Excelente texto, cherba. Uns pequenos apartes:
Sou um gajo que gosta de chamar os bois pelos nomes. E esta missiva ao “futebol português” é correctíssima. Permite-me ir um pouco mais além e tentar descodificar quem é (ou são) o “futebol português”. Por ordem decrescente de importância (ou de nojo, como preferirem):
1- Pinto da Costa
Este é o único link da cadeia que nunca conseguiremos mudar. Se o corrupto não foi preso com o Apito Dourado, nunca mais será. O Bufas tem toda a gente na mão. Um pouco como Don Corleone. Por haver corrompidos, o corruptor terá sempre os primeiros na mão. Para ele cair, teria de cair todo o edifício. E mesmo quando (e se) tal acontecer, ele será sempre o último a cair. O chico-espertismo dele é tal que já nem precisa de corromper ninguém. Basta ameaçar, influenciar e pressionar quando bem entende que toda a raia miúda fica em sentido. Resta-nos esperar que ele estique o pernil.
2- Olivedesportos
O Oliveirinha tem, igualmente, toda a gente na mão. A fatia dos direitos televisivos é de tal forma significativa nos orçamentos dos clubes que ele acaba por ter a faca e o queijo na mão. Aqui, podemos libertar-nos do contrato com a sua empresa (quando ele terminar) e negociar as nossas transmissões através do nosso canal próprio ou fazer parcerias com eventuais interessados.
3- Jorge Mendes
Este é um ponto polémico. O normal seria libertarmo-nos desse empresário. Sinceramente, não acho que seja a melhor solução. É ele que define praticamente todas as transferências, empréstimos, contratos, tudo relacionado com os jogadores que representa. Que são muitos. Tenho para mim, que o Jorge Mendes, tendo ligações aos corruptos, o que ele quer é negócio. Jogadores de qualidade em carteira. E isso nós temos ou podemos ter. Interessa-nos fazer boas transferências e o JM garante isso. É preciso é sentar com ele e colocar as cartas na mesa e fazê-lo perceber que o potencial da nossa Academia exige que haja uma atenção especial do empresário, se ele representar os nossos jogadores. E sabemos bem que é ele que faz as convocatórias da selecção. Prefiro tê-lo do meu lado do que contra mim. Mas seria necessário perceber as verdadeiras intenções do empresário. Volto a frisar que o gajo quer é negócio. E só nós lhe dermos negócio, ele tratar-nos-à de forma correcta.
4- Federação Portuguesa de Futebol
A FPF é a linha da frente dos “manipulados”. Têm poder, têm força mas….estão na mão dos acima referidos. Aqui, não sei o que poderemos fazer a não ser estar atento e reagir. E se for possível colocar alguém na estrutura que defenda os nossos interesses, seria positivo. Mas quando o presidente está na mão dos nossos inimigos, o líder está comprometido. O ter lá alguém significaria estar em cima das situações. Pouco mais. Mais do que isso é começarmos a trabalhar no seu sucessor. Seria bom começar a preparar um candidato completamente insuspeito e definir o perfil do tal candidato. Como por exemplo, equidistância de todos os clubes, isenção, CORAGEM, CORAGEM E…CORAGEM.
5- Luís Filipe Vieira
Se todo o trabalho acima descrito for bem feito, meteremos pressão no orelhas. Porque no seu íntimo julga que nos consegue foder (e com razão) mas nada pode contra o Bufas. Resta-nos definir aquilo que queremos e não negociar merda nenhuma. E aí o orelhas terá de decidir se quer continuar a contribuir para a podridão ou se quer um rumo novo. Acredito mais na primeira. Acredito que o orelhas é bem capaz de deixar tudo como está apenas e só para ficar em 2º lugar e ir frequentemente à Champions, que dá dinheiro que os lampiões precisam como de pão para a boca.
