* todas as sextas, directamente de Angola, Sá abandona o seu lugar cativo à mesa da Tasca e toma conta da cozinha!
UM JANTAR PREVISÍVEL
No Sábado passado fui jantar com dois amigos que já não via há mais de 3 anos e que hoje trabalham na mesma empresa fazendo, esporadicamente, uns clientes em Angola. Um é andrade e o outro lampião. É dessa forma que serão identificados no resto do texto.
Primeiro, o mais importante: a conta foi dividida pelos 3. Os meus amigos, que estão cá em Angola de passagem, ainda tentaram descartar-se à dolorosa mas eu mandei-os pó caralho. Talvez sejam ainda efeitos dos últimos clássico e derby. É a vida. Se calhar, noutras circunstâncias até teria pago a conta. Mas como o Sporting está num rumo diferente, achei que também eu deveria comportar-me como tal. E por isso, cada um pagou o que comeu.
O lampião pediu lagosta, quiçá convencido de que eu lhe iria bancar o jantar, e o andrade quis ficar com a factura total para incluir nas despesas de estadia. Sorri. Pequenas coisas que ajudam a demonstrar o porquê de serem dos clubes que são.
Depois de cerca de 20 minutos a falar sobre as nossas vidas profissionais, o assunto acabou, obviamente, em futebol. E eu já sabia disso, por isso é que marquei o jantar num restaurante cujo dono é um sportinguista doente como eu. Não que eu precisasse de algum tipo de “backup” em argumentação futeboleira, mas apenas porque gosto ter sempre a opção de os pôrr a dormir com qualquer coisa, em caso de estupidez aguda. Não foi preciso.
O tema começou com os elogios da praxe. “Epa! O teu Sporting está se a aguentar!”. Sorri (sorrir foi das coisas que mais fiz durante este jantar). Descodifiquei a coisa facilmente. O que eles queriam dizer era: “Se nos deixamos dormir, os lagartos passam-nos à frente!”. Ao que eu respondi que achava que o porto tinha a pior equipa dos últimos anos e que o benfica era um barril de pólvora, prestes a rebentar. “Pois, mas chegámos para vocês!”. Sorri novamente. E porquê? Porque confirmei imediatamente que estamos no bom caminho. “Chegar para nós” passou a ser a medida do sucesso destes meus amigos, quiçá para esconder os desaires na Champions e a irregularidade exibicional na Liga. Não lhes respondi porque sabia que iríamos voltar a isto, mais ou menos na altura em que eles não tivessem mais argumentos para continuar um outro qualquer tema relacionado com os nossos clubes que na altura estivéssemos a discutir. Sabia perfeitamente que o “Chegámos para vocês” iria surgir novamente. E resolvi poupar as munições.
Começámos com o derby. “Grande jogo!”, “Aquilo é que foi um derby!” foram as frases do meu amigo lampião. Ao que eu respondi que sim, tinha sido um jogo intenso mas, por exemplo, em nada superior ao 5-3 de há uns anos atrás. Estava a começar a preparar o terreno. Ao que ele, obviamente que não concordou. E eu insisti, dizendo que nesse jogo, os golos foram mais bonitos, a incerteza foi maior e…não houve gamanço. “Pronto, sempre a queixarem-se!” foi a resposta que obtive. E já estava à espera. Respondi que não eram queixas, simplesmente factos. E a discussão andou uns 15/20 minutos nisto, a falar de lances reais, linhas de fora-de-jogo, unicórnios, elfos, duendes e outras fantasias do sempre criativo cérebro vermelho… O normal. O andrade acompanhou isto de forma tranquila mandando sempre um bitaite….imagine-se….
Depois de um bate-boca intenso, onde o lampião quis, à força toda, que eu admitisse que o árbitro errou para os dois lados, rematei com uma pergunta muito simples: “Que achaste da nomeação?” Silêncio, durante 4/5 segundos. E depois o contra ataque, dizendo que um árbitro pode perfeitamente ter clube. E eu concordei. Mas voltei a insistir. E o lampião voltou a desviar-se do assunto, falando em proençadas e outras coisas do género. O habitual. O andrade, esse, mantinha-se calado e a ouvir.
