Comandantes,
há coisa de duas semanas tivemos esta excelente conversa. Ora, de forma a dar-lhe continuidade, e agora que passaram 20 dias sobre a mudança de casa, queria escutar-vos sobre a relação com o nome com que a mesma foi baptizada (até porque é um assunto que quero arrumar de vez).
Acredito que, por esta altura, já se tenha tornado mais normal assumir o Comando (e os números mostram que somos cada vez mais aqui reunidos), mas, por achar que faz sentido, deixo a pergunta: quem é que já entranhou o nome e quem é que ainda se sente desconfortável com a placa colocada sobre a porta?
Da vossa resposta dependerá o agendar de nova reunião, para amanhã.
bjs, abraços e obrigado!
Cherba
15 Novembro, 2013 at 0:29
Um nome é apenas um nome. O objectivo continua: defender o Sporting. Assunto encerrado.
15 Novembro, 2013 at 0:32
Cherba,
Eu não entranhei… mas eu não sei o nome das tascas da minha rua. Há a tasca do Sr. Zé e a do Sr. António. Devem ter nome, devem ter alguma coisa escrita no toldo! 🙂 Não faço a mais pequena ideia e estou-me perfeitamente a cagar para a questão.
Aqui é a tasca do Cherba. O sentimento em relação ao nome é mais ou menos o mesmo.
Mas… o Sr. Zé e o Sr. António não vendem merchandising! E essa parece-me ser a tua questão, ou uma das tuas questões para ser mais justo. E aí digo-te que não hesitaria em comprar uma t-shirt da Curva C (foi o nome de que mais gostei). Mas do Comando C não me apetece muito. Talvez comprasse, por ti, como forma de agradecimento por isto, mas com menos prazer.
PS: Sou só eu que não consigo tirar o Cacifo dos favoritos?
15 Novembro, 2013 at 0:38
é justo mantê-lo nos favoritos!
Curva C soa bem, sem dúvida, mas parece-me que, e corrijam-me se estiver enganado, o que se sente mais falta é de uma referência ao universo Sportinguista. Nesse caso, Curva C também não nos liga directamente ao Sporting
15 Novembro, 2013 at 0:51
Eu quando penso em “curva” penso na superior sul do velhinho alvalade. Não me vem mais nada à cabeça! Há outra curva em Portugal? Diria que o nome faz parte do universo sportinguista.
Mas também não acho que seja só isso (a referência ao Sporting), por mim deve-se também a sentir que comando é uma palavra demasiado bélica.
15 Novembro, 2013 at 1:03
Concordo aqui com o luís num ponto, que acho mesmo essencial, dependendo de se o objectivo é de expandir o nome para merchandising, etc.
O nome “Comando C” parece-me apropriado para a atitude muito mais guerreira deste novo Sporting de que todos sentíamos falta. Como nome de blog ou de sítio na web para sentir e discutir Sportinguismo, não me choca e ate acho condizente com os 5.000 leões em marcha a caminho do aviário e com a linha editorial “NÃO NOS DERRUBAM”, como referi anteriormente.
Mas até ai é apenas um ponto de encontro virtual e algo imaterial. Se o objectivo é ter t-shirts e cachecóis e outros artigos desta marca – coisas já materiais que vão ser usadas e vistas por todo o lado (esperemos!), então “Comando” deixa-me desconfortável e assume logo conotações com casuals e grupos violentos. Nesse caso, não usaria. Nesse caso “Curva C” é muito mais de acordo com o espírito que aqui existe e com os adeptos sportinguistas. “Curva C” usaria sem duvida, e dava para manter o logótipo e os lemas do topo.
15 Novembro, 2013 at 3:13
Cherba, “curva” é sinónimo de Sporting!
15 Novembro, 2013 at 10:46
Curva S
Curva Sul
CherbaLife
Tasco do Cherba
15 Novembro, 2013 at 13:46
Cherbalife…. hahahahahahaha!!! Muita bom!!!
15 Novembro, 2013 at 13:47
Mas lá se ia o merchandising… vinha aquela marca de produtos “naturais” e lá iam com o caralhinho! 😀
15 Novembro, 2013 at 16:05
Cherbalife é o máximo! Ahahahahahahahahahahahah!
15 Novembro, 2013 at 19:35
Ah!Ah! Cherbalife é do baril! Eu gostava de Curva C mas agora já não sei… Cherbalife soa bem e liga ao Cherba…
15 Novembro, 2013 at 13:44
“Uma curva belíssima, uma equipa fantástica”. é o que me faz lembrar.