6- Comissão de Arbitragem, Conselho de Justiça, APAF
Primeiro de tudo, é imperativo correr com o Vitó e fazer uso da nossa força para fazer emergir um candidato. Um pouco à semelhança da FPF. É preciso correr com o líder destes três órgãos e colocar lá gente com o mesmo perfil que eu sugeri para a FPF. CORAGEM, CORAGEM E CORAGEM.
Posto isto, qual é o handicap disto tudo? O controlo. Para se eleger pessoas competentes e isentas para estes cargos todos é preciso ter influência para definir o sentido de voto dos clubes pequenos. E já sabemos que o Bufas controla todos os clubes a Norte. Que fazer? Aqui é preciso que o carnide queira estar dentro deste processo, algo que eu seriamente duvido. Mas podemos trabalhar por outro lado. Ter reuniões com todos os presidentes de clubes que achamos que podem entrar na nossa barricada e oferecer-lhes condições irrecusáveis no empréstimo e até colocação definitiva dos nossos dispensados. Fazer-lhes ver que queremos que eles aumentem o seu poder sem terem que nos prestar vassalagem como fazem com os corruptos.
Tudo isto, actualmente, são ideias utópicas, eu sei. Mas há que começar por qualquer lado. Se começarmos a partir pedra agora, pode ser que daqui a alguns anos o cenário de podridão se altere.
13 Novembro, 2013 at 12:47
Excelentes ideias Sá.
13 Novembro, 2013 at 13:11
Bom exercício esse, obrigado.
É como contar os tentáculos do polvo.
13 Novembro, 2013 at 13:21
Parabéns Sá, grande exercício!
13 Novembro, 2013 at 17:09
O Sá é do Cacifo!
13 Novembro, 2013 at 12:32
EXCELENTE post. O que não nos mata torna-nos mais fortes. FIGHT AND RESIST
Tuuuuuuuu vais vencer…
SL
13 Novembro, 2013 at 12:38
Dois apontamentos:
Primeiro,Muito bem este silencio do Sporting. Toda a merda vai falando e revelando as suas cores e o Sporting ouve e regista para mais tarde reagir.
Segundo, se aquele merdas do norte faltou ao respeito ao Sporting naquele pavilhão, o comunicado do benfic também, como tal o Corte de relações é inevitável.
13 Novembro, 2013 at 12:42
Quando dizem que estamos sozinhos nesta luta, eu digo que apenas não estamos mal acompanhados.
Vou a Alvalade e sinto-me tudo menos sozinho. Vejo leões e leoas de todas as idades e feitios, com opiniões semelhantes ou diferentes ás minhas. Mas mais do que isso, vejo todos a torcer pelo Sporting como sempre devia ser.
Os leões não dominam a savana sozinhos, dominam juntos, sem ter de se aliar a hienas e abutres. E no futebol e desporto em geral é igual!
13 Novembro, 2013 at 12:52
Cherba, escrevo-te para onde? É o mesmo endereço do cacifo?
13 Novembro, 2013 at 12:54
[email protected]
13 Novembro, 2013 at 12:56
Leões Rampantes,
vai valer a pena comprarem o jornal do Sporting amanhã! Luta, resiste, riposta!
13 Novembro, 2013 at 13:53
Vale sempre a pena!!! Mas tens algum motivo mais especial do que o normal para dizer isso?
13 Novembro, 2013 at 15:48
só posso adiantar-te que não vai ser nada meigo 🙂
13 Novembro, 2013 at 16:23
Sim, riposta… 🙂
13 Novembro, 2013 at 14:21
Obrigado pela dica.
13 Novembro, 2013 at 15:03
Compro sempre, nem que seja para me sentir bem com o contributo.
13 Novembro, 2013 at 13:09
Texto lindo!! Continua cherba 🙂 juntos contra tudo e contra todos!!
13 Novembro, 2013 at 13:09
Sumarias muitos dos meus sentimentos e convicções Cherba.