Passámos ao de leve pelo clássico. Não houve grande discussão. Admiti que a vitória do porto foi justa, não houve grandes polémicas mas que continuava a achar que o porto estava mais fraco fundamentando com o resultado em Belém. Ele concordou mas sem antes dizer que eram mais fortes do que nós. O tal “Chegámos para vocês!” disfarçado com outras palavras. Falámos também dos Casuals e contei a minha versão do que se passou. Claro que o andrade não acreditou e falou das imagens que correram o país. Chegou onde eu queria. E perguntei se ele viu algum daqueles elementos a agredir alguém por iniciativa própria. “Então não vi???” Não, não viste, pensei eu. Mas não valia a pena. Aconselhei apenas a ver novamente o vídeo ou as imagens.
Por fim, o andrade disse, com todo o seu ar de superioridade, para ter cuidado com este presidente. E aqui, confesso, comecei a enervar-me. “Cuidado porquê? Por nos ter tirado da banca rota? Por nos ter colocado a discutir o título com vocês os dois? Por não vos ser subserviente?”. E vai ele, e diz que não, que é por ser populista. Ao que o lampião, que estava fora da conversa, acordou subitamente e corroborou com o andrade. “Sim, ele é um populista que e vai acabar com o teu clube!”. Sorri novamente. Quando um andrade e um lampião tentam arranjar um defeito para colocar no nosso presidente e saem-se com um…”populista”…só posso concluir que há ali uns resquícios de inveja e, mais importante, que estamos a fazer bem o nosso trabalho. E não me fiquei. Respondi que antes ser populista do que corrupto ou traficante. E a conversa descambou durante uns minutos. Sabia que íamos chegar a este ponto e resolvi ser eu a provocar. Já tínhamos comido, bebido e estava na hora de ir embora. O dono do restaurante, de passagem, dá-me uma pancadinha no ombro e sorri para mim. Provavelmente estava a ouvir.
Pagámos, despedimo-nos e….voltei ao restaurante que estava já vazio e quase a fechar para beber um digestivo com o dono. Aquelas quase 2 horas foram tempo perdido e precisava de estar entre os meus. Senti imediatamente o calor sportinguista do dono mal voltei a entrar no restaurante: “É isso, pá! É fodê-los a todos!” seguido de um “Tira lá dois whiskys!” dirigido ao rapaz do bar. E aqui já não houve sorrisos. Houve cumplicidade e sinceridade: “Cabrões, pensam que são superiores, mas daqui não levam nada!”. E ficámos mais uma hora nisto, a falar do “ganda ponta de lança” que fomos buscar, do “armário do Selimáne”, do “presidente com colhões”, da “discrição do Inácio”, da “competência do Jardim”, enfim….do GRANDE SPORTING. Mais uns whiskys no bucho (a conversa estava tão boa que perdi a conta), despedi-me do dono do restaurante com a promessa de lhe trazer uma camisola personalizada para o filho quando fosse a Lisboa e fui-me embora.
Saí de lá revigorado. Cuma cadela do caralho também. Mas, sobretudo, revigorado. Estar entre sportinguistas é estar entre os nossos. É partilharmos de um sentimento genuíno e de um orgulho enorme pelas cores que defendemos. Sentimento esse que se demonstra nos mais pequenos gestos, como uma frase, uma pancadinha no ombro ou oferecer uns copos a um irmão. Esta última hora vai ser a única coisa que vou recordar deste jantar. Porque o resto era previsível.
22 Novembro, 2013 at 7:10
Sá temos que ir a esse restaurante para je juntar mais um Leão em Angola a falar do nosso Sporting ! É fodê-los a todos !
SL
22 Novembro, 2013 at 10:09
Aos amigos?
22 Novembro, 2013 at 7:18
Muito bom. Mais importante do que tudo, Sá: é bom tocar nestes assuntos, também aqui, para que a coisa não arrefeça. Vamos precisar de estar sempre atentos.
Outra coisa: no universo lampião, um universo muito próprio, só deles, tudo o que ouvi foi que era impensável que o benfica tivesse corrompido o jogo e que a nomeação do árbitro era apenas um reflexo da teoria das probabilidades (como se o árbitro fosse escolhido por sorteio). Ontem, em contrapartida, e já depois das artimanhas BPN, ouviu-se dizer que o orelhas afinal não podia ser boa ideia, porque coiso e tal. A pergunta que deixo é a seguinte: será que são tão estúpidos ao ponto de acreditar que um homem daqueles faz da rotina diária um meio para o roubo e a corrupção, e depois não tem a capacidade para corromper um jogo da taça, como, aliás, é modus operandi do seu grande irmão do clube da fruta? É uma pergunta que deixo em aberto para os próprios, já que, para nós que estamos por fora, é demasiado evidente.
