Comandantes,
há coisa de duas semanas tivemos esta excelente conversa. Ora, de forma a dar-lhe continuidade, e agora que passaram 20 dias sobre a mudança de casa, queria escutar-vos sobre a relação com o nome com que a mesma foi baptizada (até porque é um assunto que quero arrumar de vez).
Acredito que, por esta altura, já se tenha tornado mais normal assumir o Comando (e os números mostram que somos cada vez mais aqui reunidos), mas, por achar que faz sentido, deixo a pergunta: quem é que já entranhou o nome e quem é que ainda se sente desconfortável com a placa colocada sobre a porta?
Da vossa resposta dependerá o agendar de nova reunião, para amanhã.
bjs, abraços e obrigado!
Cherba
15 Novembro, 2013 at 8:50
Eu continuo a não apreciar o nome.
Não me diz nada, admito que à rapaziada mais jovem diga e signifique muito.
No entanto, o que me interessa aqui é o conteúdo, e esse continua de alto nível!
Se o meu caro pretender continuar com este nome, não será por isso que cá deixarei de vir várias vezes ao dia!
SL
15 Novembro, 2013 at 8:52
Sim, falemos de nós.
Acho que estás arranjada demais. Pintas-te toda e andas com roupas novas. Desconfio que me andas a por os cornos.
Antes eras “cheinha”, assim com chicha como eu gosto. Agora pareces uma modelo ali daquelas moças do Segredo da Vitória. Não gosto.
Tinhas aquele buço rente que eu adorava e agora até a passarinha depilas. E isto estranha-me. Sabes que eu gosto de uma boa farfalheira e não me ajeito agora com essa coisa das ceras brasileiras.
Chegas a casa tão feliz e bem-disposta que eu imagino logo que andaste a comer uma data de africanos. E mais estranho acho que mesmo assim ainda queres ir pó truca-truca comigo! Nããã…deves andar a tomar alguma coisa. Deve ser essas coisas do giséngue ou do alô vera.
No fundo, nunca te vi mais linda! Mas eu gostava era de ti antes. Ando paranóico com esta merda. Olha…se me andares a trair, ao menos esconde-me isso bem. Já sabes a minha filosofia de vida…antes ignorante cornudo do que sábio punheteiro. Ah! E vê lá se deixas crescer o buço. Sabes que isso põe-me maluco.
15 Novembro, 2013 at 9:28
Impecável 😀
15 Novembro, 2013 at 10:25
“Olha…se me andares a trair, ao menos esconde-me isso bem.”
http://www.youtube.com/watch?v=PPV0a23bO9o&list=PLA7F6FB6E1EFBDB8C
15 Novembro, 2013 at 10:29
Muito bom, mas perdi-me a meio da metáfora! 😀
15 Novembro, 2013 at 11:34
Sá, sou tua fã 🙂
“Tinhas aquele buço rente que eu adorava e agora até a passarinha depilas.” Priceless!
15 Novembro, 2013 at 12:46
Ganda Sa
Sempre a bombar.
SL
15 Novembro, 2013 at 14:24
Galderices…
Gnitropzar chamado ao Comando!
15 Novembro, 2013 at 8:55
Cherba, eu não gosto do nome. Nunca gostei desde o início!
Adoro este blog, venho cá quase diariamente desde há anos pois p/ mim isto continua a ser o Cacifo. O espírito Fight&Resist gosto, continua de facto actual e eu sempre o pratiquei (fartei-me de incentivar à luta e resistência na época das eleições, como muitos se lembraram) portanto não é isso q me incomoda. O nome é q não tem mesmo piada. Para além de não ser apelativo numa conversa c/ alguém q não conheça o blog, divide-nos mais do q nos une.
Por isso acho q qq nome, q mantivesse o espírito de Fight&Resist mas q nos transportasse p/ um sentimento de união em torno da nossa natureza de adeptos seria muito melhor. Por isso prefiro Camisola 12 ou Curva C.