Como parente pobre do lamaçal, o não desafio é não desalinhar e cerrar fileiras.
SL
13 Novembro, 2013 at 13:15
É por essas e por outras que o Sporting Club de Portugal é uma familia e cada vêz máis unida…Grande texto…Parabêns…Força Sporting, tu nunca váis acabar porque a nossa força é brutal…A ganhar ou a perder, sou Sporting até morrer.SL
13 Novembro, 2013 at 13:19
acerca da verdade desportiva, finalmente vi alguem, (com o intuito de menosprezar o SCP),assumir que o status quo reinante é para assumir a bipolarizacao…
tentei meter um comentario, mas nao consigo fazer o log-in
este era o meu comentario:
“finalmente…
alguem (mesmo querendo apequenar o SCP), escreve o que realmente se vai passando nos bastidores do futebol portugues…
tem mais sentido este post, do que toda a lavagem que a comunicacao social afecta á bipolaridade nacional tenta fazer…
isto é chamar os bois pelos nomes…, sem paninhos quentes, queremos isto só para nós os dois, (seja de que maneira for, e os restantes que se lixem…só escusavam era de mencionar VERDADE DESPORTIVA…”
13 Novembro, 2013 at 13:20
http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=853541
Off-topic: Porque também há jornalistas para além de jornalixos, este senhor apenas o vi a escrever algumas colunas no jornal. Porque não se ouve ou lê nas primeiras páginas quem tem uma visão tão cínica do futebol atualmente?
13 Novembro, 2013 at 13:23
Bom documento esse.
13 Novembro, 2013 at 13:28
ele é chefe de redacçao, ou sub director do jornal
13 Novembro, 2013 at 14:23
ALELUIA! alguem no Rascord que não é cego e corrupto! Chama-se Bernardo Ribeiro. Vamos ver quanto tempo dura..
Vale a pena transcrever parte deste fórum com adeptos sobre o derby (não linkem):
———————————————————————————————————————-
Boa tarde, o meu nome é Bernardo Ribeiro, vamos então dar início à nossa conversa.
O que levará os responsáveis da arbitragem em Portugal pedirem desculpa ao Benfica quando este é prejudicado, e repudiarem com veemência sempre que outro clube protesta as arbitragens com influencia direta no resultado?
4:33 Boa tarde Edgar,
Penso que estará relacionado com o poder dos clubes, o seu peso social e a sua influência nos centros de decisão do futebol português.
O Sporting foi roubado este sábado ?
4:33 Boa tarde Moita,
Não utilizaria esse termo, mas parece-me óbvio, sim, que o Sporting foi prejudicado este sábado.
Maritimo (Luz), V.Guimaraes (Guimaraes), Porto (Luz), Sporting (Luz) denominador comum Jorge Jesus a querer bater em toda a gente. Castigos ZERO! A impunidade está à solta! Até quando continua a pouca vergonha?
4:35 Boa tarde Edgar,
Jorge Jesus tem, de facto, um comportamento profissional deplorável neste aspecto, mas a justiça desportiva também vai atuando. Pouco, devagar e sem efeitos, mas vai. Jesus estará para ser castigado brevemente.
Gostaria de saber se o Sporting não tem razão de queixa desta arbitragem espectacular de Duarte Gomes? Eu sei que errar é normal e humano mas uma equipa esfola-se para chegar a prolongamento é traída pelo seu guarda-redes certo e depois prejudicada pelo árbitro…não acha que deveriam haver punições severas para erros crassos? talvez um mês na prateleira?
4:36 Boa tarde Bruno,
Penso que deverão existir punições e que elas deverão ser debatidas pelas instâncias desportivas. O mais fácil será, a partir de agora, mexer com o bolso dos árbitros, uma vez que eles passarão a ser profissionais.
O fora de jogo muito mal tirado ao Silvio e o penalty onde o Rojo teria de ser expulso antes da mão do André Almeida não tiveram inflencia no resultado como os penalties reclamados? Quem fez o erro pior, Duarte Gomes ou Rui Patricio ?