22 Novembro, 2013 at 7:22
Sá revejo me bastante nesta conversa com lampiões e andrades. Acho que ela acontece em muitas ocasiões…pelo mundo fora. Estamos a começar a incomodar! Estamos no bom caminho!!
22 Novembro, 2013 at 7:41
Muito boa esta tasca. O Bacalhau? Divinal.
Grande Abraço.
22 Novembro, 2013 at 7:48
porra que grande balachau à Sá.
Grande prosa… quem não pensa o mesmo … pode deixar o copo no balcão.
Tenho muita pena é que mesmo em nossa casa existam ainda Sportinguistas que não vêm esta realidade.
Um grande abraço para aí. Tenho alguns amigos a trabalhar por aí tb. Agora que penso nisso um é um dos nossos à grande, os outros, a maioria é encarnada … vão ter de me ouvir quando cá vierem 🙂
p
22 Novembro, 2013 at 8:04
E incomodamos mesmo!
Cada vez mais as conversas são 2 contra 1 e sempre com o habitual sportinguista de forma isolada a defender-se orgulhosamente contra os argumentos merdosos de lampiões e tripeiros.
Dá-lhes leão!
22 Novembro, 2013 at 8:07
grande bacalhau e grande foto do nosso futsal! é bom vir à Tasca do Cherba logo de manhã!
abraços napolitanos
22 Novembro, 2013 at 8:23
Grande posta oh Sá!
Eu tb fiquei revigorado mas foi c/ o teu texto, pá!
Eu tb gosto do “Chegámos para voçês”! , é o que eu sempre penso c/ um sorriso.
E agora antes de ir trabalhar, sai uma ginginha e um café, Sr. Cherba!
22 Novembro, 2013 at 8:26
Parecem as minhas conversas com as mesmas criaturas! As mesmas frases, os mesmos argumentos! Eles vivem claramente no mundo dos elfos e dos potes de ouro ao fundo do arco-íris! Parabéns pelo texto!
22 Novembro, 2013 at 8:31
Ao ler este Post tive uma sensação de Dejá Vu :).
Basicamente discutir erros de arbitragem e falar sobre presidentes com corruptos e traficantes moralmente é algo que me dá náuseas.
E já que falamos em Presidentes Perigosos o que dizer de um grande FILHO DA PUTA que anda de bolsos cheios como o LFV embolsar ele e o sócio 17M€ do BPN e sermos agora todos nós que teremos de pagar a conta !??? será que esse merda não os revolta !???
SL,
22 Novembro, 2013 at 8:39
é isso mesmo Sá, nunca desarmar perante esses pedantes, eles estão nervosos, sentem que contamos para o totobola e que vão ter mais trabalho a fazer as trafulhices até porque o “populista” está a dar-lhes cabo do sossego.
O Sporting está de volta e isso é inegável e impagável!
22 Novembro, 2013 at 8:45
grande posta Sá, isto é bacalhau à séria
passo pelo mesmo diariamente, estão aflitos, em pânico, e os comentários são os mesmos quer seja em Angola, em Portugal ou na puta que os pariu
podias ter dito o que o supra sumo dos árbitros disse:
http://www.sport.es/es/noticias/futbol-internacional/collina-arbitro-nunca-puede-errar-penalti-2856451
mas tiveste uma capacidade que não tenho, sorrir para eles, não consigo, corruptos e ladrões tiram-me do sério não consigo sorrir para esses animais
estão nos a ver fortes, a não cair, e a onda verde a crescer e o rugido a fazer-se ouvir
o Leão Rampante está de volta
habituem-se
SL
22 Novembro, 2013 at 9:04
Esses petiscos que trazias na marmita todos os dias já mereciam lugar na ementa da tasca! Comi, saboreei e lambi os dedos de tão bom que estava.Grande Sá, grande posta.
22 Novembro, 2013 at 9:05
Oh Sá tu calado não és um poeta! Fala homem! Que bacalhau saboroso!