Abraço e “estarei sempre contigo”
RugidoVerde
15 Novembro, 2013 at 9:11
Ao fim de ler todos os comentários, dou por mim a pensar que o nome,a mim, não me diz grande coisa, porque em conversas com amigos é sp ” já viste o cacifo hj?”.
Bem sei que o conteudo é o mais importante e isso, continuas a fazer lindamente. Como já te disse, é aqui que eu respiro muito do meu Sportinguismo…
Sempre gostei “As chuteiras do Cherba” ou “Curva 12” e sou sincera, só comprarei alguma coisa “Comando C” por todo o Respeito que te tenho. Ainda não me fica no ouvido…
SL
15 Novembro, 2013 at 9:11
lendo todos os comentarios acima, percebo as reticencias em relacao ao nome, (bélico para uns, nao se entranha para outros,nao se relaciona com o clube ainda para outros)…
como diz o Kutuzov mais acima : a imperial ainda se serve fresquinha, os tremocos veem com sal grosso, eu acrescento que os pipis estao saborosos como dantes, eheheh…ok os pratos agora veem um bocadinho mais ornamentados, devido ao novo grafismo da nossa tasca, mas eu nao como com os olhos, (portanto, nao olho para a apresentacao do prato), eu quero mesmo é que o sabor daquilo que me for servido seja 5 estrelas, e nao encontro nenhuma outra tasca em que os pratos sejam tao apetitosos como aqui…portanto nada mudou…o cozinheiro mantem a mesma qualidade na “comida” que nos serve…e nós vimos aqui, para nos deliciar com os acepipes que o nosso “cozinheiro” Cherba nos poe á frente…já ele alguma vez nos falhou??? NAO….portanto eu cá estou , de manha á noite, á espera do proximo menu…
para mim sera sempre a tasca do Sr. Cherba, (nao te estou a chamar velho, Sr. é por questao de respeito, eheh), como ele a quiser chamar será sempre a sua prerrogativa, (entendendo no entanto, que se quiser por os comensais a usar camisolas do tasco, nem todos gostarao de mesmo nome…) …
para mim, seria (e aproveitando os C`s, ) o Cantinho do Cherba… o Cantinho, automáticamente leva-nos a 1964, e o Cherba, bem, nem preciso de dizer mais…(pensando eu que se o dono do tasco, entao quiser “dar” umas camisolas aos comensais, este nome teria muito mais aceitacao)…
mas isto sou eu a divagar…
o meu unico pedido,(eu sei que nem preciso de o fazer), é que a qualidade da “comida” nunca mude, muda o nome dos pratos se quiseres, mas a qualidade, é o que faz “este” nosso Cantinho Verde o melhor do Mundo e arredores…
15 Novembro, 2013 at 9:24
Concordo plenamente Chirola, para mim, o melhor tasco…
15 Novembro, 2013 at 9:16
Apenas isso…. Mudança de nome. A qualidade mantém-se, é o que interessa!
Como já muitas vezes se disse, o cacifo era do caralho, mas o comando é fodido!
Força Cherba!
SL
15 Novembro, 2013 at 9:19
Independentemente de se mudar ou não de nome, vou continuar a vir cá várias vezes ao dia….como um medicamento.
“O Cacifo do Paulinho” vai ficar sempre na nossa memória e o espírito de cacifeiro vai estar sempre dentro de nós e por isso concordo que a letra C fique no novo nome.
Penso que já percebemos todos que o Cherba não quer o nome Cacifo, nem o Paulinho ou um nome que se refira a alguém em particular.
O novo “Comando” é estranho e apesar de fazer sentido agora, não nos identifica como sportinguista. Ao contrário das frases que estão no inicio, Fight & Resist é o nosso escudo contra a merda do futebol nacional e a mítica “Um Leão só baixa a cabeça para beijar o SIMBOLO que traz na camisola” que nos faz arrepiar e ter orgulho do nosso clube.
Dos nomes que tenho visto o que mais me identifico é a “Curva C” mas tb não me importo que tenha a ver com o Cherba, acho que era justo por tudo o que tem feito por nós.
Não sei se me fiz entender, mas isto de manhã não é fácil.