4:39 Boa tarde Tiago,
Penso que não há nenhuma grande penalidade de Rojo e obviamente o fora-de-jogo de Sílvio não equilibra as coisas. Quanto aos erros, depende do ponto de vista. Diria que o de Rui Patrício foi grande, mas apenas um, dos de Duarte Gomes três, apesar de eu considerar que é muito difícil perceber o fora-de-jogo de Cardozo.
O Piris cometeu penalti?
4:39 Boa tarde Correia,
Não.
Boa tarde. Tendo em conta que BdC nao é de todo “pouco inteligente”, a sua estrategia de disparar em direcçao aos arbitros num jogo que fica irremediavelmente marcado pelo “frango” do S patricio, baseia se somente em desviar as atençoes do g.redes do scp, para que este nao se “va abaixo”? E a vitoria do Benfica, considera que foi justa? E por ultimo mesmo, acha que o sporting, no somatorio dos jogos oficiais, tem razoes de queixa acerrca da arbitragem?
4:43 Boa tarde Gonçalo,
Eu não concordo muito com a estratégia comunicacional de Bruno de Carvalho, por isso prefiro não tecer grandes considerações sobre isso. Quanto à vitória do Benfica, penso que foi tão justa quanto o possível, uma vez que os penáltis tiveram influência no jogo. Quanto ao Sporting, sim, diz a Liga da Verdade do Record que tem, um ponto a menos.
boa tarde. Acha que a eliminação da taça vai desmotivar a equipa ou pela forma como foi vai dar vontade insaciavel de mudar e ganhar o proximo jogo? para mim o sporting foi superior na 2ª parte e prolongamento. na 1ª parte foi equilibrado e para mim aquando da substituição do enzo pelo lima o sporting tinha tudo para ganhar pois ficaria com o meio campo mais forte. que lhe parece. e quanto à arbitragem para mim lesou o sporting em 90% dos casos polemicos. consegue fazer uma analise caso a caso e dar a sua opiniao? falo dos penalties do lançamento para o 4º golo e do fora de jogo…
4:46 Boa tarde Carlos,
Penso que eliminação da Taça não vai desmotivar a equipa. A forma como foi eliminada não o justifica. Quanto à análise dos casos, remeto-o para a apreciação do Record. Na minha opinião, intervenção no jogo têm os dois penáltis não assinalados. É verdade que Cardozo está fora-de-jogo, mas é milimétrico. E não discuto lançamentos, se bem que é verdade que é mal marcado.
Qual acha que foi a maior supresa?
4:47 A inclusão de Piris na equipa do Sporting.
o que acha do benfica vs sporting?Acha que o benfica deveria apostar num 4x3x3
4:48 O Benfica tem muito mais talento mas falta-lhe organização. O Sporting é exactamente o contrário, falta-lhe em talento o que sobra em organização. Parece-me que o 4x3x3 é uma excelente esquema alternativo para Jesus, por muito que o venha negando.
Acha que o Adrien fez a diferença na partida ?
4:49 Boa tarde Moita,
Acho que fez um jogo interessante, mas não me parece que tenha feito a diferença. Provavelmente o jogador mais prejudicado por Duarte Gomes, uma vez que teria sido ele a marcar os dois penáltis que o juiz não viu.
Não é uma questão, apesar de pretender ouvir a tua opinião, mas como pode um Juiz uns tempos depois de escrever aquilo que vimos no seu Facebook, arbitrar um jogo do Sporting?
4:52 Boa tarde Rui Martins,
O futebol português é isto e há um grupo de árbitros que são os protegidos de Vítor Pereira. Duarte Gomes, que foi seu fiscal-de-linha há muitos anos que integra este núcleo duro e basicamente pode fazer o que quiser. Não haverá episódio mais ridículo do que aquele que viveu com o treinador de guarda-redes Ricardo Peres num dérbi passado. Tenho pena, mas não te sei responder melhor.