22 Novembro, 2013 at 9:06
bom dia, chefe Sá…
mas que belo prato de bacalhau á gomes de Sá logo pela manha, (uma espécie de bacalhau com todos, e com a devida dose pickles, para cortar o exceso de óleo, eheh…)
em relacao á conversa do jantar, já cheguei á conclusao, que é maisgratificante falar com autistas, porque se conseguires estabelecer uma relacao de confianca com eles, consegues ver que eles tentam perceber o que lhes estás a dizer, ao contrario dessas 2 racas de que falas, durante o teu jantar…tempo perdido…
por outro lado, como o nosso presidente disse á algum tempo, isto é bem melhor do que aquelas palmadinhas nas costas , de condescendencia, tipo, ah e tal, até sao uns gajos porreiros e tal , tiveram azar, e merdas tais com que nos brindavam…agora já sentem o bafo do Leao nas costas e já nao escondem o que realmente sentem…
e tal como o meu avo dizia:
nao te preocupes que te tentem dar pontapes no traseiro…só demonstra que já ficaram para trás…eheheh
eles andam a ver o fim deles a chegar, ao mesmo tempo que nos veem a subir, devagarinho mas a subir, (fazendo este subir, com que tenham de renovar todas as patifarias com que nos costumam brindar…), acarretando este nosso subir, mais custos,(frutas, cafezinhos, favores…), para eles…portanto deixa-los a miar, sorrir, e continuar o nosso caminho, porque, nao tenhamos duvidas, lá chegaremos…ao mesmo tempo, que assistiremos ao rebolar pelo caminho abaixo, daqueles que agora pensam que sao intocaveis…
Cherba, só uma intromissao, aqui no post do Sá:
tornei a nao receber o e-mail de notificacao… terá sido do teu lado ou do meu correio electronico?? de qualquer das maneiras vou tornar a clicar na notificacao de novos emails e ver o que acontece…
Chefe Sá
grande prato para estreia na nossa nova cozinha….Gostei…
22 Novembro, 2013 at 9:14
Chirola, eu recebo sempre. Se calhar é mesmo do yahoo que pode ter algum filtro que bloqueie a entrada de alguns emails.. Não sei. Eu é mais design. As cenas de IT ainda me ultrapassam… Vou arranhando para consumo interno, mas para externo.. Nem por isso 🙂
22 Novembro, 2013 at 9:20
Eu também não recebi e tenho gmail.
22 Novembro, 2013 at 9:20
eu também recebo apenas alguns
22 Novembro, 2013 at 9:21
ok Jusko, thanks
apenas reparei que recebo a maioria deles, mas depois por um motivo ou outro, alguns nao me aparecem na caixa de mail…
no worries, porque de uma maneira ou de outra, venho sempre á porta da tasca dar uma espreitadela ao menu, eheh
22 Novembro, 2013 at 11:00
Penso que recebi todos até agora menos este. Pode ter sido algum erro. Hotmail aqui.
22 Novembro, 2013 at 12:48
Tenho-os recebidos a todos, não sei se na altura em que são postados – recebo o e-mail e o post no WordPress. Este ainda não o recebi, nem no Gmail nem no WP…
22 Novembro, 2013 at 9:10
Bela posta de bacalhau logo pela manhã. O prato é com certeza conhecido de todos (ou quase) mas é sempre saboroso, e como os “olhos também comem”, a apresentação está irrepreensível. Parabéns ao Chefe.
O ponto (para mim) mais relevante da posta, porque seria estranho há pouco tempo atrás, mas se começa a tornar recorrente por estes dias, é o “alinhamento” entre lamps e morcões – a conversa para boi dormir, do “ah e tal, este ano estão a dar luta” já a ouvi muitas vezes, mas habituei-me a ter cada um deles “alinhado” connosco de cada vez que jogamos com o outro. Neste momento estão claramente a lidar com um corpo estranho – “perigoso”, dizem eles – que os incomoda. É bom sinal.
Saborosa, a posta.
22 Novembro, 2013 at 11:06
muita bom o teu avatar! espetáculo;)
22 Novembro, 2013 at 11:28
Gamei-o à burla… É muito “Fight & Resist”!
22 Novembro, 2013 at 15:34
Muito bom , mas que tal outra cor de fundo?
22 Novembro, 2013 at 15:48
Damas (gigante Damas!):
Não é Vermelho Lampião!
É Vermelho Revolução! 😉
22 Novembro, 2013 at 15:55
Just a sec…
22 Novembro, 2013 at 16:28
There ya go
22 Novembro, 2013 at 9:10
O meu chefe é lampião e já deixei de discutir com ele. Eles estão tão borradinhos, que eu agora nem falo. Até para não arranjar merda. Não me apetece ser freelancer.