15 Novembro, 2013 at 14:21
Há coisas que não saem dos favoritos – para memória futura, e porque há locais que é bom revisitar de vez em quando. O “Mãos Ao Ar” continua nos meus favoritos há muito tempo, como agora “O Cacifo do Paulinho”…
15 Novembro, 2013 at 15:46
🙂 O Mãos ao Ar também ainda anda por aqui. Bela prosa!
16 Novembro, 2013 at 0:33
O blog do Mestre nunca poderá ser esquecido. Vénia suprema ao Bulhão Pato!
15 Novembro, 2013 at 0:32
Caro Cherba
Não,o nome ainda não se entranhou…e talvez não se entranhe,mas isso não implica que seja incómodo.
O cacifo do Paulinho,é um nome excelente,dificil de fazer melhor.
Estamos cá todos pelo conteúdo dos posts/discussões de Sportinguismo puro!
Isso é tudo!
Agora se queres fazer do naming algo mais,e ter toda a gente de acordo,venha lá o post de sugestões 😀
ps:sinto falta do smile no fim do post e comentários…
15 Novembro, 2013 at 0:35
deva ter uns quantos smiles, e um para orcs e porcos, galinhas e bufas, etc…
hehehe
15 Novembro, 2013 at 0:38
ahahaha
bem visto!
15 Novembro, 2013 at 0:35
🙂
15 Novembro, 2013 at 0:37
Para mim que ainda sou um novato nesta casa, foi uma adaptação rápida. Não me choca o Comando.
Keep up the good work
SL
15 Novembro, 2013 at 0:38
Não gosto do nome, acho que não tem a ver com o Sporting nem com bola, talvez o espirto dos Comandos sim mas até aí as boinas deles são vermelhas.
Mas não é por isso que não visito diariamente e mais que uma vez por dia o blog..!!
A minha escolha teria sido Camisola 12 ou As Chuteiras do Paulinho.
S.L76
15 Novembro, 2013 at 0:40
epá, não vale começar a fazer campanha por outros nomes (para já, pelo menos).
15 Novembro, 2013 at 0:46
Não estou a fazer campanha, alem do mais estes nomes nem fui eu que me lembrei deles, li na cx. de comentarios e gostei achei mais adquado ao tipo/conteudo do blog.
Não venho ao blog pelo nome(embora não goste) mas sim pelo conteudo.
17 Novembro, 2013 at 19:57
“As Chuteiras do Paulinho” não é mau.
15 Novembro, 2013 at 0:50
É como o Fernando Pessoa escreveu no slogan de lançamento da Coca-Cola, “Primeiro, estranha-se, depois, entranha-se.
não vou dizer que não acho o nome bélico demais, mas percebo que mais do que tudo querias cortar com o passado, mas mantendo a linha editorial, e nos tempos que correm bastante actual.
lutar contra o sistema, contra a corrupção, contra os que oprimem sempre foi o apanágio do nosso Grande Clube
estou como os outros, independentemente do nome, apareço porque sei que vou ler opiniões de pessoas, que como eu se preocupam com o Sporting, apesar de não ter a tua capacidade de escrita (a merda da informática tornou-me num Ouattara da escrita), venho cá para viver o Sporting
o nome, honestamente, não gosto, mas o que interessa é o conteúdo, e esse está cada vez mais refinado, e julgo que as participações estão também mais homogéneas no que concerne à ideia de defesa do Sporting
C do aralho também podia ser um bom nome :p
independentemente das opiniões e da decisão final,
ESTAMOS SEMPRE CONTIGO…..
SL
15 Novembro, 2013 at 0:52
Caro Comandante Che,
Como diria Pessoa, ” primeiro estranha-se, depois entranha-se.”! Como ja disse anteriormente, a tua escolha foi uma predestinação, face àquilo que entretanto aconteceu. Cada um de nós tem mesmo de ser um Comando, ao comando da nossa luta e da nossa resistencia. Ao pensar nos nossos jogadores Espartanos e no nosso Leonidas Jardim, na Rocha que é o nosso Presidente, no nosso incrivel povo leonino e neste Comando, vem-me sempre à cabeça o brutal poema de William Henley:
” It matters not how strait the gate,
How charged with punishments the scroll,
I am the master of my fate:
I am the captain of my soul!”
O Cacifo está morto: longa vida ao Comando!
Viva o Sporting!