Independentemente de tudo, foi ou não beneficiado o benfica??
4:52 Boa tarde Tiago,
Parece-me claro que foi beneficiado. Não é sequer apenas o Record que o diz, ainda que exista quem não tenha visto nada.
Tambem lhe parece obvio que o Sporting tem sido bastante beneficiado neste inicio de epoca, ou ja e menos obvio?
4:55 Boa tarde Gonçalo,
Parece-me óbvio que o Sporting já foi beneficiado em alguns jogos esta temporada. E o seu presidente devia ter tido a coragem de admiti-lo. Infelizmente, apesar de ser de uma nova geração, tens os mesmos tristes vícios dos seus homólogos. Segundo a Liga da Verdade do Record, entre o deve e o haver, o Sporting tem menos um ponto do que devia.
Por muito profissionais que um árbitro seja, acha correcto nomear para um jogo do benfica um confesso adepto benfiquista?
4:57 Boa tarde guest,
Acho. Todos nós temos o nosso clube e somos obrigados a desempenhar o nosso trabalho o melhor que podemos e sabemos.
PORQUE É QUE MTOS JORNALISTAS TÊM RECEIO DE DIZER A VERDADE OU SEJA AFIRMAR QUE O RESULTADO FOI INFLUENCIADO PELA ARBITRAGEM?
4:58 Boa tarde guest,
Porque os jornalistas não são todos iguais e alguns temem as represálias dos clubes e dos seus adeptos. Depois, há outros que não pensam assim. POde não ser receio, podem mesmo acreditar nisso.
Fora de jogo do silvio, penalty por marcar que expulsaria o Rojo antes da mao do André Almeida nao tiveram influencia no resultado ? O erro do Patricio nao foi 10 vezes pior que qualquer um do Duarte Gomes?
5:00 Boa tarde Tiago,
Volto a dizer-lhe que não há nenhum penálti de Rojo. Que é difícil comparar um fora-de-jogo a dois penáltis não assinalados. E porque é que o erro de uma pessoa é dez vezes maior que os de outra? Aplica isso na sua vida pessoal?
Acha que o Sr. Treinador Adjunto do Benfica deveria receber o prémio Nobel da Paz? (visto ser o principal responsável por controlar JJ nos momentos de ira!)
5:02 Boa tarde Tiago,
Não diria o prémio Nobel da Paz, mas penso que Raul José e Shéu Han fazem um trabalho notável a segurar Jesus. E são donos de uma paciência imensa.
Nao acha que, enquanto jornalista, cujos principios devem estar incrustados na sua forma de agir e atuar tendo em conta a coerencia e a justiça, é um pouco ridiculo questionar se a justiça desportiva devido a gestos irreflectidos de um treinador, como por exemplo, impedir um adepto de ser seriamente agredido,quando temos ca mafiosos ha mais de 30 anos que corrompem o futebol nacional perante a passividade de todos?
5:04 Caro Gonçalo,
A responsabilidade social do treinador de um dos maiores clubes portugueses devia merecer um comportamento bem mais respeitador do que aquele que é exibido por Jorge Jesus. Vê-lo a bater num polícia em frente em direto pela tv num jogo visionado pelo País todo… olhe, nem sei o que lhe diga. Quantos aos mafiosos que fala, se se refere ao FC Porto, também eu lamento que o processo apito dourado não tenha dado em nada, mas hoje são tão limpos como o Benfica e o Sporting.
Porque o tratamento diferenciado para com o SCP? Tenho a certeza que se os casos que o SCP se queixa fossem ao contrário, o arbitro não hesitaria em apitar. Vejamos também a questão da famosa greve dos árbitros
5:05 Boa tarde guest,
Porque o Sporting foi perdendo peso nas estruturas do futebol ao longo dos anos e é hoje muito mais fácil desrespeitar o Sporting do que o Benfica ou o FC Porto, por exemplo.