15 Novembro, 2013 at 9:26
Cacifo do Paulinho será sempre o Cacifo…. 🙁
Não lidei bem com a transição…(apesar de a compreender a 100%) em grande parte pelo formato deste novo site, não gosto!
15 Novembro, 2013 at 9:36
Mudando de assunto, Alexandre Guedes nao quer renovar e O Jogo diz que esta a caminho do Benfica.
Anderson afinal nao esta confirmado, fodasse que acordar.!!
15 Novembro, 2013 at 9:42
o guedes vem na bola que tem proposta para renovar, mas ainda não o fez, e o benfica quer vir busca-lo a custo zero
quanto ao Anderson, não está em perigo a transferência, faltam acertar alguns pormenores
15 Novembro, 2013 at 9:42
No caso do Anderson, se as duvidas são relativas ao salario como dizem, poderá estar ser aliciado por outros e nesse caso é deixa-lo ir à vida dele ! Se acha que noutro sitio pode jogar mais é com ele…..
15 Novembro, 2013 at 9:48
Cherba:
é Comando C e ponto final parágrafo.
Está entranhado, pelo que o assunto, da minha parte, ficou arrumado.
Nem concebo a ideia de mudar novamente a placa, muito mesmo a porta.
Comando C de: cacifo, caralho ou até mesmo de Cherbakov.
Grande abraço e venham de lá as t`shirts.
SL
15 Novembro, 2013 at 9:51
Em relação ao Guedes, gosto das características do rapaz. Mas prefiro 10x o Betinho.
Acho bem que não jogue. Não quer renovar, não joga.
15 Novembro, 2013 at 9:52
O nome não é fantástico, faz lembrar a música do Armando dos Mata Ratos. Agora por dentro ele continua lindo.
SL
15 Novembro, 2013 at 9:52
Deixei a minha opinião e comentários no outro post e vejo que a maioria do pessoal que frequenta o tasco, passado uns tempos, pensa o mesmo que eu em relação ao nome do blog por si só: ser cacifo ou comando, desde que os textos continuem certeiramente focados no nosso Grande Sporting pouco interessa.
É diferente o nome que está no cabeçalho? É, sim.
O conteúdo mudou? Sinceramente, não me parece.
Temos os tópicos relacionados com o dia a dia do clube e os comentários que espelham um amor comum ao Sporting, com um ou outro cogumelo teimoso pelo meio.
Gostei do sub-título, fight and resist e a frase do leão está do caralhão!
Pelos estudos de mercado informais que por aqui se têm visto, parece-me que o nome actual não é de todo consensual se o assunto for merchandising.
E penso que é neste ponto que para ti, Cherba, reside a maior “pedra no sapato” da mudança de nome do blog.
Tu precisas de um nome imortal e esse talvez não seja “comando c”…
Sim, poderá parecer adequado agora mas daqui a uns tempos quando estivermos no topo outra vez e dominarmos os outros dois “grandes” pode deixar de fazer sentido numa camisola ou num cachecol e pessoalmente comprava mais facilmente uma “curva” do que um “comando”.
Cherba, deixar-nos participar numa mudança destas é de Homem!
Venham de lá essas sugestões para o nome que eu estou pronto para a votação!
15 Novembro, 2013 at 9:56
Venho cá varias vezes ao dia. Hábito que já tinha no Cacifo e que vou continuar. Gosto do ambiente, dos posts, de ver sempre os mesmos nicks e sentir-me em casa.
Mas o nome não me diz nada 🙂
15 Novembro, 2013 at 10:06
OFF, num momento em que a desonestidade compulsiva dos lados de Carnide está na ordem do dia, e se sugerem “alianças”…
http://leaodeplastico.blogspot.pt/2013/11/o-que-tu-queres-sei-eu.html
15 Novembro, 2013 at 10:06
off topic:
que é esta merda?
http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=441026
15 Novembro, 2013 at 10:25
Essa merda é simplesmente um jogador que anda a empatar a renovação e por isso não joga. Claro que ele poderá sempre alegar que não renova porque não joga. Uma pescadinha de rabo na boca.