15 Novembro, 2013 at 0:54
Para ser sincero, ainda estranho um bocado, mas enfim… a vida é cheia de mudanças e adaptações às mesmas. O Cacifo do Paulinho era um nome do caralho e pouco mais há a acrescentar a isso. Simplesmente não há discussão possível. Acho até que ninguém coloca isso em causa. É um facto e pronto.
Ainda hoje quando venho ao Comando C, a indicação que o meu cérebro inconscientemente me dá é: “vamos lá ver o Cacifo”, quando sei perfeitamente que me refiro ao Comando.
Preferia antes algo ligado ao universo Sporting como era a figura mítica do Paulinho, algo indiscutivelmente intrínseco a nós, Sportinguistas, algo que mais ninguém tenha. No entanto, não sou eu que decido essas coisas mas se existir aqui uma sessão de brainstorming para se tentar encontrar um novo nome para o blog, também me sinto na obrigação de dar o meu contributo de merda.
15 Novembro, 2013 at 0:59
Estive de novo a ler o post de 31 de Outubro e as varias sugestões mencionadas.
Entre essas, Curva C foi das que mais gostei juntamente com “leão rampante” mas nesse caso não poderíamos aproveitar o maravilhoso símbolo C, e isso parece-me obrigatório.
Assim lembrei-me de “C Rampante”, temos a palavra rampante que desde logo nos identifica e temos esse magnifico C de cacifo, comando, curva, caralho e clube (que une Sporting e Portugal como alguém mencionou). Além de que o C também pode ser considerado uma letra rampante pela sua forma.
É verdade que a palavra comando neste momento de guerra faz sentido mas eventualmente daqui a uns tempos poderá não fazer. Por mim voto na alteração do nome.
15 Novembro, 2013 at 1:00
Continuo sem gostar do nome, e acho que nunca o irei “assimilar” completamente, pelos motivos constantes do outro post (sendo o maior o aqui também referido, que é a falta de ligação “imediata” ao Clube…)
My two cents…
SL
15 Novembro, 2013 at 1:07
não vou dizer que não acho o nome bélico demais, mas percebo que mais do que tudo querias cortar com o passado, mas mantendo a linha editorial, e nos tempos que correm bastante actual.
lutar contra o sistema, contra a corrupção, contra os que oprimem sempre foi o apanágio do nosso Grande Clube
estou como os outros, independentemente do nome, apareço porque sei que vou ler opiniões de pessoas, que como eu se preocupam com o Sporting, apesar de não ter a tua capacidade de escrita (a merda da informática tornou-me num Ouattara da escrita), venho cá para viver o Sporting
o nome, honestamente, não gosto, mas o que interessa é o conteúdo, e esse está cada vez mais refinado, e julgo que as participações estão também mais homogéneas no que concerne à ideia de defesa do Sporting
C do aralho também podia ser um bom nome :p
independentemente das opiniões e da decisão final,
ESTAMOS SEMPRE CONTIGO…..
SL
15 Novembro, 2013 at 1:09
passar a merda do dia, e o telemóvel estar em tilt e não visitar o C deixa-me quase tanto deprimido quanto não ver o Sporting jogar
mas chegar a casa e ler estas demonstrações de Cacifismo, Comandismo ou Caralhismo animam a merda de dia profissional que tive 😉
PS como é que posso mudar o avatar, que estes são feios como o C?
SL
15 Novembro, 2013 at 1:49
Gravatar ou wordpress 😉
15 Novembro, 2013 at 2:18
tks 😉
15 Novembro, 2013 at 2:29
Na boa!
Bota aí uma foto castiça ehehe
15 Novembro, 2013 at 1:21
O Nome está ao nivel e já se entranhou como foi dito.
A decisão tomada é indiferente , nada mudou a meu ver.
Quem tem o trabalho merece reconhecimento e em meu nome só tenho que agradecer , eu e milhares de sportinguistas.
TY cherba, este post já está a mais….ahah
O Pessoal gosta é do Sporting e estar junto, ler-te a ti e aos demais
15 Novembro, 2013 at 1:21
isso é o mesmo que perguntar :
Queres tangerina ou abacaxi ?
http://www.youtube.com/watch?v=6EYmKAs7mzc
15 Novembro, 2013 at 1:36
acho o melhor seria colocar ai uma semanita o pessoal a pensar num nome e depois fazer uma votação. o mais votado ficava. SL
15 Novembro, 2013 at 1:44
Comando era boina vermelha, já não curto, rangers era verde, pode ser ranger de resist !
Cacifo, comando, CURVA !
a curva hoje para mim simboliza a união das claques, essa para mim é belissima e assim deve ficar sempre.