Porque é que os senhores do Record atribuiram 2 penaltys ao Sporting. Voces sabem o que é pe em riste?
5:06 Boa tarde SLB,
Sabemos bem, por isso é que atribuímos dois penáltis ao Sporting.
As trocas de arbitros foram segundo muitos sugeridas por alguem, porque nao os denunciam?
5:06 Boa tarde guest,
Denunciámos na passada sexta-feira.
Gosto muito do RP, mas gostaria de saber a sua opinião sobre se o SCP perderia com a sua venda. Parece ter vontade de sair e isso pode explicar alguns erros.
5:07 Boa tarde Fernando,
Não acredito minimamente que qualquer dos erros do Rui Patrício seja premeditado ou porque tenha vontade de sair.
Pedro Proença acaba de declarar a arbitragem de Duarte Gomes como excelente. Isto não é um sintoma de um corporativismo de tipo perigoso? Não existe na arbitragem portuguesa um sentido de honra e auto-crítica?
5:33 Pedro Proença faz parte do grupo de Duarte Gomes, logo, as declarações são perfeitamente normais
Boa tarde, falamos muito da profissionalização dos árbitros como medida para acabar com os erros, mas olhando para o painel de árbitros mais contestados e de potenciais profissionais, não vamos apenas legalizar os erros? Que punição pode ter um arbitro profissional? Não vai ficar meses a fio sem salário… Para quando o recurso a meios audiovisuais nas ligas profissionais? Até lá apenas “fazemos cócegas ao sistema”, não lhe parece?
5:31 Boa tarde Bruno,
E tem a certeza de que dá cabo do sistema recorrendo a meios audiovisuais?
Não acha que o SCP já deveria ter tomado uma posição firme e inequívoca em relação á arbitragem? Não acha que tem um tratamento distinto do FCP e SLB, nomeadamente ao trato dos árbitros, á virgem greve com a qual o SCP foi brindado? Agressões por parte de arbitro (este mesmo) para com um treinador?
5:21 Boa tarde,
Penso que o Sporting deverá fazer o seu trabalho nas instâncias próprias, liga e federação, e deixar-se de falar por tudo e por nada.
—————————————————————— ——————————————————————
13 Novembro, 2013 at 14:44
O Bernardo Ribeiro é dos poucos jornalistas desportivos portugueses que é sério. Já me juraram a pés juntos que o homem é lampião e se assim for uma grande vénia para ele.
13 Novembro, 2013 at 15:26
Trabalhei com a mulher dele, fotógrafa. Sportinguista. E ele também o é
13 Novembro, 2013 at 15:55
Uma vénia ainda maior! Ser dos nosso e trabalhar naquele lodo deve ser muito difícil.
13 Novembro, 2013 at 14:33
Bem lembrado, companheiro. Não nos devemos esquecer dos jornalistas sérios e honestos . Podem ser pouco mas lá que os há , há.
Como dizia o poeta …ha sempre alguém que diz não.
13 Novembro, 2013 at 14:36
quando fizerem chamadas de atenção para os jornais, transcrevam o texto para não estarmos a abrir e dar dinheiro à corja
13 Novembro, 2013 at 14:40
os gajos ganham por eu ir ao record online?
13 Novembro, 2013 at 14:45
Ganham pageviews e logo ganham mais na pub…
13 Novembro, 2013 at 14:47
não sabia , mas faz todo o sentido. obrigado pela informação , logo devia ser obrigatorio colocar aqui os textos para evitar o pessoal clikar…
13 Novembro, 2013 at 15:26
foi isso que eu fiz, Damas. Tem de haver sempre o primeiro link, mas depois é colocar o texto. Assim, só se vai lá uma vez
13 Novembro, 2013 at 15:28
apoiado, pois eu fui uma das que fui logo lá.