O problema é que o rapaz não quer ver o que aconteceria se renovasse. Bastaria por os olhos em todos os miúdos que renovaram ainda antes da época começar. Estão todos a jogar, uns mais outros menos. Iuri, Chaby, Semedo, Ponde, Mica, Betinho, por aí fora.
15 Novembro, 2013 at 12:48
Pelo que parece o puto não quer ficar, não quer não quer . È deixa-lo à porta dos lampiões …
15 Novembro, 2013 at 10:34
é uma pena mas se não quer ficar, não fica. temos melhor… em termos de qualidade está atrás do betinho, do ponde e do podence, portanto…
15 Novembro, 2013 at 11:14
E já lá vem o Mama Balde…
15 Novembro, 2013 at 12:52
Nao ponham links de sites desses porcos.
Preferencialmente copy/past
SL
15 Novembro, 2013 at 10:10
O Tasco do Cherba…
Não sei porque mas sempre vi o cacifo como aquelas tascas perdidas no centro da cidade onde os velhotes se reúnem em volta dumas taças de vinho e umas moelas com muita molhanga, para discutir o dia-a-dia do GRANDE!
Tem caralhadas, tem “vai-te foder” com fartura, enfim…
E a imagem do cherba de camisola de manga cava, toalha gordurosa por cima do ombro para puxar dela e “limpar” o balcão do tasco e as mesas, deixando aquela camada de banha… ui! Além do palito na boca e o lápis afiado à “naifada” na orelha, com certeza… bem como um bigodão à anos 80’s…
Não era à toa que apelidava o Cacifo de TASCO…
Todo o ambiente vivido no Cacifo reporta-me sempre para um Tasco, digam o que quiserem… e nesta nova casa o sentimento será o mesmo… uma rodada de “amigos” à mesa, à volta de pipis e bifanas, jolas e taças, para discutir o que realmente nos liga.
Fica aqui o meu “manifesto” de candidatura para “O tasco do Cherba”…
15 Novembro, 2013 at 11:39
concordo contigo, Ricardo.
dispenso as moelas, mas é isso, é isso 🙂
15 Novembro, 2013 at 10:12
Cherba,
Continuo a achar que o nome é fraquito e não nos transporta para o Sporting. Penso que já se leram por aqui sugestões bem esgalhadas. Cabe-te agora tomares uma opção entre manter ou mudar. Se quiseres ajuda na escolha, basta colocares os nomes que mais gostas à votação. De qualquer modo, seja qual for a tua decisão, a malta continuará a habitar o espaço. Mas por mim votaria na mudança.
SL!
15 Novembro, 2013 at 10:15
Boas:)
Pessoalmente ja me tinha habituado ao nome do cacifo e a imagem do grande paulinho:P!
Admito que ainda me causa alguma estranheza o “comando C” mas como o mais importante é o sporting e o que nos une aqui,aabo por nao dar mt importante ao nome.
Portanto poderas considerar como uma abstençao da minha parte:)!
SL
15 Novembro, 2013 at 10:16
Continuo sem ser grande fã do nome mas habituei-me a juntar tudo numa só palavra, “Comandoc”.
Fica bizarro mas tira o tom bélico que não gosto no nome. O meu problema é mesmo só esse, soa a nome de claque.
15 Novembro, 2013 at 10:18
Cherba,
Compreendi e concordo com as razões para o encerramento do Cacifo!
No entanto, o “cacifo” tornou-se sinónimo de sportinguismo puro, rebelde, inteligente e, principalmente, estou convencido que ajudou a resgatar o Sporting Clube de Portugal.
Tornou-se histórico!
Para mim, é quase como se o Sporting começasse a equipar com listas verticais verdes…Os ideais estão lá, os adeptos também, mas…something has been lost!
Hei-de adaptar-me, de certeza!
PS: Sinto falta de escrever em fundo verde!
15 Novembro, 2013 at 17:01
Vamos agradecer aos amigos do Cherba o facto de ele nos pode dar um blog somente dele e sem olhos gordos por trás!
Cherba pensa no melhor para nós, seja comando C seja tasco, seja curva ou mesmo leões do C… estamos contigo!