22 Novembro, 2013 at 10:15
freelancer…LOL
Eu também argumentava mais e discutia mais o ano passado quando tudo era muito mais difícil para nós.
Este ano a minha tranquilidade e principalmente o silêncio deixa-os nervosos e ansiosos. Valem mais que mil palavras…
No fim fazemos as contas.
22 Novembro, 2013 at 10:41
É responder-lhes com um sorriso à Gomes de Sá 🙂
22 Novembro, 2013 at 11:09
Jusko, como te compreendo. eu trabalho há mais de um ano, e diariamente, com um lampião. Damo-nos às mil maravilhas,mas quando falamos de futebol português…é para esquecer. Os gajos têm um filtro enterrado naquela cabeça que nem à pancada!
22 Novembro, 2013 at 11:54
eu só lhes respondo com uma frase que os deixa caladinhos – “com 6 milhões de lampiões neste país por isso é que estamos no buraco, vão se foder e trabalhem, não andem sempre á espera do subsidio de reinserção!”
23 Novembro, 2013 at 21:08
Com a merda de site que fizeste que tem alarmes de segurança em tudo quanto é sítio duvido que te safasses como freelancer… para ser freelancer é preciso ter colhões. Coisa que tu não tens porque os gastaste de tanto os lamber..
22 Novembro, 2013 at 9:19
Grande janta! Só tenho uma sugestão: da próxima vez põe-lhes purgante na comida! Assim, em vez de deitarem merda pela boca deita-na pelo sítio certo.
22 Novembro, 2013 at 9:19
deitam-na
22 Novembro, 2013 at 9:27
Bom dia a todos!
Belíssima posta!
SL
22 Novembro, 2013 at 9:27
Cherba,
Também estou em Angola e é sempre bom ter do nosso lado amigos do nosso Clube.
Onde é essa tasca?
Um abraço.
22 Novembro, 2013 at 9:45
Restaurante Alvalade 61, mesmo ao pé do Hotel Alvalade.
22 Novembro, 2013 at 9:29
Bela posta, Sá. Com lascas a saltar e tudo. Como manda o Chef.
22 Novembro, 2013 at 9:33
Ehehe, grande texto, oh Sá.
Saúdo a expressão: “É fodê-los a todos”, ahaha
22 Novembro, 2013 at 9:52
Sá, tens que avisar onde fica isso. Domingo jantamos lá !
22 Novembro, 2013 at 9:58
Muito bom!
22 Novembro, 2013 at 10:03
Devias era ter feito com que os gajos pagassem a conta, depois do que nos têm roubado era o que eles mereciam.
Mas de facto os corruptos e os lampiões começam a olhar-nos com desconfiança para o futuro, pois do lado dos corruptos o pintinho está a dar o berro e depois a estrutura vem abaixo, e do lado dos lampiões o passivo deles já está quase maior que as orelhas do Vieira.
É mesmo assim: fodê-los a todos, e de preferência a sangue frio e sem vaselina.
22 Novembro, 2013 at 10:08
Uma nota: Esta filosofia de rugir para tudo o que está a vossa volta (o lema do blog) é muito boa e é ai que está o vosso caminho para sair do sedentarismo mas não se ceguem face ao que se passa no interior do clube. Há que aplaudir o que de bom é feito mas o que de mau tem sido feito.
O BC parece um bom dirigente capaz de marcar uma era mas não se esqueçam que o VA era um populista também.
Isto tudo para dizer que se deixem levar com areia no olhos (como o meu presidente faz e muito bem) e continuem criticos e desconfiados da direcção, sempre com a equipa.
Agora a seguir devem haver uns comentários construtivos, outros a destilar ódio e outros que já são mais do sporting clube do Bruno de carvalho… Enfim que o campeonato seja renhido e no final ganhe o maior do mundo
22 Novembro, 2013 at 10:15
Já agora, fiquei sem perceber quem é para ti o maior do mundo?
a) O maior do mundo em roubos e corrupção?
ou
b) O maior do mundo em sócios não pagantes no Guiness?
22 Novembro, 2013 at 10:29
és acéfalo… tadinho. heroi da net mete aqui a tua morada sff
22 Novembro, 2013 at 10:39
Filipe no natal alguém que tenha a bondade de te oferecer um espelho…
e já agora,tinto carrascão,daquele que sai ás postas para o copo e salada de fruta,obrigadinho mas não!