COMANDO Está óptimo
15 Novembro, 2013 at 1:50
Cherba se me permites acho o nome bastante bom e nestas ultimas semanas e principalmente depois do jogo de sábado o nome Comando faz mais sentido que qualquer outro, mas uma das vantagens do nome cacifo era uma palavra que era “mais fácil ” de dizer. Não sei se me estou a expressar bem, mas acho que consegues perceber o que digo. Dizer : ” Já li o cacifo” era mais fácil e mais forte do que ” Ler o comando”. Não consigo dizer melhor que isto LOL. Mas acho que o nome Comando do ponto vista do significado é bastante acertado. Parabéns e continua. Este foi o meu primeiro comentário nesta nova casa.
SL
15 Novembro, 2013 at 10:55
espero que seja o primeiro de muitos!
16 Novembro, 2013 at 0:13
será, de certeza.
VAMOS SPORTING.
SL
15 Novembro, 2013 at 1:57
O nome ainda não entranhou e acho que nem vai entranhar, não é de fácil partilha, fica estranho quando o falamos, não soa bem dize-lo em voz alta.
O logo é bom, é forte e de fácil leitura, vai ficar mto bem nas t-shirts ou cachecóis. Que o nome não lhe retire protagonismo.
Normalmente, o nome associado ao logo só é retirado quando uma marca atingiu o nível de notoriedade ou o mercado a que se propôs, não sei se é o caso, provavelmente não ,e assim sendo um nome forte é fundamental.
Foda-se o Slimani na foto vai-se transformar !
SL
15 Novembro, 2013 at 2:32
Por mim comando c está bom! Eu gosto de estar no comando!!!
VIVA AO SPORTING!!!
15 Novembro, 2013 at 2:46
Há vários anos que o “Cacifo” agora “Comando” faz parte da minha rotina diária,como se de um jornal diário se tratasse.Todas as noites já deitado sobre a palha,”folheio” e leio o que tu “Cherba” aqui escreve,fazendo de cada letra e cada frase minha.Talvez seja mais forte a exprimir sentimentos verbalmente e em sempre que posso deixar os adeptos adversarios K.O naquelas brigas de rua,de trabalho e de café após cada jornada,tudo para defender o nosso SPORTING,a escrita,admito,não é o meu forte,por isso a razão deste ser o meu primeiro comentário! Tudo isto para dizer que isto na minha humilde opinião,É O CACIFO CARALHO…não vamos assobiar para o lado e fingir que gostamos da cara nova,é como uma gaja nos abandonar e irmos andar com a amiga gostando perdidamente da ex,só para tentar curar a dor que nos mata mas vemos em tudo e em todo lado a puta da cara da ex! E por isso mesmo,por eu continuar a ver aqui o cacifo,o nosso cacifo,e principalmente, O TEU CACIFO…não tenho duvidas…isto para mim é ,e seria daqui em diante…”O cacifo do Cherba”. SL
15 Novembro, 2013 at 13:00
O Tasco do Cherba!
Também me gusta!!!
15 Novembro, 2013 at 3:21
Quando a tasca mudou de nome pensei que ia ficar diferente. Afinal, a mini continua fresca e o tremoço ainda vem com sal grosso. O tasqueiro é o mesmo a clientela também (ainda que a crescer a olhos vistos).
Preferia Curva C, mas se o tasqueiro quer outro nome, e ë ele que paga as contas, quem sou eu para achar mal?
se é Comando, pois que seja. Assim sendo: Comando é foda!!
15 Novembro, 2013 at 3:44
O nome não me incomoda de todo.
Continuem com o excelente trabalho que estão a fazer.
A única sugestão que faria é haver igualmente um fórum ‘Comando C’ para podermos lançar tópicos para discussão.
SL
.p
15 Novembro, 2013 at 4:19
Importante importante sao os teus textos cheios de sportinguismo Cherba!!!
Aqui sinto o Sporting caralho!!!
SL
15 Novembro, 2013 at 6:37
+1
15 Novembro, 2013 at 8:20
Grande Cherba, por aquilo que percebi vou ter que te dar duas respostas:
1ª se me incomoda vir ler o Comando C? nem um bocadinho! está aqui tudo o que estava no Cacifo principalmente aquele espírito magnífico de ser do Sporting! já me habituei a pensar que tenho que ir ao Comando!