E que bom vai ser vestir uma t-shirt ou long sleev, ou carregar um cachecol que represente esta comunidade de sportinguistas cujo aquilo que os une para além dos teus textos cheios de mestria é o incondicional amor pelo SCP.
SL
15 Novembro, 2013 at 10:19
Já referi o que achava do nome. E continuo a achar o mesmo. Mas a casa mudou de nome, foi redecorada mas continua a ser do Cacifo! Eheheh
15 Novembro, 2013 at 10:23
Continuo a pensar que ‘comando’ não é um nome feliz , por todas as razões que já apontei e que~não vou repetir. Este blog merecia melhor.
A questão não o ‘espirito do blog’, esse contnua do cacifo, mas, peço desculpa ,o nome não está com nada. Percebo que haja companheiros para quem o nome é indiferente, percebo. Não é o meu caso.
Claro que aquilo que nos une , o amor ao sporting, é mais do que aquilo que nos separa, o nome do blog, e enquanto assim for , aceito que o nome possa ser algo irrelevante. Não me ´consigo é esquecer que podia ser melhor.
Para que não fiquem dúvidas: Se um marciano aterrasse no meu quintal e quisesses saber o que é o sporting, a minha resposta seria: http://www.atascadocherba.com
15 Novembro, 2013 at 11:44
Se um marciano aterrasse no teu quintal, já saberia o que é o Sporting! O Sporting é galáctico!
15 Novembro, 2013 at 10:24
Cherba, o cacifo é onde os sportinguistas quiserem. E neste momento é aqui.
Eu venho ao Comando pelo espírito leonino, não pelo nome.
Além do mais dificilmente encontraremos um nome tão bom como o Cacifo. É quase imbatível.
Temo que seja uma batalha perdida….
Eu sei que já foi dito aqui, mas não apanhei na altura. Alguém me pode dizer como se muda de avatar?
Parece que a crónica do Daniel Oliveira no Record está potente. Se alguém conseguir partilhar, era porreiro.
Saudações Leoninas
15 Novembro, 2013 at 10:31
vai ao gravatar ou ao wordpress.co., faz log-in, clica no teu profile, e depois escolhe mudar gravatar… aí podes usar qualquer foto que tenhas ou no computador ou na net…
15 Novembro, 2013 at 10:32
many thanks!
15 Novembro, 2013 at 15:18
Está na verdade boa só que eu não sei como se «bota» aqui, qualquer texto ou imagem.
15 Novembro, 2013 at 15:26
Ed
para mim, foi mais facil faze-lo atraves do wordpress.com, fazes o log-in, vais ao public profile, e depois escolhes o nome com que os teus comentarios aparecem e se clicares na foto, deixa-te escolher a que queiras, presumo que tu nao tenhas foto, mas deves ter um quadrado em branco…
se fizeres um download de uma foto para o teu desktop, quando estiveres em Gravatar, fazes browse, deskktop, foto, open e depois tens a opcao crop e save, e é basicamente isto…
15 Novembro, 2013 at 16:16
este sitio e bom.
Tens muito por onde ler (tb muita merda!!)
O do Daniel:http://www.conversasdabola.com/2013/11/a-desconversa-daniel-oliveira.html
SL
15 Novembro, 2013 at 10:25
Tenho a mesma opinião de mt q por aqui passam, o nome é isso mesmo um nome, o que nos une é o Sporting e as pessoas que habitam neste espaço. O nome para mim diz pouco, não é possível ter-se um nome tão consual como o Cacifo do Paulinho, foi o primeiro e a primeira namorada é sempre difícil de esquecer. Eu estou com o Cherba, n por que o conheço, mas sim pq ele, e todos nós, defendemos uma causa, se for necessário, até à morte, o nosso Sporting C.P..
O Cacifo, o Comando, são espaços que nós exprimimos os nossos sentimentos, as nossas frustações, os nossos desejos e esperanças, sempre com o intuito de trocar ideias que possam ser utéis e que nos possam acalmar a alma.