“não somos bananas” somos SPORTING!
22 Novembro, 2013 at 10:53
Lampião:
A minha morada é: estádio do carnide.
Podes meter a bomba e mandar aquela merda abaixo.
22 Novembro, 2013 at 11:11
AHHH granda leão… és uma vergonha.
22 Novembro, 2013 at 11:58
xiiiuuuuuu
22 Novembro, 2013 at 10:23
O maior do mundo é o Ronaldo.
O Ronaldo é o sócio 100.000 do Sporting Clube de Portugal.
Logo:
No final ganhe o Sporting Clube de Portugal.
Confere!
22 Novembro, 2013 at 11:26
Leão, em 2014 vai acontecer isto:
– SPORTING CAMPEÃO NACIONAL
– PORTUGAL CAMPEÃO DO MUNDO
– RONALDO BOLA DE OURO PELA 3ª VEZ.
22 Novembro, 2013 at 10:32
Agradeço o teu comentário. Típico de um lampião, que anda sempre atento ao que se passa em casa alheia e ignorando e branqueando o que se passa na sua própria casa.
“Esta filosofia de rugir para tudo o que está a vossa volta (o lema do blog) é muito boa e é ai que está o vosso caminho”
Sabes lá tu qual é o nosso caminho.
“Há que aplaudir o que de bom é feito mas o que de mau tem sido feito.”
Como vocês tão bem fazem, certo? Por isso é que o orelhas se mantém no poleiro com todos os escândalos e falta de resultados.
“O BC parece um bom dirigente capaz de marcar uma era mas não se esqueçam que o VA era um populista também.”
Típico jogo de cintura vermelho. Primeiro elogia e depois compara-o com o Vale e Azevedo. Tens de ultrapassar isso, rapaz. O VA é um problema teu, não nosso.
“Isto tudo para dizer que se deixem levar com areia no olhos (como o meu presidente faz e muito bem) e continuem criticos e desconfiados da direcção, sempre com a equipa.”
Dispensamos os teus conselhos. Faz o que eu digo, não faças o que eu faço, certo?
“Agora a seguir devem haver uns comentários construtivos, outros a destilar ódio e outros que já são mais do sporting clube do Bruno de carvalho”
A inveja é fodida. Bem querias tu ter o teu clube dirigido por um adepto do teu clube. Vais-te contentando com um sócio dos andrades que nem precisava de bater à porta para falar com o bufas.
22 Novembro, 2013 at 10:50
O problema do V. Azevedo não era ser populista era ser aldrabão e ladrao…
22 Novembro, 2013 at 11:06
Dantes éramos betinhos, agora já somos populistas… haja pachorra!
22 Novembro, 2013 at 11:12
vasquinho tu és é parvo
22 Novembro, 2013 at 12:01
Filipe, não achas que andas pelos blogs errados? quem sabe se o teu desejo não sería ser do Sporting, mas olha, não é para quem quer…
22 Novembro, 2013 at 11:13
Muito boa resposta …
Qd voltar a Angola vou entrar em contacto contigo.
Passei aí um belo Setembro, tive de ver os lampiões ao lado de um primo benfiquista … e vi no dia imediatemente anterio a um passeo até Olhão 🙂
As tuas ideias são exactamente aquilo que penso.
Grande iniciativa esta de sexta feira.
22 Novembro, 2013 at 11:14
foda-se para o telefone …
“vim no dia imediatamente anterior à viagem a olhão” …
22 Novembro, 2013 at 11:13
clap clap
22 Novembro, 2013 at 19:27
PA-TAU!
22 Novembro, 2013 at 11:38
Hmmmm…conheces algum que não seja populista? “A espinha dorsal da selecção nacional”, rings any bells?
“…continuem criticos e desconfiados da direcção…” – pois, já sabemos, ele é “perigoso”…
Ia dizer que desconfiado fico quando recebo conselhos de lamps ou morcões, mas para isso era preciso que primeiro lhes desse alguma confiança…
22 Novembro, 2013 at 10:25
Mas que belo prato… DIVINAL!!!
22 Novembro, 2013 at 10:27
Brilhante texto Sá, atitude correctíssima com o andrade e lampião e sentimento semelhante também. Que ao contrário do passado recente, já não nos limitamos a encolher os ombros quando falamos de futebol com essa gente e com os colhões bem em cima da mesa já os pomos novamente nos seus devidos lugares.