13 Novembro, 2013 at 13:25
Ganda posta Cherba. Mais uma. E pronto, era so isto que precisava para perceber que o Cacifo continua aqui…
Obrigado!
13 Novembro, 2013 at 13:32
não duvides disso, Tomi!
13 Novembro, 2013 at 13:46
Peço licença para trazer aqui um texto que me parece interessante, de um blog que me parece igualmente interessante:
http://nscpcarapinheira.blogspot.pt/2013/11/os-burros-e-os-homens.html
A propósito, está prevista a inclusão de um blogroll no Comando?
13 Novembro, 2013 at 15:01
está, Hic
14 Novembro, 2013 at 11:29
Hic,
o blogroll está instalado 🙂
13 Novembro, 2013 at 13:48
Grande, grande texto!
* * * * *
13 Novembro, 2013 at 14:06
Por falar em merda, vejam no minuto 1:00
http://www.tvgolo.com/jogo-showfull-1382558537-1304288520–39
como é que é possível anular este golo???
13 Novembro, 2013 at 14:22
Boa questão. Nem de roxo nos deixam em paz.
Este é mais um facto que se enquadra na minha teoria de que o Sporting é o alvo a abater, sobretudo nos desportos sujeitos a arbitragem.
13 Novembro, 2013 at 14:17
Mais um texto maravilhoso
Assino por baixo !
13 Novembro, 2013 at 14:34
“Bruno de Carvalho pode vir a transformar-se num dirigente perigoso”, diz Rui Santos (SIC)
Meus senhores, este Rui Santos é irritante para não dizer outra coisa feia. Isto digo eu.
Ontem, entre outras coisas sobre o nosso Clube, este fulano fartou-se de dizer barbaridades….Passo a citar: “o Sporting é neste momento uma equipa condenada”…………” O Sporting está condenado a ser prejudicado porque perdeu toda a força”….Isto foi ontem à noite na SIC notícias.
O que fazer com este tipo de jornalistas?
13 Novembro, 2013 at 14:40
sorry, nao vi que já tinhas postado isto.
13 Novembro, 2013 at 14:41
Falta saber perigoso para quem? eheh
” O Sporting está condenado a ser prejudicado porque perdeu toda a força” esta é uma verdade dura, mas uma verdade. E vai demorar algum tempo a que nos respeitem a sério. Isso “linka” com o perigoso 😉 e é por isso que todos vêm a terreiro defender o sr. árbitro. O coitadinho, que é humano e erra.
p
13 Novembro, 2013 at 14:46
Aquela travessa de caracóis que ele exibia todo o santo Domingo é que estava condenada ao fracasso e só ele é que não percebia isso.
13 Novembro, 2013 at 16:00
”O Sporting está condenado a ser prejudicado porque perdeu toda a força”
Não era este indivíduo pela verdade desportiva? Se houver transparência, verdade, novas tecnologias, etc, tudo o que senhor defende, como pode um clube ser condenado a ser prejudicado? Cada vez mais este papagaio dá mostras de que todas aquelas campanhas e indignações não passaram de fogos fátuos.
Alguém lhe envie um carregamento de alpista a ver se se cala.
13 Novembro, 2013 at 17:31
GreenMan, não tenho nenhuma simpatia pelo Rui Santos, mas reconheço-lhe alguma lucidez nesta questão da verdade desportiva. O gajo, como jornalista, andou a chafurdar na merda, sabe bem a podridão de que é feito o futebol português. Nesta defesa das tecnologias e da verdade desportiva, tem andado a pregar sozinho no deserto, enquanto as instâncias próprias assobiam para o lado.
Acho que, quando ele diz que o Sporting está condenado a ser prejudicado, é porque não acredita que o futebol português se regenere, ao ponto de haver equidistância no tratamento dados aos clubes. Não o condeno, porque eu própria também acredito cada vez menos nisso.