Eu amei o Cacifo, eu amo o Comando, eu vou amar o que por ai vier, seja o Comando, a Curva C, os Amigos do C, o Cantinho do Cerba, o que for, pq sei que em qq um do nome escolhido vão falar daquilo que nos une, o Sporting Clube de Portugal.
SL
15 Novembro, 2013 at 10:25
Por mim tranquilo, o Comando continua a ser do caralho!
15 Novembro, 2013 at 10:37
Já que pedes a opinião, aqui vai (correndo o risco de ser insultado como muitas vezes por aqui sou): não gosto. Entranhou-se e continua a entranhar-se. Mas não é por isso que deixo de cá vir e de acompanhar. Apenas acho que o nome e o claim não são felizes. Pessoalmente, não gosto.
O Cacifo do Paulinho era agregador. Pelo nome, pela analogia e ligação ao próprio Paulinho. O “claim” (se é que era mesmo o claim) do Sousa Cintra era lindo. Tudo puxava a uma memória fantástica que temos do nosso Sporting.
Agora temos um blog de guerrilha. Por isso, acho que divide mais do que agrega. Já sei que muitos vão dizer que estamos mesmo em guerra e tudo o mais. Tudo bem! Mas eu preferia uma casa mais agregadora, apenas isso.
Continuarei sempre a cá vir, a comentar quando acho que devo e sei sobre o assunto. Abraços e SL!
15 Novembro, 2013 at 10:39
O meu corpo ainda oferece alguma resistência ao nome “Comando C”, que é imediatamente ultrapassada quando começo a ler os textos.
15 Novembro, 2013 at 10:43
um pouco off-topic ou talvez não:
tenho a impressão (ou quase a certeza) que a blogosfera leonina deu uma grande ajuda ao Sporting nesta fase tão difícil que foi reerguer o clube.
Eu tenho um blog, mas para mim o Cacifo (agora o Comando C) sempre foi a referência dos blogs leoninos, e nesse aspecto penso que estamos bem servidos, temos uma blogosfera bastante forte, muito acima dos nossos rivais.
Por isso dizia eu, que nas fases difíceis dos últimos dois/três anos estes espaços foram a nossa zona de escape, onde nos reuníamos para debater o que de mal se estava a passar, por vezes sem nos apetecer falar com mais ninguém, e foi essa a nossa verdadeira força, a força brutal que está agora na nova música das claques também tem muito de nosso.
Nos (e com muito orgulho) também ajudámos a reunir muita gente em torno do nosso clube, fizemos muita gente que estava afastada, voltar a acreditar!
Por isto e por muito mais, viva a blogosfera leonina e VIVA O NOSSO GRANDE SPORTING!
15 Novembro, 2013 at 10:43
Falemos de nós então.
Como elemento integrante desde Comando C (embora esteja longe – considero-me como tal), permitam-me que dê uma breve opinião (raramente o faço).
Cherba, e excelentíssimos Sportinguistas deste espaço do “Comando C”, não nos conhecemos pessoalmente. Em termos de apresentação, para muitos , o meu nome é Jorge Teixeira e para outros tantos, sou o Leão do Nordeste ( Leão desde 1956).
Sobre este tema em questão, vou dar uma curta opinião própria.
O Cacifo (onde diariamente estava presente durante muitas horas) de facto era um nome fantástico. Digo Isto, pelo que representava para todos. Pronto, mas já passou. Ok. É um virar de página.
Nos dias que vivemos, analisando friamente a designação presente, “Comando ”, pelo seu significado (é um ato de comandar – é uma direção e governo de uma força de exército ou armada – em Informática – representa uma palavra ou expressão que o computador interpreta como uma ordem), especialmente pelo clima de suspeita e de inverdade que se vive no desporto do nosso burgo, até se adequa.
Mas como todos nós acreditamos (espero que não demore muitos anos), o nosso SCP ao repor (por direito próprio) o seu nome e imagem no topo do futebol português, esta denominação irá deixar de fazer sentido. Digo isto, porque os tempos serão outros, e a palavra comando deixará de fazer sentido pelo seu significado circunscrito.
É só.
Saudações leoninas para todos.