Porque O SPORTING É NOSSO, Outra vez!!!
SL
22 Novembro, 2013 at 10:29
Tenho tido dezenas dessas conversas nas últimas semanas.
E essa merda do populismo vem sempre à baila.
Como se o populismo fosse um defeito, como se o futebol fosse uma coisa racional e não um jogo de emoções, um jogo do povo e para o povo, para as famílias, como se os grandes presidentes da história do Sporting (áh grande João Rocha) e do futebol não tivesse sido todos populistas.
Se isso é defeito, então o que dizer do único presidente condenado por corrupção na história do futebol português, sempre envlvido num rodopio de putas, fruta e negócios obscuros? E o que dizer do Kadhafi dos Pneus, que ainda ontém se descobriu que deu desfalque ao BPN (e a todos nós) de 17M€?
Se o populismo é o pior que podem dizer de nós, então, meus amigos, é deixá-los falar e no fim rematar: era melhor se fosse criminoso como o teu?
Ficam todos sem pio.
Jô
22 Novembro, 2013 at 10:30
…resumindio e concluindo: MEDO! eles estão com medo. Ontem aconteceu-me exatamente a mesma coisa aqui no trabalho (escrevi sobre isso): um lampião e um andrade cada um a esgrimir argumentos retirados do fundo da “plena convicção” deles de que temos que ter cuidado com o nosso Presidente! temos que ter cuidado, imaginem-se!!! muita bom!! Isto chega ao ponto surrealista de eles concordarem uns com os outros (estamos a falar de adeptos que supostamente odeiam-se) e inclusive quando eu os confrontei com o facto de estarem a chamar perigoso ao nosso presidente no dia em que se descobre (mais) um processo de burla contra LFV, o andrade (ouviram bem…o andrade!) vira-se para mim e diz “aah! esse (LFV) é artista, mas sabe faze-lo!”. Belo!
Ou seja: estão ambos desesperados. E não me canso de dizer: Bruno de Carvalho uniu os Sportinguistas (calando os detractores) e UNIU os lampiões e os andrades! É um sinal dos tempos. Que se continue assim durante muitos e muitos anos! Que continuemos…perigosos.
22 Novembro, 2013 at 11:33
Ainda ontem eu te perguntava porque achavam os adeptos dos outros clubes porque é BdC perigoso. A tua resposta foi populismo.
Esse argumento do populismo não faz sentido nenhum.
Populismo é um termo político que surgiu nos meados do sec. XX para caraterizar alguns regimes na américa latina. Os regimes populistas prescidem da representação popular por meio dos mecanismos da democracia parlamentar. O líder representa o povo e não necessita de intermediários (partidos ou organizações de classe) para com ele se relacionar.
Nada disto se aplica a um clube. Nada.
A presença de BdC junto do jogadores e junto dos adeptos. O seu discurso aguerrido e de quem está pronto para defender sempre o seu clube não é populista. È um discurso de liderança. BdC quer vencer e sabe que a responsabilidade das derrotas e das vitorias será, em última linha, sua, porque ele é o líder e para os verdadeiros lideres a responsabilidade começa sempre neles e não nos outros. Apelidar um líder desportivo de populista é pois um disparate.
Por último, o problema do VA não era ser populista era ser ladrão. Os ladrões vão presos os populistas não.
22 Novembro, 2013 at 12:04
pois é Damas, é isso que eu argumento mais em baixo. o termo populismo não tem a ver com demagogia, na sua génese. alguns regimes utilizaram-nos com meios e fins demagogos, sem recurso às práticas institucionais de representatividade, como o voto. E como digo mais em baixo, quem não respeitou essas práticas não foi Bruno de Carvalho, foi Godinho Lopes. Mas esse já não é um populista perigoso. claro…!
22 Novembro, 2013 at 12:13
sorry . não tinha visto a tua posta mais em baixo, mas é isso.
22 Novembro, 2013 at 11:33
A coisa é simples: os andrades e os lampiões não se suportam, mas já estavam habituados a serem só os dois. Agora têm de gramar connosco. Estamos a ameaçar a liderança bi-pardida dos dois e isso deixa-os para lá de fodidos. O BdC é muito perigoso, de facto. Perigoso para eles!