13 Novembro, 2013 at 14:39
off-topic:
ando há muito tempo, há 9 meses, desde que Bruno de Carvalho foi eleito, que a maior montanha que ele vai ter que escalar é a Arbitragem. É uma montanha íngreme, cheia de armadilhas e daquelas montanhas que parecem os jogos da glória em que pisamos numa casa e temos como castigo voltat 10 casas para trás. Posto isto, vejma esta #pérola” do filho da puta-mor chamado Rui Santos, sobre o nosso Presidente. É reveladora do stabilshment do futebol português que “Inventou” este paradigam que só há espaço para 2 grandes. Para este cabrão “Bruno de Carvalho é um dirigente perigoso”. Pena é que só os nossos perigosos é que são perigosos! os perigosos dos outros são santos! Foda-se, muita montanha temos que escalar ainda!
http://sicnoticias.sapo.pt/desporto/2013/11/13/bruno-de-carvalho-pode-vir-a-transformar-se-num-dirigente-perigoso-diz-rui-santos
13 Novembro, 2013 at 14:44
Claro que é perigoso , é perigoso porque despertou o gigante adormecido, é perigoso pq com uma equipa e tostões mostra o que é o sporting, é perigoso porque fala e o adeptos estão com ele, é perigoso porque uniu os sportinguistas, é perigoso porque todos os dias lhes mostramos que a nossa força é brutal, é perigoso porque eles não são nada e o nosso querer vem do amor ao sporting e nao de termos este ou aqule jogador, este ou aquela boa exibição, é perigoso……muito perigoso.
13 Novembro, 2013 at 14:44
Falta saber perigoso para quem?
Não ouvi Rui Santos, não lhe ligo muito, é o mais próximo de picareta falante que conheço. Mas julgo que nisto tem razão. BdC é um presidente perigoso, mas não é para nós … é para os que nos têm andado a xxxxx à grande e á francesa.
p
13 Novembro, 2013 at 14:52
esss rui santos é outro dantas do futebol.
13 Novembro, 2013 at 15:39
o que a criatura diz, divide-se em 3 partes convenientemente antagónicas e incoerentes:
1ª parte: ” o Sporting está condenado a ser prejudicado porque perdeu toda a força! Nao tem representatividade nehuma na FPF!
2ª parte: ” Bruno de Carvalho está atento, está vigilante!”
3ª parte: “Bruno de Carvalho pode-se tranformar num dirigente perigoso!”
é como dizer: “Eu estou doente…”
logo,
” Eu tomo um comprimido…”
mas,
” o comprimido é perigoso! ”
Porquê? É da sobredosagem ou não interessa ficar bom?
13 Novembro, 2013 at 16:22
http://sicnoticias.sapo.pt/desporto/2013/11/13/bruno-de-carvalho-pode-vir-a-transformar-se-num-dirigente-perigoso-diz-rui-santos
Deixo aqui o video, o medo dele é mesmo a grandiosidade do Sporting, e é bom que tenha medo porque nós somos ENORMES!!
Iguais aos outros não fomos, não somos e nunca seremos!
13 Novembro, 2013 at 15:59
pera aí…
o jajuns anda ao estalo aos policias, o orelhas é cadastrado, o bufas é corrupto, (telefones ilegais, mas corrupto..) e o Bruno de Carvalho é que é perigoso???
foda-se a minha cabecinha está toda destrambelhada…ando a ver tudo ao contrario…
obrigado Pai, por me teres feito sportinguista…
13 Novembro, 2013 at 16:06
O último segredo (por desvendar) de Fátima, segundo alguns entendidos não falam no papa no topo de uma montanha e os seus fieis revoltados com as suas atitudes?
Estará para breve a queda do bufas?
13 Novembro, 2013 at 14:40
Simplesmente… O MELHOR BLOG NACIONAL!
BRUTAL!
Mas que texto, meu deus! Que classe!
…do Cacifo/Comando
Obrigado Cherba
This. Is. Sporting!!!!