2ª se usaria o símbolo do C com a palavra Comando numa t-shirt ou num cachecol? não sei. era capaz de usar para me sentir parte da família, mas a verdade é que Comando C pode tornar-se muito pesado se o desenho do símbolo for grande e não é logo transmissível a ideia de ser algo do Sporting. Alguém já falou em Comando Sporting e nesse caso o peso da palavra comando fica bem menor.
resumindo e baralhando, se a ideia fosse sermos apenas o melhor blogue do Sporting Comando C entranhava-se e pronto, mas se queremos usar roupa igual e saltar do mundo virtual talvez seja uma boa ideia irmos a votos
abraços napolitanos!
15 Novembro, 2013 at 8:33
Para ser honesto, continuo a estranhar o nome…
É verdade que o outro nome era tão feliz que iria estranhar qualquer mudança.
Mas “Comando C” não me soa nada bem 🙁
15 Novembro, 2013 at 8:35
Ainda nisto? Aqui o C é Caralho e mais nada, diz tudo e não precisa de mais nada como comando ou figth and resist. A ligação ao Cacifo ou o que é que se ia fazer ao Cacifo senão mandar umas grandes carvalhadas a discutir o Sporting ou a jogar à bola com palavras. Nada encarna melhor o verdadeiro espírito do Cacifo que a palavra Caralho, que aqui são sinónimos! A melhor ligação ao SCP? Leões! Leões + Caralho = Leões do Caralho! Aqui não há mais nada!
P.S. Leões do Carvalho foi só uma brincadeira.
15 Novembro, 2013 at 13:04
“O tasco do Cherba”
“Vou ali ao tasco, ter com os meus amigos Sportinguistas!”
… Soa me bem, caralho!
15 Novembro, 2013 at 8:38
Eu gostei do nome logo de inicio, e perante os ultimos acontecimentos está mais que ajustado, temos mesmo de ser “comandos” , estamos em guerra caralho, e debaixo de artilharia pesada.
Só tenho uma critica a fazer à nova tasca Cherba, é o tamanho dos avatares, não é que me incomode ou que até não ache piada a alguns dos personalizados, mas para quem como eu a frequenta maioritariamente durante o horario de trabalho… dá uma bandeira do caralho… hehehe.
SL
15 Novembro, 2013 at 8:38
em relação ao nome, foi o que já disse antes para colocar a votação um nome devia ter sido antes da mudança, a partir do momento que já se mudou, não faz sentido voltar a mudar de nome.
quanto ao resto: depende do que queres fazer quer aqui em relação ao blog e ao seus conteúdos, quer em relação a algum tipo de naming ou merchandising
15 Novembro, 2013 at 8:42
Já estou habituado ao novo nome e como disseram atrás enquadra-se perfeitamente naquilo que vai ser a posição do nosso clube no panorama do futebol nacional. Por outro lado acho que mudar de novo em tão pouco tempo seria demasiado e provocava erosão e desgaste. Assim, a minha opinião é que se mantenha Comando C ! FIGHT AND RESIST !!!!
Gostei da Green Cloud e dos Outros Rugidos! Não te esqueças do meu ! Lool
http://sportingnovorumo.blogspot.pt/
Saudações Leoninas
15 Novembro, 2013 at 8:47
Não se me entranhou… Continuo a achar uma péssima escolha. É de facto um problema meu, mas jamais conseguirei dizer com orgulho “sou do comando” como dizia “sou do cacifo”.
Era tão fácil ter feito melhor…
Z
15 Novembro, 2013 at 10:52
bons olhos te vejam, Z 🙂
19 Novembro, 2013 at 13:33
É… Ainda não perdi a esperança que “ganhes juízo”… 🙂
Chegou a existir uma votação na segunda-feira? Se houve perdia-a 🙁
Se nao, então deixo aqui uma ultima sugestão:
Agora que esta plataforma permite que isto seja mais do que um blog, porque não explorar o símbolo “C” e tornar o “Comando” uma secção do site, mais orientada para o “flight and resist” e criar outras “C”ecções?
Z
19 Novembro, 2013 at 14:38
é uma bela ideia, Z, até porque o pessoal já falou na necessidade de trocarmos ideias sobre “formas de combate”!
a votação será amanhã e aposto que vais gostar de mais de metade dos nomes 🙂
15 Novembro, 2013 at 13:07
Se o nome passar para algo :”O Tasco do Cerba”
Depois já podiamos usar a linguagem mais adequada:
“O Tasco é do Caralho” e outras expressões que tais. 😉
15 Novembro, 2013 at 15:49
Eu igual. Não gosto do nome, não tem a aura do Cacifo.
O comandante Cherba podia ter escolhido outro nome, foi este, paciência.
Eu ando por cá, embora quase não comente. É a vida…
SL